[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
====== Manter Dados Tarifa Social ======
O objetivo desta funcionalidade é manter, atualizar ou excluir os dados da tarifa social. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Tarifa Social]] > [[:ajuda:Dados da Tarifa Social]] > Manter Dados Tarifa Social**.
Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:imovel_manter_dados_ts.jpg?nolink |}}
Inicialmente, o sistema exibe a tela acima com duas abas:
* Imóvel;
* Tarifa Social.
Agora, informe o registro de atendimento (RA) ou a matrícula do imóvel, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o RA ou a matrícula correspondente, e tecle **Enter**. A identificação é exibida nos campos ao lado. Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.
{{ :ajuda:ts_md.jpg?nolink |}}
Em seguida, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:setaadireitaavancar.png?nolink|}} para ter acesso à aba **Tarifa Social**.
{{ :ajuda:ddd_ts_manter.jpg?nolink |}}
Uma vez posicionado na **Aba Tarifa Social**, o sistema exibe os dados de clientes usuários por economia. Caso deseje retornar para **Aba Imóvel**, clique no botão {{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}.
Ao clicar no //link// do campo **Cliente Usuário**, tela **Manter Tarifa Social** (acima), é exibida a tela **Atualizar Dados da Tarifa Social**:
{{ :ajuda:cad_-_manterdadostarifasocial_-_aba_tarifasocial_-_telaatualizadados.png?nolink |}}
Agora, faça as modificações que julgar necessárias e, para avançar para tela seguinte, clique no botão {{:ajuda:relatorios:botao_avancar.jpg?nolink|}}.
Ao clicar no botão {{:ajuda:relatorios:botao_avancar.jpg?nolink|}}, tela acima, o sistema exibe a tela para complementar as informações, conforme abaixo:
{{ :ajuda:aaa_dts.jpg?nolink |}}
Para concluir o procedimento de atualização dos dados da tarifa social, clique no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}.
Opcionalmente, o usuário pode adicionar novos clientes, clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, ou remover um ou mais itens cadastrados, marcando no checkbox correspondente(s), em seguida, clicando no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}.
Para remover o item cliente usuário cadastrado na tarifa social, na tela **Manter Tarifa Social**, marque no checkbox correspondente. Feito isso, é exibido o //Popup//, conforme tela abaixo:
{{ :ajuda:cad_-_manterdadostarifasocial_-_excluirdados.png?nolink |}}
Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, relacionada ao **Motivo da Exclusão** e adicione um ou mais arquivos de fotos no campo de observação. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:confirmar.png?nolink|}}.
Os usuários que não possuem //Permissão Especial// podem colocar **Motivo da Revisão da Tarifa Social** para um imóvel em tarifa social. O sistema exibe o Popup **Colocar Motivo Revisão Tarifa Social**. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, relacionadas ao **Motivo Revisão**, e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:confirmar.png?nolink|}}.
{{ :ajuda:cad_-_tarifasocial_-_manterdadostarifasocial_-_colocarmotivo.png?nolink |}}
===== Validações do Sistema Durante o Preenchimento dos Campos =====
* Caso o usuário deseje alterar os dados da Tarifa Social: ao informar o RA, o sistema faz a validação.
* Caso o usuário deseje excluir os dados da tarifa social:
* Informe a matrícula do imóvel; o sistema verifica se o imóvel está na tarifa social;
* Usuário tem a opção de informar a matrícula do imóvel, com 9 dígitos, no máximo; feito isso, o sistema verifica a existência da matrícula do imóvel informada;
* Ou seleciona o imóvel, pesquisar Imóvel.
* Caso o Registro de Atendimento tenha sido informado, o sistema obtém a matrícula do imóvel a partir do Registro de Atendimento e exibe as seguintes informações:
* Matrícula do imóvel, com 9 (nove) dígitos;
* Endereço do imóvel.
* O sistema obtém a quantidade de Economias: apresenta os dados do cliente usuário do imóvel, para imóveis com uma economia, ou a relação dos clientes usuários de cada economia do imóvel, para imóveis com mais de uma economia, e os dados da tarifa social do imóvel, ou de cada economia do imóvel:
* Nome do cliente usuário;
* Complemento do endereço;
* Número do CPF;
* Dados do RG:
* Número;
* Data de Emissão;
* Órgão Expedidor;
* Unidade da federação do órgão expedidor do RG.
Cartão do Programa Social:
* Número, com 11 (onze) dígitos;
* Tipo.
Renda Familiar (obrigatório, caso dados do cartão do programa social não sejam informados):
* Valor, com 7 (sete) dígitos sendo 2 decimais;
* Tipo.
As opções disponíveis são:
* Atualização dos dados da tarifa social de um imóvel;
* Excluir uma ou mais economias da tarifa social;
* Fazer o recadastramento das economias que estão excluídas.
Atualiza Dados da Tarifa Social
* Caso o usuário clique no nome do cliente usuário, o sistema abre um pop-up para alteração dos dados que influenciam na tarifa social, apresentando em dois processos, sem permitir alteração, o nome do cliente usuário e o complemento do endereço.
===== Processo 1 =====
* Cartão do Programa Social (opcional, o sistema verifica duplicidade do Cartão do Programa Social);
* Número, com 11 (onze) dígitos (obrigatório);
* Tipo (obrigatório);
* Data de validade no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), obrigatório, caso o tipo de cartão selecionado possua validade, verifica a Data de Validade do Cartão;
* Número de parcelas, com 2 (dois) dígitos, obrigatório, caso o tipo de cartão selecionado possua um número máximo de meses para adesão na tarifa social, limitando-se a esta quantidade;
* Número de moradores (opcional);
* Número de contrato da companhia de energia elétrica, (obrigatório, caso o tipo de cartão selecionado possua um número máximo de meses para adesão na tarifa social, limitando-se a esta quantidade, e não informado caso contrário);
* Consumo médio da companhia de energia elétrica, com 5 (cinco) dígitos, obrigatório - Caso não seja informado, o sistema apresenta a mensagem de crítica: //Consumo Médio de Energia deve ser informado//.
* Número de IPTU;
* Área construída do imóvel;
* Renda Familiar (obrigatório, caso dados do cartão do programa social não sejam informados):
* Valor com, no máximo, 7 (sete) dígitos sendo 2 decimais;
* Tipo (obrigatório);
* Motivo de Revisão.
===== Processo 2 =====
O sistema lista os clientes proprietários e usuário:
* Nome;
* Tipo de relação do cliente com o imóvel ou economia do imóvel;
* Número do documento do cliente. Para distinguir entre CPF e RG, a formatação é feita conforme o seguinte exemplo: //CPF – 764.417.844-99// ou //RG – 3.695.618 SDS/PE//;
* Pode-se incluir novos clientes para o imóvel ou para a economia do imóvel:
* Informe o código do cliente com, no máximo, 9 (nove) dígitos, o sistema verifica a existência do cliente, ou permite selecionar o Cliente;
* Informa a data de início da relação com o cliente, opcional, se não informada assume a data corrente, o sistema verifica a Data de Início da Relação;
* Informe o tipo de relação do cliente com o imóvel (selecionar entre PROPRIETÁRIO ou USUÁRIO). - Caso o tipo de relação seja proprietário, o sistema verifica o cliente proprietário do imóvel, ou o cliente proprietário da economia do imóvel. Verifica também o cliente proprietário em duplicidade. Caso o tipo de relação seja usuário, o sistema verifica o cliente usuário do imóvel, ou o cliente usuário da economia do imóvel, ou se existe mais de cliente usuário, é Desvinculado o cliente de imóveis anteriores;
* O usuário pode excluir um ou mais clientes do imóvel ou da economia do imóvel, informando a data de término da relação com o cliente (opcional, se não informada assume a data corrente);
* O sistema seleciona o motivo de término da relação com o cliente (obrigatório);
* Somente é habilitado o botão concluir, caso o usuário tenha alterado algum campo;
* Caso o usuário clique no botão concluir, o sistema armazena os dados alterados para confirmação da alteração;
* Caso o usuário clique no botão fechar, o sistema descarta os dados alterados;
* O usuário confirma a alteração, o sistema verifica o preenchimento dos campos, e verifica se a atualização foi realizada por outro usuário.
Caso o imóvel possua apenas uma economia:
* Serão atualizados os dados do imóvel;
* Atualiza/inclui o imóvel e seu(s) cliente(s), conforme o tipo da relação entre o imóvel e o cliente (usuário, proprietário).
Caso contrário:
* Serão atualizados os dados do imóvel por economia;
* Atualiza/inclui o imóvel e seu(s) cliente(s), conforme o tipo da relação entre o imóvel e o cliente (usuário, proprietário).
Excluir Economias da Tarifa Social
* Caso o usuário clique no indicador de exclusão, o sistema abre um popup solicitando o motivo de exclusão do imóvel ou economia da Tarifa Social. O usuário seleciona o motivo da exclusão, o sistema verifica a existência de dados, e o Motivo de Exclusão não informado.
* O usuário confirma a exclusão da(s) economias dos imóveis da tarifa social.
* O sistema exibe a mensagem: //Confirma remoção? SIM ou NÃO//, Caso o usuário confirme, o sistema efetua a exclusão da(s) economias dos imóveis da tarifa social.
Caso o imóvel só possua uma economia:
* O sistema atualiza os dados, com a data corrente, e o motivo selecionado, limpa os campos referentes à revisão;
* Atualiza o perfil do imóvel com o valor correspondente ao perfil normal e muda o indicador do nome na conta para o proprietário mais antigo;
* Atualiza a situação especial de faturamento do imóvel com o valor correspondente a //FATURAR NORMAL//;
* Registra a retirada da tarifa social;
* Registra a transação de exclusão do imóvel da tarifa social.
Caso o imóvel possua mais uma economia - Para cada uma das economias do imóvel:
* Atualiza os dados com a data corrente, e o motivo selecionado, limpa os campos referentes à revisão;
* Caso após as exclusões, o imóvel não apresente mais nenhuma economia na tarifa social:
* Atualiza o perfil do imóvel com o valor correspondente ao perfil normal;
* Atualiza a situação especial de faturamento do imóvel com o valor correspondente a //FATURAR NORMAL//;
* Registra a retirada da tarifa social;
* Registra a transação de exclusão do imóvel da tarifa social.
Recadastra Economia na Tarifa Social
* Caso o usuário retire o indicador de exclusão, o sistema solicita os dados para o recadastramento da economia na Tarifa Social, exibindo os dados referentes ao último cadastramento e permitindo alteração, verificando cliente proprietário da economia do imóvel, cliente usuário da economia do imóvel, e possibilidade de recadastramento;
* O sistema efetua o recadastramento da economia do imóvel na tarifa social, desvinculando clientes de imóveis anteriores;
* Inclui os novos dados da tarifa social do imóvel, por economia, excluindo os dados anteriores.
Registra Retirada da Tarifa Social
* O sistema atualiza a situação do histórico do faturamento.
Valida Registro de Atendimento
* Caso o usuário deseje alterar os dados da tarifa social e o Registro de Atendimento não tenha sido informado, é exibida a mensagem: //Para a alteração dos dados da Tarifa Social é obrigatório informar o Registro de Atendimento//.
* Caso não exista o Registro de Atendimento, é exibida a mensagem //RA inexistente//.
* Caso exista o Registro de Atendimento, porém não exista um imóvel associado, é exibida a mensagem: //Registro de Atendimento não está associado a um imóvel//.
* Caso o Registro de Atendimento esteja encerrado, é exibida a mensagem: //Registro de Atendimento está encerrado//.
* Caso o Registro de Atendimento não permita a Manutenção de imóvel na tarifa social, é exibida a mensagem: //Tipo de Solicitação do registro de atendimento não permite a manutenção de imóvel na tarifa social//.
Verifica imóvel na tarifa social
* Caso o imóvel vinculado ao RA não esteja na tarifa social, é exibida a mensagem: //O imóvel << matrícula do imóvel >>, associado ao Registro de Atendimento informado não está na tarifa social//.
Verifica o cliente proprietário do imóvel
* Caso o cliente seja Pessoa Física e não existam as informações de CPF ou RG para o(s) cliente(s) proprietário(s) da economia do imóvel, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que todos os proprietários do imóvel que sejam Pessoa Física tenham CPF, RG//.
* Caso o cliente seja Pessoa Jurídica e não exista a informação de CNPJ para o(s) cliente(s) proprietário(s) da economia do imóvel, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que todos os proprietários do imóvel que sejam Pessoa Jurídica tenham CNPJ//. Em seguida, o sistema retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
Verifica o cliente usuário do imóvel
* Caso já exista cliente usuário para o imóvel, é exibida a mensagem: //Já existe um cliente com relação do tipo usuário//.
* Caso não existam as informações de CPF ou RG para o cliente usuário do imóvel, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que o usuário do imóvel seja Pessoa Física e tenha CPF ou RG//.
* Caso o cliente esteja relacionado, como usuário, a algum outro imóvel ou economia na tarifa social, e não exista motivo de exclusão ou não exista motivo de revisão informado para o imóvel ou economia ao qual o cliente está vinculado na tarifa social, ou não exista motivo de exclusão e exista motivo de revisão, mas este não permita recadastramento, é exibida a mensagem: //Cliente já é usuário do imóvel de matrícula << xxxxxxxx >> na tarifa social//.
Verifica área construída
* Este fluxo de procedimentos segue as restrições de tratamento e validação para área construída do Inserir Imóvel.
Verifica número de IPTU
* Este fluxo de procedimento segue as restrições de tratamento e validação para IPTU do Inserir Imóvel.
Verifica o número de contrato da companhia de energia elétrica
* Este fluxo de procedimento segue as restrições de tratamento e validação para contrato da companhia de energia elétrica do Inserir Imóvel.
Verifica preenchimento dos campos
* Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do imóvel na tarifa social, é exibida a mensagem: //Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>//.
RENDA SUPERIOR A UM SALÁRIO MÍNIMO
* Caso o valor da renda tenha sido informado e seja maior que um salário mínimo, é exibida a mensagem: //Para o cadastramento na tarifa social a renda familiar deve ser de até R$<< xxxxx >>//.
CONSUMO DE ENERGIA SUPERIOR A 80 KW
* Caso o consumo médio de energia do imóvel ou da economia do imóvel seja superior ao consumo máximo de energia permitido para cadastramento na tarifa social, é exibida a mensagem: //Para o cadastramento na tarifa social é obrigatório que o consumo médio de energia do imóvel ou de cada uma de suas economias seja de até << xxx >> KWh//.
Caso nenhuma das condições abaixo seja verdadeira:
* O usuário informou os dados do cartão do programa social;
* O valor da renda foi informado e o tipo é renda comprovada;
* O valor da renda foi informado, o tipo é renda declarada, e existe a informação de área construída com o valor menor ou igual ao máximo permitido.
Comprovação de Renda
* É exibida a mensagem: //Para o cadastramento na tarifa social é obrigatório que o cliente seja beneficiário de programa de proteção social do governo, ou tenha renda comprovada de até um salário mínimo, ou tenha renda declarada de até um salário mínimo, e o imóvel tenha área construída informada de até << xxxxx >> m2//.
* Caso somente a terceira condição tenha sido verdadeira, e não existam as informações número do IPTU, ou número do contrato da companhia de energia elétrica, e não exista uma ordem de serviço de vistoria associada ao RA de cadastramento na tarifa social com deferimento para o imóvel, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que o imóvel tenha o número do contrato da Empresa de Energia ou o número do IPTU, ou que tenha sido realizada uma fiscalização no imóvel//.
Atualização realizada por outro usuário
* Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel já atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse imóvel foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização//.
Verifica sucesso da transação
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, é exibida a mensagem //<< descrição da função >> efetuada com sucesso//.
Verifica existência de dados
* Caso não exista a tabela na base de dados, é exibida a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> inexistente// e cancela a operação.
* Caso a tabela esteja sem dados, é exibida a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção// e cancela a operação.
Verifica o cliente proprietário da economia do imóvel
* Caso não exista nenhum cliente proprietário para a economia do imóvel, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatória a existência do proprietário da economia do imóvel//.
* Caso o cliente seja Pessoa Física, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que todos os proprietários da economia do imóvel que sejam Pessoa Física tenham CPF, RG//.
* Caso o cliente seja Pessoa Jurídica, é exibida a mensagem: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que todos os proprietários da economia do imóvel que sejam Pessoa Jurídica tenham CNPJ//.
Verifica o cliente usuário da economia do imóvel
* Caso não existam as informações de CPF ou RG para o cliente usuário da economia do imóvel, é exibida a mensagem: Na manutenção: //Para a permanência do imóvel na tarifa social é obrigatório que o usuário da economia do imóvel seja Pessoa Física e tenha CPF ou RG//.
===== Recadastramento =====
No recadastramento: //Para o recadastramento da economia na tarifa social é obrigatório que o usuário da economia do imóvel seja Pessoa Física e tenha CPF ou RG//.
Caso o mesmo cliente esteja vinculado a mais de uma economia do imóvel como usuário, é exibida a mensagem:
* Na manutenção: //Para a permanência do imóvel na tarifa social os usuários das economias do imóvel devem ser distintos//.
* No recadastramento: //Para o recadastramento da economia na social os usuários das economias do imóvel devem ser distintos//. Caso o cliente esteja relacionado, como usuário, a algum outro imóvel ou economia na tarifa social, não exista motivo de exclusão e não exista motivo de revisão informado para o imóvel ou economia ao qual o cliente está vinculado na tarifa social, ou não exista motivo de exclusão e exista motivo de revisão, mas este não permita recadastramento, é exibida a mensagem: //Cliente já é usuário do imóvel de matrícula << xxxxxxx >> na tarifa social//.
Verifica duplicidade do Cartão do Programa Social
* Caso já exista algum imóvel na tarifa social com o igual Número e Tipo de Cartão do Programa Social, é exibida a mensagem: //Este Número de Cartão do Programa Social já está no imóvel DE MATRÍCULA << xxxxx >>//.
Verifica existência do cliente
* Caso o código do cliente não exista no sistema, é exibida a mensagem: //Cliente inexistente//.
Verifica Data de Início da Relação
* Caso a Data de Início da Relação seja uma data inválida, é exibida a mensagem: //Data de Início da Relação inválida//.
* Caso a Data de Início da Relação seja maior que a data corrente, é exibida a mensagem: //Data de Início da Relação não pode ser maior que a Data Corrente//.
* Caso a data de nascimento do cliente seja maior que a data de início da relação, é exibida a mensagem: //Data de Início da Relação não pode ser menor que a data de nascimento do cliente//.
Verifica Data de Término da Relação
* Caso a Data de Término da Relação seja uma data inválida, é exibida a mensagem: //Data de Término da Relação inválida//.
* Caso a Data de Término da Relação seja maior que a data corrente, é exibida a mensagem: //Data de Término da Relação não pode ser maior que a Data Corrente//.
* Caso a data de término da relação seja anterior a data de início da relação, é exibida a mensagem: //Data de Término da Relação não pode ser anterior a data de início da relação//.
Verifica cliente proprietário em duplicidade
* Caso o código do cliente proprietário já tenha sido informado para o imóvel ou para a economia do imóvel, é exibida a mensagem: //Cliente já informado como proprietário//.
Verifica existência de cliente usuário
* Caso não exista cliente com o tipo de relação com o imóvel ou com a economia do imóvel com o valor correspondente a usuário, é exibida a mensagem: //Cliente usuário é obrigatório//.
Verifica Data de Validade do Cartão
* Caso a Data de validade do cartão seja uma data inválida, é exibida a mensagem: //Data validade do cartão inválida//.
* Caso a Data de validade do cartão seja menor que a data corrente, é exibida a mensagem: //Data de validade do cartão não pode ser menor que a Data Corrente//.
Desvincula clientes de imóveis anteriores
* Caso o cliente usuário esteja vinculado na tarifa social a outro imóvel, ou economia, e exista motivo de revisão informado que permita o recadastramento em outro imóvel e não possua motivo de exclusão, é solicitado, obrigatoriamente, o campo:
* Exibir texto: Cliente é usuário da Tarifa Social;
* Imóvel: Matrícula do imóvel (não permite alteração);
* Motivo Revisão;
* Motivo de Exclusão no Imóvel Anterior.
Caso o imóvel só possua uma economia:
* Atualiza as tabelas, com a data corrente, o motivo selecionado, e limpa os campos referentes à revisão;
* Atualiza o perfil do imóvel com o valor correspondente ao perfil normal e muda o indicador do nome na conta para o proprietário mais antigo;
* Registra a transação de exclusão do imóvel da tarifa social;
Caso o imóvel possua mais uma economia
* Para cada uma das economias do imóvel:
* Atualiza as tabelas com a data corrente, o motivo selecionado, e limpa os campos referentes à revisão;
* Registra a transação de exclusão do imóvel da tarifa social.
Caso após as exclusões, o imóvel não apresente mais nenhuma economia na tarifa social:
* Atualiza o perfil do imóvel com o valor correspondente ao perfil normal.
Motivo de Exclusão não Informado
* Caso exista motivo de revisão informado para o imóvel ou economia ao qual o cliente está vinculado na tarifa social e o motivo de exclusão no imóvel anterior não tenha sido informado, é exibida a mensagem: //Para clientes que já são usuários da tarifa social em outro imóvel ou economia, e que estejam com motivo de revisão que permita o cadastramento em um novo imóvel ou economia, é obrigatória a informação do motivo de exclusão da tarifa social para o imóvel anterior//.
Verifica possibilidade de recadastramento
* Caso o usuário não possua senha especial:
* Caso o Cliente usuário da economia que já tenha estado vinculado a algum imóvel ou economia já excluída da tarifa social por um motivo que não permita recadastramento, é exibida a mensagem: //Cliente usuário da economia já foi excluído da Tarifa Social em um outro imóvel por um motivo que não permite recadastramento do imóvel na Tarifa Social//;
* Caso o imóvel vinculado ao RA ou em alguma de suas economias já tenha sido excluído da tarifa social por um motivo que não permita recadastramento, é exibida a mensagem: //Economia já foi excluída da Tarifa Social por um motivo que não permite recadastramento da economia na Tarifa Social//.
Verifica mais de um cliente usuário
* Caso já tenha sido informado um cliente com a relação de usuário, é exibida a mensagem: //Já existe um cliente com relação do tipo usuário//.
O sistema exibe os dados do cliente na **Aba Imóvel**. Para avançar para exibição dos dados relativos a **Aba Tarifa Social**, clique no botão {{:ajuda:seguranca:botao_avancar.jpg?nolink|}}.
Verifica Permissão Especial para implantar tarifa social
* O sistema pesquisa se o usuário possui permissão especial para implantação da tarifa social sem considerar as mensagens de critica para alguns atributos.
* Caso o usuário possua permissão especial:
* Desconsiderar as críticas para os seguintes atributos:
* Dados da Companhia de Eletricidade:
* Número do Contrato;
* Consumo Médio;
* Renda Familiar;
* Valor;
* Mensagem de critica para os imóveis que possuam consumo acima de 10 m3
O sistema habilita o campo **Observação**. Caso o sistema gere alguma crítica para os atributos acima, é obrigatório informar uma **Observação**, caso contrário, o usuário não possua permissão especial: o sistema desabilita o campo **Observação**.
Verifica o tipo do arquivo anexo
* Caso o arquivo anexado não seja uma imagem (.JPG .JPEG), é exibida a mensagem: //O arquivo selecionado tem que ser de extensão .JPG ou .JPEG.//
Verificar arquivo anexo
* Caso o usuário não informe o arquivo para anexar, é exibida a mensagem: //Informe o arquivo//.
Verifica limite do campo observação
* Caso o usuário informe mais de 200 (duzentos) caracteres no campo observação para foto, é exibida a mensagem: //Campo Observação excedeu limite de 200 caracteres//.
Verifica Permissão Especial para atualizar dados da tarifa social sem RA
* O sistema pesquisa se o usuário possui permissão especial para atualizar dados da tarifa social sem RA.
Foi criado o atributo **Imóvel de Interesse Social** para identificar os imóveis a serem considerados como de interesse social para o sistema. Na implantação da tarifa social, o usuário pode marcar o imóvel como de interesse social visando possibilitar à Gerência de Cadastro realizar uma nova fiscalização quanto ao benefício para o cliente, após o período de 12 (doze) meses.
Foi ajustada a opção **Manter Dados Tarifa Social** para permitir que seja anexada a foto e uma observação quando da exclusão do imóvel do perfil //Tarifa Social//.
Foi alterada a funcionalidade para permitir que os usuários do **Especial Tarifa Social** possa alterar os dados da Tarifa Social sem a necessidade de abrir um Registro de Atendimento.
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Registro de Atendimento|Campo obrigatório - Informe o Registro de Atendimento, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**, para selecionar o Registro de Atendimento desejado, e tecle **Enter**. A identificação é exibida nos campos ao lado.\\ Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Matrícula|Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, para selecionar a matrícula desejada, e tecle **Enter**. A identificação é exibida nos campos ao lado.\\ Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Imóvel de Interesse Social|Caso o imóvel seja de interesse social, marque a opção //Sim//, caso contrário, informe a opção //Não//.|
\\
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:cad_-_tarifasocial_-_manterdadostarifasocial_-_telasucesso.png?nolink |}}
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:b_avancar_direita.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte (Aba Tarifa Social).|
|{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados na base de dados.|
|{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior (Aba Imóvel).|
|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar um ou mais clientes ao programa de Tarifa Social.|
|{{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite remover um ou mais clientes ao programa de Tarifa Social.|
|{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela //Popup//.|
|{{:ajuda:confirmar.png?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema confirma a atualização dos dados da Tarifa Social.|
===== Referências =====
**[[=postgres:cadastro:uc0054|Inserir Dados Tarifa Social]]**
**[[=postgres:cadastro:uc0069|Manter Dados Tarifa Social]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:e#economia|Economia]]**
**[[=ajuda:c#categoria_do_imovel|Categoria do Imóvel]]**
**[[=ajuda:s#subcategoria|Subcategoria do Imóvel]]**
**[[=ajuda:a#anormalidade_de_leitura|Anormalidade de Leitura]]**
**[[=ajuda:p#perfil_do_imovel|Perfil do Imóvel]]**
**[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]**
**[[http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=41245&ACT=null&PAGE=0&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS|Tarifa Social]]**
\\
\\
\\
Clique **[[:Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN