Campo | Preenchimento dos Campos |
Matrícula do Imóvel |
Campo obrigatório. Informe a matrícula de um imóvel e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , link Pesquisar Imóvel, que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a pesquisa de imóveis no cadastro.
Regra associada: após a informação da matrícula de um imóvel com até nove dígitos, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualiza as seguintes informações na tela: Inscrição do Imóvel; Nome do Cliente Usuário; Situação de Água, tanto no grupo de informações Dados do Imóvel, como no Dados de Água (no caso dos Dados do Imóvel é apenas informativo; no caso dos Dados de Água, você pode modificar a situação para a geração da conta.); Situação de Esgoto, tanto no grupo de informações Dados do Imóvel, como no Dados de Esgoto (no caso dos Dados do Imóvel é apenas informativo; no caso dos Dados de Esgoto, você pode modificar a situação para a geração da conta); Categorias e Economias; Débitos Cobrados. Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão Limpar Campo .
Atenção: os campos só são preenchidos caso o perfil do imóvel informado não exija Permissão Especial para manutenção ou caso o perfil do imóvel informado exija Permissão Especial para manutenção e o usuário tenha essa permissão. Caso contrário, o sistema exibe a seguinte mensagem: Imóvel com Perfil <Descrição do Perfil>. Para manter contas desse imóvel é necessário permissão especial.
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Dados da Conta |
Regras associadas:
Mês e Ano da Conta - Informe o mês e ano de referência do faturamento da conta. O mês e ano da conta deve ser inferior ou igual ao mês e ano do faturamento corrente para o imóvel. Ao digitar a informação no campo, você não precisa preocupar-se com a barra de separação, pois o sistema a coloca automaticamente. O mês e ano da conta devem ser informados no formato: MM/AAAA, onde MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano. O mês deve ser informado, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Motivo da Inclusão: - Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da inclusão da conta. Como exemplo, podemos citar alguns possíveis motivos de inclusão: Inclusão por Cheque Devolvido; Inclusão por Parcelamento; Transferência do Débito.
Data de Vencimento(*): Informe a data de vencimento da conta. Você tem duas opções para informar a data: Digitando-a no campo. Neste caso não precisa de preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro. Pesquisando-a num calendário: Neste caso, clique no botão Calendário , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você pode selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela Calendário. A data de vencimento deve ser superior à data corrente.
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Dados de Água |
Regras associadas:
Situação de Água: Este campo é atualizado pelo sistema assim que você informa e pesquisa o imóvel; mas, caso seja necessário, o sistema permite que você modifique o seu conteúdo para a geração da conta. Neste caso, você deve selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo. No caso de a situação ser igual a Ligado, será obrigatório informar o campo Consumo de Água.
Consumo de Água: Você deve informar a quantidade de água consumida pelo usuário no mês/ano de referência da conta. Conforme já vimos anteriormente, este campo é obrigatório, caso a situação de água seja igual a Ligado ou Cortado. Nas demais situações, com exceção para Ligado e Cortado, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Valor de Água: Este campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão . Contém o valor calculado pelo sistema para o fornecimento de água, de acordo com os parâmetros informados.
Leitura Anterior: Informe a leitura anterior com até sete dígitos.
Leitura Atual: Informe a leitura atual com até sete dígitos. Caso a diferença entre as leituras anterior e atual seja diferente do consumo de água, o sistema exibe a seguinte mensagem: Leitura fora da faixa e retorna para a tela.
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Dados de Esgoto |
Regras associadas:
Situação de Esgoto: Este campo é atualizado pelo sistema assim que você informar e pesquisar o imóvel; mas, caso seja necessário, o sistema permite que você modifique o seu conteúdo para a geração da conta. Neste caso você seleciona a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo. No caso da situação ser igual a Ligado, é obrigatório informar os campos Consumo de Esgoto e Percentual de Esgoto.
Perfil da Ligação de Esgoto: Visualizado conforme parametrização. Selecione o perfil, da lista disponibilizada pelo sistema. Caso seja selecionado um perfil, o campo Percentual de Esgoto exibe o percentual de esgoto correspondente ao perfil selecionado e bloqueia o campo.
Consumo de Esgoto: Você deve informar o volume de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta. Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de esgoto seja igual a Ligado. Nas demais situações, com exceção para Ligado, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Percentual de Esgoto: Você deve informar o percentual de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta. Conforme já vimos anteriormente, este campo é obrigatório, caso a situação de esgoto seja igual a Ligado. Nas demais situações, com exceção para Ligado, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Valor de Esgoto: Este campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão . Contém o valor calculado pelo sistema para o volume de esgoto coletado, de acordo com os parâmetros informados.
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Categorias e Economias |
Regras associadas:
Este campo só será apresentado na tela após você ter informado e pesquisado o imóvel. Ele é composto por uma tabela com a relação das categorias existentes no imóvel, e as quantidades de economias por categoria. Após a informação do imóvel, o sistema apresenta a configuração atual das categorias do imóvel; entretanto, se for necessário, você poderá modificar a composição para a geração da conta. As opções são:
Adicionar uma nova categoria: Para efetuar esta operação você clica no botão , para o sistema ativar a tela de popup Adicionar Categoria, onde você pode selecionar a nova categoria e a quantidade de economias da categoria.
Alterar a quantidade de economias das categorias:
A alteração da quantidade de economias de uma categoria deve ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover uma categoria: Para remover uma categoria, do cálculo da conta, basta clicar no botão Remover , que fica ao lado da categoria, na primeira coluna da tabela. O sistema abre uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve Confirmar ou Desistir da remoção.
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Débitos Cobrados |
Regras associadas:
Este campo só será apresentado na tela após você ter informado e pesquisado o imóvel. Ele é composto por uma tabela com a relação dos débitos cobrados na conta, com as seguintes informações para cada um dos débitos a serem inseridos na conta: Tipo do Débito; Mês e Ano de Referência do Débito; Mês e Ano da Cobrança do Débito; Valor do Débito. Você tem as seguintes opções para a geração dos débitos cobrados na conta:
Adicionar um débito: Para efetuar esta operação você deve clicar no botão , que o sistema ativa a tela de popup Adicionar Débito na Conta, onde você seleciona o tipo do débito, informando o mês e ano do débito e da cobrança, assim como o valor do débito.
Alterar o valor de um débito inserido: A alteração do valor de um débito inserido deve ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover um débito:
Para remover um débito, basta clicar no botão Remover , que fica ao lado do débito, na primeira coluna da tabela. O sistema abre uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve Confirmar ou Desistir da remoção.
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