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ajuda:arrecadacao:informar_acerto_documentos_nao_aceitos
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Informar Acerto Documentos não Aceitos

= Informar Acerto Documentos Não Aceitos =

O objetivo desta funcionalidade é informar os acertos de documentos não aceitos pelo sistema, podendo ser acessada no caminho: Gsan > Arrecadação > Informar Acerto Documentos não Aceitos.

Gerar no sistema GSAN os pagamentos não identificados

Cadastrado um cliente fictício no sistema para processamento do movimento da arrecadação, tornando possível associar os documentos não aceitos a esse cliente, definido esse cliente como um parâmetro para o sistema, na opção Informar Parâmetros do Sistema – Aba Dados Gerais.

No cadastramento do cliente, foi associada à localidade do endereço sede do cliente fictício.

Cadastrado o tipo de débito “Documento não Aceito”, associando ao tipo do lançamento contábil “Recebimentos não Identificados” (opção Gsan > Faturamento > Debito > Inserir Tipo de Debito).

O sistema considera os “Documentos não Aceitos” como documentos do tipo “Guia de Pagamento” dentro do processo de Arrecadação.

Ajustados os processos que fazem parte da Arrecadação para que passem a considerar os “Documentos não Aceitos”, como sejam:

  • Registrar Movimento Arrecadadores;
  • Classificar Pagamentos e Devoluções;
  • Inserir Pagamentos;
  • Manter Pagamentos;
  • Encerrar Arrecadação;
  • Gerar os Dados para a Contabilidade.

Transferência dos pagamentos não identificados registrados para o cliente fictício “COMPESA – Pagamentos não Identificados” para os débitos do cliente que efetuou o pagamento.

Disponibilizada opção no sistema para fazer os acertos para os pagamentos dos “Documentos não Aceitos”:

Aba Pagamento

Nesta aba, o usuário irá selecionar o pagamento que deverá ser transferido para determinado débito. Os parâmetros que compõem o filtro de pesquisa são: o Período, a Data de Pagamento, o Arrecadador, o Aviso Bancário, o Movimento Arrecadador e a Forma de Arrecadação. Será escolhido apenas um pagamento.

Aba “Débito

Nesta aba, o usuário irá marcar um ou mais débitos que serão quitados através da transferência do pagamento selecionado.

O parâmetro que compõe o filtro de pesquisa é a “Matrícula do Imóvel”. O usuário deverá escolher se deseja pesquisar os débitos pagos, os não pagos ou todos.

Serão apresentados os débitos do tipo Conta, Débito a Cobrar, e Guia de Pagamento.

O total dos débitos a serem escolhidos devem ser igual ao valor do pagamento selecionado.

Quando o usuário confirmar a transferência do pagamento, através do botão , os débitos selecionados serão quitados e os registros contábeis associados ao tipo do débito (Conta, Débito a Cobrar, e Guia de Pagamento) serão gerados.

Após a atualização, o sistema retornará para a aba de Pagamento, onde o usuário poderá selecionar um outro registro da pesquisa.

Foi ajustada a funcionalidade de acerto de documentos não aceitos para acrescentar documento de cobrança e também a duplicidade de pagamento de débitos parcelados.

O sistema exibe os documentos de cobrança do imóvel selecionado, que ainda não tenham sido pagos, e permite a seleção de débitos (contas, guias ou débito a cobrar) parcelados.

No caso de débitos já parcelados devem ser informados os parâmetros de pesquisa e, caso o débito já esteja no histórico, o sistema exibe na cor vermelha, como hoje acontece com os débitos pagos.

Na relação dos documentos de cobrança são exibidos os documentos não pagos (que estejam sem pagamento relacionado). E, caso um deles seja selecionado, o sistema obtém os itens do documento de cobrança e associa os pagamentos selecionados aos itens, considerando todos os descontos do documento de cobrança.

Inicialmente o sistema apresentada a tela de filtro “Informar Acerto Documentos Não Aceitos”, em duas abas:

  • Pagamento;
  • Débito.

Selecione o período, obrigatoriamente, e demais campos que julgar necessários, e clique no botão :


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Período de Pagamento(*)Campo Obrigatório - Informe as datas válidas, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), referente ao período de pagamento, ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Arrecadador

Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo arrecadador, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/arrecadacaoArrecadadorPesquisar.

Aviso Bancário

Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo aviso bancário, clique no hiperlink 8080/xwiki/bin/view/Arrecadacao/Pesquisar+Aviso+Bancario.

Movimento Arrecadador

Informe o movimento arrecadador, ou clique no botão |alt="Lupa.gif" para selecionar o movimento arrecadador desejado. Os dados serão exibidos nos campos ao lado. Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado dos campos em exibição.

Forma de Arrecadação

Será apresentada a tela com os dados resultantes do filtro:

Arrec - InformarDocNaoAceitos - Tela 3.png

Marque no checkbox do item desejado, no campo “Selecionar”, em seguida, clique no botão SetaaDireitaAvancar.png para ser exibida a “Aba Débito”.

Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão |alt="Lupa.gif" para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo clique no botão |alt="Borracha.gif" ao lado do campo em exibição.

Em seguida, clique no botão SelecionarDebitosPagosParcelados.png, conforme tela abaixo, e será exibida a tela “Selecionar Débitos Pagos”, onde devem ser preenchidos os seguintes campos:

* Situação (obrigatório) - Selecione uma das opções: “Pago” ou “Parcelado”; * Tipo de Documento (obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema; * Referência da Conta - Informe a referência da conta, no formato mm/aaaa (mês, ano), quando o “Tipo de Documento” for “Conta”; * Débito a Cobrar - Informe o débito a cobrar quando o “Tipo de Documento” for “Débito a Cobrar”; * Guia de Pagamento - Informe a guia de pagamento quando o “Tipo de Documento” for “Guia de Pagamento”.

Arrec - InformarDocNaoAceitos - Tela - SelecionarDebitosPagos.png

Ao clicar no botão Selecionar.png, o sistema exibe os documentos conforme parâmetros informados.

Para obter detalhe sobre o item “Conta” selecionado, clique no hiperlink do campo “Mês/Ano” (quadro “Contas”).

Para obter detalhe sobre o item “Débito a Cobrar”, clique no hiperlink do campo “Tipo de Débito” (quadro “Débito a Cobrar”).

Para obter “Consultar Itens do Documento de Cobrança”, clique no hiperlink do campo “Doc” (quadro “Documento de Cobrança”).

Arrec - InformarDocNaoAceitos - Tela 3 - Aba Debito3.png

= Funcionalidade dos Botões =

(% height=“205” width=“821” %)

=Botão
Calendario.gif

Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario.


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