[[ajuda:cadastro|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
====== Atualizar Imóvel - Aba Cliente ======
Esta opção do sistema faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Imóvel]]** e permite que você atualize as informações do imóvel. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Imóvel]] > [[:ajuda:Manter Imóvel]]**.
O sistema apresenta os campos do imóvel preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o imóvel correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.
Se você selecionou o imóvel errado, volte para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o imóvel correto. Se você selecionou o imóvel correto, efetue as alterações que desejar e clique no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
* **[[:ajuda:Localidade]]**: para atualizar a localização do imóvel no espaço territorial (Localidade / Setor Comercial / Quadra / Lote / Sublote / Testada).
* **[[:ajuda:atualizar_endereco|Endereço]]**: para atualizar as informações do endereço do imóvel (Logradouro / Bairro / Referência /Número / Complemento / CEP).
* **[[:ajuda:cliente_do_imovel|Cliente]]**: para atualizar a relação dos clientes vinculados ao imóvel. Clientes do tipo proprietário, usuário e responsável, por exemplo.
* **[[:ajuda:Subcategoria Economias]]**: para atualizar as definições de quantidade de economias existentes no imóvel, separando-as por categoria e subcategoria econômica.
* **[[:ajuda:Característica]]**: para atualizar as características do perfil do imóvel com informações, tais como: Área Construída, Volume dos Reservatórios de Água, Volume da Piscina, entre outros. Nesta aba, também é possível adicionar fotos do imóvel que está sendo inserido.
* **[[:ajuda:Conclusão]]**: para atualizar os dados finais e complementares acerca do imóvel que encerram o cadastramento. Serão informados dados, tais como: Número de Moradores, Integração com a Prefeitura e a Companhia Energética, Coordenadas UTM para georreferenciamento, entre outros.
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
===== Aba Cliente =====
=== Observação ===
^Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:85656565_clinete.jpg?nolink |}}
Nesta aba informe tantos clientes quanto existirem para o imóvel. Inicialmente, informe os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário ou Responsável). Caso o cliente não esteja cadastrado, primeiro é necessário inseri-lo através do caminho **[[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Cliente]] > [[:ajuda:Inserir Cliente]]** ou clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink}}.
Depois de o cliente estar devidamente selecionado e configurado, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink}} para inserir o cliente na tabela **Cliente(s) Informado(s)**.
**Atenção**: é obrigatório que o **Tipo do Cliente** seja informado, entre //Proprietário//, //Usuário// ou //Responsável//. Para a **MANAM**, o preenchimento é obrigatório tanto durante o cadastro quanto na manutenção do imóvel. A obrigatoriedade de informar também o **Cliente Responsável** se deve pelo fato de, nas rotinas de **[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**, como por exemplo, na **[[=ajuda:cobranca:negativacao|negativação]]**, o cliente a ser considerado é do tipo **Responsável**.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, indique aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente (**Nome Conta**) da tabela. Para **inserir** um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink}}, que o cliente será inserido na tabela. Para **remover** um cliente da tabela **Cliente(s) Informado(s)**, clique no checkbox **Remover**. Depois, no botão {{:ajuda:x_remover.jpg?nolink|}}. O sistema pede a confirmação da remoção e o motivo. Caso confirme, e o cliente possua débitos em aberto, o sistema sugere a impressão de uma **[[=ajuda:guia_de_pagamento|guia de pagamento]]** com o valor total do débito. Depois de geradas, as guias podem ser visualizadas **[[=ajuda:debitos_do_imovel|AQUI]]**.
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Manter Imóvel]]**.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do imóvel tiver sido realizada com sucesso.
**Imóvel de matrícula (//matrícula do imóvel//) atualizado com sucesso.**
O sistema apresentará duas opções após a atualização do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
* Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema.
* Realizar outra Manutenção de Imóvel: para efetuar a atualização de um outro imóvel.
É possível completar os dados do cliente informado no sistema, clicando em {{:ajuda:2714_ic.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema acessa a funcionalidade para **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|inserir cliente]]**.
\\
===== Preenchimento dos campos =====
^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^
| Código|Campo obrigatório - Informe o código de um cliente, e tecle //Enter//, ou clique no botão **Pesquisar** {{:ajuda:pesquisa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_cliente|pesquisa de clientes]]**. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade clique **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**. |
| Tipo do Cliente|Campo obrigatório ou opcional, dependendo da parametrização - Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, etc.). |
| Data Início Relação|Campo obrigatório - Informe a data de início da relação do cliente com o imóvel, ou clique no botão do calendário {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de início da relação do cliente com o imóvel não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento do cliente. Caso este campo tenha sido informado, clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário. |
\\
===== Funcionalidade dos Botões =====
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de uma localidade, ou de um setor comercial.\\ Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir.\\ Fica localizado ao lado do campo correspondente.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes em um determinado campo da tela.\\ Eventualmente, poderá efetuar a limpeza de campos relacionados, com o objetivo de eliminar inconsistências.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_adicionar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para adicionar o cliente do imóvel na tabela **Cliente(s) Informado(s)**.|
|{{:ajuda:x_remover.jpg?120|}}|Clique neste botão para efetuar a remoção do cliente do imóvel selecionado da tabela **Cliente(s) Informado(s)**.\\ Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|
|{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.|
|{{:ajuda:b_avancar_direita.jpg?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.|
|{{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do imóvel na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.|
|{{:ajuda:micromedicao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
===== Referências =====
**[[=postgres:cadastro:uc0011|Inserir Imóvel]]**
**[[=postgres:cadastro:uc0014|Manter Imóvel]]**
**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
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Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~ODT~~