[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Selecionar Ordens de Serviço para Elaboração de Roteiro ====== O objetivo desta funcionalidade é permitir a seleção de ordens de serviço para inclusão em um roteiro de programação. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema** através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > [[:ajuda:Roteiro]] > Selecionar Ordem de Serviço Para Elaboração de Roteiro**. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: \\ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:1_selecionar_os.jpg?nolink |}} \\ Acima, informe os campos opcionais de filtro para seleção das ordens de serviço e clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_selecionar_manam.jpg?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:selecionar_ordens_de_servico_para_elaboracao_de_roteiro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). O sistema acessa a próxima tela: \\ {{ :ajuda:2_selecionar_os.jpg?nolink |}} \\ \\ {{ :ajuda:2selecionar_ordem_servico_elaboracao_roteiro.png?nolink |}} \\ Acima, temos a tela onde o roteiro de programação é efetuado. No campo **Data da Programação** escolha obrigatoriamente a data, no formato DD/MM/AAAA. Depois selecione também obrigatoriamente a **Equipe**. Em seguida, o quadro **Ordens de Serviço** é carregado, trazendo as ordens que atenderam aos filtros de pesquisa. No quadro **Ordens de Serviço**, dependendo do parâmetro de sistema definido previamente, a tela de resultado do filtro acima exibe ou a coluna **Localidade** ou a coluna **Unidade Atual**. Isso para a **CAERN** e demais empresas que adotarem a melhoria. Além disso, o sistema verifica se o parâmetro indica o uso das unidades associadas ao usuário logado. Em caso afirmativo, o sistema obtém as unidades definidas como atuais da ordem de serviço, relacionando-as às unidade associadas ao usuário durante o **[[=ajuda:roteiro|Acompanhamento de Equipes]]**. Passando o //mouse// sobre os campos relacionados às colunas (**Todos**, **Número da O.S**, **Matrícula do Imóvel**, **Tipo de Serviço**, **Data da Geração**, **Unidade Atual** ou **Localidade**, **Dias de Atraso**, **Endereço**, **Prioridade** e **Motivo do Não Encerramento**), o sistema visualiza o número do hidrômetro do imóvel vinculado à ordem: \\ {{ :ajuda:5_selecionar_os.jpg?nolink |}} \\ Na tela, é possível ver também o número total de ordens que atenderam ao filtro de pesquisa e o número total de ordens selecionadas para entrar em um roteiro de programação. Para inseri-las, clique no //checkbox// correspondente ou clique em **Todos** para selecionar todas as ordens. É preciso selecionar ao menos uma ordem de serviço. Em seguida, preencha os campos obrigatórios (assinalados com um asterisco **vermelho**) **Data da Programação** e **Equipe**. Feito isso, clique em {{:ajuda:pr.jpg?nolink|}} para que o sistema **GSAN** faça a geração da programação das ordens de serviço selecionadas para a equipe e data de programação escolhidas, conforme tela de sucesso **[[=ajuda:selecionar_ordens_de_servico_para_elaboracao_de_roteiro#tela_de_sucesso|AQUI]]**. **Atenção**: caso o filtro informado na tela inicial não retorne com nenhuma ordem de serviço relacionada, o sistema exibe a mensagem de crítica: \\ {{ :ajuda:3_selecionar_os.jpg?nolink |}} \\ ===== Tela de Sucesso===== \\ {{ :ajuda:6_selecionar_os.jpg?nolink |}} \\ ===== Preenchimento dos Campos ===== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |**Origem da O.S**|Escolha a origem das ordens de serviço que você quer pesquisar, entre: **Solicitada** (isto é, com registro de atendimento vinculado), **Seletiva** (sem registro de atendimento e gerada de forma massiva) ou **Todas**. \\ **Regra associada**: dependendo da parametrização de cada empresa, é possível que a pesquisa traga apenas ordens de serviço de uma única origem, sem levar em conta a opção selecionada. \\ Quanto à existência de motivo de não encerramento, as ordens de serviço podem vir na cor **azul** (com motivo de encerramento igual a //visita//), **amarelo** (com motivo de encerramento diferente de visita) ou **preta** (sem motivo).| |**Tipo de Serviço**|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, o tipo de serviço das ordens que você quer pesquisar.| |**Período de Geração**|Informe o período de geração no formato **DD/MM/AAAA** ou clique no {{:ajuda:micromedicao:calendario.gif?nolink|}} e escolha **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**. \\ **Regra associada**: a data final deve ser //igual// ou //maior// que a data inicial.| |**Dias de Atraso**|Informe os dias de atraso das ordens que você quer pesquisar com até 4 dígitos inteiros.| |**Unidade**|Informe a unidade que gerou as ordens de serviço ou clique em {{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}} e pesquise **[[=ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|AQUI]]**.| |**Ordenação**|Escolha, da lista disponibilizada pelo sistema, a ordenação das ordens de serviço.| |**Data da Programação**|Campo obrigatório. Informe a data da programação do roteiro no formato **DD/MM/AAAA** ou clique no {{:ajuda:micromedicao:calendario.gif?nolink|}} e escolha **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**.| |**Equipe**|Campo obrigatório. Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, a equipe de programação.| \\ ===== Funcionalidade dos Botões ===== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:cobranca:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa os campos já preenchidos.| |{{:ajuda:cobranca:b_selecionar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema faz a seleção das ordens de serviço de acordo com os filtros informados.| |{{:ajuda:pr.jpg?150|}}|Ao clicar neste botão, o sistema faz a geração da programação das ordens de serviço selecionadas para a equipe e data de programação escolhidas.| |{{:ajuda:arrecadacao:voltar_f_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna para a tela de filtro inicial.| \\ ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc2039|Selecionar Ordens de Serviço para Elaboração de Roteiro]]** ===== Termos Principais ===== **[[=ajuda:roteiro|Roteiro]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN \\ ~~ODT~~