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Atualizar Imóvel - Aba Cliente
Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Imóvel e permite que você atualize as informações do imóvel. A funcionalidade pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Manter Imóvel.
O sistema apresenta os campos do imóvel preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o imóvel correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o imóvel errado, volte para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o imóvel correto. Se você selecionou o imóvel correto, efetue as alterações que desejar e clique no botão , para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
- Localidade: para atualizar a localização do imóvel no espaço territorial (Localidade / Setor Comercial / Quadra / Lote / Sublote / Testada).
- Endereço: para atualizar as informações do endereço do imóvel (Logradouro / Bairro / Referência /Número / Complemento / CEP).
- Cliente: para atualizar a relação dos clientes vinculados ao imóvel. Clientes do tipo proprietário, usuário e responsável, por exemplo.
- Subcategoria Economias: para atualizar as definições de quantidade de economias existentes no imóvel, separando-as por categoria e subcategoria econômica.
- Característica: para atualizar as características do perfil do imóvel com informações, tais como: Área Construída, Volume dos Reservatórios de Água, Volume da Piscina, entre outros. Nesta aba, também é possível adicionar fotos do imóvel que está sendo inserido.
- Conclusão: para atualizar os dados finais e complementares acerca do imóvel que encerram o cadastramento. Serão informados dados, tais como: Número de Moradores, Integração com a Prefeitura e a Companhia Energética, Coordenadas UTM para georreferenciamento, entre outros.
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.
Aba Cliente
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Nesta aba informe tantos clientes quanto existirem para o imóvel.
Inicialmente, informe os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário ou Responsável). Caso o cliente não esteja cadastrado, primeiro é necessário inseri-lo através do caminho Cadastro > Cliente > Inserir Cliente ou clicando no botão
Depois de o cliente estar devidamente selecionado e configurado, clique no botão para inserir o cliente na tabela Cliente(s) Informado(s).
Atenção: é obrigatório que o cliente do tipo Usuário seja informado.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, indique aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente (Nome Conta) da tabela.
Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão , que o cliente será inserido na tabela. Para remover um cliente da tabela Cliente(s) Informado(s), clique no checkbox Remover. Depois, no botão
.
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Manter Imóvel.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do imóvel tiver sido realizada com sucesso.
Imóvel de matrícula (matrícula do imóvel) atualizado com sucesso.
O sistema apresentará duas opções após a atualização do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema.
- Realizar outra Manutenção de Imóvel: para efetuar a atualização de um outro imóvel.
Preenchimento dos campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
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Código(*) | Campo obrigatório - Informe o código de um cliente, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar ![]() |
Tipo do Cliente(*) | Campo obrigatório ou opcional, dependendo da parametrização - Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, etc.). |
Data Início Relação(*) | Campo obrigatório - Informe a data de início da relação do cliente com o imóvel, ou clique no botão do calendário ![]() |
Funcionalidade dos Botões
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN