O relatório acima tem como finalidade demonstrar as operações ocorridas no sistema no mês referente ao Faturamento, além das modificações de Faturamento tais como: inclusões, retificações, cancelamentos e parcelamentos que possam alterar os valores entre as contas do Contas a receber ou as contas de Receita. Cada linha e coluna deste relatório pode ser parametrizada para gerar o seu lançamento contábil correspondente ou, simplesmente, para demonstrar as operações realizadas nas contas dos usuários.
Itens do Resumo do Faturamento:
Água: valor correspondente ao faturamento original de água.
Esgoto: valor correspondente ao faturamento original de esgoto.
Financiamentos incluídos de curto prazo: valores correspondentes ao valor total dos financiamentos, realizados no mês e agrupados por grupo contábil (entenda-se como curto prazo os serviços financiados até 12 meses).
Financiamentos incluídos de longo prazo: Valores correspondentes ao valor total dos financiamentos, realizados no mês e agrupados por grupo contábil (entenda-se como longo prazo os serviços financiados com mais 12 messes).
Parcelamentos realizados de curto prazo:
Juros cobrados: valores correspondentes aos juros cobrados dos parcelamentos realizados de curto prazo. Neste item, só são apresentados os juros cobrados, pois dentro de um parcelamento somente os juros é que devem ser considerados como Receita.
Parcelamentos realizados de longo prazo:
Juros cobrados: valores correspondentes aos juros cobrados dos parcelamentos realizados de longo prazo. Neste item, só são apresentados os juros cobrados, pois dentro de um parcelamento somente os juros é que devem ser considerados como Receita.
Faturamento adicional guia de faturamento: valores correspondentes às guias de faturamento, incluídos no mês e agrupados por grupo contábil.
Inclusões por refaturamento: valores correspondentes às retificações para maior das contas realizadas no mês. Esses valores são a diferença entre o valor original da conta e o valor retificado. Agrupado pelos valores de água, esgoto e do grupo contábil dos serviços cobrados na conta.
Receita bruta: a soma dos itens descritos acima.
Financiamentos cancelados de curto prazo: valores correspondentes ao que não foi cobrado em conta dos financiamentos cancelados de curto prazo no mês.
Financiamentos cancelados de longo prazo: valores correspondentes ao que não foi cobrado em conta dos financiamentos cancelados de longo prazo no mês.
Parcelamentos cancelados de curto prazo: valores correspondentes aos parcelamentos de curto prazo ainda não cobrados na conta.
Parcelamentos cancelados de longo prazo: valores correspondentes aos parcelamentos de curto prazo ainda não cobrados na conta.
Cancelamentos por refaturamento: valores correspondentes às retificações para menor das contas, ou do cancelamento total das contas realizadas no mês, agrupados por água, esgoto, serviços, por grupo contábil, parcelamentos cobrados e créditos realizados.
Crédito a Realizar P/Cob. Indev. Incluídos: valores correspondentes aos créditos incluídos no mês.
Total de receitas canceladas: é a soma dos itens, financiamentos cancelados de curto e longo prazo, parcelamentos cancelados de curto e longo prazo, cancelamentos por refaturamento, créditos a realizar por cobrança indevida.
Receita liquida: valores correspondentes ao valor da Receita Bruta menos o total das Receitas Canceladas.
Itens do Resumo do Faturamento após o item Receita liquida
Financiamentos transferidos de curto prazo: são os financiamentos de serviços incluídos como longo prazo, e que, com o passar do tempo, foram transferidos para curto prazo. Esse item só tem importância se a empresa fizer distinção entre financiamento de curto prazo e longo prazo.
Parcelamentos transferidos p/curto prazo: são os parcelamentos transferidos para curto prazo, contabilizados como parcelamentos realizados de longo prazo que, com o passar do tempo, foram transferidos para curto prazo. Esse item só tem importância se a empresa fizer distinção entre parcelamento de curto prazo e longo prazo.
Parcelamentos realizados de curto prazo: são as contas parceladas que devem ser transferidas do contas a receber de água, esgoto e serviços, para o contas a receber de parcelamento de curto prazo.
Parcelamentos realizados de longo prazo: são as contas parceladas que devem ser transferidas do contas a receber de água, esgoto e serviços para o contas a receber de parcelamento de Longo prazo.
Financiamentos cobrados: são os financiamentos cobrados no mês. Serve para transferir do contas a receber de financiamentos incluídos para o contas a receber de financiamentos cobrados.
Parcelamentos cobrados: são as parcelas do parcelamento cobradas na conta. Serve para transferir do contas a receber de parcelamentos realizados para o contas a receber de água, esgoto e serviço.
Impostos deduzidos em conta: corresponde aos impostos retidos das contas de órgãos públicos federais. Serve para deduzir do contas a receber de água, esgoto e serviços para a conta correspondente a esses impostos, os quais a empresa deve creditar para o pagamento de impostos, uma vez que os órgãos públicos federais devem efetuar o pagamento deste impostos.
Devolução de valores em conta: corresponde aos valores creditados na conta dos usuários, seja por pagamento em duplicidade ou por descontos concedidos no parcelamento. Serve para transferir do contas a receber para as contas correspondentes.
Valores cobrados indevidamente: corresponde aos valores creditados na conta dos usuários por cobrança indevida, seja em relação a valores de água, esgoto ou serviços. Serve para transferir do contas a receber para as contas correspondentes.
Impostos cancelados por refaturamento: corresponde aos valores de contas de órgão publico federal que tiveram os impostos retidos ou cancelados.
Impostos incluídos por refaturamento: corresponde aos valores de impostos de contas de órgão público federal incluídos.
|