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Cancelar Guia de Pagamento

Esta opção do sistema permite cancelar ou emitir uma ou mais Guias de Pagamentos de um determinado imóvel ou cliente. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado via Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Guia de Pagamento > Cancelar Guia de Pagamento.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Inicialmente, você deverá informar o Imóvel, ou o Cliente, para o qual deseja cancelar Guias de Pagamentos.

Caso tenha optado por informar o “imóvel”, o sistema apresentará as seguintes informações:

  • Dados do Imóvel;
    • Inscrição do Imóvel: Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote;
    • Nome do Cliente Usuário;
    • Descrição da Situação da Ligação de Água;
    • Descrição da Situação da Ligação de Esgoto

Caso tenha optado por informar o Cliente, o sistema apresentará as seguintes informações:

  • Dados do Cliente;
    • Número do Documento do Cliente;
    • CPF - Caso seja Pessoa Física;
    • CNPJ - Caso seja Pessoa Jurídica;
    • Nome do Cliente;
    • Profissão - Caso seja Pessoa Física;
    • Ramo de Atividade - Caso seja Pessoa Jurídica.

Após informar o Imóvel, ou o Cliente, o sistema apresentará a tabela com a relação das Guias de Pagamentos, associadas ao Imóvel, ou ao Cliente, que estiverem na situação Normal.

  • Mês e Ano de Referência;
  • Tipo do Débito (descrição);
  • Grupo Contábil (código);
  • Tipo de Finaciamento (código);
  • Valor do Débito;
  • Data de Vencimento;
  • Localidade (código).

Neste momento, para cancelar a(s) Guias(s) de Pagamento, você deverá selecioná-los no check-box que fica ao lado da guia e clicar no botão .

O sistema irá apresentar uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação do cancelamento da(s) guias(s) de pagamento.

  • OK - Confirma o Cancelamento.
  • Cancelar - Desiste do Cancelamento.

O sistema não efetuará o cancelamento da “Guia de Pagamento”, quando o usuário conectado não possuir senha especial, e ocorrerem uma das situações relacionadas abaixo:

  • Imóvel com débito em cobrança administrativa;
  • Cliente com débito em cobrança administrativa;
  • O “Valor do Débito” for superior ao valor limite para o tipo de débito.

Você poderá, também, solicitar a emissão de “Guias(s) de Pagamento”.

Para isso basta selecioná-las no “check-box” que fica ao lado da guia e clicar no botão .

O sistema foi adequado para que as funcionalidades de “cancelar” e “emitir guia de pagamento”, não permita cancelar ou emitir uma guia de pagamento de “Parcelamento Judicial”, que é tratado por uma funcionalidade específica.

Preenchimento dos Campos

Você deverá, excludentemente, informar um dos campos abaixo para selecionar o Imóvel, ou o Cliente:

CampoPreenchimento dos Campos
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula de um imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Imóvel no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
Inscrição do Imóvel;
Nome do Cliente Usuário;
Situação de Água;
Situação de Esgoto;
Relação das Guias de Pagamento do Imóvel.
Para limpar os campos relacionados ao “Imóvel”, clique no botão “Limpar Campo” .
Ao informar o “Imóvel”, o campo “Código do Cliente” ficará desabilitado.
Código do ClienteInforme o código de um cliente, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Cliente no cadastro.
Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela.
Número do Documento do Cliente;
CPF - Caso seja Pessoa Física;
CNPJ - Caso seja Pessoa Jurídica;
Nome do Cliente;
Profissão - Caso seja Pessoa Física;
Ramo de Atividade - Caso seja Pessoa Jurídica;
Relação das Guias de Pagamento do Cliente.
Para limpar os campos relacionados ao “Cliente”, clique no botão “Limpar Campo” .
Ao informar o “Cliente”, o campo “Matrícula do Imóvel” ficará desabilitado.
Guias de PagamentoApós informar o “Imóvel”, ou o “Cliente”, o sistema irá atualizar esta tabela com as “Guias de Pagamento” do “Imóvel”, ou do “Cliente”, que estejam com a situação igual a “Normal”.
Mês e Ano de Referência;
Tipo do Débito (descrição);
Grupo Contábil (código);
Tipo de Finaciamento (código);
Valor do Débito;
Data de Vencimento;
Localidade (código).
Você deverá selecionar as “Guias de Pagamentos” que deseja “Cancelar”, ou “Imprimir” e clicar nos respectivos botões, de acordo com a sua opção:

.


Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , não houver inconsistência no conteúdo dos campos da tela, e você confirmar o cancelamento, na caixa de diálogo.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando o cancelamento da(s) “Guias(s) de Pagamento” tiver sido realizado com sucesso.

Quando tiver informado o “Imóvel”:

  • “(quantidade de guias de pagamento canceladas) Guias(s) de Pagamento do Imóvel (matrícula do imóvel) cancelada(s) com sucesso.”

Quando tiver informado o “Cliente”:

  • “(quantidade de guias de pagamento canceladas) Guias(s) de Pagamento do Cliente (nome do cliente) cancelada(s) com sucesso.”

O sistema apresentará duas opções, após o cancelamento das “Guias de Pagamento”.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema.
  • Realizar outro Cancelamento de Guia de Pagamento - Para ativar, novamente, a opção “Cancelar Guia de Pagamento”.

No caso de você ter optado pela impressão das Guias de Pagamento, a tela de sucesso será a apresentação da imagem das Guias de Pagamento na tela, após o clique no botão .

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades:
Pesquisar Imóvel”, ou
Pesquisar Cliente”.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é a matrícula do imóvel, ou o código do cliente, para o qual, você deseja cancelar, ou imprimir guias de pagamento.
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo “Matrícula do Imóvel”, ou “Código do Cliente; e nos demais campos relacionados.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do cancelamento das “Guias de Pagamento” selecionadas.
Após o clique neste botão, o sistema irá solicitar a confirmação do cancelamento através da apresentação de uma caixa de diálogo.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a impressão das “Guias de Pagamento” selecionadas.



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