[[ajuda:cadastro|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
====== Consultar Dados Cadastrais de Imóveis Inconsistentes ======
Esta funcionalidade permite consultar um movimento de dados cadastrais, com base nos parâmetros informados na tela de filtro, que foram consistidos pela rotina de atualização automática, possibilitando a geração de relatório de imóveis inconsistentes. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[=ajuda:mobile:atucad|Atualização Cadastral Dispositivo Móvel]] > Atualizar Dados Cadastrais de Imóveis Inconsistentes**.
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:consultar_movimento_ac.jpg?nolink |}}
Inicialmente, o sistema exibe a tela acima, para consultar. Selecione, obrigatoriamente, uma das empresas disponibilizadas pelo sistema e, opcionalmente os demais campos que julgar necessários, e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}. Para mais detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:atualizar_dados_cadastrais_para_imoveis_inconsistentes#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
Por solicitação da **Compesa**, foi alterado o processo de atualização cadastral, para remover a cobrança do débito criado pela religação/restabelecimento. Foram alteradas as funcionalidades **[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]** e **[[:ajuda:Consultar Parâmetros do Sistema]]**, onde foi incluído o indicador **Gerar Débito Retorno Fiscalização Atual Cadastral**, que indicará se o débito será criado no retorno da fiscalização na atualização cadastral. Esse campo ficará marcado como //Não//, indicando que não haverá cobrança.
Alterada também a funcionalidade **[[:ajuda:Atualizar Dados Cadastrais para Imóveis Inconsistentes]]** para considerar esse indicador, quando o atributo de atualização for a situação da ligação de água (de cortado e suprimido para ligado) na geração do débito.
Após a execução do filtro, o sistema exibe a tela abaixo, contendo as informações resultantes da pesquisa (Data de Recebimento; QTDE Total; QTDE Pendente; QTDE Pendente de Inscrição; e Situação):
{{ :ajuda:dados_cadastrais_atualizar.jpg?nolink |}}
**Todos -** Marca todos os checkbox da tela com os dados do filtro;
**Data de Recebimento -** Contém a data de recebimento do arquivo;
**QTDE Total -** Contém a quantidade de registro para atualização cadastral pertencentes ao movimento. Ao clicar no hiperlink [[:ajuda:QTDE Total]], o sistema exibe o detalhe da informação: setor, quadra, lote, matrícula, cadastrador, e situação (1=Atualizado; 2=Pendente por Inconsistência; 3=Pendente Alteração Inscrição; 4=Pendente por Logradouro);
**QTDE Pendente -** Contém a quantidade de informações cadastrais pendentes, dentre o total, pertencentes ao movimento. Ao clicar no hiperlink [[:ajuda:QTDE Pendente]], o sistema exibe o detalhe da informação: setor, quadra, lote, matrícula, cadastrador, e sistuação (1=Atualizado; 2=Pendente por Inconsistência; 3=Pendente Alteração Inscrição; 4=Pendente por Logradouro);
**QTDE Pendente Inscrição -** Contém a quantidade de registros pendentes de inscrição do imóvel pertencentes ao movimento.
**Situação -** Contém a situação em que se encontra o registro de atualização cadastral (1=Atualizado; 2=Pendente por Inconsistência; 3=Pendente Alteração Inscrição; 4=Pendente por Logradouro).
Será apresentada na opção **Consultar Dados do Imóvel para Atualização Cadastral** as mensagens de crítica para os atributos que não foram atualizados automaticamente pela rotina batch de Atualização Cadastral.
Serão disponibilizados 3 (três) tipos de atualizações:
* **Aprovado** - O atributo será atualizado sem restrição;
* **Aceito** - O atributo será atualizado e será gerada uma ocorrência para este tipo de atualização;
* **Reprovado** - O atributo não será atualizado, será gerada uma ocorrência e o imóvel passará por um novo cadastramento.
Ficou definido que para as mensagens marcadas com //NUNCA//, o tipo de atualização //Aprovado// não ficará disponível. Para as demais mensagens, a atualização dos atributos será realizada diretamente na base do GSAN.
Segue abaixo a relação das mensagens de crítica:
* Atributo - **CPF/CNPJ**:
* NUMERO DO CPF/CNPJ NAO INFORMADO - NUNCA;
* CPF/CNPJ EXISTENTE NO GSAN ESTA LIGADO A UM RA, DESEJA SUBSTITUIR?
* NUMERO DO CPF/CNPJ INVALIDO - NUNCA.
* Atributo - **CATEGORIA/SUBCATEGORIA:**
* IMOVEL POSSUI MAIS DE UMA CATEGORIA;
* IMOVEL NA CATEGORIA RESIDENCIAL ASSOCIADO A UM CNPJ;
* IMOVEL NA CATEGORIA COMERCIAL, INDUSTRIAL OU PUBLICO ASSOCIADO A UM CPF;
* ALTERACAO DE CATEGORIA COM REDUCAO DE FATURAMENTO.
* Atributo - **SITUACAO LIGACAO AGUA:**
* ALTERACAO DA LIGACAO DE AGUA APENAS COM AUTORIZACAO;
* ALTERACAO DA LIGACAO DE AGUA APÓS ENVIO A CONTRATADA;
* ALTERACAO DA LIGACAO DE AGUA COM REDUCAO DE FATURAMENTO.
* Atributo - **ECONOMIA:**
* IMOVEL COM REDUCAO DO NUMERO DE ECONOMIAS.
* Atributo - **HIDROMETRO:**
* IMOVEL COM EXCLUSAO OU SUBSTITUICAO DOS DADOS DO HIDROMETRO;
* HIDRÔMETRO INEXISTENTE EM ESTOQUE;
* Número do hidrômetro informado não esteja cadastrado na COMPESA;
* HIDRÔMETRO JA INSTALADO EM OUTRO IMOVEL;
* HIDROMETRO NÃO DISPONIVEL;
* SITUACAO DA LIGACAO DE AGUA INVALIDA PARA INSTALAR HIDROMETRO;
* Caso o tipo de medição selecionado seja igual a LIGAÇÃO DE ÁGUA e a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de LIGADO e de LIGADO EM ANALISE e de CORTADO;
* LIGACAO DE AGUA JÁ POSSUI HIDROMETRO;
* SITUACAO DA LIGACAO DE ESGOTO INVALIDA PARA INSTAR HIDROMETRO NA LIGACAO NO POCO;
* Caso o tipo de medição selecionado seja igual a POÇO e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO;
* IMOVEL JA POSSUI HIDROMETRO NO POCO.
* Atributo - **IMOVEL:**
* IMOVEL EXCLUIDO APÓS ENVIO A CONTRATADA - NUNCA;
* Excluído em campo - NUNCA;
* PERFIL TARIFA SOCIAL NAO PERMITE ATUALIZACAO - NUNCA;
* Área construída, código do cliente usuário e proprietário, número de economias e número de contrato da companhia energética não podem ser alterados se imóvel for tarifa social;
* VERIFICAR SE IMOVEL CARACTERIZA TARIFA SOCIAL - NUNCA;
* IMOVEL DEVE SER EXCLUIDO MANUALMENTE - NUNCA;
* VERIFICAR INFORMACAO DE POCO - NUNCA;
* Caso exista poço na base de dados da COMPESA e indicador de poço igual a Não em campo ou não exista poço na base de dados da COMPESA e indicador de poço igual a Sim em campo.
* Atributo - **LOGRADOURO:**
* ATUALIZACAO PENDENTE POR LOGRADOURO - NUNCA.
* Atributo - **SITUACAO LIGACAO ESGOTO:**
* ALTERACAO DA LIGACAO DE ESGOTO COM REDUCAO DE FATURAMENTO.
* Atributo - **CLIENTE:**
* CLIENTE RESPONSAVEL NAO PODE SER ATUALIZADO OU REMOVIDO - NUNCA;
* IMOVEL POSSUI MAIS DE UM USUARIO - NUNCA;
* NECESSARIO INFORMAR UM CLIENTE USUARIO - NUNCA;
* CLIENTE PROPRIETARIO NAO PODE SER ATUALIZADO OU REMOVIDO - NUNCA;
* CLIENTE DE TARIFA SOCIAL NAO PODE SER ATUALIZADO - NUNCA;
* CLIENTE DE IMOVEL PUBLICO NAO PODE SER ATUALIZADO - NUNCA;
* CLIENTE INATIVO NAO PODE SER ATUALIZADO - NUNCA;
* Cliente com indicador de uso inativo na COMPESA
* Atributo - **GERAL**
* ATUALIZACAO COM SUCESSO - NUNCA;
* INFORMACAO OBRIGATORIA - NUNCA.
As correções das mensagens de hidrômetro serão realizadas por outras opções no **GSAN**, por exemplo, na mensagem HIDROMETRO INSTALADO EM OUTRO IMOVEL, o usuário terá que resolver esta situação, atualizando o número do hidrômetro por uma aplicação especifica.
Após as atualizações, quando o usuário selecionar a opção APROVADO, será feita novamente a verificação das críticas do hidrômetro.
Caso exista para o mesmo imóvel as críticas para //Categoria// e //Economia//, o usuário terá que aprovar (ou rejeitar) as duas críticas juntas.
Para emitir o Relatório de Imóveis Inconsistentes - Atualização Cadastral, marcar o checkbox ou **Todos** e, em seguida, clicar no botão {{:ajuda:gerarrelatorio2.png?nolink|}}. Feito isso, o sistema gera o relatório conforme modelo abaixo:
{{ :ajuda:yrelatorio.jpg?nolink |}}
===== Preenchimento dos campos =====
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Empresa|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Quando a opção de //Empresa// for selecionada, os campos referentes a //Matrícula do Imóvel//, //Código do Cliente//, e //Número de Documento// ficam indisponíveis para o filtro.|
|Período do Movimento|Informe as datas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, referente ao período de movimento a ser consultado.\\ A data inicial informada não pode ser maior que a data inicial do movimento.\\ A data final do movimento não pode ser maior que a data corrente.\\ A data final do movimento não pode ser menor que a data inicial do movimento.|
|Localidade|Informe o código da localidade, ou selecione a localidade desejada clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campo. A descrição da localidade será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Setor Comercial|Informe o código do setor comercial, ou selecione o setor desejado clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, ao lado do campo. A descrição será exibida ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. |
|Quadra| Selecione as quadras disponibilizadas pelo sistema utilizando as setas{{:ajuda:setadupladireitabt.png?nolink|}}, {{:ajuda:setasimplesdireitabt.png?nolink|}}, {{:ajuda:setasimplesesquerdabt.png?nolink|}} e {{:ajuda:setaduplaesquerdabt.png?nolink|}}.|
|Cadastrador|Selecione o nome do cadastrador entre as opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Serão exibidos os nomes dos cadastradores de acordo com a empresa escolhida para o filtro.|
|Situação Movimento|São três opções:\\ **Inconsistente** - serão filtrados os dados cadastrais que ocorreram inconsistências;\\ **Atualizado** - serão filtrados os dados cadastrais que foram atualizados;\\ **Todos** - serão filtrados os dados cadastrais inconsistentes e atualizados.|
|Tipo de Inconsistência|Selecione uma das opções de inconsistência disponibilizadas pelo sistema a ser utilizada no filtro.|
|Matrícula do Imóvel|Informe a matrícula do imóvel, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, ao lado do campo. A identificação do imóvel será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Quando esta opção é utilizada todas as demais opções do filtro ficam indisponíveis.|
|Código do Cliente|Informe o código do cliente, ou selecione o código desejado clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**, ao lado do campo. O nome do cliente será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Quando esta opção é utilizada todas as demais opções do filtro ficam indisponíveis.|
|CPF/CNPJ|Informe o CPF ou o CNPJ do cliente.\\ Quando esta opção é utilizada todas as demais opções do filtro ficam indisponíveis.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema seleciona uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
|{{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema realiza o filtro com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna ao menu principal.|
|{{:ajuda:micromedicao:botaoo_limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa os dados da tela em exibição.|
|{{:ajuda:b_voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna para a tela de filtro inicial, para a realização de uma nova consulta.|
|{{:ajuda:gerarrelatorio2.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório com base nos parâmetros informados.|
===== Referências =====
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
**[[=ajuda:s#setor_comercial|Setor Comercial]]**
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN