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Inserir Guia de Devolução
O objetivo desta funcionalidade é inserir guia de devolução nas bases de dados do Gsan, podendo ser acessada no caminho Gsan > Arrecadação > Devolução > Guia de Devolução > Inserir Guia de Devolução.
O usuário informa, excludentemente, o número do Registro de Atendimento - R.A, ou o número da Ordem de Serviço - O.S.
Caso o R.A. tenha sido informado, o sistema preenche a matrícula do imóvel ou código do cliente.
Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, o sistema obtém o número do Registro de Atendimento através dessa O.S., exibe sem permitir alteração.
Verifica existência do registro de atendimento
- Caso não exista o Registro de Atendimento, será exibida a mensagem “Registro de Atendimento inexistente”.
Valida registro de atendimento
- Caso o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, será exibida a mensagem “Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento «Registro de Atendimento»”.
- Caso a situação do Registro de Atendimento seja encerrada, será exibida a mensagem “Registro de Atendimento está encerrado”.
- Caso o tipo de solicitação do Registro de Atendimento não permita a geração de guia de devolução, será exibida a mensagem “Especificação do Tipo de Solicitação do Registro de Atendimento não permite a geração de Guia de Devolução”.
Verifica existência da ordem de serviço
- Caso não exista a ordem de serviço, será exibida a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
Valida ordem de serviço
- Caso a Ordem de Serviço não esteja associada a um Registro de Atendimento, será exibida a mensagem “Ordem de Serviço não está associada a um Registro de Atendimento”.
- Caso a Ordem de Serviço esteja associada a um Registro de Atendimento, e o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, será exibida a mensagem “Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento da Ordem de Serviço «Registro de Atendimento»”.
Verifica a existência de dados
- Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancela a operação.
Verifica tipo do documento com registro de atendimento
- Caso o tipo do documento selecionado seja “conta” ou “débito a cobrar”, e o Registro de Atendimento informado não esteja associado a um imóvel, será exibida a mensagem “Não há Imóvel associado ao Registro de Atendimento «Registro de Atendimento». Não é possível selecionar este tipo de documento”.
Verifica existência da localidade
- Caso a localidade não exista, será exibida a mensagem “Localidade inexistente”.
Verifica existência da conta
- Caso a conta não exista, será exibida a mensagem “Conta inexistente”.
Verifica localidade da conta
- Caso a localidade da conta esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem “A localidade «xxxxxxx» da Conta difere da localidade «xxxxxxxxx» do Imóvel «Matrícula do Imóvel»”.
- Caso contrário, o sistema atribui o valor da conta ao campo Valor da Devolução e permite alteração.
Verifica existência da guia de pagamento
- Caso a guia de pagamento não exista, será exibida a mensagem “Guia de Pagamento inexistente”.
Verifica imóvel ou cliente da guia de pagamento
- Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um imóvel:
- Caso a guia de pagamento não esteja associada a um imóvel, será exibida a mensagem “Esta Guia de Pagamento não está associada a um imóvel”.
- Caso contrário:
- Caso o imóvel da guia de pagamento esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, será exibida a mensagem “O Imóvel «xxxxxxxxx» da Guia de Pagamento não corresponde ao Imóvel «Matrícula do Imóvel» do Registro de Atendimento”.
- Caso contrário, caso a localidade da guia de pagamento esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem “A localidade «xxxxxxxxx» da Guia de Pagamento difere da localidade «xxxxxxxx» do Imóvel «Matrícula do Imóvel»”.
- Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um cliente:
- Caso a guia de pagamento não esteja associada a um cliente, será exibida a mensagem “Esta Guia de Pagamento não está associada a um cliente”.
- Caso contrário:
- Caso o cliente da guia de pagamento, será exibida a mensagem “O Cliente «xxxxxxx» da Guia de Pagamento não corresponde ao Cliente «Código do Cliente» do Registro de Atendimento”.
- Caso contrário, o sistema atribui ao campo Localidade:
- A localidade da guia de pagamento;
- O nome da localidade.
Verifica tipo de débito da guia de pagamento
- Caso tenha informado a Ordem de Serviço e o tipo de serviço da mesma esteja associado a um tipo de débito:
- Caso o tipo de débito da guia de pagamento esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, será exibida a mensagem “O Tipo de Débito «xxxxxxxxxxx» da Guia de Pagamento não corresponde ao Tipo de Débito «xxxxxxxxxx» da Ordem de Serviço”.
- O sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
Verifica existência do débito a cobrar
- Caso o débito a cobrar não exista, será exibida a mensagem “Débito a Cobrar inexistente”.
Verifica imóvel do débito a cobrar
- Caso o imóvel do débito a cobrar esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, será exibida a mensagem “O Imóvel «xxxxxxxx» do Débito A Cobrar não corresponde ao Imóvel «Matrícula do Imóvel» do Registro de Atendimento”.
Verificar localidade do débito a cobrar
- Caso a localidade do débito a cobrar esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem “A localidade «xxxxxxxx» do Débito A Cobrar difere da localidade «xxxxxxx» do Imóvel «Matrícula do Imóvel»”.
Verifica tipo de débito do débito a cobrar
- Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, e o tipo de serviço da mesma esteja associado a um tipo de débito:
- Caso o tipo de débito do débito a cobrar esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, será exibida a mensagem “O Tipo de Débito «xxxxxxx» do Débito A Cobrar não corresponde ao Tipo de Débito «xxxxxxxx» da Ordem de Serviço”.
- O sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
Verifica existência do tipo de débito
- Caso o tipo de débito não exista, será exibida a mensagem “Tipo de Débito inexistente”.
Verifica valor da devolução
- Caso o tipo do documento selecionado seja conta, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
- Caso o tipo do documento selecionado seja débito a cobrar, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
- Caso o tipo do documento selecionado seja guia de pagamento, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
- Caso o valor possível de ser devolvido seja ⇐ 0, será exibida a mensagem: “Não existe valor a ser devolvido para o documento informado”.
- Caso contrário:
- Caso o valor informado seja superior que o possível de ser devolvido e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Valor da Devolução deve ser até o valor «Valor possível de ser devolvido», que equivale a diferença entre o valor pago e os valores do «tipo do documento», e de Guias de Devolução”.
- Caso o tipo do documento selecionado seja “conta ou débito a cobrar ou guia de pagamento” e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Pagamento em Duplicidade”.
- Caso o tipo do documento selecionado seja devolução de valor e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Outros Valores”.
Verifica sucesso da transação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “«descrição da função» efetuada com sucesso”.
Verifica pagamento.
- Caso o documento seja do tipo conta, guia de pagamento ou débito a cobrar, e não exista pagamento para a identificação informada, será exibida a mensagem: “«tipo do documento» «xxxxxxx» não tem pagamentos efetuados”.
Verifica existência de Guias de Devolução.
- Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel e o “Tipo de Documento” informado seja “Conta”, “Guia de Pagamento” ou “Débito a Cobrar”, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o imóvel, com o mesmo “Tipo de Documento” e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução.
- Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o “Tipo de Documento” informado seja “Guia de Pagamento”, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo “Tipo de Documento” e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução.
- Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o “Tipo de Documento” informado seja “Devolução de Valor”, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo “Tipo de Documento” e o mesmo “Tipo de Débito”, será exibida a mensagem: “Já existe Guia de Devolução «xxxxxxx» para este cliente «xxxxxxx», e o mesmo tipo de débito «xxxxxx» OK ou CANCELA”. Caso o usuário selecione o “OK”, o sistema continua o processamento.
Verifica existência do funcionário
- Caso a matrícula do funcionário (xxxxxxxx) não exista no sistema, será exibida a mensagem “Funcionário inexistente”.
Verifica crédito a realizar
- O sistema verifica se existe um crédito a realizar, caso exista, será exibida a crítica “A conta referente ao mês/ano “«referência da fatura»“ de valor « valor da conta» já foi devolvida.”, e não permite que se devolva novamente.
Informe os campos necessários a inclusão da guia de devolução e clique no botão .
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Registro de Atendimento(*) |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para consultar detalhes da seleção do Registro de Atendimento, clique no link 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/atendimentoRegistroPesquisar.
Ordem de Serviço |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para consultar detalhes da seleção da Ordem de Serviço, clique no link 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/atendimentoOrdemServicoPesquisar.
Tipo do Documento(*) |
Localidade |
Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link |class="undefined". Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Matrícula do Imóvel |
Código do Cliente |
Referência da Conta |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Guia de Pagamento |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Débito a Cobrar |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Tipo do Débito(*) |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para consultar detalhes da seleção do Tipo do Débito, clique no link 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/faturamentoDebitoTipoPesquisar.
Valor da Devolução(*) |
Funcionário Analista(*) |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
Funcionário Autorizador(*) |
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.
= Funcionalidade dos Botões =
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