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Manter Pagamento
O objetivo desta funcionalidade é manter os dados de pagamento, permitindo alterar ou excluir, com acesso através do caminho Gsan > Arrecadação > Pagamento > Manter Pagamento.
Verifica situação do pagamento
- Caso a situação anterior e a situação atual do pagamento estejam preenchidas, será exibida a mensagem “O Pagamento passou da situação «xxxxxxxxxx» para a situação «xxxxxxxxxxx». Não é possível excluí-lo”.
Verifica existência de dados
- Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancelar a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancelar a operação.
Verifica existência da localidade
- Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem “Localidade inexistente”.
Verifica existência da matrícula do imóvel
- Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, será exibida a mensagem “Matrícula inexistente”.
Verifica localidade da matrícula do imóvel
- Caso tenha informado a Localidade e esta seja diferente da localidade da matrícula do imóvel, será exibida a mensagem “A Localidade da Matrícula («xxxxxx») é diferente da Localidade informada «Localidade informada»”; caso contrário, o sistema atribui a localidade da matrícula do imóvel ao campo Localidade.
Verifica preenchimento do imóvel e do cliente
- Caso tenha informado o imóvel e o cliente, será exibida a mensagem “Só é permitido informar a Matrícula do Imóvel ou o Código do Cliente”.
- Caso não tenha informado nem o imóvel, nem o cliente, será exibida a mensagem “É necessário informar a Matrícula do Imóvel ou o Código do Cliente”.
Verifica existência do código do cliente
- Caso o código do cliente informado não exista no sistema, será exibida a mensagem “Código de cliente inexistente”.
Verifica existência da conta
- Caso a conta exista, o sistema atribui o valor da conta (VALOR DE ÁGUA + VALOR DE ESGOTO + VALOR DÉBITOS - VALOR CRÉDITOS) ao campo Valor do Pagamento e permite alteração.
- Caso contrário:
- O sistema exibe a mensagem “Não há Conta com a referência «Referência da Conta informada no formato MM/AAAA» para o Imóvel «Matrícula do Imóvel informado»”;
- Solicita confirmação da referência da conta informada: caso o usuário confirme, mantem a referência da conta informada; caso contrário, despreza a referência da conta informada;
Verifica existência de guia de pagamento com o tipo de débito informado
- Caso tenha informado o Código do Cliente:
- Caso não exista guia de pagamento com o tipo de débito informado para o cliente:
- O sistema exibe a mensagem “Não há Guia de Pagamento com o tipo de débito «Tipo de Débito informado» para o Cliente «Código do Cliente informado»”;
- O sistema solicita confirmação do tipo de débito informado, caso o usuário confirme, permite manter o tipo de débito informado; caso contrário, despreza o tipo de débito informado;
- Caso exista mais de uma guia de pagamento com o tipo de débito informado para o cliente:
- O sistema exibe a mensagem “Há mais de uma Guia de Pagamento com o tipo de débito «Tipo de Débito informado» para o Cliente «Código do Cliente informado». Efetue uma pesquisa para selecionar a Guia”;
- Despreza o tipo de débito informado;
- Caso tenha informado a Matrícula do Imóvel:
- Caso não exista guia de pagamento com o tipo de débito informado para o imóvel:
- O sistema exibe a mensagem “Não há Guia de Pagamento com o tipo de débito «Tipo de Débito informado» para o Imóvel «Matrícula do Imóvel informada»”;
- O sistema solicita confirmação do tipo de débito informado: caso o usuário confirme, permite manter o tipo de débito informado; caso contrário, despreza o tipo de débito informado;
- Caso exista mais de uma guia de pagamento com o tipo de débito informado para o imóvel:
- O sistema exibe a mensagem “Há mais de uma Guia de Pagamento com o tipo de débito «Tipo de Débito informado» para o Imóvel «Matrícula do Imóvel informada». Efetue uma pesquisa para selecionar a Guia”;
- Despreza o tipo de débito informado.
Verifica localidade da guia de pagamento
- Caso tenha informado a guia de pagamento:
- Caso tenha informado a Localidade e esta seja diferente da localidade da guia de pagamento, será exibida a mensagem “A Localidade da Guia de Pagamento «xxxxxxxx» é diferente da Localidade informada «Localidade informada»”;
- Caso contrário, o sistema atribui a localidade da guia de pagamento ao campo Localidade.
- Caso não tenha informado a guia de pagamento, caso a Localidade não esteja preenchida, será exibida a mensagem “É necessário informar a Localidade da Guia de Pagamento”.
Verifica valor da guia de pagamento
- Caso tenha informado a guia de pagamento, o sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor do Pagamento e permitir alteração.
Verifica existência de débito a cobrar com o tipo de débito informado e valor
- Caso não exista débito a cobrar com o tipo de débito informado para o imóvel:
- O sistema exibe a mensagem “Não há Débito A Cobrar com o tipo de débito «Tipo de Débito informado» para o Imóvel «Matrícula do Imóvel informada»”;
- O sistema solicita confirmação do tipo de débito informado: caso o usuário confirme, permite manter o tipo de débito informado; caso contrário, despreza o tipo de débito informado;
- Caso exista mais de um débito a cobrar com o tipo de débito informado para o imóvel:
- O sistema exibe a mensagem “Há mais de um Débito A Cobrar com o tipo de débito «Tipo de Débito informado» para o Imóvel «Matrícula do Imóvel informada». Efetue uma pesquisa para selecionar o Débito A Cobrar”;
- Despreza o tipo de débito informado.
Verifica localidade do débito a cobrar
- Caso tenha informado o débito a cobrar:
- Caso tenha informado a Localidade e esta seja diferente da localidade do débito a cobrar, será exibida a mensagem “A Localidade do Débito A Cobrar «xxxxxxxxx» é diferente da Localidade informada «Localidade informada»”.
Verifica valor do débito a cobrar
- Caso tenha informado o débito a cobrar, o sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor do Pagamento e permitir alteração.
Verifica preenchimento dos campos
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização do pagamento, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.
Pagamento possui vínculos no sistema
- Caso o usuário tenha selecionado um pagamento que possua outros vínculos no sistema (ex.: pagamento com aviso bancário), será exibida a mensagem “Não é possível excluir o(s) pagamento(s) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações”.
Atualização realizada por outro usuário
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um pagamento e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse Pagamento foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização”.
Verifica sucesso da transação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “«descrição da função» efetuada com sucesso”.
Valida data do pagamento
- Caso a data do pagamento esteja inválida, será exibida a mensagem “Data do Pagamento inválida”.
- Caso a data do pagamento seja posterior à data corrente, será exibida mensagem “Data do Pagamento posterior à data corrente «data corrente»”.
Verifica existência do tipo de débito
- Caso o tipo de débito não exista, será exibida a mensagem “Tipo de Débito inexistente”.
Verifica preenchimento da guia de pagamento e do tipo de débito
- Caso informe a guia de pagamento, o sistema desabilita o tipo de débito; caso contrário, habilita o tipo de débito.
- Caso informe o tipo de débito, o sistema desabilita a guia de pagamento; caso contrário, habilita a guia de pagamento.
- Caso não informe nem o tipo de débito e nem a guia de pagamento, será exibida a mensagem “Informe a Guia de Pagamento ou o Tipo de Débito”.
Verifica existência da guia de pagamento
- Caso a guia de pagamento não exista, será exibida a mensagem “Guia de Pagamento inexistente”.
Verifica preenchimento do débito a cobrar e do tipo de débito
- Caso informe o débito a cobrar, o sistema desabilita o tipo de débito; caso contrário, habilita o tipo de débito.
- Caso informe o tipo de débito, o sistema desabilita o débito a cobrar; caso contrário, habilita o débito a cobrar.
- Caso não informe o tipo de débito e o débito a cobrar, será exibida a mensagem “Informe o Débito A Cobrar ou o Tipo de Débito”.
Verifica existência do débito a cobrar
- Caso o débito a cobrar não exista, será exibida a mensagem “Débito A Cobrar inexistente”.
Verifica valor do aviso bancário
- Caso o valor calculado do aviso bancário seja maior que valor informado, o sistema exibe a mensagem: “A soma dos valores de pagamentos não pode ser maior que o valor informado no aviso bancário.”.
Inicialmente, o sistema exibe a tela de “Filtrar Pagamentos”, onde deve ser informado os parâmetros necessários à seleção, conforme tela abaixo. Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão |alt="Filtrar.jpg".
Arrec - ManterPagamento - Filtro.png
Em seguida, o sistema exibe a tela de “Manter Pagamentos”, contendo os dados dos pagamentos encontrados, que através do hiperlink do campo “Tipo do Documento” possibilita Atualizar, e, clicando no botão |alt="Impressora2.jpg" gera o relatório das “Pagamentos Efetuados”, conforme modelo abaixo.
Para excluir um item cadastrado, marque o checkbox correspondente, ou para remover todos os itens clique no hiperlink Todos, e, em seguida, clique no botão Remover.png.
Arrec - ManterPagamento - Manter.png
Ao clicar no hiperlink do campo “Tipo do Documento”, tela “Manter Pagamentos” (acima), será exibida a tela “Atualizar Pagamentos” (abaixo). Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão Atualizar.png.
Arrec - ManterPagamento - Atualiza.png
= Preenchimento dos Campos =
=Campo |
Aviso Bancário |
Agente Arrecadador; Data do Lançamento; e Sequencial.
Forma de Arrecadação |
Tipo de Conta(*) |
Localidade |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo “Localidade”, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroLocalizacaoLocalidadePesquisar.
Matrícula do Imóvel |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo “Matrícula do Imóvel”, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroImovelPesquisar.
Código do Cliente |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo “Código do Cliente”, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroClientePesquisar.
Referência da Conta |
Para obter detalhes sobre a pesquisa de novas contas, clique no link 8080/xwiki/bin/view/Arrecadacao/Pesquisar+Contas+do+Imovel.
Guia de Pagamento |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Débito a Cobrar |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Tipo de Débito |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Data de Pagamento |
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario.
Valor do Pagamento(*) |
Situação Atual do Pagamento |
Arrecadador |
Última Alteração |
Ao clicar no botão |alt="Impressora2.jpg", tela “Manter Pagamentos”, o sistema gera o relatório “Pagamentos Efetuados”.
MODELO DO RELATÓRIO - PAGAMENTOS EFETUADOS
Arrec - ManterPagamento - Rel.png
= Tela de Sucesso =
Arrec - ManterPagamento - TelaSucesso.png
= Funcionalidade dos Botões =
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario.
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