====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexos ======
Esta opção do sistema permite a inserção de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento**.
Feito isso, o sistema visualiza da tela a seguir:
{{ :ajuda:ira.jpg?nolink |}}
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:
- **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_local_ocorrencia|Local Ocorrência]]**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
- **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante|Solicitante]]**: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
- **[[inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]**: Para que você informe os dados gerais do atendimento.
\\
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. **[[ajuda:aqui|Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba]]**.
Agora nós vamos ver a ajuda para a aba **Anexos**. Para a **CAGEPA**, caso o //tipo de solicitação// e a //especificação// selecionadas na aba **[[inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]** tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**, a tela é exibida com um botão a mais, o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}, conforme exemplo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexo#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexos_cagepa|AQUI]]**.
===== Preenchimento dos campos =====
Para anexar um ou vários arquivos, informe os dados abaixo:
- Arquivo: informe ou selecione o arquivo que deseja anexar.
- **Regra associada**: para cada arquivo adicionado como anexo, o sistema faz as validações:
- Validar extensão do anexo (apenas JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF serão aceitos como anexos);
- Caso a extensão do arquivo corresponda, o sistema faz a compressão do arquivo antes de incluir na tabela.
- Caso a extensão do arquivo corresponda a JPG e a resolução da imagem tenha parâmetros de largura ou altura superiores aos parâmetros do sistema, o sistema faz o redimensionamento da resolução da imagem conforme parâmetros definidos.
- Validar tamanho do anexo (o tamanho é limitado conforme parâmetro do sistema).
- Caso o tamanho do arquivo selecionado seja superior ao tamanho máximo permitido, o sistema exibe mensagem: //Tamanho do arquivo selecionado é superior ao tamanho máximo permitido de «»// e retorna para a tela principal.
- Observação: campo de texto livre com até 200 caracteres.
Ao clicar no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} o sistema exibe para seu controle o nome do arquivo adicionado.
===== Tela de Sucesso: =====
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso:
{{ :ajuda:mnb_sucess.jpg?nolink |}}
**Atenção**: caso já exista **Registro de Atendimento** pendente para o //mesmo// //imóvel// e //serviço//, o sistema exibe um aviso informando, impedindo a abertura em duplicidade.
- Sem geração da Ordem de Serviço:
- Registro de Atendimento de código (código do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**) inserido com sucesso.
- Com geração da Ordem de Serviço:
- Registro de Atendimento de código (código do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso.
O sistema irá gerar automaticamente a Ordem de Serviço caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresentará quatro, ou cinco, opções após a inserção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos **links** existentes na tela de sucesso:
- **Menu Principal** - Para voltar à tela principal do sistema.
- **Inserir outro Registro de Atendimento** --> Para inserir um outro **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
- **Atualizar Registro de Atendimento Inserido** --> Para atualizar os dados do registro recém-aberto.
- **Imprimir RA** --> Para geração de um relatório com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, conforme modelo **abaixo**. Para a **DESO**, caso o serviço a ser executado seja cobrado, seu valor é visualizado descrito por extenso no quadro **Dados Gerais**, sem possibilidade de alteração, evitando que a informação, antes preenchida de punho pelo funcionário, fique sujeita a erro. Exemplo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexo#registro_de_atendimento_impresso_deso|AQUI]]**.
- **Gerar O.S** --> Para geração do relatório com os dados da Ordem de Serviço.
- **Documento Tipo de Solicitação** --> Para a **DESO**, caso o tipo de especificação esteja associado a um tipo de solicitação parametrizado para liberar a emissão de um documento (parametrização feita **[[=ajuda:inserir_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes|AQUI]]**), esse link é visualizado para emissão do documento, conforme modelo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexo#documento_emitido_deso|AQUI]]**. Além disso, caso o parâmetro criado no //Tipo de Solicitação// esteja indicado como //SIM// para **geração de RA encerrado** e a geração tiver sido feita por outra funcionalidade com RA //Pendente// de mesma especificação, o sistema gera o RA na situação de //Encerrado//, com a observação: **Registro de Atendimento criado na situação Encerrado devido a existência de outro com a mesma especificação: RA = 9999999999**.
\\
===== Registro de Atendimento Impresso =====
{{ :ajuda:1010_rraa.jpg?nolink |}}
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===== Registro de Atendimento Impresso DESO =====
{{ :ajuda:korte.jpg?nolink |}}
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===== Documento Emitido DESO =====
{{ :ajuda:dikumento.jpg?nolink |}}
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===== Botões =====
O funcionamento dos botões da aba **Anexos** é o mesmo descrito **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#funcionalidade_dos_botoes|aqui]]**.
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===== Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexos CAGEPA =====
Para a **CAGEPA**, a tela de **Inserir Registro de Atendimento** é visualizada com um botão novo na **Aba Anexos**:
{{ :ajuda:9nserir_a.jpg?nolink |}}
Esse botão é o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço //associado// ao tipo de especificação do registro de atendimento tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Rede de Água** e **Instalação de Registro**), a funcionalidade exibe o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} para receber os dados de manutenção da rede.
Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //webservice//, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**.
{{ :ajuda:6ytororro.jpg?nolink |}}
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===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
==== Termos Principais ====
**[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]**
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Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
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