Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_percentual_de_coleta_de_cobranca_tcl_saae_juazeiro
Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (18/05/2017 14:09) é um Rascunho.
Approvals: 0/1
A Versão Anteriormente Aprovada (18/05/2017 13:53) está disponível.Diff

Essa é uma revisão anterior do documento!


Atualizar Percentual de Coleta de Cobrança TCL

O objetivo dessa funcionalidade é alterar o percentual de coleta da cobrança da Taxa de Cobrança de Lixo (TCL) de um determinado imóvel. Essa taxa é cobrada junto da conta mensal de água da SAAE de Juazeiro - BA, uma vez que a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento se tornou responsável também pela coleta de lixo de sua cidade.

Os valores da taxa variam de acordo com a categoria do imóvel (Residencial, Comercial, Industrial e Público) e suas respectivas subcategorias. A TCL pode ser atualizada anualmente, de acordo com o Valor de Referência Fiscal (VRF), corrigido pelo IPCA.

A definição das situações da ligação de água onde será efetuada a cobrança da TCL é feita na funcionalidade Inserir Situação de Ligação de Água.

A opção pode ser acessada via Menu do Sistema através do caminho: GSAN > Faturamento > Atualizar Percentual de Coleta de Cobrança TCL.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe obrigatoriamente o campo Imóvel, informando sua matrícula ou clicando em para Pesquisar Imóvel. Em seguida, o sistema preenche os campos do quadro Dados do Imóvel:

Agora, preencha os campos Percentual de Coleta (indicando o novo percentual da TCL) e Observação (com mais detalhes ou justificativas sobre a alteração) e clique em . O sistema executa três validações antes da atualização:

  1. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  2. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário para alteração do percentual e coleta de lixo, o sistema exibe a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  3. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso. Em qualquer caso, retorna para o passo dois do fluxo principal.

Tela de Sucesso

Preenchimento dos campos

CampoPreenchimento dos Campos
ImóvelCampo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel e tecle Enter ou clique no botão que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Imóvel.
Dados do ImóvelOs campos contendo as informações do imóvel referente à matrícula identificada são de preenchimento automático.
Percentual de ColetaCampo obrigatório - Informe o novo percentual de coleta para atualização.
ObservaçãoCampo obrigatório - Informe por extenso uma justificativa ou texto complementar sobre a atualização.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema efetua a atualização da Taxa de Coleta de Lixo.

Referências

Termos Principais

Faturamento




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/atualizar_percentual_de_coleta_de_cobranca_tcl_saae_juazeiro.1495116592.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)