[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Alterar Situação de Ligação ======
O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e ordem de serviço gerada. Porém, para a **CAERN**, é possível alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto informando apenas a **matrícula** do imóvel, desde que você tenha //permissão especial//
A opção pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação]] > Alterar Situação de Ligação**. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
\\
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:maticula_atualizada.jpg?nolink |}}
Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço e demais dados para alteração (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:alterar_situacao_da_ligacao#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Caso seja usuário da **CAERN** com //permissão especial//, preencha o campo obrigatório **Matrícula do Imóvel**:
\\
{{ :ajuda:potencia.jpg?nolink |}}
Ao clicar no botão {{:ajuda:alterar.png?nolink|}}, o sistema:
- Atualiza a situação da ligação do imóvel;
- Verifica a existência de débitos;
- Verifica a existência de hidrômetro;
- Atualiza a situação do imóvel;
- Atualiza a ordem de serviço;
- Verifica o preenchimento dos campos;
- Verifica o sucesso da transação;
- Verifica se atualização está sendo realizada por outro usuário e,
- Registra a transação de alteração da situação da ligação.
- Apresenta a tela de sucesso **AQUI**.
\\
Antes de concluir a alteração da situação da ligação, o sistema executa algumas validações:
- Atualizar Situação do Imóvel:
- Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada;
- Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado;
- Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado;
- O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes.
- Atualizar Ordem de Serviço:
- É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço: **Conclusão do Serviço**.
- Validar Ordem de Serviço:
- Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//; menos para usuário da **CAERN** com //permissão especial// que informou a matrícula do imóvel;
- Caso a constante do serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a **Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto**, é exibida a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto//;
- Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação **Encerrada**, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está Encerrada//.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, é exibida a mensagem: //Informe <>//.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, é exibida a mensagem: //A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel <> efetuada com sucesso//.
- Verificar situação do imóvel:
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, é exibida a mensagem: //Imóvel <> associado a ordem de serviço não está ativo//.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
- Verificar existência de hidrômetro:
- Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: //O imóvel <> possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água//. A execução é cancelada;
- Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: //O imóvel <> possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto//. A execução é cancelada.
- Verificar disponibilidade para situação de água:
- Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem: //Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água//.
- Verificar disponibilidade para situação de esgoto:
- Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, é exibida a mensagem: //Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto//.
- Verificar existência de débitos:
- O sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros:
- Indicador de débito do imóvel ou cliente;
- Matrícula do Imóvel;
- Código do cliente;
- Tipo de relação do cliente com o imóvel;
- Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912);
- Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999);
- Indicador de pagamento;
- Indicador de conta em revisão;
- Indicador de débito a cobrar;
- Indicador de crédito a realizar;
- Indicador de notas promissórias;
- Indicador de guias de pagamento;
- Indicador de calcular acréscimos por impontualidade;
- Caso haja retorno não nulo, é exibida a mensagem: //Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito//. A execução é cancelada.
\\
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:thelonius.jpg?nolink |}}
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Ordem de Serviço|Campo obrigatório. Informe o número da ordem de serviço ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, para selecionar a O.S desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: Caso não exista ordem de serviço associada, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o serviço associado à ordem não corresponda a //Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto//, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem esteja com a situação //Encerrada//, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Matrícula do Imóvel|Campo obrigatório. Informe o número da matrícula do imóvel ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, para selecionar o imóvel desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: campo passível de preenchimento para usuários da **CAERN** com //permissão especial// para alterar situação da ligação sem ordem de serviço.|
|**Dados do Imóvel:**| |
|Matrícula do Imóvel|O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.|
|Cliente Usuário|O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. A inscrição do Imóvel composta por:\\ Localidade;\\ Setor Comercial;\\ Quadra;\\ Lote;\\ Sublote.|
|CPF ou CNPJ|O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.|
|Ligação a Ser Alterada|Campo obrigatório - Marque a opção da Ligação a ser alterada:\\ Caso deseje alterar a situação da ligação de água, marque a opção //Água//;\\ Caso deseje alterar a situação da ligação de esgoto, marque a opção //Esgoto//;\\ Caso deseje alterar as situações da ligação de água e de esgoto, marque a opção //Ambos//.|
|**Ligação de Água:**| |
|Situação Atual|Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.|
|Nova Situação|Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo //Ligação a Ser Alterada// for igual a //Água// ou //Ambos//, o que torna o preenchimento deste campo obrigatório.|
|**Ligação de Esgoto:**| |
|Situação Atual|Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.|
|Nova Situação|Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo //Ligação a Ser Alterada// for igual a //Esgoto// ou //Ambos//, o que torna o preenchimento deste campo obrigatório.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
\\
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.|
|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:alterar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0555|Alterar Situação da Ligação]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:l#ligacao|Ligação]]**
\\
~~ODT~~
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN