[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Informar Trâmite por Situação de Cobrança ====== O objetivo desta funcionalidade é informar as possibilidades para uma tramitação, realizando as associações de acordo com a situação de cobrança. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Informar Trâmite por Situação de Cobrança**. Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:0809_informar_tsc_1.jpg?nolink |}} Acima, informe, obrigatoriamente, a **Situação de Cobrança**, selecionando uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}}. O sistema acessa a tela abaixo: {{ :ajuda:0809_informar_tsc_2.jpg?nolink |}} Ao clicar no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}} o sistema exibe a tela acima. Informe os campos, obrigatoriamente, e clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. O item informado será exibido na tela **Informar Trâmite por Situação de Cobrança**. É possível criar várias associações, ou seja, esta operação pode ser repetida várias vezes: {{ :ajuda:0809_informar_tsc_3.jpg?nolink |}} Para remover uma associação incluída, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado. Feita a associação, clique no botão {{:ajuda:informar.png?nolink|}}. Após informar a situação de cobrança, o sistema recupera todas as associações existentes para a situação de cobrança informada com especificações e unidades organizacionais. Em seguida, executa algumas validações: - Verificar existência da unidade: - Caso a unidade informada não exista, é exibida a mensagem: //Unidade inexistente//. - Verificar preenchimento dos campos: - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da quadra, é exibida a mensagem: //Informe <>//. - Verificar sucesso da operação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //<> efetuada com sucesso//. - Verificar existência da associação: - Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, será exibida a mensagem //Associação já existente: <>//. - Verificar existência da associação no grid: - Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, é exibida mensagem: //Associação já existente: Situação de cobrança. <>//. \\ ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:informar_associacao_scts.jpg?nolink |}} ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Situação de Cobrança|Este campo não pode ser modificado na tela de associações.| |Tipo de Solicitação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Tipo de Especificação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Unidade de Atendimento|Campo obrigatório. Informe o código da unidade de atendimento, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de atendimento será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:associar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema possibilita ao usuário montar associações para o trâmite da situação de cobrança.| |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema adiciona uma associação para o trâmite da situação de cobrança.| |{{:ajuda:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção das associações para o trâmite da situação de cobrança nas bases de dados.| |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove uma associação incluída.| |{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma unidade de atendimento nas bases de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo do campo na tela.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1159|Informar Trâmite por Situação de Cobrança]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]** **[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:informar_tramite_por_situacao_de_cobranca|Informar Trâmite por Situação de Cobrança]]** \\ \\ \\ Clique **[[:Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN. ~~ODT~~