[[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
====== Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto ======
O objetivo desta funcionalidade é enviar (gerar) e recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual. **Manual** porque depende da execução de processos que devem ser comandados **pelo operador do sistema**.
Ou seja: os arquivos gerados pelo **GSAN** devem ser enviados para o **Cartório de Protestos**, através de e-mail, pelo operador do sistema.
Os arquivos enviados pelo **Cartório de Protestos**, através de e-mail para o SAAE, devem ser recepcionados pelo **GSAN**.
A opção pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[=ajuda:cobranca|Cobrança]] > [[=ajuda:cobranca:protesto|Protesto em Cartório]] > Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto**.
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
\\
===== Observação =====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:cobranca:protesto:erap1.png?nolink |}}
Acima, notamos as três opções disponíveis: **Enviar**, **Reenviar** e **Registrar**. Para entendê-las, precisamos antes compreender a jornada dos arquivos de protesto no **GSAN**. Vamos lá.
Os arquivos com imóveis para protesto são gerados a partir da execução do **Batch (493)**. Já os arquivos com imóveis para cancelamento ou extinção dos protestos são gerados a partir da execução do **Batch (496)**.
- A opção **Enviar**, exibe a lista dos arquivos gerados na base do **GSAN** via processos **Batch** **493** e **496**. **O operador deve selecionar os arquivos que deseja fazer o download para posterior envio por e-mail ao cartório**.
- A opção **Reenviar** existe caso seja necessário **fazer novamente o download de arquivos** enviados anteriormente, para posterior envio por e-mail ao cartório.
- A opção **Registrar**, se refere ao recebimento dos arquivos enviados via e-mail pelo cartório. **Aqui o operador também deve selecionar o arquivo que deseja fazer o upload**.
\\
Os arquivos desta funcionalidade obedecem a algumas regras. São elas:
- **Arquivos que o GSAN pode gerar**:
- //Arquivos de Remessa//: aqueles que começam com a Letra **B**
- //Arquivos de Cancelamento//: que podem começar com as letras **DP** ou **CP**.
- **Arquivos que o GSAN pode receber**:
- //Arquivos de Confirmação//: que começam com a letra **C**.
- //Arquivos de Retorno//: que começam com a letra **R**.
\\
O restante da nomenclatura de todos os arquivos é: letra inicial definida nas regras anteriores **+** código do representante definido pelo cartório (3 dígitos) **+** dia da geração do arquivo **+** mês da geração do arquivo **+** "**.**" **+** ano (2 Dígitos) **+** número sequencial diário do arquivo.
Dito isso, vamos ver o detalhe de cada opção.
===== Enviar Arquivos de Protesto =====
\\
{{ :ajuda:cobranca:protesto:erap2.png?nolink |}}
Acima, vemos os arquivos gerados na base do **GSAN** via processos Batch **493** e **496**. Para baixá-los, basta o operador clicar sobre o link correspondente.
===== Reenviar Arquivos de Protesto =====
\\
{{ :ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_085209.png?nolink |}}
\\
Acima, também vemos os arquivos gerados na base do **GSAN** via processos Batch **493** e **496**. Note que aparece uma lista desses arquivos para reenvio. Este procedimento deve ser utilizado para aqueles arquivos enviados que tiveram algum problema no percurso ou caso o e-mail cadastrado para a área de protesto não tenha recebido o arquivo do operador do **GSAN**.
Basta o operador clicar sobre o link para baixar o arquivo que deseja reenviar.
===== Registrar Arquivos de Protesto =====
\\
{{ :ajuda:cobranca:protesto:erap3.png?nolink |}}
Acima, visualizamos a entrada, isto é, o que o **GSAN** vai receber do cartório de protestos. Clique em {{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093444.png?nolink|}} e capture o arquivo de protesto do seu computador de trabalho. Depois, clique em {{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093557.png?nolink|}}.
\\
===== Tela de Sucesso =====
{{ :ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_085420.png?nolink |}}
\\
===== Preenchimento dos Campos =====
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Enviar / Reenviar / Registrar**|Selecione a opção de enviar, reenviar ou recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual.|
\\
===== Funcionalidade dos Botões =====
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093444.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema baixa o arquivo de protesto do seu computador de trabalho.|
|{{:ajuda:cobranca:protesto:botao.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o procedimento realizado.|
|{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093557.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema recebe o arquivo de protesto.|
\\
===== Referências =====
**[[=postgres:cobranca:uc2163|Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto]]**
===== Termos Principais =====
**[[=ajuda:cobranca:divida_ativa|Dívida Ativa]]**
**[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**
**[[=ajuda:cobranca:protesto|Protesto em Cartório]]**
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~ODT~~