[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Emissão de Ordens Seletivas ====== O submódulo **Emissão de Ordens Seletivas**, que pertence ao módulo **[[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, tem como objetivo selecionar e emitir as ordens de serviços, observando as mais diversas condições. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Emissão de Ordens Seletivas**. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo, com três abas (Parâmetros; Hidrômetro e Característica) para preenchimento dos campos. **Atenção**: A aba //Hidrômetro// não será exibida quando a opção do **Tipo da Ordem** escolhida for //Instalação Hidrômetro//. ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ==== Aba Parâmetros ==== {{ :ajuda:kazuo_parametros.jpg?nolink |}} Para detalhes sobre o preenchimento da funcionalidade acima clique **[[=ajuda:emissao_de_ordens_seletivas#preenchimento_dos_campos_aba_parametros|AQUI]]**. \\ ==== Aba Característica ==== {{ :ajuda:naomi_caracteristicas.jpg?nolink |}} Para detalhes sobre o preenchimento da funcionalidade acima clique **[[=ajuda:emissao_de_ordens_seletivas#preenchimento_dos_campos_aba_caracteristicas|AQUI]]**. \\ ==== Aba Hidrômetro ==== {{ :ajuda:mifune_hidrometro.jpg?nolink |}} **Atenção**: para esta aba, foi retirada a opção HIDRÔMETRO PARADO SEM CONSUMO da lista de anormalidades de leitura. Para detalhes sobre o preenchimento da funcionalidade acima clique **[[=ajuda:emissao_de_ordens_seletivas#preenchimento_dos_campos_aba_hidrometro|AQUI]]**. \\ A situação especial de faturamento quando gerada contém os parâmetros a seguir: - Tipo da Situação Especial de Faturamento - FATURAR O MAIOR ENTRE A MÉDIA E O CONSUMO FIXO; - Motivo da Situação Especial de Cobrança - IMÓVEL MEDIDO COM ANORMALIDADE DE HIDRÔMETRO; - Consumo a ser Cobrado - o que for maior entre o consumo cadastrado na tabela de parâmetros do sistema, e o consumo médio do imóvel; - Mês/Ano de Referência do Faturamento Inicial - recuperado o mês/ano de referência do faturamento que consta no grupo de faturamento do imóvel; - Mês/Ano de Referência do Faturamento Final. - Será gerada a mensagem: //Situação Especial de Faturamento gerada automaticamente a partir do encerramento de O.S. de Fiscalização Nº , após comprovação da anormalidade de hidrômetro//. \\ A identificação do usuário que gerou a situação especial de faturamento permanece igual a do usuário logado no sistema, que efetuou o encerramento da O.S. A funcionalidade **Emissão de Ordens Seletivas** foi alterada para que um imóvel, que possua essa situação especial de faturamento, não seja enviado para inspeção de anormalidade. Na funcionalidade **[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]** foi criado o indicador //Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro//. As funcionalidades **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**; **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento]]** e **[[:ajuda:Emissão de Ordens Seletivas]]** foram alteradas para identificar esse parâmetro. Foi alterada a funcionalidade **[[:ajuda:Emissão de Ordens Seletivas]]** para retirar a trava de 30 (trinta) dias para emissão de ordens seletivas para os tipos de ordens de serviço de //Instalação de Caixa de Proteção de Hidrômetro// e //Remoção de Hidrômetro//, somente quando a ordem com menos de 30 (trinta) dias de encerrada for de substituição de hidrômetro. O período neste caso é zerado, ou seja, emite a ordem de serviço de //Instalação de Caixa de Proteção// e //Remoção de Hidrômetro// a qualquer momento após o encerramento da ordem de serviço de //Substituição de Hidrômetro//. Para a **CAERN**, na funcionalidade **[[=ajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos|Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos]]** foi criado um indicador que controla a geração das ordens de serviço de //Visita de Cobrança// e de //Visita de Instalação/Substituição de Hidrômetro//, não permitindo a geração de novas visitas dentro de um prazo parametrizado de acordo com o motivo de encerramento de uma ordem para o mesmo imóvel, gerada anteriormente. Este indicador é o **Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita**. Por conta disto, na **[[:ajuda:Emissão de Ordens Seletivas]]**, o sistema: - Verifica se existe alguma ordem de serviço seletiva com o mesmo tipo de serviço, já encerrada e com um motivo de encerramento parametrizado com a quantidade de dias de suspensão da visita com valor válido, ordenando a partir da data mais atual. Caso não exista, continua a geração de ordem de serviço seletiva; - Verifica se, somando a quantidade de dias de suspensão da visita, a data de encerramento da ordem de serviço (caso localizada com as condições acima) é //maior// que a data corrente da geração da ordem de serviço. Neste caso, o sistema não gera a ordem de serviço seletiva. Caso seja menor, o processo de geração da ordem de serviço seletiva segue normal. \\ ==== MODELO DO RELATÓRIO: RESUMO DAS ORDENS EMITIDAS - REMOÇÃO HIDRÔMETRO ==== Com base nos parâmetros informados, será gerado o relatório de sugestão, conforme modelo abaixo: {{ :ajuda:atend_-_os_-_r0711.png?nolink |}} \\ ==== MODELO DO RELATÓRIO: RESUMO DAS ORDENS EMITIDAS - GESTÃO DE MICROMEDIÇÃO ==== Este tipo de relatório somente será emitido quando a opção //Tipo de Ordem// for **Visita Prévia - Com Instalação de Hidrômetro** ou **Visita Prévia - Com Substituição de Hidrômetro**. Esses tipos de ordem são visualizados dependendo da parametrização de cada empresa. {{ :ajuda:10.jpg?nolink |}} \\ ==== Preenchimento dos Campos Aba Parâmetros==== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Tipo de Ordem|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Tipo de Emissão|Selecione uma das opções:\\ Relatório;\\ Ordem de Serviço.| |Tipo de Relatório|Selecione uma das opções:\\ Sintético;\\ Analítico.| |Descrição do Comando|Informe a descrição do comando.| |Firma|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. É relevante informar que está opção somente ficará habilitada quando o campo tipo de emissão for //Ordem de Serviço//.| |Contrato|Informar o contrato da empresa, associado à Gestão de micromedição. \\ **Regra associada**: Este deverá estar pré-cadastrado no sistema para que seja visualizado como uma opção de contrato. Esta opção somente é habilitada quando o campo **Tipo de emissão** for //Ordem de Serviço//.| |Quantidade de Dias Execução Visita|Informe a quantidade máxima de dias para a visita técnica.| |Quantidade de Dias Validade Visita|Informe a quantidade máxima de dias da validade da ordem de serviço.| |Quantidade Máxima|Informe a quantidade máxima.| |Matrícula do Imóvel|Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Relação de Imóveis|Clique em {{:ajuda:arrecadacao:escolher_arquivo.jpg?nolink|}} para anexar um arquivo com a relação de imóveis.| |Localidade Polo|Informe a localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Grupo de Faturamento|Selecione o grupo da lista disponibilizada pelo sistema.| |Gerência Regional|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Unidade de Negócio|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Localidade|Selecione a localidade das opções disponíveis.| |Setor|Selecione o setor das opções disponíveis após a escolha da localidade.| |Bairro|Selecione o bairro das opções disponíveis após a escolha do setor.| |Quadra|Selecione a quadra das opções disponíveis após a escolha do setor.| |Rota|Selecione a rota das opções disponíveis após a escolha do setor.| |Logradouro|Selecione o logradouro das opções disponíveis após a escolha do setor.| |Lote|Selecione o lote das opções disponíveis após a escolha do setor.| \\ ==== Preenchimento dos Campos Aba Hidrômetro ==== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Marca|Selecione uma das opções fornecidas pelo sistema.| |Classe|Selecione uma das opções fornecidas pelo sistema.| |Proteção|Selecione uma das opções fornecidas pelo sistema.| |Local de Instalação|Selecione uma das opções fornecidas pelo sistema.| |Anormalidade de Leitura|Selecione um ou mais itens entre as opções fornecidas pelo sistema.| |Num. Ocorrências Consecutivas|**Regra associada**: Caso não seja informada a //Anormalidade de Leitura//, este campo não estará disponível. Caso tenha sido informada a //Anormalidade de Leitura//, o campo será disponibilizado para ser informado o número de meses em que aconteceu a ocorrência. O sistema seleciona os imóveis com a anormalidade em quantidade de vezes igual ou superior ao número de meses especificado para seleção.| |Última Aferição anterior a|Informe no formato MM/AAAA a última aferição do hidrômetro.| \\ ==== Preenchimento dos Campos Aba Características==== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Perfíl do Imóvel|Selecione entre as opções disponibilizadas, o perfíl do imóvel para emissão do universo do perfil escolhido.| |Categoria|Selecione entre as opções disponibilizadas, a categoria do imóvel.| |Subcategoria|Somente serão impressas as ordens de serviços da subcategoria associada a categoria do imóvel.| |Situação Ligação de Água|Selecione a situação da ligação de água da lista disponibilizada pelo sistema.| |Situação Ligação de Esgoto|Selecione a situação da ligação de esgoto da lista disponibilizada pelo sistema.| |Intervalo de Quantidade de Economias|Informe a quantidade de economias a ser considerada como inicio/fim do intervalo para emissão das ordens de serviços.| |Intervalo de Quantidade de Contas|Informe a quantidade de contas como: inicio/fim para emissão das ordens de serviços.| |Intervalo de Número de Moradores|Informe a quantidade mínima/máxima de moradores para os quais serão gerados ordens de serviços.| |Intervalo de Pontos de Utilização|Informe a quantidade mínima/máxima de pontos de utilização para os quais serão gerados ordens de serviços.| |Intervalo de Área Construída|Informe o intervalo de área construída do imóvel, ou selecione uma das opções disponibilizadas no campo ao lado.| |Imóvel Condomínio|Informe uma das opções //Sim//, caso se trate de imóvel condomínio, ou //Não// para os imóveis que não estão nessa categoria.| |Média do Imóvel|Informe a média de consumo do imóvel, a partir da qual deve ser considerada para emissão das ordens de serviço e clique em {{:ajuda:micromedicao:hadicionar.jpg?nolink|}} para preencher o quadro **Consumo Médio do Imóvel**.| |Intevalo de Consumo por Economia|Informe  o intervalo do consumo por economia do imóvel, que será considerado para emissão das ordens de serviço.| |Intervalo de dias de vencimento|**Regra associada**: Campo visualizado dependendo da parametrização. Informe o intervalo de dias de vencimento das contas para a geração das ordens seletivas.| |Quantidade de Contas Vencidas|**Regra associada**: Campo visualizado dependendo da parametrização. Informar a quantidade das contas vencidas para a geração das ordens seletivas.| |Intervalo de valor das contas|**Regra associada**: Campo visualizado dependendo da parametrização. Informar o intervalo do valor das contas para a geração das ordens seletivas.| \\ ==== Funcionalidade dos Botões ==== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo em exibição.| |{{:ajuda:adicionar.png?120|}}|Utilize este botão para adicionar as informações para o processo.| |{{:ajuda:seguranca:setaadireitaavancar.png?nolink|}}|Utilize este botão para avançar no processo de seleção.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para desfazer as informações fornecidas nas telas.| |{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para cancelar a efetivação da transação e retornar ao menu principal do sistema.| |{{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para comandar o processamento e emissão das ordens de serviços selecionadas.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para voltar a tela/aba anterior.| ==== Referências ==== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0713|Emitir Ordem de Serviço Seletiva]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]** \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN