[[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
====== Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos ======
O objetivo desta funcionalidade é informar o motivo do encerramento dos atendimentos realizados. Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Relatório]] > [[:ajuda:micromedicao|Micromedição]] > Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos**.
Ou no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobrança]] > [[:ajuda:cobrança:Nova Cobrança]] > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos**.
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
**Atenção**: para a **CAERN**, a funcionalidade é visualizada com campos distintos, tanto no quadro **Gestão de Micromedição** quanto fora, conforme exemplo **[[=ajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos#informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos_caern|AQUI]]**.
\\
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:cobranca:motivo_encerramento_atendimentos.jpg?nolink |}}
Acima, no campo **Descrição**, selecione obrigatoriamente uma das opções disponibilizadas entre os motivos de encerramento. Feito isso, a tela será expandida, trazendo as ações de cobrança relacionadas ao motivo que já estão cadastradas:
{{ :ajuda:cobranca:nao_localizado_imovel.jpg?nolink |}}
Informe os demais campos que julgar necessários, com informações sobre:
- Descrição Abreviada;
- Indicador de Execução;
- Indicador de Duplicidade;
- Indicador de Fiscalização;
- Indicador de Visita Realizada e
- Quantidade Encerramento de OS.
- Visita a Imóvel de Ramal não Localizado
- Gerar Pagamento
\\
- Para remover um item da **Ação de Cobrança**, clique no ícone {{:ajuda:cobranca:x_cluir.jpg?nolink|}}.
- Para comandar a ação de **Informar o Motivo de Encerramento dos Atendimentos**, clique no botão {{:ajuda:cobranca:informar.png?nolink|}}.
\\
==== Informar Ação de Cobrança ====
Ao clicar no botão {{:ajuda:cobranca:associar.png?nolink|}}, o sistema visualiza a tela **Informar Ação de Cobrança**:
{{ :ajuda:cobranca:x3_informar_acao_cobranca.jpg?nolink |}}
O quadro acima permite associar **Ações de Cobrança** ao motivo de encerramento. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema e clique no botão {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}. A nova ação de cobrança é associada ao motivo de encerramento, sendo visualizada junto às ações já cadastradas.
\\
==== Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos CAERN ===
{{ :ajuda:cobranca:imea.jpg?nolink |}}
\\
Para a **CAERN**, foi criado o acesso aos serviços complementares, quando as ordens de serviço de //Instalação// e //Substituição com Remanejamento// forem encerradas com o motivo **RAMAL NÃO LOCALIZADO**. Nesse caso, foi criado o indicador //Liberar Acesso a Tabela de Serviços Complementares no Encerramento da Ordem de Serviço//, podendo assumir os valores **SIM** ou **NÃO**.
Além disso, foi criado um indicador que controla a geração das ordens de serviço de //Visita de Cobrança// e de //Visita de Instalação/Substituição de Hidrômetro//, não permitindo a geração de novas visitas dentro de um prazo parametrizado de acordo com o motivo de encerramento de uma ordem para o mesmo imóvel, gerada anteriormente. Este indicador é o //Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita//, visualizado na tela acima. No exemplo, o próprio sistema preencheu o campo ao ser selecionada a **Descrição** CONCLUSÃO DO SERVIÇO, com possibilidade de edição do prazo, com até dois dígitos.
Feito isso, basta clicar em {{:ajuda:cobranca:b_informar.jpg?nolink|}}.
\\
==== Tela de Sucesso ====
{{ :ajuda:cobranca:x4_ts2.jpg?nolink |}}
==== Preenchimento dos Campos ====
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|Descrição|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Descrição Abreviada|Informe a descrição abreviada.|
|Indicador de Execução|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Duplicidade|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Fiscalização|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Visita Realizada|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
|Quantidade Encerramento de O.S|Informe a quantidade de encerramento de Ordem de Serviço.|
|Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita|Campo visualizado para a **CAERN**. Informe o prazo de dias (parametrizado conforme a empresa) para a suspensão de reaberturas de ordens de serviço de novas visitas.|
|Visita a Imóvel de Ramal não Localizado| Indicar a geração ou não de O.S de visita prévia para imóvel com o ramal não localizado.|
|Liberar Acesso a Tabela de Serviços Complementares no Encerramento da Ordem de Serviço|Campo visualizado para a **CAERN**. Selecione entre //SIM// ou //NÃO// para definir o acesso ou não aos serviços complementares, quando as ordens de serviço de //Instalação// e //Substituição com Remanejamento// forem encerradas com o motivo **RAMAL NÃO LOCALIZADO**.|
|Gerar Pagamento|Selecione se o encerramento do atendimento gera valor a pagar ou não.|
\\
==== Funcionalidade dos Botões ====
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:cobranca:associar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite associar //Ações de Cobrança// ao motivo de encerramento.|
|{{:ajuda:cobranca:b_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.|
|{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:cobranca:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento do motivo de encerramento dos atendimentos.|
|{{:ajuda:cobranca:x_cluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o item das bases de dados.|
|{{:ajuda:cobranca:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela de popup.|
|{{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema insere a ação de cobrança, associando ao motivo de encerramento do atendimento.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1246|Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos|Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos]]**
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do **GSAN**.
~~ODT~~