[[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]] ====== Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto ====== O objetivo desta funcionalidade é enviar (gerar) e recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual. **Manual** porque depende da execução de processos que devem ser comandados **pelo operador do sistema**. Ou seja: os arquivos gerados pelo **GSAN** devem ser enviados para o **Cartório de Protestos**, através de e-mail, pelo operador do sistema. Os arquivos enviados pelo **Cartório de Protestos**, através de e-mail para o SAAE, devem ser recepcionados pelo **GSAN**. A opção pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[=ajuda:cobranca|Cobrança]] > [[=ajuda:cobranca:protesto|Protesto em Cartório]] > Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto**. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: \\ ===== Observação ===== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:cobranca:protesto:erap1.png?nolink |}} Acima, notamos as três opções disponíveis: **Enviar**, **Reenviar** e **Registrar**. Para entendê-las, precisamos antes compreender a jornada dos arquivos de protesto no **GSAN**. Vamos lá. Os arquivos com imóveis para protesto são gerados a partir da execução do **Batch (493)**. Já os arquivos com imóveis para cancelamento ou extinção dos protestos são gerados a partir da execução do **Batch (496)**. - A opção **Enviar**, exibe a lista dos arquivos gerados na base do **GSAN** via processos **Batch** **493** e **496**. **O operador deve selecionar os arquivos que deseja fazer o download para posterior envio por e-mail ao cartório**. - A opção **Reenviar** existe caso seja necessário **fazer novamente o download de arquivos** enviados anteriormente, para posterior envio por e-mail ao cartório. - A opção **Registrar**, se refere ao recebimento dos arquivos enviados via e-mail pelo cartório. **Aqui o operador também deve selecionar o arquivo que deseja fazer o upload**. \\ Os arquivos desta funcionalidade obedecem a algumas regras. São elas: - **Arquivos que o GSAN pode gerar**: - //Arquivos de Remessa//: aqueles que começam com a Letra **B** - //Arquivos de Cancelamento//: que podem começar com as letras **DP** ou **CP**. - **Arquivos que o GSAN pode receber**: - //Arquivos de Confirmação//: que começam com a letra **C**. - //Arquivos de Retorno//: que começam com a letra **R**. \\ O restante da nomenclatura de todos os arquivos é: letra inicial definida nas regras anteriores **+** código do representante definido pelo cartório (3 dígitos) **+** dia da geração do arquivo **+** mês da geração do arquivo **+** "**.**" **+** ano (2 Dígitos) **+** número sequencial diário do arquivo. Dito isso, vamos ver o detalhe de cada opção. ===== Enviar Arquivos de Protesto ===== \\ {{ :ajuda:cobranca:protesto:erap2.png?nolink |}} Acima, vemos os arquivos gerados na base do **GSAN** via processos Batch **493** e **496**. Para baixá-los, basta o operador clicar sobre o link correspondente. ===== Reenviar Arquivos de Protesto ===== \\ {{ :ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_085209.png?nolink |}} \\ Acima, também vemos os arquivos gerados na base do **GSAN** via processos Batch **493** e **496**. Note que aparece uma lista desses arquivos para reenvio. Este procedimento deve ser utilizado para aqueles arquivos enviados que tiveram algum problema no percurso ou caso o e-mail cadastrado para a área de protesto não tenha recebido o arquivo do operador do **GSAN**. Basta o operador clicar sobre o link para baixar o arquivo que deseja reenviar. ===== Registrar Arquivos de Protesto ===== \\ {{ :ajuda:cobranca:protesto:erap3.png?nolink |}} Acima, visualizamos a entrada, isto é, o que o **GSAN** vai receber do cartório de protestos. Clique em {{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093444.png?nolink|}} e capture o arquivo de protesto do seu computador de trabalho. Depois, clique em {{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093557.png?nolink|}}. \\ ===== Tela de Sucesso ===== {{ :ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_085420.png?nolink |}} \\ ===== Preenchimento dos Campos ===== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Enviar / Reenviar / Registrar**|Selecione a opção de enviar, reenviar ou recepcionar os arquivos de protesto através de procedimento manual.| \\ ===== Funcionalidade dos Botões ===== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093444.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema baixa o arquivo de protesto do seu computador de trabalho.| |{{:ajuda:cobranca:protesto:botao.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o procedimento realizado.| |{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:cobranca:protesto:captura_de_tela_2024-08-30_093557.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema recebe o arquivo de protesto.| \\ ===== Referências ===== **[[=postgres:cobranca:uc2163|Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto]]** ===== Termos Principais ===== **[[=ajuda:cobranca:divida_ativa|Dívida Ativa]]** **[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]** **[[=ajuda:cobranca:protesto|Protesto em Cartório]]** \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN. ~~ODT~~