[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Selecionar Ordens de Serviço para Elaboração de Roteiro ======
O objetivo desta funcionalidade é permitir a seleção de ordens de serviço para inclusão em um roteiro de programação. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema** através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > [[:ajuda:Roteiro]] > Selecionar Ordem de Serviço Para Elaboração de Roteiro**.
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
\\
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:1_selecionar_os.jpg?nolink |}}
\\
Acima, informe os campos opcionais de filtro para seleção das ordens de serviço e clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_selecionar_manam.jpg?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:selecionar_ordens_de_servico_para_elaboracao_de_roteiro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). O sistema acessa a próxima tela:
\\
{{ :ajuda:2_selecionar_os.jpg?nolink |}}
\\
\\
{{ :ajuda:2selecionar_ordem_servico_elaboracao_roteiro.png?nolink |}}
\\
Acima, temos a tela onde o roteiro de programação é efetuado. No campo **Data da Programação** escolha obrigatoriamente a data, no formato DD/MM/AAAA. Depois selecione também obrigatoriamente a **Equipe**. Em seguida, o quadro **Ordens de Serviço** é carregado, trazendo as ordens que atenderam aos filtros de pesquisa.
No quadro **Ordens de Serviço**, dependendo do parâmetro de sistema definido previamente, a tela de resultado do filtro acima exibe ou a coluna **Localidade** ou a coluna **Unidade Atual**. Isso para a **CAERN** e demais empresas que adotarem a melhoria. Além disso, o sistema verifica se o parâmetro indica o uso das unidades associadas ao usuário logado. Em caso afirmativo, o sistema obtém as unidades definidas como atuais da ordem de serviço, relacionando-as às unidade associadas ao usuário durante o **[[=ajuda:roteiro|Acompanhamento de Equipes]]**.
Passando o //mouse// sobre os campos relacionados às colunas (**Todos**, **Número da O.S**, **Matrícula do Imóvel**, **Tipo de Serviço**, **Data da Geração**, **Unidade Atual** ou **Localidade**, **Dias de Atraso**, **Endereço**, **Prioridade** e **Motivo do Não Encerramento**), o sistema visualiza o número do hidrômetro do imóvel vinculado à ordem:
\\
{{ :ajuda:5_selecionar_os.jpg?nolink |}}
\\
Na tela, é possível ver também o número total de ordens que atenderam ao filtro de pesquisa e o número total de ordens selecionadas para entrar em um roteiro de programação.
Para inseri-las, clique no //checkbox// correspondente ou clique em **Todos** para selecionar todas as ordens. É preciso selecionar ao menos uma ordem de serviço. Em seguida, preencha os campos obrigatórios (assinalados com um asterisco **vermelho**) **Data da Programação** e **Equipe**. Feito isso, clique em {{:ajuda:pr.jpg?nolink|}} para que o sistema **GSAN** faça a geração da programação das ordens de serviço selecionadas para a equipe e data de programação escolhidas, conforme tela de sucesso **[[=ajuda:selecionar_ordens_de_servico_para_elaboracao_de_roteiro#tela_de_sucesso|AQUI]]**.
**Atenção**: caso o filtro informado na tela inicial não retorne com nenhuma ordem de serviço relacionada, o sistema exibe a mensagem de crítica:
\\
{{ :ajuda:3_selecionar_os.jpg?nolink |}}
\\
===== Tela de Sucesso=====
\\
{{ :ajuda:6_selecionar_os.jpg?nolink |}}
\\
===== Preenchimento dos Campos =====
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|**Origem da O.S**|Escolha a origem das ordens de serviço que você quer pesquisar, entre: **Solicitada** (isto é, com registro de atendimento vinculado), **Seletiva** (sem registro de atendimento e gerada de forma massiva) ou **Todas**. \\ **Regra associada**: dependendo da parametrização de cada empresa, é possível que a pesquisa traga apenas ordens de serviço de uma única origem, sem levar em conta a opção selecionada. \\ Quanto à existência de motivo de não encerramento, as ordens de serviço podem vir na cor **azul** (com motivo de encerramento igual a //visita//), **amarelo** (com motivo de encerramento diferente de visita) ou **preta** (sem motivo).|
|**Tipo de Serviço**|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, o tipo de serviço das ordens que você quer pesquisar.|
|**Período de Geração**|Informe o período de geração no formato **DD/MM/AAAA** ou clique no {{:ajuda:micromedicao:calendario.gif?nolink|}} e escolha **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**. \\ **Regra associada**: a data final deve ser //igual// ou //maior// que a data inicial.|
|**Dias de Atraso**|Informe os dias de atraso das ordens que você quer pesquisar com até 4 dígitos inteiros.|
|**Unidade**|Informe a unidade que gerou as ordens de serviço ou clique em {{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}} e pesquise **[[=ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|AQUI]]**.|
|**Ordenação**|Escolha, da lista disponibilizada pelo sistema, a ordenação das ordens de serviço.|
|**Data da Programação**|Campo obrigatório. Informe a data da programação do roteiro no formato **DD/MM/AAAA** ou clique no {{:ajuda:micromedicao:calendario.gif?nolink|}} e escolha **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**.|
|**Equipe**|Campo obrigatório. Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, a equipe de programação.|
\\
===== Funcionalidade dos Botões =====
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:cobranca:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa os campos já preenchidos.|
|{{:ajuda:cobranca:b_selecionar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema faz a seleção das ordens de serviço de acordo com os filtros informados.|
|{{:ajuda:pr.jpg?150|}}|Ao clicar neste botão, o sistema faz a geração da programação das ordens de serviço selecionadas para a equipe e data de programação escolhidas.|
|{{:ajuda:arrecadacao:voltar_f_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna para a tela de filtro inicial.|
\\
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc2039|Selecionar Ordens de Serviço para Elaboração de Roteiro]]**
===== Termos Principais =====
**[[=ajuda:roteiro|Roteiro]]**
\\
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
\\
~~ODT~~