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ajuda:arrecadacao:manter_devolucoes
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Manter Devoluções

O objetivo desta funcionalidade é manter as bases de dados contendo as devoluções cadastradas, podendo ser acessada no caminho Gsan > Arrecadação > Devolução > Manter Devoluções.

Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro, onde deve ser informado os parâmetros necessários à seleção, conforme tela abaixo. Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão .

Valida data da devolução

  • Caso a data da devolução esteja inválida, será exibida a mensagem “Data da Devolução inválida”.
  • Caso a data da devolução seja posterior à data corrente, será exibida a mensagem “Data da Devolução posterior à data corrente «data corrente»”.

Verifica existência da guia de devolução

  • Caso a guia de devolução não exista, será exibida a mensagem “Guia de Devolução inexistente”.

Verifica preenchimento da guia de devolução

  • Caso a guia de devolução seja informada ou alterada:
    • Obter os Dados da Guia de Devolução e não permitir alteração:
      • Localidade;
      • Matrícula do Imóvel;
      • Código do Cliente;
      • Referência da Devolução:
        • Caso a guia de devolução seja referente a conta, será exibida a referência da guia de devolução;
        • Caso contrário, fica nulo.
      • Tipo de Débito:
        • Caso a guia de devolução seja referente a guia de pagamento, exibe o tipo de débito da guia de devolução;
        • Caso a guia de devolução seja referente a débito a cobrar, exibe o tipo de débito da guia de devolução;
        • Caso a guia de devolução seja referente a conta, fica nulo.
      • O Valor da Devolução e permite alteração para valor menor:
        • As Devoluções Realizadas para a Guia de Devolução: Valor da Devolução = Devolução Calculada - Devoluções Realizadas.

Verifica existência da localidade

  • Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem “Localidade inexistente”.

Verifica existência da matrícula do imóvel

  • Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, será exibida a mensagem “Matrícula inexistente”.

Verifica localidade da matrícula do imóvel

  • Caso tenha informado a Localidade e esta seja diferente da localidade da matrícula do imóvel, será exibida a mensagem “A Localidade da Matrícula («xxxxx») é diferente da Localidade informada («Localidade informada»)”; caso contrário, atribui a localidade da matrícula do imóvel ao campo Localidade.

Verifica preenchimento do imóvel e do cliente

  • Item de lista não ordenadaCaso informe a matrícula do imóvel, desabilita o Código do Cliente; caso contrário, habilita o Código do Cliente.
  • Caso informe o Código do Cliente, desabilita a matrícula do imóvel; caso contrário, habilita a matrícula do imóvel.

Verifica existência do código do cliente

  • Caso o código do cliente informado não exista no sistema, será exibida a mensagem “Código de cliente inexistente”.

Valida referência da devolução

  • Caso a referência da devolução esteja inválida, será exibida a mensagem “Referência da Devolução inválida”.
  • Caso a referência da devolução seja posterior ao mês e ano correntes, será exibida mensagem “Referência da Devolução posterior ao Mês e Ano correntes «mês e ano correntes»”.

Verifica existência de dados

  • Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancelar a operação.
  • Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancelar a operação.

Verifica preenchimento da localidade

  • Caso tenha informado o cliente:
    • Caso não tenha informado a Localidade, será exibida a mensagem “A Localidade deve ser informada”.

Verifica situação da devolução

  • Caso a situação anterior e a situação atual da devolução estejam preenchidas, será exibida a mensagem “A Devolução passou da situação «xxxxxxxxx» para a situação «xxxxxxxx». Não é possível excluí-la”.

Verifica preenchimento da Guia de Devolução e dos Dados da Guia de Devolução

  • Caso a Guia de Devolução esteja preenchida, desabilita os Dados da Guia de Devolução; caso contrário, habilita os Dados da Guia de Devolução.
  • Caso algum campo dos Dados da Guia de Devolução esteja preenchido, desabilita a Guia de Devolução; caso contrário, habilita a Guia de Devolução.

Valida valor da devolução

  • Caso tenha informado a guia de devolução:
    • Caso o valor da devolução informado seja maior que o valor da devolução obtido a partir da Guia de Devolução, será exibida a mensagem “Valor da Devolução superior ao valor da Guia de Devolução «valor da guia de devolução»”. Confirma ou Cancela.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização da devolução, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.

Devolução possui vínculos no sistema

  • Caso o usuário tenha selecionado uma devolução que possua outros vínculos no sistema (ex.: devolução com aviso bancário, devolução com guia de devolução), será exibida a mensagem “Não é possível excluir a(s) devolução(ões) selecionada(s) devido a vínculos com outras informações”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar uma devolução e a mesma já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Essa Devolução foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “«descrição da função» efetuada com sucesso”.

Verifica existência do tipo de débito

  • Caso o tipo de débito não exista, será exibida a mensagem “Tipo de Débito Inexistente”.


Em seguida, o sistema exibe a tela de “Manter”, contendo os dados da devolução, que através do hiperlink do campo “Valor da Devolução” possibilita Atualizar a devolução, como também possibilita a impressão do relatório das “Devoluções” cadastradas, clicando no botão , conforme modelo abaixo.

Para excluir um item cadastrado, marque o checkbox correspondente, ou para remover todos os itens clique no hiperlink Todos, e, em seguida, clique no botão .


Ao clicar no hiperlink do campo “Valor da Devolução”, tela “Manter Devoluções” (acima), será exibida a tela “Atualizar Devolução” (abaixo). Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Aviso Bancário(*)Campo obrigatório - O sistema exibe os dados sobre o aviso bancário.
Guia de DevoluçãoInforme o código da guia de devolução, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão para selecionar a guia desejada. O nome da guia será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o código da localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Localidade, clique no link Pesquisar Localidade.
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Matrícula do Imóvel, clique no link Pesquisar Imóvel.
Código do ClienteCaso não seja exibido pelo sistema, informe o código do cliente, ou clique no botão para selecionar o código desejado. O nome da guia será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Código do Cliente, clique no link Pesquisar Cliente.
Referência da DevoluçãoInforme a referência da devolução, no formato mm/aaaa (mês, ano).
Tipo de DébitoInforme o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Tipo de Débito, clique no link Pesquisar Tipo de Débito.
Valor da Devolução(*)Campo obrigatório - Informe o valor da devolução, numérico, com duas casas decimais.
Data da Devolução(*)Campo obrigatório - Informe a data de devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada.
Para obter detalhes sobre o campo Data da Devolução, clique no link Pesquisar Data - Calendário.


MODELO DO RELATÓRIO - DEVOLUÇÕES EFETUADAS


Tela de Sucesso


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda geração do relatório dos arrecadadores cadastrados, conforme modelo.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) arrecadador(es) selecionado(s) das bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do comando de cobrança.




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