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Tabela de conteúdos
Informar Endereço - Opção de Atualização
Esta tela faz parte do processo “Manter Imóvel”, e permite que você atualize as informações do imóvel.
O sistema apresenta os campos do imóvel preenchidos com as informações existentes no banco de dados.
Verifique se você selecionou o imóvel correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.
Se você selecionou o imóvel errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o imóvel correto.
Se você selecionou o imóvel correto, então efetue as alterações que desejar, e clique no botão concluir.jpg, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
- Localidade: Para localizar o imóvel no espaço territorial (Localidade/Setor Comercial/Quadra/Lote/Sublote/Testada).
- Endereço: Para informar o endereço do imóvel (Logradouro/Bairro/Referência/Número/Complemento/CEP).
- Cliente: Para relacionar os clientes vinculados ao imóvel. Clientes do tipo proprietário, usuário e responsável.
- Subcategoria Economias: Para definir a quantidade de economias existentes no imóvel, separando-as por categoria e subcategoria econômica.
- Característica: Onde será possível caracterizar o perfil do imóvel com informações, tais como: Área Construída, Volume dos Reservatórios de Água, Volume da Piscina, …
- Conclusão: Para se informar dados finais e complementares acerca do imóvel e encerrar o cadastramento. Serão informados dados, tais como: Número de Moradores, Integração com a Prefeitura e a Companhia Energética, Coordenadas UTM para georreferenciamento, …
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.
Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no “hyperlink” correspondente, na sessão “Tópicos Relacionados”.
Alterada a rotina de endereços para que o campo número de endereço, composto de cinco posições, caso tenha formato numérico e as posições não estejam preenchidas, são preenchidas com “0” (zeros) à esquerda, completando assim as cinco posições.
Preenchimento dos campos
Na aba de “Endereço” você deve informar um único endereço para o imóvel, cuja informação é obrigatória.
A aba é apresentada sem a informação do endereço.
Após a informação do endereço, você poderá atualizá-lo, ou removê-lo.
O endereço informado será apresentado na tabela “*Endereço do Imóvel(*)*”.
Para *inserir* um endereço clique no botão {image:adicionar.jpg}, que será aberta a tela “[Informar Endereço>AjudaGSAN.cadastroEnderecoInformar]”, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
Após a inserção do endereço, o botão {image:adicionar.jpg} ficará desabilitado, uma vez que só é possível informar um endereço para o imóvel.
Para *atualizar* as informações de um endereço já inserido, clique sobre o “~~hyperlink~~” existente na descrição do endereço inserido, que será aberta a tela “[Atualizar Endereço>AjudaGSAN.cadastroEnderecoAtualizar]”, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, …).
Para *remover* um endereço da tabela “*Endereço do Imóvel*”, clique no botão “Remover” {image:removerTabela.jpg} que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Clique no botão “*Cancelar*” para desistir da remoção, ou no botão “*OK*” para confirmar a remoção do endereço.
Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço efetuando a remoção do endereço na tabela.
Existem duas formas para o cadastro do endereço:
- Informando o CEP; ou
- Informando o Logradouro
Dependendo da forma que o usuário utilizou para efetuar o cadastramento do endereço, o sistema vai ter comportamentos diferentes.
Devemos considerar, também, um cenário onde a associação entre o CEP e o logradouro estão incompatíveis.
Temos, portanto, os seguintes cenários possíveis para o preenchimento das informações desta tela:
- Cenário 1: O usuário efetuou o cadastro do endereço pelo CEP
- Cenário 2: O usuário efetuou o cadastro do endereço pelo Logradouro
- Cenário 3: CEP e Logradouro informados estão incompatíveis
É importante destacar que existem duas formas de configuração do CEP no município:
- CEP por Logradouro: Quando existe um CEP para cada logradouro do município
- CEP Único no Município: Quando existe apenas um CEP para todo o município
CENÁRIO 1:
O usuário efetuou o cadastro do endereço pelo CEP.
Clique Cenário 1: para ver as instruções de preenchimento dos campos para o cenário 1.