[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Informar Dados da Agência Reguladora ======
O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento (RA) por parte da agência reguladora. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Dados da Agência Reguladora**.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink |}}
Acima, informe, obrigatoriamente, o número do RA e os demais dados obrigatórios da reclamação (sinalizados na tela por um asterisco vermelho), para inclusão das informações referentes à agência reguladora. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
Depois, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. O quadro **Fones do reclamante** é preenchido mediante o botão {{:ajuda:cobranca:adicionar.png?nolink|}} que acessa a tela abaixo para preenchimento das informações:
{{ :ajuda:fones_reclamante_2509.jpg?nolink |}}
**Atenção**: para a **CAERN**, o campo **Número do Telefone** pode ser preenchido com até 9 (nove) dígitos. Preencha os demais campos obrigatórios (sinalizados na tela por um asterisco vermelho) e clique em {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Feito isso, o sistema visualiza a tela com os campos informados:
{{ :ajuda:z_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink |}}
Para a **CAERN**, os campos **Data de Previsão Original** e **Data de Previsão Atual** retornam desabilitados. Nesse caso, as datas são calculadas pelo sistema da seguinte forma:
- A **Data de Previsão Atual** corresponde à data encontrada, considerando a data corrente //mais// a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento.
- Para encontrar a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento, considera-se o seguinte critério:
- Quando o registro de atendimento for informado, o sistema pesquisa o atributo //quantidade de dias para atendimento do tipo da especificação associada ao RA//;
- Caso não tenha sido cadastrado nenhum valor para este atributo, é considerada a quantidade de dias cadastrada no parâmetro //Quantidade de Dias Padrão para Atendimento das Especificações sem Prazo para Conclusão//.
Dito isso, clique no botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}} para que o sistema exiba a tela abaixo:
{{ :ajuda:consultar_tramites_ra.jpg?nolink |}}
Ao clicar no //link// do campo **Data**, referente ao quadro dos **Trâmites**, o sistema exibe a tela a seguir:
{{ :ajuda:llink_data_consultar_tramites_ra.jpg?nolink |}}
==== Dados do Registro de Atendimento - Tela Expandida ====
{{ :ajuda:tela_expandida_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink |}}
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:final_ts.jpg?nolink |}}
Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações:
- Verificar a existência de dados:
- Caso as informações digitadas não constem na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação.
- Verificar fone do reclamante já existente:
- Caso o telefone do reclamante informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Telefone já foi informado//.
- Verificar existência do DDD:
- Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema//.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, o sistema exibe a mensagem: //Informe <>//.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação//.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Reclamação do RA de código <> inserido com sucesso//.
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Número do RA|Campo obrigatório. Informe o número do registro de atendimento e clique em {{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}. \\ **Regra associada**: O sistema visualiza os dados do registro de atendimento selecionado no modo recolhido, permitindo ao usuário expandir/recolher a lista de dados. Caso já exista reclamação para o RA informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|**Dados do Registro de Atendimento**|Este é um //link// que permite ao usuário expandir ou recolher a lista de dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.|
|Motivo da Reclamação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, com o motivo da reclamação cadastrado para a agência reguladora.|
|Número do Registro na Agência Reguladora|Campo obrigatório. Número da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.|
|Data de Previsão Original|Campo obrigatório. Data prevista para a Agência Reguladora Original. \\ **Regra associada**: Composta de uma data válida obtida a partir da Data corrente //mais// o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, caso o número de dias previstos para atendimento da solicitação/especificação esteja definido. Caso não esteja definido, será composta da data válida obtida a partir da //data corrente// **mais** o número padrão de dias previstos para atendimento das especificações sem prazo de conclusão, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como dias corridos.|
|Data de Previsão Atual|Campo obrigatório. Informe a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar a data desejada.\\ **Regra associada**: Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
|Reclamação|Descrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.|
|Fones do Reclamante:|Ao clicar em {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos. A tela acionada possui os seguintes campos:\\ Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;\\ Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - //Sim// indica que este será o principal fone de contato; caso contrário, informe a opção //Não//. Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.\\ DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.\\ Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.\\ Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.\\ Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Vários números de telefones podem ser incluídos. É possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}} do item desejado. Para fechar o popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:consultartramite.png?180|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender à solicitação do cliente.|
|{{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.|
|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
|{{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove um telefone que se encontra na lista de incluídos.|
|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.|
|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.|
|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0537|Consultar RAs Acompanhadas pela Agência Reguladora]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0459|Informar Dados da Agência Reguladora]]**
==== Termos Principais ====
**[[http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/agencias-reguladoras|Agências Reguladoras]]**
**[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]**
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