[[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
====== Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados ======
Esta funcionalidade tem como objetivo gerar o relatório de acompanhamento de clientes negativados, agrupando a negativação por imóvel e por cliente. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobrança]] > [[:ajuda:cobrança:Negativação]] > Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados**.
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:cobranca:consulta_r_nr.jpg?nolink |}}
Para gerar o relatório, o sistema disponibiliza duas opções:
* Analítico;
* Sintético.
Selecione as opções desejadas para geração do relatório e clique no botão {{:ajuda:cobranca:gerarconsulta.png?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:cobranca:gerar_relatorio_de_acompanhamento_de_clientes_negativados#preenchimento_dos_campos|aqui]]**). Por solicitação da **CAEMA**, foi criada uma opção para exportar o Relatório em referência para o //Excel//, nas opções **Analítico** e **Sintético**.
Antes de gerar o relatório, o sistema efetua algumas validações:
* Caso o usuário tenha selecionado a opção de gerar o relatório no formato **ANALÍTICO**:
* Caso o formato selecionado tenha sido **PDF**, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera o Relatório Analítico em PDF;
* Caso o formato selecionado tenha sido **EXCEL**, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Analítico em formato Excel;
* Caso o usuário tenha selecionado a opção de gerar o relatório no formato **SINTÉTICO**:
* Caso o formato selecionado tenha sido PDF, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Sintético em PDF;
* Caso o formato selecionado tenha sido Excel, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Sintético em formato excel.
* Verificar retorno de grupos de cobrança:
* Caso nenhum grupo de cobrança tenha sido retornado, o sistema seleciona todos os grupos de cobrança.
* Verificar retorno de gerências regionais:
* Caso nenhuma gerência regional tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as gerências regionais.
* Verificar retorno de unidades de negócio:
* Caso nenhuma unidade de negócio tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as unidades de negócios.
* Verificar retorno do elo:
* Caso o elo não tenha sido retornado, o sistema seleciona todos os elos.
* Caso a gerência tenha sido informada, só seleciona os elos da gerência.
* Caso a unidade de negócio tenha sido informada, só seleciona os elos da unidade de negócio.
* Verificar retorno de localidade:
* Caso a localidade não tenha sido retornada, seleciona todas as localidades.
* Caso a gerência tenha sido informada, só seleciona as localidades da gerência.
* Caso a unidade de negócio tenha sido informada, só seleciona as localidades da unidade de negócio.
* Caso o elo tenha sido informado só seleciona as localidades do elo.
* Verificar retorno de setor comercial:
* Caso o setor comercial não tenha sido retornado, seleciona todos os setores.
* Caso a localidade tenha sido informada, só seleciona os setores da localidade.
* Verificar retorno da quadra:
* Caso a quadra não tenha sido retornada, seleciona todas as quadras.
* Caso o setor comercial tenha sido informado, só seleciona as quadras do setor.
* Verificar retorno de perfis de imóvel:
* Caso nenhum perfil de imóvel tenha sido retornado, seleciona todos os perfis.
* Verificar retorno de categorias:
* Caso nenhuma categoria de tenha sido retornada, seleciona todas as categorias.
* Verificar retorno de tipo de cliente:
* Caso nenhum tipo de cliente tenha sido retornado, seleciona todos os tipos de cliente.
* Verificar retorno de esferas de poder:
* Caso nenhuma esfera de poder de tenha sido retornada, seleciona todas as esferas de poder.
* Nenhum registro encontrado:
* Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem //A pesquisa não retornou nenhum resultado//.
* Verificar existência da situação de cobrança:
* Caso o imóvel não esteja em nenhuma situação de cobrança, o sistema atribui a expressão //Negativações Aceitas e Sem Situação de Cobrança// ao Título da Situação.
* Verificar existência de parcelamento:
* Caso não existam dados de parcelamento, o sistema exibe a linha dos dados de parcelamento apenas com os títulos dos campos.
* Verificar retorno de motivos de rejeição:
* Caso nenhum motivo de rejeição tenha sido retornado, o sistema seleciona as negativações, independentemente do motivo de rejeição.
* Verificar retorno de situação de água:
* Caso nenhuma situação de água tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as situações de água.
* Verificar retorno de situação de esgoto:
* Caso nenhuma situação de esgoto tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as situações de esgoto.
\\
==== MODELO - ANALÍTICO: Acompanhamento dos Clientes Negativados ====
{{ :ajuda:cobranca:cob_-_consultaresumonegativacaorelatorio_-_analitico.png?nolink |}}
==== MODELO - SINTÉTICO: Acompanhamento dos Clientes Negativados ====
{{ :ajuda:cobranca:cob_-_consultaresumonegativacaorelatorio_-_sintetico.png?nolink |}}
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Tipo Relatório**|Selecione a opção:\\ //Analítico//; ou\\ //Sintético//.|
|**Negativador**|Campo obrigatório - Selecione uma ou mais opções de negativador.|
|**Período do Envio da Negativação**|Informe as datas válidas, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
|**Título do Comando**|Selecione o comando desejado, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} sob o campo em exibição.|
|**Grupo de Cobrança**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Gerência Regional**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Unidade de Negócio**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Localidade Pólo**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Localidade**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Setor Comercial**|Informe o código o setor comercial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, para selecionar a opção desejada. O nome do setor será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Quadra**|Informe a quadra.|
|**Perfil do Imóvel**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Categoria**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Tipo de Cliente**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Esfera de Poder**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Situação Ligação de Água**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Situação Ligação de Esgoto**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Apenas Negativações Rejeitadas**|Campo obrigatório - Selecione a opção //Sim// ou //Não//.|
|**Motivos da Rejeição**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Formato do Relatório**|Para gerar o relatório em PDF, marque a opção //PDF//, ou selecione a opção //EXCEL// para que o relatório seja gerado em formato Excel.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].|
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:cobranca:gerarconsulta.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução de geração do relatório, de acordo com a opção selecionada.|
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===== Referências =====
**[[=postgres:cobranca:uc0693|Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**
**[[=ajuda:cobranca:negativacao|Negativação]]**
\\
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