[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-arrecadacao.png?nolink&200|}}]] ====== Inserir Guia de Devolução ====== O objetivo desta funcionalidade é inserir uma guia de devolução nas bases de dados do GSAN. Ela pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Arrecadação]] > [[:ajuda:Arrecadação:Devolução]] > [[:ajuda:Arrecadação:Guia de Devolução]] > Inserir Guia de Devolução**. Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:arrecadacao:iinserir_guia_devolucao.jpg?nolink |}} Acima, informe obrigatoriamente número do **Registro de Atendimento (R.A.)**, ou o número da **Ordem de Serviço (O.S.)**. Caso deseje pesquisá-los, clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. Em seguida, o sistema exibe as telas de pesquisa, respectivamente, **[[=ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** e **[[=ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**. Caso o R.A. tenha sido informado, o sistema preenche a matrícula do imóvel ou código do cliente. Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, o sistema obtém o número do Registro de Atendimento através dessa O.S., exibindo o R.A. sem permitir alteração. Informe os demais campos necessários à inclusão da guia de devolução e clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Antes de inserir a nova guia, o sistema efetua algumas validações: * Verificar existência do registro de atendimento: * Caso não exista o Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento inexistente//. * Validar registro de atendimento: * Caso o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento <>//. * Caso a situação do Registro de Atendimento seja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento está encerrado//. * Caso o tipo de solicitação do Registro de Atendimento não permita a geração de guia de devolução, o sistema exibe a mensagem: //Especificação do Tipo de Solicitação do Registro de Atendimento não permite a geração de Guia de Devolução//. * Verificar existência da ordem de serviço: * Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//. * Validar ordem de serviço: * Caso a Ordem de Serviço não esteja associada a um Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço não está associada a um Registro de Atendimento//. * Caso a Ordem de Serviço esteja associada a um Registro de Atendimento, e o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento da Ordem de Serviço <>//. * Verificar a existência de dados: * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> inexistente// e cancela a operação. * Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação. * Verificar tipo do documento com registro de atendimento: * Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar, e o Registro de Atendimento informado não esteja associado a um imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel associado ao Registro de Atendimento <>. Não é possível selecionar este tipo de documento//. * Verificar existência da localidade: * Caso a localidade não exista, o sistema exibe a mensagem: //Localidade inexistente//. * Verificar existência da conta: * Caso a conta não exista, o sistema exibe a mensagem: //Conta inexistente//. * Verificar localidade da conta: * Caso a localidade da conta esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <> da Conta difere da localidade <> do Imóvel <>//. * Caso contrário, o sistema atribui o valor da conta ao campo Valor da Devolução e permite alteração. * Verificar existência da guia de pagamento: * Caso a guia de pagamento não exista, o sistema exibe a mensagem: //Guia de Pagamento inexistente//. * Verificar imóvel ou cliente da guia de pagamento: * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um imóvel: * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Esta Guia de Pagamento não está associada a um imóvel//. * Caso contrário: * Caso o imóvel da guia de pagamento esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //O Imóvel <> da Guia de Pagamento não corresponde ao Imóvel <> do Registro de Atendimento//. * Caso contrário, caso a localidade da guia de pagamento esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <> da Guia de Pagamento difere da localidade <> do Imóvel <>//. * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um cliente: * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Esta Guia de Pagamento não está associada a um cliente//. * Caso contrário: * Caso o cliente da guia de pagamento, o sistema exibe a mensagem: //O Cliente <> da Guia de Pagamento não corresponde ao Cliente <> do Registro de Atendimento//. * Caso contrário, o sistema atribui ao campo Localidade: * A localidade da guia de pagamento; * O nome da localidade. * Verificar tipo de débito da guia de pagamento: * Caso tenha informado a Ordem de Serviço e o tipo de serviço desta esteja associado a um tipo de débito: * Caso o tipo de débito da guia de pagamento esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //O Tipo de Débito <> da Guia de Pagamento não corresponde ao Tipo de Débito <> da Ordem de Serviço//. * O sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor da Devolução e permitir alteração. * Verificar existência do débito a cobrar: * Caso o débito a cobrar não exista, o sistema exibe a mensagem: //Débito a Cobrar inexistente//. * Verificar imóvel do débito a cobrar: * Caso o imóvel do débito a cobrar esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //O Imóvel <> do Débito A Cobrar não corresponde ao Imóvel <> do Registro de Atendimento//. * Verificar localidade do débito a cobrar: * Caso a localidade do débito a cobrar esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <> do Débito A Cobrar difere da localidade <> do Imóvel <>//. * Verificar tipo de débito do débito a cobrar: * Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, e o tipo de serviço desta esteja associado a um tipo de débito: * Caso o tipo de débito do débito a cobrar esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //O Tipo de Débito <> do Débito A Cobrar não corresponde ao Tipo de Débito <> da Ordem de Serviço//. * O sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor da Devolução e permitir alteração. * Verificar existência do tipo de débito: * Caso o tipo de débito não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//. * Verificar valor da devolução: * Caso o tipo do documento selecionado seja conta, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. * Caso o tipo do documento selecionado seja débito a cobrar, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. * Caso o tipo do documento selecionado seja guia de pagamento, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. * Caso o valor possível de ser devolvido seja <= 0, o sistema exibe a mensagem: //Não existe valor a ser devolvido para o documento informado//. * Caso contrário: * Caso o valor informado seja superior que o possível de ser devolvido e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução deve ser até o valor <>, que equivale a diferença entre o valor pago e os valores do <>, e de Guias de Devolução//. * Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar ou guia de pagamento e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Pagamento em Duplicidade//. * Caso o tipo do documento selecionado seja devolução de valor e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Outros Valores//. * Verificar sucesso da transação: * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //<> efetuada com sucesso//. * Verificar pagamento: * Caso o documento seja do tipo conta, guia de pagamento ou débito a cobrar, e não exista pagamento para a identificação informada, o sistema exibe a mensagem: //<> <> não tem pagamentos efetuados//. * Verificar existência de Guias de Devolução: * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel e o //Tipo de Documento// informado seja //Conta//, //Guia de Pagamento// ou //Débito a Cobrar//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o imóvel, com o mesmo //Tipo de Documento// e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução. * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o //Tipo de Documento// informado seja //Guia de Pagamento//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo //Tipo de Documento// e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução. * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o //Tipo de Documento// informado seja //Devolução de Valor//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo //Tipo de Documento// e o mesmo //Tipo de Débito//, o sistema exibe a mensagem: //Já existe Guia de Devolução <> para este cliente <>, e o mesmo tipo de débito <> OK ou CANCELA//. Caso o usuário selecione o “OK”, o sistema continua o processamento. * Verificar existência do funcionário: * Caso a matrícula do funcionário (xxxxxxxx) não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: “Funcionário inexistente”. * Verificar crédito a realizar: * O sistema verifica se existe um crédito a realizar; caso exista, o sistema exibe a mensagem: //A conta referente ao mês/ano <> de valor << valor da conta>> já foi devolvida//, e não permite que se devolva novamente. ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |Registro de Atendimento|Campo obrigatório - Informe o número do Registro de Atendimento, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o RA desejado. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção do Registro de Atendimento, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.| |Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a O.S. desejada. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção da Ordem de Serviço, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.| |Tipo do Documento|Campo obrigatório - Selecione o tipo do documento entre as opções disponibilizada pelo sistema.| |Localidade|Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório o preenchimento. Informe o número da Localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a localidade desejada. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Matrícula do Imóvel|Este campo é preenchido pelo sistema.| |Código do Cliente|Este campo é preenchido pelo sistema.| |Referência da Conta|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe-o no formado mm/aaaa (mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a referência desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Guia de Pagamento|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o código da guia de pagamento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a guia desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Débito a Cobrar|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o código do débito a cobrar, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a guia desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Tipo do Débito|Campo obrigatório - Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de débito é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção do Tipo do Débito, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_debito|Pesquisar Tipo de Débito]]**.| |Valor da Devolução|Campo obrigatório - Informe o valor da devolução com duas casas decimais.| |Funcionário Analista|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que analisou o pedido de devolução, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Funcionário Autorizador|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que autorizou o pedido de devolução, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o procedimento e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados do sistema.| ===== Referências ===== **[[=postgres:arrecadacao:uc0322|Inserir Guia de Devolução]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:arrecadacao:guia_de_devolucao|Guia de Devolução]]** **[[=ajuda:arrecadacao|Arrecadação]]** \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.