[[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]] ====== Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados ====== Esta funcionalidade tem como objetivo gerar o relatório de acompanhamento de clientes negativados, agrupando a negativação por imóvel e por cliente. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobrança]] > [[:ajuda:cobrança:Negativação]] > Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados**. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:cobranca:consulta_r_nr.jpg?nolink |}} Para gerar o relatório, o sistema disponibiliza duas opções: * Analítico; * Sintético. Selecione as opções desejadas para geração do relatório e clique no botão {{:ajuda:cobranca:gerarconsulta.png?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:cobranca:gerar_relatorio_de_acompanhamento_de_clientes_negativados#preenchimento_dos_campos|aqui]]**). Por solicitação da **CAEMA**, foi criada uma opção para exportar o Relatório em referência para o //Excel//, nas opções **Analítico** e **Sintético**. Antes de gerar o relatório, o sistema efetua algumas validações: * Caso o usuário tenha selecionado a opção de gerar o relatório no formato **ANALÍTICO**: * Caso o formato selecionado tenha sido **PDF**, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera o Relatório Analítico em PDF; * Caso o formato selecionado tenha sido **EXCEL**, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Analítico em formato Excel; * Caso o usuário tenha selecionado a opção de gerar o relatório no formato **SINTÉTICO**: * Caso o formato selecionado tenha sido PDF, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Sintético em PDF; * Caso o formato selecionado tenha sido Excel, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Sintético em formato excel. * Verificar retorno de grupos de cobrança: * Caso nenhum grupo de cobrança tenha sido retornado, o sistema seleciona todos os grupos de cobrança. * Verificar retorno de gerências regionais: * Caso nenhuma gerência regional tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as gerências regionais. * Verificar retorno de unidades de negócio: * Caso nenhuma unidade de negócio tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as unidades de negócios. * Verificar retorno do elo: * Caso o elo não tenha sido retornado, o sistema seleciona todos os elos. * Caso a gerência tenha sido informada, só seleciona os elos da gerência. * Caso a unidade de negócio tenha sido informada, só seleciona os elos da unidade de negócio. * Verificar retorno de localidade: * Caso a localidade não tenha sido retornada, seleciona todas as localidades. * Caso a gerência tenha sido informada, só seleciona as localidades da gerência. * Caso a unidade de negócio tenha sido informada, só seleciona as localidades da unidade de negócio. * Caso o elo tenha sido informado só seleciona as localidades do elo. * Verificar retorno de setor comercial: * Caso o setor comercial não tenha sido retornado, seleciona todos os setores. * Caso a localidade tenha sido informada, só seleciona os setores da localidade. * Verificar retorno da quadra: * Caso a quadra não tenha sido retornada, seleciona todas as quadras. * Caso o setor comercial tenha sido informado, só seleciona as quadras do setor. * Verificar retorno de perfis de imóvel: * Caso nenhum perfil de imóvel tenha sido retornado, seleciona todos os perfis. * Verificar retorno de categorias: * Caso nenhuma categoria de tenha sido retornada, seleciona todas as categorias. * Verificar retorno de tipo de cliente: * Caso nenhum tipo de cliente tenha sido retornado, seleciona todos os tipos de cliente. * Verificar retorno de esferas de poder: * Caso nenhuma esfera de poder de tenha sido retornada, seleciona todas as esferas de poder. * Nenhum registro encontrado: * Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem //A pesquisa não retornou nenhum resultado//. * Verificar existência da situação de cobrança: * Caso o imóvel não esteja em nenhuma situação de cobrança, o sistema atribui a expressão //Negativações Aceitas e Sem Situação de Cobrança// ao Título da Situação. * Verificar existência de parcelamento: * Caso não existam dados de parcelamento, o sistema exibe a linha dos dados de parcelamento apenas com os títulos dos campos. * Verificar retorno de motivos de rejeição: * Caso nenhum motivo de rejeição tenha sido retornado, o sistema seleciona as negativações, independentemente do motivo de rejeição. * Verificar retorno de situação de água: * Caso nenhuma situação de água tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as situações de água. * Verificar retorno de situação de esgoto: * Caso nenhuma situação de esgoto tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as situações de esgoto. \\ ==== MODELO - ANALÍTICO: Acompanhamento dos Clientes Negativados ==== {{ :ajuda:cobranca:cob_-_consultaresumonegativacaorelatorio_-_analitico.png?nolink |}} ==== MODELO - SINTÉTICO: Acompanhamento dos Clientes Negativados ==== {{ :ajuda:cobranca:cob_-_consultaresumonegativacaorelatorio_-_sintetico.png?nolink |}} \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Tipo Relatório**|Selecione a opção:\\ //Analítico//; ou\\ //Sintético//.| |**Negativador**|Campo obrigatório - Selecione uma ou mais opções de negativador.| |**Período do Envio da Negativação**|Informe as datas válidas, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |**Título do Comando**|Selecione o comando desejado, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} sob o campo em exibição.| |**Grupo de Cobrança**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Gerência Regional**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Unidade de Negócio**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Localidade Pólo**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Localidade**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Setor Comercial**|Informe o código o setor comercial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, para selecionar a opção desejada. O nome do setor será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Quadra**|Informe a quadra.| |**Perfil do Imóvel**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Categoria**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Tipo de Cliente**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Esfera de Poder**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Situação Ligação de Água**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Situação Ligação de Esgoto**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Apenas Negativações Rejeitadas**|Campo obrigatório - Selecione a opção //Sim// ou //Não//.| |**Motivos da Rejeição**|Selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Formato do Relatório**|Para gerar o relatório em PDF, marque a opção //PDF//, ou selecione a opção //EXCEL// para que o relatório seja gerado em formato Excel.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:cobranca:gerarconsulta.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução de geração do relatório, de acordo com a opção selecionada.| \\ ===== Referências ===== **[[=postgres:cobranca:uc0693|Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]** **[[=ajuda:cobranca:negativacao|Negativação]]** \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.