[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
====== Inserir Solicitação de Acesso ======
O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao **GSAN**, para funcionários da empresa ou prestadores de serviços, informando o superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.
Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Inserir Solicitação de Acesso**. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
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===== Observação =====
^Informamos que os dados exibidos na tela a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:seguranca:segurancaacessoinserirsolicitacaoacesso3.png?nolink |}}
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Acima, o sistema exibe a **Matrícula** e o nome do usuário que efetuou o //login//. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
Na funcionalidade de **Inserir/Atualizar Solicitação de Acesso**, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por //nível// ou por //grupo especial//), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado. A funcionalidade contempla ainda a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário tem apenas um grupo de acesso. Antes da inserção, o sistema efetua algumas **[[=ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso#validacoes_do_sistema|validações]]**:
O campo **Competência para Retificação** foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.
A funcionalidade de **Retificar Contas** foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só é permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência.
A funcionalidade de **Inserir/Atualizar** solicitação de acesso deve ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação).
Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:
* Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação;
* Verificar se o usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação;
* Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA) para que esses grupos só sejam exibidos para seleção na solicitação de acesso quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.
Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.
Por exemplo, no e-mail será acrescentada: //O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE//.
Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.
O sistema realiza uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.
Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais da solicitação de acesso.
O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.
Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
O acesso às funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** não será mais limitado, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. A funcionalidade foi alterada para validar se o tipo de usuário, que está logado no sistema, tem indicação para **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**.
Exemplo: se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = //Sim//, o sistema disponibiliza as funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.
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===== Validações do Sistema =====
- Verificar existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção// e cancela a operação.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da solicitação de acesso, o sistema exibe a mensagem: //Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>//.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Solicitação de Acesso inserida com sucesso//.
- Verificar existência da Unidade Organizacional:
- Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: //Unidade Organizacional inexistente//.
- Validar CPF:
- Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou o número do CPF esteja com todos os dígitos repetidos, o sistema exibe a mensagem: //CPF inválido//.
- Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF:
- Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA:
- Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a //INATIVO//, o sistema guarda a solicitação anterior.
- Caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Usuário com CPF << CPF informado >> já cadastrado//.
- Caso contrário, exibe a mensagem: //Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização//.
- Validar Data:
- Caso a data informada não seja uma data válida, o sistema exibe a mensagem: //Data de nascimento informada inválida//.
- Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idade, o sistema exibe a mensagem: //O funcionário terá que possuir, no mínimo, 18 anos de idade//.
- Verificar existência do funcionário:
- Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: //Funcionário inexistente//.
- Validar Período:
- Caso o inicio do período seja maior que o fim do período, o sistema exibe a mensagem: //Período Inválido//.
- Caso a diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior a 12 meses, o sistema exibe a mensagem: //Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
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====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Funcionário Solicitante:**| |
|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**| |
|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja //Sim//, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizador, caso seja //Não//, o e-mail não é encaminhado.|
|**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**| |
|Matrícula/CPF|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**| |
|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Dados do Usuário**| |
|Tipo de usuário|Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = //Sim//, e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.|
|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for //Prestador de Serviço//. Quando o usuário for **funcionário**, o campo é exibido, mas não permite alteração.|
|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.|
|Número do CPF|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.|
|Data de Nascimento|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.|
|Unidade de Lotação|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.|
|Login|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja //Prestador de Serviço// deve ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula.|
|E-mail|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.|
|Período de Cadastramento|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.|
|Competência para Retificação|Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.|
|**Acesso do Usuário:**| |
|Abrangência do Acesso|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Gerência Regional|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Unidade de Negócio|Caso a //Abrangência de Acesso// selecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Localidade|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **LOCALIDADE** este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante fica vinculado.|
|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).|
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====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresenta uma tela de pesquisa para o domínio do campo.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.|
|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.|
|{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para efetivar a transação.|
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===== Referências =====
**[[=postgres:seguranca:uc1094|Inserir Solicitação de Acesso]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:seguranca:solicitacao_de_acesso|Solicitação de Acesso]]**
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Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
~~ODT~~