[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Devolução de Pagamentos ====== O objetivo desta funcionalidade é **filtrar um registro de atendimento para devolução de pagamentos**, exibindo uma tela para que sejam informados os critérios de filtro para a pesquisa do registro de atendimento (**RA**) referente à devolução de valores, considerando tanto devoluções por retificações, créditos a transferir e a realizar, quanto guias de devolução. Porém, a funcionalidade permite que se faça devoluções de pagamentos nas situações //pagamento em duplicidade//, //fatura inexiste// e //valor não confere// sem **RA**, desde que você tenha permissão especial para isso. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema** por três caminhos, dependendo da empresa: \\ - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Filtrar RA Devolução de Valores**, - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > Filtrar RA Devolução de Valores**, - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:arrecadacao|Arrecadação]] > Devolução > Devolução de Pagamentos**. \\ Feito isso, o sistema apresenta a tela a seguir: \\ ===== Observação ===== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:fra.jpg?nolink |}} Acima, preencha os campos que julgar necessários, clicando em seguida em {{:ajuda:micromedicao:filtrar_1.jpg?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Feito isso, o sistema exibe os registros de atendimento resultantes da pesquisa, conforme os critérios informados: \\ ===== Tela Devolução de Pagamentos em Duplicidade - Pesquisa ===== {{ :ajuda:devolucao_pagamento_duplicidade.jpg?nolink |}} Acima, selecione o registro de atendimento que contém os documentos para os procedimentos de devolução. Ao clicar no //link// do campo **RA**, o sistema exibe a consulta aos dados do registro de atendimento, conforme tela a seguir: \\ ===== Tela Consultar Dados de Registro de Atendimento ===== {{ :ajuda:link_ra_cdra.jpg?nolink |}} Note que, acima, a tela já aparece exibindo também os detalhamentos, expandidos a partir dos campos abertos por cliques nos seguintes //links//: - Dados do Local de Ocorrência; - Contas Associadas ao Registro de Atendimento; - Dados do Solicitante; - Anexos; - Dados da Última Tramitação; - Dados de Reiteração; - Dados de Reativação; - Dados do Encerramento; - Dados da ordem de serviço associada; - Dados de Pagamentos em Duplicidade. \\ Agora, para pesquisar o **RA** e exibir os detalhes referentes à devolução de valores, clique no checkbox do campo **Marcar**, tela **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#tela_devolucao_de_pagamentos_em_duplicidade_-_pesquisa|Devolução de Pagamentos em Duplicidade]]**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:consultar.png?nolink|}}. Feito isso, o sistema acessa a próxima tela: \\ ===== Tela Devolução de Pagamentos em Duplicidade (ou não classificados) - Consulta ===== {{ :ajuda:skyleer.jpg?nolink |}} Na tela acima, dependendo da empresa, os pagamentos são classificados como //em duplicidade// ou //não classificados//. É possível que o usuário faça devoluções de pagamentos na situação, **PAGTO**. **DUPLICIDADE**, **FATURA INEXISTE** e **VALOR NÃO CONFERE** sem a necessidade de um **RA**, desde que ele tenha permissão especial para isso. A tela **Devolução de Pagamentos em Duplicidade** é composta pelos quadros: - Documentos Pagos; - Contas, que foram faturadas e ainda não pagas; - Guia de Devolução; - Conta a ser Retificada; - Crédito a ser Transferido; - Crédito a realizar. \\ O quadro **Guia de Devolução** serve para a devolução de pagamentos não classificados. Caso o filtro inicial tenha sido pelo **Código do Cliente**, o sistema seleciona os pagamentos em duplicidade relacionados ao cliente escolhido no campo **Código do Cliente**. No entanto, a geração de uma guia de devolução independe de o filtro ser feito por cliente ou não. Nesse caso, o filtro de cliente serve mais para pesquisar pagamentos pelo **Código do Cliente**, encontrando as guias de pagamentos de cliente - aquelas que não têm imóveis associadas. Para cada pagamento não classificado, é gerada uma **Guia de devolução**, mesmo que sejam da mesma referência. À medida que forem marcados os pagamentos não classificados ou as contas, o quadro **Guia de Devolução** é atualizado, depois de clicar em {{:ajuda:kalku.jpg?nolink|}}: \\ {{ :ajuda:white.jpg?nolink |}} \\ Agora, basta clicar acima no botão {{:ajuda:arrecadacao:y_gerar.jpg?nolink|}} do quadro **Guia de Devolução** para gerar as guias de devolução para cada pagamento selecionado nos quadros **Pagamentos não classificados** ou **Contas**, gerando a **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#tela_de_sucesso_-_guias_de_devolucao|Tela de Sucesso]]** cujo //link// **Emitir Guias de Devolução**, emite a guia em três vias: para o //cliente//, o //arrecadador// e a //concessionária//, conforme exemplo **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#guia_de_devolucao|AQUI]]**. A funcionalidade para **Efetuar Devolução de Valores**, será ativada a partir da seleção do RA. Essa funcionalidade se baseia na funcionalidade **Efetuar Devolução de Valores Pagos em Duplicidade**, que contempla os três tipos de devoluções. Para os pagamentos em duplicidade, também considera os pagamentos em duplicidade para os tipos de documentos: - Guia de Pagamento; e - Débito a Cobrar. \\ No caso de pagamento com valor maior que o do documento, serão apresentados os documentos de acordo com o tipo correspondente e exibidos os respectivos valores faturado, pago, e de crédito para devolução. Para o caso de documento pago que contém alguma cobrança indevida, o sistema exibe na tela uma tabela correspondente ao tipo do documento, os documentos faturados e pagos associados ao RA selecionado no filtro, exibindo os respectivos valores faturado, corrigido e de crédito para devolução. O crédito devido pode ser concedido nas contas que ainda estão em aberto. Nesse caso, o usuário deve selecionar, no primeiro quadro, os documentos pagos com valor a ser devolvido e o valor do crédito e, no segundo quadro, as possíveis contas a serem retificadas a partir dos créditos oriundos das devoluções. À medida que o usuário selecione documentos no primeiro quadro, o sistema acumula o valor do crédito, no //Total do Crédito// exibido no rodapé; à medida que o usuário selecione contas no segundo quadro, o sistema abate do valor dessa conta marcada o valor do crédito oriundo do primeiro quadro, acumulando esse valor no //Total do Crédito Abatido//, exibido no rodapé do segundo quadro. Ao clicar no botão {{:ajuda:calcular.png?nolink|}}, o sistema efetua a distribuição dos créditos referentes às devoluções dos valores pagos indevidamente, apresentando, no quadro **Contas a Serem Retificadas**, as contas selecionadas para receber os créditos e os respectivos valores que resultarão da retificação. Será exibida na tela os **Créditos Realizados**, correspondentes a cada conta a ser retificada. Caso ainda tenha sobrado valor para devolução, sem conta selecionada para retificação, ou nenhuma conta tiver sido selecionada (restando o valor integral do crédito), será disponibilizada a opção para que possa ser gerado um **Crédito a Realizar** a ser distribuído em contas futuras. __O usuário deve possuir permissão especial__ para realizar a opção para gerar uma **Guia de Devolução** para posterior crédito bancário na conta do solicitante. No item **Saldo do Crédito a Transferir**, caso o usuário não possua **Permissão Especial**, apenas a geração do **Crédito a Realizar** será possível. Caso seja selecionada a opção para gerar **Crédito a Realizar**, será exibido no quadro os **Créditos a Realizar**, correspondentes às devoluções selecionadas, para serem incorporados nas contas a serem faturadas. Caso a opção seja para gerar **Guia de Devolução**, o sistema apresenta os dados da guia a ser gerada, e, ao concluir a funcionalidade, gera a respectiva guia de devolução para posterior crédito bancário na conta do solicitante. Não será permitida a devolução parcial, portanto o checkbox do campo **Marcar** fica desabilitado para que seja feita a operação de devolução incluindo os valores crédito/débito. Por solicitação da **Compesa**, foi criado um novo motivo de revisão: **Solicitação de Devolução**, a ser colocado nas contas selecionadas para revisão no momento da inclusão/atualização do RA. As contas ficam associadas ao RA. Foi alterada a funcionalidade **Devolução de Valores**, para exibir a lista das contas em aberto que estiverem em revisão com esse motivo, e associadas ao RA. Após a devolução efetuada, ou caso o registro de atendimento seja encerrado sem a devolução, as contas serão retiradas de revisão, no **Encerrar Registro de Atendimento**. Ao clicar no //link// do campo //Mês/Ano//, quadro //Contas//, tela **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#tela_devolucao_de_pagamentos_em_duplicidade_ou_nao_classificados_-_consulta|Devolução de Pagamentos em Duplicidade]]** será exibido o detalhe da conta, conforme abaixo: {{ :ajuda:atend_-_consultarconta3.png?nolink |}} \\ ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:atend_-_devolucaovalores_-_telasucesso.png?nolink |}} {{ :ajuda:atend_-_devolucaovalores_-_telaconfirmaenc.png?nolink |}} \\ ====== Tela de Sucesso - Guias de Devolução ====== {{ :ajuda:jubileu.jpg?nolink |}} \\ ====== Guia de Devolução ====== {{ :ajuda:grua.jpg?nolink |}} \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |**Tipo de Especificação**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Este campo não está disponível para as empresas que utilizam o Gsan versão Postgree.| |**Período de Atendimento**|Informe as datas válidas do período de atendimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |**Número do RA**|Informe o número do Registro de Atendimento relativo à devolução de valores.| |** Código do Cliente**|Informe o código do cliente para filtrar os pagamentos não classificados relacionados a ele, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**, para selecionar o cliente.| |**Matrícula do Imóvel**|Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Perfil do Imóvel**|Selecione o perfil do imóvel, clicando sobre a opção desejada. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla //Ctrl// pressionada e clique sobre as demais opções.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema seleciona uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema consulta um dado na base de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.| |{{:ajuda:b_cancelar_y.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.| |{{:ajuda:consultar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema exibe os detalhes referentes à devolução de valores.| |{{:ajuda:voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição.| |{{:ajuda:calcular.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema efetua a distribuição dos créditos referentes às devoluções dos valores pagos indevidamente.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.| |{{:ajuda:transferir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema conclui a operação de devolução de valores.| |{{:ajuda:emitir2viaconta.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema emite a segunda via da conta.| ===== Referências ===== **[[=postgres:cobranca:uc1130|Filtrar Registro de Atendimento de Devolução de Valores]]** **[[=postgres:cobranca:uc1131|Efetuar Devolução de Valores de Pagamentos Não Classificados]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN