[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Atualizar Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais ====== Esta opção do sistema faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]** e permite a alteração dos dados de um **Registro de Atendimento**. O sistema apresenta os campos do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** preenchidos com as informações existentes no banco de dados: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:atualizar_ra.jpg?nolink |}} Por ora, verifique se você selecionou o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Após efetuar as alterações desejadas (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:atualizar_registro_de_atendimento#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**), clique no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação da alteração na base de dados. Caso o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** não corresponda ao que você deseja alterar, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}. Em função da quantidade de informações existentes no **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, a tela foi dividida em quatro abas: * **Dados Gerais**: Para que você informe os dados gerais do atendimento. * **Local da Ocorrência**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do registro de atendimento. * **Solicitante**: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento. * **Anexos**: Para anexar um ou vários arquivos ao Registro de Atendimento. Para acessar as abas, clique nos links abaixo: * **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento|Atualizar Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]]** * **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência]]** * **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento - Aba Solicitante]]** * **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento - Aba Anexos]]** As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. Para a **CAERN**, o campo **Especificação** define se o sistema permite ou não a seleção de um tipo de especificação cujo //tipo de serviço// associado não seja permitido para imóvel condomínio/vinculado, após verificar se o tipo do imóvel informado para a atualização do **RA** corresponde a um imóvel condomínio ou vinculado (conforme parâmetros informados **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|AQUI]]**). Para a **CAGEPA**, ou qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar no registro de atendimento, o campo **Quantidade de Parcelas** é exibido, com a opção de definir a quantidade de parcelas que serão cobradas, de uma quantidade máxima previamente definida. Porém, sua visualização depende do **Tipo de Serviço** associado à **Especificação**, que indica se o valor do serviço pode ou não ser parcelado. Caso na abertura do registro de atendimento o campo **Quantidade de Parcelas** seja atualizado, em todas as funcionalidades de encerramento de ordem de serviços que gerem débitos a cobrar, os dados da geração do débito são visualizados, com destaque para os campos protegidos para edição: //quantidade de parcelas//, //taxa de juros//, //valor total// e //valor da parcela//. Por exemplo, na **[[=ajuda:efetuar_corte_de_ligacao_agua#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_corte_de_ligacao_agua|Efetuar Corte de Ligação Água]]**. ===== Devolução de Valores ===== Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à **Devolução de Pagamentos em Duplicidade**; **Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento**; e **Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago**, clique em **[[:ajuda:Devolução de Valores]]**. Agora nós vamos ver a ajuda para a aba **Dados Gerais**. Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no //link// correspondente, na sessão **Tópicos Relacionados**. O campo //Prazo Repassado ao Cliente (ARPE)// somente será exibido quando parametrizado na funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Tipo de Solicitação com Especificações]] e [[:ajuda:Manter Tipo de Solicitação com Especificações]]**, onde será informado o prazo de atendimento, em dias. Foi alterada a funcionalidade, para bloquear a alteração do campo **Meio de Solicitação** ao inserir ou alterar um registro de atendimento, exceto por pessoas que tenham autorização para tal. Ao inserir um Registro de Atendimento (RA) no Sistema **GSAN**, o sistema detecta, automaticamente, a Unidade de Atendimento associada ao usuário que está operando, e, consequentemente, o Meio de Solicitação associado a essa unidade, já exibindo estes campos na tela de entrada do RA, mas possibilitando ao usuário alterá-los. Foi criada uma //permissão especial//, de maneira que apenas os usuários que estiverem associados à unidade possam efetuar alteração nos campos Unidade de Atendimento e Meio de Solicitação, na inclusão ou alteração de um RA. Caso o usuário que esteja operando o sistema não possua permissão especial, os campos Unidade de Atendimento e Meio de Solicitação, na tela do RA, ficam bloqueados (não habilitados) para alteração; caso contrário (o usuário possua a permissão especial), os campos ficam habilitados para alteração. ====== Tela de Sucesso ====== A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Atualizar Registro de Atendimento. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso. **[[:ajuda:Registro Atendimento]] de código (código do Registro de Atendimento) atualizado com sucesso**. O sistema apresentará três opções após a inserção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: * Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema. * Atualizar outro Registro de Atendimento - Para efetuar a atualização de outro Registro de Atendimento. Será acionada a tela **[[:ajuda:Filtrar Registro de Atendimento]]**. * Voltar - Para voltar à tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** recentemente atualizado. {{ :ajuda:x_atualizar_ra_dg_ts.jpg?nolink |}} ====== Preenchimento dos campos ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |Número do RA |Campo obrigatório. O sistema apresenta o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e não permite que seja alterado.| |Tipo|Campo obrigatório. O sistema apresenta o tipo do atendimento realizado (ON-LINE ou MANUAL), e não permite alteração.| |Número Manual|O sistema apresenta o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e não permite que seja alterado.| |Data do Atendimento|Campo obrigatório. O sistema apresenta a data do atendimento, e não permite que seja alterada. \\ **Regra associada**: caso altere o //tipo de especificação//, a data do atendimento é utilizada para calcular a **Data Prevista** para finalização do atendimento, obtida a partir da //Data do Atendimento// + o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como **dias úteis**.| |Hora|Campo obrigatório. O sistema apresenta a hora do atendimento, e não permite que seja alterada.| |Tempo de Espera|O sistema apresenta o tempo de espera do atendimento, e não permite alteração.| |Unidade de Atendimento|Caso deseje alterar, informe o código da Unidade Organizacional onde ocorreu o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ **Regra associada**: após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente. Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento. A Unidade de Atendimento informada deve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento.\\ Caso a unidade de atendimento informada não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica. \\ Caso a unidade de atendimento não tenha autorização para efetuar a abertura de registros de atendimento, o sistema exibe uma mensagem de crítica. \\ Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo em exibição.| |Meio de Solicitação|Caso deseje alterar, selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Meio solicitação utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Veja alguns exemplos de Meios de Solicitação: Balcão; Fax; Internet;\\ Telefone. \\ **Regra associada**: não pode ser aberto **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** quando o meio de solicitação for **Celular**. Somente será permitido aos usuários que tenham Permissão Especial. Na base de dados, a opção //Celular// fica marcada com o indicador //Sim// e os demais meios ficam marcados como //Não//. \\ Caso a especificação selecionada esteja associada ao meio de solicitação, é necessário verificar os documentos do cliente.| |Grupo de Atendimento|Campo obrigatório. Exibido pelo sistema e não permite alteração.| |Tipo da Solicitação|Campo obrigatório. Caso deseje alterar, selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**: caso já exista Ordem de Serviço para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, o campo não pode ser modificado. Veja alguns exemplos de Tipo de Solicitação:\\ Alteração Cadastral;\\ Alteração de Vencimento;\\ Negociação de Débito;\\ Retificação de Conta. \\ Dependendo do Tipo de Solicitação selecionado, o sistema habilita ou desabilita os campos **Município**, **Bairro**, **Área do Bairro** e **Divisão de Esgoto**, visualizados na aba **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência|Local da Ocorrencia]]**.\\ Veja os campos que ficarão habilitados / desabilitados, dependendo do Tipo de Solicitação:\\ Caso o Tipo de Solicitação seja relativo à falta de água, os campos de **Município**, **Bairro**, **Área do Bairro**, ficarão **habilitados**; caso contrário, ficarão **desabilitados**.\\ Caso o Tipo de Solicitação seja relativo à área de esgoto, o campo **Divisão de Esgoto**, fica **habilitado**. Caso contrário, fica **desabilitado**.| |Especificação|Campo obrigatório. Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**: a lista de Especificações será populada em função do Tipo de Solicitação selecionado no campo anterior.\\ Caso já exista Ordem de Serviço para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, este campo não pode ser modificado.\\ Caso este campo seja alterado, o sistema recalcula a Data Prevista para o atendimento.\\ O campo da **Data Prevista** será definido a partir da seguinte regra: será a primeira data válida obtida //a partir// da Data do Atendimento //mais// a quantidade de dias previstos para o atendimento da Especificação do Tipo de Solicitação. \\ Caso a Especificação exija a matrícula do imóvel, o preenchimento deste campo se torna //obrigatório//. O mesmo ocorre para os campos: **Pavimento da Rua** e **Pavimento da Calçada**. \\ Caso exista registro de atendimento aberto para o local da ocorrência com a mesma //especificação// e que não seja relativo à falta de água, o sistema exibe uma mensagem de crítica, disponibilizando para o usuário a opção de consultar os registros de atendimento pendentes para o local da ocorrência.| |Data Prevista|A Data Prevista para o atendimento é calculada a partir da **Especificação** do **Tipo de Solicitação**, e não pode ser alterada.| |Valor Sugerido|O valor sugerido para o atendimento é calculado a partir da **Especificação** do **Tipo de Solicitação** e não pode ser alterado.| |Observação|Caso seja necessário acrescentar alguma informação ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 200 (duzentos) caracteres.| |Processo Adm./Jud. ?|Informe se o registro de atendimento possui indicador de processo administrativo/judicial, entre //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: apenas usuários com permissão especial podem utilizar este campo.| |Número do Processo na Agência| Caso selecione //Sim// no campo acima, informe o número do processo, com até vinte dígitos.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da Unidade de Atendimento para o Registro de Atendimento.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo Unidade de Atendimento, e demais campos relacionados.| |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.| |{{:ajuda:setaadireitaavancar.png?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do Registro de Atendimento na base de dados.\\ Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| |{{:ajuda:consultarprogabastmanu.png?600|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a consulta da programação de abastecimento e manutenção para um determinado município, bairro, área de bairro e mês/ano de referência.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0408|Atualizar Registro de Atendimento]]** ==== Termos Principais ==== **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN