[[:ajuda|{{:ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-micromedicao.png?nolink&200|}}]]
====== Efetuar Remanejamento de Hidrômetro ======
Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base em uma Ordem de Serviço (OS). A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema** por dois caminhos:
- **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Remanejamento de Hidrômetro**.
- **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Micromedição]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Remanejamento de Hidrômetro**.
\\
Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_remanejamento_de_hidrometro|AQUI]]**. Já para a **MANAM**, a tela é visualizada com campos diferentes, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro#efetuar_remanejamento_de_hidrometro_-_manam|AQUI]]**.
===== Observação =====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:e86767_re_hi.jpg?nolink |}}
Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço. Feito isso, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente, bem como os campos **Número do Hidrômetro** e **Data do Remanejamento**. Por solicitação da **Casal**, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: **5×7**.
Preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique **[[=ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique em {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}. Antes de o sistema comandar o processo de remanejamento do hidrômetro na base de dados, são efetuadas algumas validações:
* Validar Ordem de Serviço:
* Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//.
* Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a **Remanejamento de Hidrômetro**, o sistema exibe a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Remanejamento de Hidrômetro//.
* Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está //.
* Caso a resolução da diretoria (RD) associada à Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: //A RD associado à ordem de serviço informada não tem imóvel associado//.
* Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada, sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução **Sim**, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada//.
* Verificar situação do imóvel:
* Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel associado à ordem de serviço não está ativo//.
* Verificar a Existência de Hidrômetro no Imóvel/Ligação de água:
* Caso o tipo de medição seja **Poço**, o sistema verifica se não existe hidrômetro instalado no imóvel, exibindo a mensagem: //Não existe hidrômetro instalado no Poço para este imóvel//.
* Caso o tipo de medição seja **Ligação de Água**, o sistema verifica se não existe hidrômetro instalado na ligação de água, exibindo a mensagem: //Não existe hidrômetro instalado na Ligação de Água para este imóvel//.
* Verificar Sucesso da Transação:
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Remanejamento do Hidrômetro para no imóvel efetuada com sucesso//.
* Atualização realizada por outro usuário:
* Caso o usuário esteja tentando atualizar uma instalação de hidrômetro ou ligação de água e ambas já tenham sido atualizadas durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
* Verificar Existência do Tipo de Débito:
* Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
* Validar Motivo da Não Cobrança:
* Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado//.
* Validar Percentual de Cobrança:
* Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de **100%** e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%//.
* Validar Quantidade de Parcelas:
* Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a << xxxxx >>//.
A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial **Alterar Dados da Cobrança de Serviços**.
O procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra Ordem de Serviço. Neste caso, o número da OS é exibido e não é permitida alteração.
Por solicitação da **Caern**, a funcionalidade de **Efetuar Remanejamento de Hidrômetro** foi alterada, para ser incluída a possibilidade de remanejar o hidrômetro para medir esgoto, e as regras necessárias para este fim. O sistema valida qual o tipo de referência do registro de atendimento para o hidrômetro a ser remanejado.
===== Efetuar Remanejamento de Hidrômetro - MANAM =====
{{ :ajuda:ghdfrere_efetuar_remaneja_h.jpg?nolink |}}
Acima, temos a funcionalidade para a **MANAM**, com o acréscimo dos campos:
- **Número do Selo de Hidrômetro**: Informe o selo, com até doze dígitos.
- **Existe Lacre**: Informe, entre //Sim// ou //Não//.
- **Número do Lacre da Ligação**: Caso selecione //Sim//, informe o número do lacre, com até doze dígitos.
\\
**Atenção**: Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita campos obrigatórios para inclusão do débito a cobrar: **Tipo de Débito**, **Valor do Débito**, **Motivo da Não Cobrança**, **Percentual de Cobrança**, **Quantidade de Parcelas** e **Valor da Parcela**.
\\
===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Remanejamento de Hidrômetro =====
{{ :ajuda:efetuar_remanejamento_hidrometro.jpg?nolink |}}
Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Ao ser informada a ordem de serviço, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente. Além deles, são preenchidos automaticamente os campos **Número do Hidrômetro** e **Data do Remanejamento**.|
|Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.|
|Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
|CPF ou CNPJ|O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
|Tombamento do Hidrômetro|Campo visualizado dependendo da empresa. \\ Caso seja **Micromedidor**, será exibido o número do hidrômetro e não é permitida alteração.\\ Caso seja **Macromedidor**, será exibido o tombamento do hidrômetro e não é permitida alteração.|
|Número do Hidrômetro|Este número corresponde ao hidrômetro tratado na execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.|
|Data do Remanejamento|Esta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.|
|Tipo de Medição|O sistema seleciona o tipo de medição para instalação do hidrômetro de acordo com o indicativo da especificação do registro de atendimento - RA, associado à OS - Ordem de Serviço (Ligação de Água, ou Poço, ou Ligação de Esgoto).|
|Local de Instalação|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Proteção|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Cavalete| Campo obrigatório - Selecione a opção **COM** que indica que o hidrômetro está instalado em cavalete, caso contrário, informe **SEM**.|
|Número Lacre| Campo obrigatório - Informe, com até 10 dígitos.|
|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo, link **[[Pesquisar Ordem de Serviço]]**.|
|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.|
|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os últimos procedimentos de remanejamento do hidrômetro.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para remanejamento do hidrômetro na base de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0365|Efetuar Remanejamento de Hidrômetro]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]**
**[[=ajuda:m#macromedidor|Macromedidor]]**
**[[=ajuda:m#micromedidor|Micromedidor]]**
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
\\
~~ODT~~
\\
\\
Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN