[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Informar Trâmite por Situação de Cobrança ======
O objetivo desta funcionalidade é informar as possibilidades para uma tramitação, realizando as associações de acordo com a situação de cobrança. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Informar Trâmite por Situação de Cobrança**.
Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:0809_informar_tsc_1.jpg?nolink |}}
Acima, informe, obrigatoriamente, a **Situação de Cobrança**, selecionando uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}}.
O sistema acessa a tela abaixo:
{{ :ajuda:0809_informar_tsc_2.jpg?nolink |}}
Ao clicar no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}} o sistema exibe a tela acima. Informe os campos, obrigatoriamente, e clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. O item informado será exibido na tela **Informar Trâmite por Situação de Cobrança**. É possível criar várias associações, ou seja, esta operação pode ser repetida várias vezes:
{{ :ajuda:0809_informar_tsc_3.jpg?nolink |}}
Para remover uma associação incluída, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado. Feita a associação, clique no botão {{:ajuda:informar.png?nolink|}}.
Após informar a situação de cobrança, o sistema recupera todas as associações existentes para a situação de cobrança informada com especificações e unidades organizacionais. Em seguida, executa algumas validações:
- Verificar existência da unidade:
- Caso a unidade informada não exista, é exibida a mensagem: //Unidade inexistente//.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da quadra, é exibida a mensagem: //Informe <>//.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //<> efetuada com sucesso//.
- Verificar existência da associação:
- Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, será exibida a mensagem //Associação já existente: <>//.
- Verificar existência da associação no grid:
- Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, é exibida mensagem: //Associação já existente: Situação de cobrança. <>//.
\\
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:informar_associacao_scts.jpg?nolink |}}
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Situação de Cobrança|Este campo não pode ser modificado na tela de associações.|
|Tipo de Solicitação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Tipo de Especificação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Unidade de Atendimento|Campo obrigatório. Informe o código da unidade de atendimento, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de atendimento será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:associar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema possibilita ao usuário montar associações para o trâmite da situação de cobrança.|
|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema adiciona uma associação para o trâmite da situação de cobrança.|
|{{:ajuda:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção das associações para o trâmite da situação de cobrança nas bases de dados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove uma associação incluída.|
|{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.|
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma unidade de atendimento nas bases de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo do campo na tela.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1159|Informar Trâmite por Situação de Cobrança]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**
**[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:informar_tramite_por_situacao_de_cobranca|Informar Trâmite por Situação de Cobrança]]**
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Clique **[[:Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~ODT~~