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Tabela de conteúdos
Inserir Guia de Devolução
O objetivo desta funcionalidade é inserir um guia de devolução nas bases de dados do GSAN. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: Gsan > Arrecadação > Devolução > Guia de Devolução > Inserir Guia de Devolução.
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Acima, informe obrigatoriamente número do Registro de Atendimento (R.A.), ou o número da Ordem de Serviço (O.S.). Caso deseje pesquisá-los, clique em . Em seguida, o sistema as telas de pesquisa, respectivamente, Pesquisar Registro de Atendimento e Pesquisar Ordem de Serviço.
Caso o R.A. tenha sido informado, o sistema preenche a matrícula do imóvel ou código do cliente.
Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, o sistema obtém o número do Registro de Atendimento através dessa O.S., exibindo o R.A. sem permitir alteração.
Informe os demais campos necessários à inclusão da guia de devolução e clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.
Antes de inserir a nova guia, o sistema efetua algumas validações:
- Verificar existência do registro de atendimento:
- Caso não exista o Registro de Atendimento, será exibida a mensagem Registro de Atendimento inexistente.
- Validar registro de atendimento:
- Caso o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, será exibida a mensagem Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento «Registro de Atendimento».
- Caso a situação do Registro de Atendimento seja encerrada, será exibida a mensagem Registro de Atendimento está encerrado.
- Caso o tipo de solicitação do Registro de Atendimento não permita a geração de guia de devolução, será exibida a mensagem Especificação do Tipo de Solicitação do Registro de Atendimento não permite a geração de Guia de Devolução.
- Verificar existência da ordem de serviço:
- Caso não exista a ordem de serviço, será exibida a mensagem Ordem de Serviço inexistente.
- Validar ordem de serviço:
- Caso a Ordem de Serviço não esteja associada a um Registro de Atendimento, será exibida a mensagem Ordem de Serviço não está associada a um Registro de Atendimento.
- Caso a Ordem de Serviço esteja associada a um Registro de Atendimento, e o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, será exibida a mensagem Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento da Ordem de Serviço «Registro de Atendimento».
- Verificar a existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
- Verificar tipo do documento com registro de atendimento:
- Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar“, e o Registro de Atendimento informado não esteja associado a um imóvel, será exibida a mensagem Não há Imóvel associado ao Registro de Atendimento «Registro de Atendimento». Não é possível selecionar este tipo de documento.
- Verificar existência da localidade:
- Caso a localidade não exista, será exibida a mensagem Localidade inexistente.
- Verificar existência da conta:
- Caso a conta não exista, será exibida a mensagem Conta inexistente.
- Verificar localidade da conta:
- Caso a localidade da conta esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem A localidade «xxxxxxx» da Conta difere da localidade «xxxxxxxxx» do Imóvel «Matrícula do Imóvel».
- Caso contrário, o sistema atribui o valor da conta ao campo Valor da Devolução e permite alteração.
- Verificar existência da guia de pagamento:
- Caso a guia de pagamento não exista, será exibida a mensagem Guia de Pagamento inexistente.
- Verificar imóvel ou cliente da guia de pagamento:
- Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um imóvel:
- Caso a guia de pagamento não esteja associada a um imóvel, será exibida a mensagem Esta Guia de Pagamento não está associada a um imóvel.
- Caso contrário:
- Caso o imóvel da guia de pagamento esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, será exibida a mensagem O Imóvel «xxxxxxxxx» da Guia de Pagamento não corresponde ao Imóvel «Matrícula do Imóvel» do Registro de Atendimento.
- Caso contrário, caso a localidade da guia de pagamento esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem A localidade «xxxxxxxxx» da Guia de Pagamento difere da localidade «xxxxxxxx» do Imóvel «Matrícula do Imóvel».
- Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um cliente:
- Caso a guia de pagamento não esteja associada a um cliente, será exibida a mensagem Esta Guia de Pagamento não está associada a um cliente.
- Caso contrário:
- Caso o cliente da guia de pagamento, será exibida a mensagem O Cliente «xxxxxxx» da Guia de Pagamento não corresponde ao Cliente «Código do Cliente» do Registro de Atendimento.
- Caso contrário, o sistema atribui ao campo Localidade:
- A localidade da guia de pagamento;
- O nome da localidade.
- Verificar tipo de débito da guia de pagamento:
- Caso tenha informado a Ordem de Serviço e o tipo de serviço da mesma esteja associado a um tipo de débito:
- Caso o tipo de débito da guia de pagamento esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, será exibida a mensagem O Tipo de Débito «xxxxxxxxxxx» da Guia de Pagamento não corresponde ao Tipo de Débito «xxxxxxxxxx» da Ordem de Serviço.
- O sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
- Verificar existência do débito a cobrar:
- Caso o débito a cobrar não exista, será exibida a mensagem Débito a Cobrar inexistente.
- Verificar imóvel do débito a cobrar:
- Caso o imóvel do débito a cobrar esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, será exibida a mensagem O Imóvel «xxxxxxxx» do Débito A Cobrar não corresponde ao Imóvel «Matrícula do Imóvel» do Registro de Atendimento.
- Verificar localidade do débito a cobrar:
- Caso a localidade do débito a cobrar esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem A localidade «xxxxxxxx» do Débito A Cobrar difere da localidade «xxxxxxx» do Imóvel «Matrícula do Imóvel».
- Verificar tipo de débito do débito a cobrar:
- Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, e o tipo de serviço da mesma esteja associado a um tipo de débito:
- Caso o tipo de débito do débito a cobrar esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, será exibida a mensagem O Tipo de Débito «xxxxxxx» do Débito A Cobrar não corresponde ao Tipo de Débito «xxxxxxxx» da Ordem de Serviço.
- O sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
- Verificar existência do tipo de débito:
- Caso o tipo de débito não exista, será exibida a mensagem Tipo de Débito inexistente.
- Verificar valor da devolução:
- Caso o tipo do documento selecionado seja conta, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
- Caso o tipo do documento selecionado seja débito a cobrar, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
- Caso o tipo do documento selecionado seja guia de pagamento, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
- Caso o valor possível de ser devolvido seja ⇐ 0, será exibida a mensagem: Não existe valor a ser devolvido para o documento informado.
- Caso contrário:
- Caso o valor informado seja superior que o possível de ser devolvido e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Valor da Devolução deve ser até o valor «Valor possível de ser devolvido», que equivale a diferença entre o valor pago e os valores do «tipo do documento», e de Guias de Devolução.
- Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar ou guia de pagamento e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Pagamento em Duplicidade.
- Caso o tipo do documento selecionado seja devolução de valor e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Outros Valores.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso.
- Verificar pagamento:
- Caso o documento seja do tipo conta, guia de pagamento ou débito a cobrar, e não exista pagamento para a identificação informada, será exibida a mensagem: «tipo do documento» «xxxxxxx» não tem pagamentos efetuados.
- Verificar existência de Guias de Devolução:
- Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel e o Tipo de Documento informado seja Conta, Guia de Pagamento ou Débito a Cobrar, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o imóvel, com o mesmo Tipo de Documento e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução.
- Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o Tipo de Documento informado seja Guia de Pagamento, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo Tipo de Documento e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução.
- Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o Tipo de Documento informado seja Devolução de Valor, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo Tipo de Documento e o mesmo Tipo de Débito, será exibida a mensagem: Já existe Guia de Devolução «xxxxxxx» para este cliente «xxxxxxx», e o mesmo tipo de débito «xxxxxx» OK ou CANCELA. Caso o usuário selecione o “OK”, o sistema continua o processamento.
- Verificar existência do funcionário:
- Caso a matrícula do funcionário (xxxxxxxx) não exista no sistema, será exibida a mensagem “Funcionário inexistente”.
- Verificar crédito a realizar:
- O sistema verifica se existe um crédito a realizar, caso exista, será exibida a crítica A conta referente ao mês/ano «referência da fatura» de valor « valor da conta» já foi devolvida, e não permite que se devolva novamente.
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
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Registro de Atendimento(*) | Campo obrigatório - Informe o número do Registro de Atendimento, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() Para consultar detalhes da seleção do Registro de Atendimento, clique no link Pesquisar Registro de Atendimento. |
Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() Para consultar detalhes da seleção da Ordem de Serviço, clique no link Pesquisar Ordem de Serviço. |
Tipo do Documento(*) | Campo obrigatório - Selecione o tipo do documento entre as opções disponibilizada pelo sistema. |
Localidade | Caso este campo esteja habilitado, será obrigatório o preenchimento. Informe o número da Localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão ![]() Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link Pesquisar Localidade. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Matrícula do Imóvel | Este campo será preenchido pelo sistema. |
Código do Cliente | Este campo será preenchido pelo sistema. |
Referência da Conta | Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe-o no formado mm/aaaa (mês, ano), ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Guia de Pagamento | Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe o código da guia de pagamento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Débito a Cobrar | Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe o código do débito a cobrar, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Tipo do Débito(*) | Campo obrigatório - Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() Para consultar detalhes da seleção do Tipo do Débito, clique no link Pesquisar Tipo de Débito. |
Valor da Devolução(*) | Campo obrigatório - Informe o valor da devolução com duas casas decimais. |
Funcionário Analista(*) | Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que analisou o pedido de devolução, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Funcionário Autorizador(*) | Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que autorizou o pedido de devolução, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela o procedimento e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados do sistema. |
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