[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Consultar Imóvel - Aba Registros Atendimento ======
Esta aba faz parte da funcionalidade **[[:ajuda:Consultar Imóvel]]** e apresenta os registros de atendimentos e ordens de serviços associados ao imóvel, conforme a tela abaixo.
Para a **CAERN**, nesta aba é possível consultar, atualizar ou encerrar tanto um registro de atendimento quanto uma ordem de serviço, conforme modelo **[[=ajuda:registros_de_atendimentos_ra_os#consultar_imovel_-_aba_registros_atendimento_-_caern|AQUI]]**.
Para a **CAGEPA**, a tela é visualizada com //link// na mensagem **IMÓVEL POSSUI COMENTÁRIOS** em todas as abas, além de //links// nas mensagens **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** e **AVISO DE CORTE EMITIDO**, quando houverem, conforme exemplo **[[=ajuda:registros_de_atendimentos_ra_os#aba_registros_de_atendimento_-_cagepa|AQUI]]**.
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:1647474raos.jpg?nolink |}}
Cada aba conterá as informações relacionadas a um determinado assunto específico:
* **[[:ajuda:Dados cadastrais]]**
* **[[:ajuda:Dados adicionais]]**
* **[[:ajuda:Análise Ligação Consumo]]**
* **[[:ajuda:Histórico do faturamento]]**
* **[[:ajuda:Débitos do imóvel]]**
* **[[:ajuda:Pagamento Imóvel]]**
* **[[:ajuda:Devoluções Imóvel]]**
* **[[:ajuda:Documento Cobrança]]**
* **[[:ajuda:Parcelamentos efetuados]]**
* **[[:ajuda:Registros de Atendimentos (RA/OS)]]**
Clique no //link// de uma aba, para ver o detalhamento das informações correspondentes disponíveis.
Ao clicar no //link// do campo **Número do RA**, o sistema apresenta a tela **[[:ajuda:Consultar Dados do Registro de Atendimento]]** referente ao **Registro de Atendimento** selecionado.
Ao clicar no //link// **Inserir RA - Registro de Atendimento** o sistema visualiza a funcionalidade para a inserção dos dados do **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|RA]]**. Ao clicar no //link// **Manter RA - Registro de Atendimento Incompleto** o sistema visualiza a funcionalidade para a inserção dos dados do registro de atendimento **[[=ajuda:manter_registro_de_atendimento_incompleto|incompleto]]**.
O botão {{:ajuda:hint.png?nolink|}} que se encontra na mesma linha do subtítulo **Dados do Imóvel**, apresenta um //Hint// que exibe:
* Inscrição do Imóvel;
* Cliente Usuário;
* Número do Hidrômetro; e
* Endereço do Imóvel.
Caso o imóvel esteja na **Situação de Cortado**, o sistema apresenta um //Hint// {{:ajuda:hint.png?nolink|}} que exibe:
* Tipo do Corte;
* Motivo do Corte;
* Data do Corte; e
* Número do Selo do Corte.
Em todas as abas são apresentadas as seguintes informações:
* Matrícula do Imóvel;
* Inscrição composta do imóvel:
* Localidade;
* Setor Comercial;
* Quadra;
* Lote;
* Descrição da Situação da Ligação de Água;
* Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.
Para a **DESO**, o quadro **Comentários do Imóvel** é visualizado. Nele, é possível ler, caso exista, algum comentário pertinente ao imóvel consultado, além da data de inclusão e nome do usuário que inseriu o texto. Além disso, ao clicar no botão {{:ajuda:b_ec.jpg?nolink|}}, o sistema acessa a tela de popup abaixo, onde é possível consultar a lista de registros de atendimento com seus respectivos dados gerais, tais como o **Tipo de Solicitação** e a **Unidade de Atendimento**:
{{ :ajuda:consultar_imovel_aba_raos_b_expandir_consulta.jpg?nolink |}}
Também para a **DESO**, o quadro **Dados Gerais do Registro de Atendimento** pode conter um //link// na **Data de Atendimento**, caso o registro de atendimento tenha sido reiterado:
{{ :ajuda:7rey.jpg?nolink |}}
Acima, caso o //link// seja clicado, o sistema abre um //popup// exibindo as informações da reiteração do registro de atendimento: //data, nome do solicitante, nome do cliente, unidade de negócio, número do primeiro telefone e número do protocolo//:
{{ :ajuda:c0006453tw1234rhguryrhfdbndndndndd.jpg?nolink |}}
Caso haja fotos cadastradas no sistema associadas à Ordem de Serviço de um imóvel, será exibido um //link// no campo **Tipo de Serviço**. Ao passar o mouse sobre esse //link//, surgirá um //Hint//, em destaque, com a descrição **Consultar Fotos**, onde serão exibidas as fotos.
Também é possível consultar as fotos, clicando no //link// do campo **Ordem de Serviço**, será exibido um //popup// detalhando os dados da OS e um //link// **Exibir Fotos da OS** (quando existir foto cadastrada para o imóvel).
{{ :ajuda:consultar_os.jpg?nolink |}}
Quando não existir fotos cadastradas o //Hint// não aparecerá.
{{ :ajuda:consultar_imovel_-_aba_ra_os_-_consultar_fotos.png?nolink |}}
Ao clicar no //link// do campo **[[:ajuda:Ordem de Serviço]]**, o usuário terá a possibilidade de consultar a ordem de serviço do imóvel selecionado.
{{ :ajuda:atend_-_dadosgeraisos.png?nolink |}}
\\
===== Consultar Imóvel - Aba Registros Atendimento - CAERN =====
{{ :ajuda:raos_caern.jpg?nolink |}}
Acima, é possível consultar, atualizar ou encerrar tanto um registro de atendimento (clicando no //link// da coluna **Especificação**, quadro **Dados Gerais do Registro de Atendimento**) quanto uma ordem de serviço (clicando no //link// da coluna **Tipo de Serviço**, quadro **Dados Gerais da Ordem de Serviço**). Para detalhes gerais sobre as duas funcionalidades clique **[[=ajuda:consultar_registro_de_atendimento|AQUI]]** e **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|AQUI]]**.
Acessadas diretamente pela aba **RA/O.S**, as respectivas telas trazem o botão {{:ajuda:yj23.jpg?nolink|}} habilitado. Clicando sobre ele, é possível retornar para a funcionalidade. Depois de atualizadas, as telas de sucesso do registro de atendimento e da ordem de serviço também trazem um //link// para retornar a **Consultar Imóvel**, conforme exemplos **[[=ajuda:registros_de_atendimentos_ra_os#telas_de_sucesso_-_caern|AQUI]]**.
\\
===== Consultar Registro de Atendimento - CAERN =====
{{ :ajuda:link_especificacao_aba_raos.jpg?nolink |}}
\\
===== Consultar Ordem de Serviço - CAERN =====
{{ :ajuda:2link_tipodeservico_aba_raos.jpg?nolink |}}
\\
===== Telas de Sucesso - CAERN =====
{{ :ajuda:ra_vci.jpg?nolink |}}
{{ :ajuda:vci_os.jpg?nolink |}}
\\
\\
===== Aba Registros de Atendimento - CAGEPA =====
{{ :ajuda:gymnos.jpg?nolink |}}
\\
Acima, caso haja comentário para o imóvel, a tela é visualizada com um //link// na mensagem **IMÓVEL POSSUI COMENTÁRIOS**. Clicando sobre ele, o sistema visualiza um //popup// apresentando os comentários registrados para o imóvel, sem que seja necessário mudar para a **[[=ajuda:registros_de_atendimentos_ra_os|Aba Registros Atendimento]]** para visualizá-los:
\\
{{ :ajuda:brant.jpg?nolink |}}
\\
No caso de existirem para o imóvel mensagens do tipo **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** e **AVISO DE CORTE EMITIDO**, o sistema visualiza o //link// em **vermelho** (conforme tela incial da //Aba Registros de Atendimento - CAGEPA// acima) com o tipo da mensagem descrito. Clicando sobre ele, é aberto um //popup// apresentando o documento de cobrança (aviso de débito ou ordem de corte) que originou a mensagem, sem que seja necessário mudar para a **[[=ajuda:documento_cobranca|Aba Documentos Cobrança]]** para visualizá-lo:
\\
{{ :ajuda:do_ko.jpg?nolink |}}
\\
Neste caso, clicando sobre o //link// da coluna **DOC**, o sistema visualiza a tela **Consultar Itens do Documento de Cobrança**:
\\
{{ :ajuda:chambers.jpg?nolink |}}
\\
Desta vez, é possível consultar os itens do documento de cobrança que originou a mensagem de **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** ou **AVISO DE CORTE EMITIDO**, com a possibilidade de imprimi-lo, clicando em {{:ajuda:8uyerere.jpg?nolink|}}.
\\
{{ :ajuda:nhame.jpg?nolink |}}
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Imóvel|Campo obrigatório - Informe o número do imóvel, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para consultar a matrícula desejada.\\ Ao informar a matrícula, o sistema exibe a inscrição do imóvel (ao lado do campo matrícula); a situação de água; e a situação de esgoto.\\ Para apagar os dados do imóvel da tela, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo de inscrição do imóvel.\\ Ao clicar no botão {{:ajuda:hint.png?nolink|}} ao lado da constante **Dados do Imóvel**, o sistema exibe os dados sobre o imóvel, quais sejam: Inscrição; Cliente Usuário; Hidrômetro; e Endereço.\\ Um segundo botão {{:ajuda:hint.png?nolink|}} poderá surgir ao lado do anterior, quando existir fotos cadastradas para a ordem de serviço associada ao imóvel.\\ Ao clicar no botão {{:ajuda:hint.png?nolink|}} ao lado do campo **Situação de Água**, o sistema exibe os dados sobre o corte:\\ Tipo do Corte;\\ Motivo do Corte;\\ Data do Corte;\\ Número do Selo do Corte.|
|Número do RA|O sistema exibe os dados gerais dos registros de atendimento, quais sejam:\\ Especificação;\\ Data de Atendimento;\\ Data de Encerramento;\\ Situação; e\\ Motivo do Encerramento.\\ Para obter mais detalhes sobre o Registro de Atendimento (RA), clique no //link// correspondente. Feito isso, o sistema exibe um popup para **[[:ajuda:Consultar Dados do Registro de Atendimento]]**.|
|Ordem de Serviço|O sistema exibe os dados gerais da ordem de serviço, quais sejam:\\ Tipo de Serviço;\\ Número de RA;\\ Situação;\\ Data Geração;\\ Data de Emissão; e\\ Unidade Atual.\\ Para obter mais detalhes sobre a Ordem de Serviço (OS), clique no //link// correspondente e o sistema exibe um popup para **[[:ajuda:Consultar Ordem de Serviço]]**.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para consultar o imóvel.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para apagar o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:hint.png?nolink|}}| Utilize este botão para exibir o detalhamento sobre o campo ao lado.\\ O //Hint// na linha de Dados do Imóvel exibe os dados, e o //hint// ao lado da Situação de Água somente será exibido quando o imóvel estiver na situação de cortado, contendo os dados do corte.|
|{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Utilize este botão para voltar para a aba anterior.|
|{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Utilize este botão para fechar o popup.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fechar esta funcionalidade e voltar para a tela inicial do sistema.|
|{{:ajuda:b_ec.jpg?290|}}|Utilize este botão para expandir a consulta sobre o Registro de Atendimento.|
===== Referências =====
**[[=postgres:cadastro:uc0472|Consultar Imóvel]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
**[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]**
==== Vídeos ====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:consultar_imovel#aba_registros_de_atendimento|Registros de Atendimento e RA]]**
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~ODT~~