[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Informar Dados da Agência Reguladora ====== O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento (RA) por parte da agência reguladora. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Dados da Agência Reguladora**. Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink |}} Acima, informe, obrigatoriamente, o número do RA e os demais dados obrigatórios da reclamação (sinalizados na tela por um asterisco vermelho), para inclusão das informações referentes à agência reguladora. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Depois, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. O quadro **Fones do reclamante** é preenchido mediante o botão {{:ajuda:cobranca:adicionar.png?nolink|}} que acessa a tela abaixo para preenchimento das informações: {{ :ajuda:fones_reclamante_2509.jpg?nolink |}} **Atenção**: para a **CAERN**, o campo **Número do Telefone** pode ser preenchido com até 9 (nove) dígitos. Preencha os demais campos obrigatórios (sinalizados na tela por um asterisco vermelho) e clique em {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Feito isso, o sistema visualiza a tela com os campos informados: {{ :ajuda:z_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink |}} Para a **CAERN**, os campos **Data de Previsão Original** e **Data de Previsão Atual** retornam desabilitados. Nesse caso, as datas são calculadas pelo sistema da seguinte forma: - A **Data de Previsão Atual** corresponde à data encontrada, considerando a data corrente //mais// a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento. - Para encontrar a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento, considera-se o seguinte critério: - Quando o registro de atendimento for informado, o sistema pesquisa o atributo //quantidade de dias para atendimento do tipo da especificação associada ao RA//; - Caso não tenha sido cadastrado nenhum valor para este atributo, é considerada a quantidade de dias cadastrada no parâmetro //Quantidade de Dias Padrão para Atendimento das Especificações sem Prazo para Conclusão//. Dito isso, clique no botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}} para que o sistema exiba a tela abaixo: {{ :ajuda:consultar_tramites_ra.jpg?nolink |}} Ao clicar no //link// do campo **Data**, referente ao quadro dos **Trâmites**, o sistema exibe a tela a seguir: {{ :ajuda:llink_data_consultar_tramites_ra.jpg?nolink |}} ==== Dados do Registro de Atendimento - Tela Expandida ==== {{ :ajuda:tela_expandida_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink |}} ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:final_ts.jpg?nolink |}} Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações: - Verificar a existência de dados: - Caso as informações digitadas não constem na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> inexistente// e cancela a operação. - Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação. - Verificar fone do reclamante já existente: - Caso o telefone do reclamante informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Telefone já foi informado//. - Verificar existência do DDD: - Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema//. - Verificar preenchimento dos campos: - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, o sistema exibe a mensagem: //Informe <>//. - Atualização realizada por outro usuário: - Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação//. - Verificar sucesso da operação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Reclamação do RA de código <> inserido com sucesso//. ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Número do RA|Campo obrigatório. Informe o número do registro de atendimento e clique em {{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}. \\ **Regra associada**: O sistema visualiza os dados do registro de atendimento selecionado no modo recolhido, permitindo ao usuário expandir/recolher a lista de dados. Caso já exista reclamação para o RA informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| |**Dados do Registro de Atendimento**|Este é um //link// que permite ao usuário expandir ou recolher a lista de dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.| |Motivo da Reclamação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, com o motivo da reclamação cadastrado para a agência reguladora.| |Número do Registro na Agência Reguladora|Campo obrigatório. Número da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.| |Data de Previsão Original|Campo obrigatório. Data prevista para a Agência Reguladora Original. \\ **Regra associada**: Composta de uma data válida obtida a partir da Data corrente //mais// o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, caso o número de dias previstos para atendimento da solicitação/especificação esteja definido. Caso não esteja definido, será composta da data válida obtida a partir da //data corrente// **mais** o número padrão de dias previstos para atendimento das especificações sem prazo de conclusão, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como dias corridos.| |Data de Previsão Atual|Campo obrigatório. Informe a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar a data desejada.\\ **Regra associada**: Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |Reclamação|Descrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.| |Fones do Reclamante:|Ao clicar em {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos. A tela acionada possui os seguintes campos:\\ Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;\\ Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - //Sim// indica que este será o principal fone de contato; caso contrário, informe a opção //Não//. Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.\\ DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.\\ Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.\\ Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.\\ Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Vários números de telefones podem ser incluídos. É possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}} do item desejado. Para fechar o popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:consultartramite.png?180|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender à solicitação do cliente.| |{{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.| |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |{{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos.| |{{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove um telefone que se encontra na lista de incluídos.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0537|Consultar RAs Acompanhadas pela Agência Reguladora]]** **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0459|Informar Dados da Agência Reguladora]]** ==== Termos Principais ==== **[[http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/agencias-reguladoras|Agências Reguladoras]]** **[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN