[[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
====== Manter Ação de Cobrança ======
O objetivo desta funcionalidade é manter os dados cadastrados sobre ação de cobrança, evitando a emissão de aviso de corte para cliente que possua CPF/CNPJ válido, e que, algum dia, já foi enviado para o SPC ou SERASA. A funcionalidade pode ser acessada no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobranca]] > [[:ajuda:cobrança:Ações de Cobrança|Ação de Cobrança]] > Manter Acao de Cobranca**.
Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:cobranca:w_filtrar_acao_cobranca.jpg?nolink |}}
Informe os campos que deseja filtrar (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:cobranca:manter_acao_de_cobranca#preenchimento_dos_campos|aqui]]**) e clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}.
Em seguida, o sistema exibe a tela resultante do filtro.
{{ :ajuda:cobranca:w_manter_acao_cobranca.jpg?nolink |}}
Para remover um item cadastrado, marque o checkbox (opcionalmente pode-se marcar no //link// __**Todos**__ para remover todos os itens filtrados), e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}.
Para atualizar um item, clique no //link// do campo **Descrição** e será exibida a tela **Atualizar Ação de Cobrança**, abaixo. No caso da **MANAM**, a tela de atualização contém campos diversos, conforme modelo **[[=ajuda:cobranca:manter_acao_de_cobranca#tela_de_atualizacao_dos_dados_da_acao_de_cobranca_-_manam|AQUI]]**.
{{ :ajuda:cobranca:cob_-_manteracaocob_-_atualizar.png?nolink |}}
Faça as modificações que julgar necessárias e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}.
==== Mensagem SMS / E-mail (Cobrança) ====
Para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree, foram alteradas as funcionalidades **[[:ajuda:cobrança:Inserir Ação de Cobrança]]** e **Manter Ação de Cobrança**, para gerar o indicador de envio de mensagem por SMS, ou por E-Mail, com número máximo de tentativas de envio. Desse modo, uma ação poderá estar associada ao envio de SMS e/ou E-Mail. Esse tipo de ação não deve gerar ordens de serviço, nem ter o indicador de cronograma igual a **SIM**. Além disso, não deve ter sucessora e nem predecessora. Caso a indicação de mensagem esteja selecionada como **SIM**, é obrigatório informar a mensagem por extenso.
{{ :ajuda:cobranca:cob_-_manteracaocob_-_atualizar2.png?nolink |}}
Antes de atualizar as ações de cobrança conforme os dados informados nos campos para as duas versões, o sistema efetua algumas verificações:
- Verificar existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação.
- Verificar existência de ação com mesma ordem:
- Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, o sistema exibe a mensagem: //Ação de Cobrança <> já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado//.
- Verificar se ação compõe o cronograma:
- Caso o indicador de Ação Obrigatória esteja selecionado como Sim e o indicador de Compõe o cronograma esteja selecionado como Não, o sistema exibe a mensagem: //Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma//.
- Verificar existência do critério de cobrança:
- Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Critério de Cobrança inexistente//.
- Verificar existência do tipo de serviço:
- Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço inexistente//.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do ação de cobrança, o sistema exibe a mensagem: //Informe <>//.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;
- Caso contrário, exibe a mensagem //Ação de Cobrança <> inserido com sucesso//, bem como apresenta os //links// Menu Principal e Inserir outra Ação de Cobrança.
- Verificar se número de ordem é menor que o da predecessora:
- Caso o número de ordem informado seja menor que o de sua ação predecessora, o sistema exibe a mensagem: //Número de Ordem da ação não pode ser menor que o número de ordem de sua ação predecessora//.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário tente atualizar uma ação de cobrança que já tenha sido atualizada ou excluída durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem //Essa Ação de cobrança foi atualizada ou removida por outro usuário. Realize uma nova atualização//.
- Ação de Cobrança possui vínculos no sistema:
- Caso o usuário tenha selecionado uma ação de cobrança que possua outros vínculos no sistema, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível excluir a(s) ação(s) de cobrança selecionada(s) devido a vínculos com outras informações//.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;
- Caso contrário, exibe a mensagem: //Ação de Cobrança <> atualizada com sucesso// quando da atualização da ação de cobrança ou //<> Ação(ões) de Cobrança removida(s) com sucesso// quando da remoção da(s) ação(ões), bem como apresenta os //links// com as opções //Menu Principal// e //Realizar outra Manutenção de Ação de Cobrança//, e desvia para as telas correspondentes.
- Criado o indicador Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido, para não geração da ação para CPF/CNPJ válido e, no critério de cobrança, será indicado para a ação de cobrança selecionada, possibilitando ao usuário decidir se deseja emitir, ou não, avisos para clientes que estejam nas condições.
\\
==== Tela de Atualização dos Dados da Ação de Cobrança - Manam ====
No caso da **MANAM**, a tela de atualização é visualizada com os campos diferentes:
{{ :ajuda:cobranca:z_manam_atualizar_acao_cobranca.jpg?nolink |}}
Dentre os campos diversos, estão os **Número da 1ª R.D**; **Número da 2ª R.D** e **Número da 3ª R.D**. Esses campos informam o número da resolução da diretoria, associada à ação de cobrança. Caso o usuário escolha no **Tipo de Documento a ser Gerado** a opção //Carta com Opções de Pagamento//, o sistema permite que sejam preenchidos os campos **Número da 1ª R.D.**, **Número da 2ª R.D.** e **Numero da 3ª R.D.**, sendo que o primeiro é de preenchimento obrigatório, e os demais, opcionais. Por conta da não obrigatoriedade do preenchimento dos atributos **Número da 2ª R.D.** e **Número da 3ª R.D.** a rotina de geração da cobrança realiza a execução apenas das cobranças das R.D. informadas.
Para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique **[[=ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca#preenchimento_dos_campos_manam|AQUI]]**.
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Descrição da Ação de Cobrança**|Campo obrigatório - Informe uma descrição para a ação de cobrança.|
|**Número de Dias de Validade da Ação**|Campo obrigatório - Informe o número de dias de validade da ação de cobrança.|
|**Ação Predecessora**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Número de Dias Entre a Ação e Sua Predecessora**|Informe o Número de Dias Entre a Ação e Sua Predecessora.\\ Este campo só será disponbilizado quando selecionada uma ação predecessora.|
|**Número de Dias de Vencimento**|Informe o Número de Dias de Vencimento a ser considerado no processamento.|
|**Tipo de Documento a Ser Gerado**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.|
|**Situação da Ligação de Água dos Imóveis**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Situação da Ligação de Esgoto dos Imóveis**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Critério de Cobrança**|Campo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o **[[=ajuda:pesquisar_criterio_de_cobranca|critério desejado]]**. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser Gerada**|Informe o código do tipo de serviço cadastrado, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o **[[=ajuda:pesquisar_tipo_de_servico|tipo de serviço]]** desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Ordem no Cronograma**|Campo obrigatório - Informe a ordem no cronograma.|
|**Compõe o Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Ação Obrigatória**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Pode Ser Repetida no Ciclo**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Provoca Suspensão de Abastecimento**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Considera Débitos a Cobrar**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Considera Créditos a Realizar**|Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Considera Notas Promissórias**|Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Considera Acréscimos por Impontualidade**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Gera Taxa**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Pode Emitir Boletins de Cadastro**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Pode Ser Executada para Imóveis Sem Débito**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Usa Metas no Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Usa Ordenamento: No Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Usa Ordenamento: Nas Eventuais**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Situação do Débito Interfere na Situação da Ação**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros**|Informe o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.|
|**Seleção Ordenando por Valor Decrescente**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Validar por Item Cobrado**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
|**Enviar Mensagem**:| |
|**Por SMS(*)**|Campo obrigatório - Posiciona na opção Não e permite que seja alterada para opção Sim para envio de mensagem SMS.|
|**Por E-MAIL**|Campo obrigatório - Posiciona na opção Não e permite que seja alterada para opção Sim para envio de mensagem via e-mail.|
|**Número Máximo de Tentativa de Envio para E-MAIL**|O número máximo de tentativas de envio: campo numérico com 2 dígitos, será obrigatório caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou E-MAIL.|
|**Selecione os Dados para o Texto**|Campo obrigatório - Caso seja campos para envio de SMS, selecione uma opção por vez e clique no botão {{:ajuda:cobranca:sms.png?nolink|}}.\\ Caso seja campos para envio de E-MAIL, selecione uma opção por vez e clique no botão {{:ajuda:cobranca:e-mail.png?nolink|}}.|
|**Texto SMS**|Informe o texto para ser enviado para o cliente via SMS.\\ Este campo foi parametrizado no sistema parâmetro, campo **Tamanho Máximo da Mensagem** (**[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]**), limitada em 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres (para atender a limitação da operadora).\\ Será acrescentado o código de barras ao final do texto (57 posições).|
|**Texto E-MAIL**|Informe o texto para ser enviado para o cliente via E-MAIL.|
\\
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:cobranca:cob_-_manteracaocob_-_telasucesso.png?nolink |}}
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:cobranca:sms.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem SMS.|
|{{:ajuda:cobranca:e-mail.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem E-MAIL.|
|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.|
|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o item marcado no checkbox, ou quando marcada a opção __Todos__, remove todos os itens.|
|{{:ajuda:micromedicao:botaoo_voltar_filtro.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.|
|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.|
|{{:ajuda:micromedicao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:mobile:gsanas:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:cobranca:uc0645|Manter Ação de Cobrança]]**
**[[=postgres:cobranca:uc0643|Inserir Ação de Cobrança]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
**[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**
**[[=ajuda:cobranca:acoes_de_cobranca|Ação de Cobrança]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:manter_acao_de_cobranca|Manter Ação de Cobrança]]**
\\
\\
Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN