[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-faturamento.png?nolink&200|}}]]
====== Reticar Contas - Diferença de Leitura ======
Esta opção do sistema faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Conta]]** e permite a retificação da conta de um imóvel, através do cálculo de créditos ou débitos para o cliente. Apenas funcionários autorizados podem efetuar esta operação.
O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo **Menu** do sistema: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Faturamento]] > [[:ajuda:Conta]] > [[:ajuda:Manter Conta]]**. Inicialmente você deve informar a matrícula do imóvel para o qual deseja retificar as contas. Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações:
- Dados do Imóvel;
- Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel;
- Nome do Cliente Usuário;
- Descrição da Situação da Ligação de Água;
- Descrição da Situação da Ligação de Esgoto;
- Tabela com a relação das **Contas do Imóvel** nas situações: Normal, Retificada ou Incluída;
- Mês e Ano de Referência;
- Data de Vencimento da Conta;
- Valor Total da Conta;
- Consumo de Água;
- Consumo de Esgoto;
- Data de Validade da Conta;
- Data de Revisão da Conta;
- Situação da Conta.
Para **Retificar uma Conta por Diferença de Leitura** você deve clicar no botão {{:ajuda:botao-retificar-diferenca-contas.png?nolink|}} depois de selecionar uma das contas apresentadas. Em seguida, o sistema apresenta a tela **Retificar Conta - Diferença de Leitura**, com os dados da conta a ser retificada:
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==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:retificar-contas-diferenca-leitura.jpg?nolink |}}
Veja **[[=ajuda:retificar_contas_diferenca_de_leitura_dmae#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**, detalhes para o preenchimento dos campos visualizados acima.
Após efetuar o preenchimento dos dados da conta, clique em {{:ajuda:botao-calcular.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Quando o valor calculado contém decimais, o sistema atribui apenas a parte inteira do valor para todas as contas Pagas ou em Aberto e calcula o valor total não distribuído (parte decimal × quantidade de contas elegíveis). Por fim, o valor restante é adicionado ao consumo da conta com referência mais recente.
No campo Registro de Atendimento, o usuário deve selecionar entre: Manter, Encerrar e Incluir. A partir da opção selecionada, o sistema irá oferecer três caminhos:
==== Manter Registro de Atendimento ====
{{ :ajuda:manter-ra.jpg?nolink |}}
O usuário deve selecionar se deseja ou não gerar uma Guia de Devolução. Em seguida, deve informar o número do Registro de Atendimento (RA) no campo correspondente.
Caso julgue necessário, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.
Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.
==== Encerrar Registro de Atendimento ====
{{ :ajuda:encerrar-ra.jpg?nolink |}}
O usuário deve informar o número do Registro de Atendimento (RA) no campo correspondente.
No campo “Parecer de Encerramento”, o sistema irá informar automaticamente a razão do encerramento do RA. Caso o usuário julgue necessário, pode acrescentar outras informaçõe com um limite de até 800 caracteres
Caso seja importante para o andamento do atendimento, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.
Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.
==== Incluir Registro de Atendimento ====
{{ :ajuda:incluir-ra.jpg?nolink |}}
No menu “Meio de Solicitação”, selecione a opção desejada.
Os campos de “Especificação” e “Cliente” já estarão preenchidos automaticamente pelo sistema.
No campo “Nome do Solicitante”, informe o nome do responsável pelo atendimento.
No campo “Parecer de Encerramento”, o sistema irá informar automaticamente a razão do encerramento do RA. Caso o usuário deseje, pode acrescentar outras informaçõe com um limite de até 800 caracteres.
Caso julgue necessário, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.
Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.
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====== Preenchimento dos campos ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Dados do Imóvel**|As informações do imóvel não poderão ser alteradas. São apresentadas na tela, apenas, para confirmação do imóvel que está tendo a conta retificada.|
|**Dados da Conta**| |
|Observação da Retificação de Conta|Exibe uma série informações sobre o imóvel, cujo preenchimento é opcional e de no máximo, 540 caracteres.|
|Motivo da Retificação|O usuário deve escolher um dos motivos a seguir: Erro de Leitura ou Falta de Leitura ou Consumo Acumulado.|
|Referência Inicial|O usuário informa o mês e ano inicial da retificação no formato mm/aaaa.|
|Referência Final|O usuário informa o mês e ano final da retificação no formato mm/aaaa.|
|Leitura Inicial|O usuário informa o valor da leitura inicial no campo.|
|Leitura Final|O usuário informa o valor da leitura final no campo.|
|Diferença Leituras|O sistema calcula o valor automaticamente, subtraindo a Leitura Final pela Leitura Inicial.|
|Data de Vencimento|O usuário informa a data de vencimento no formato dd/mm/aaaa.|
|Gerar Débito|O usuário seleciona uma das opções a seguir: Débito a Cobrar ou Guia de Pagamento.|
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===== Referências =====
**[[=postgres:faturamento:uc0146|Manter Conta]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**
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