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treinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca

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treinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca [07/12/2017 19:04] tadeu.sarmentotreinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca [12/01/2018 01:22] (atual) – [Nova Sistemática de Cobrança da Caern] moises.simoes
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
  
-====== Nova Sistemática de Cobrança da Caern ======+====== Sistemática de Cobrança ======
  
 ====== Introdução ====== ====== Introdução ======
Linha 41: Linha 41:
 ===== 1.2 Ações de Cobrança ===== ===== 1.2 Ações de Cobrança =====
 <columns> <columns>
-As ações de cobrança são procedimentos adotados pela Caern, com vistas ao resgate dos valores devidos pelos clientes. São formadas pelos instrumentos abaixo relacionados, entre outros. Por opção da companhia, ações predecessoras podem ser parametrizadas:+As ações de cobrança são procedimentos adotados pela Concessionária, com vistas ao resgate dos valores devidos pelos clientes. São formadas pelos instrumentos abaixo relacionados, entre outros. Por opção da companhia, ações predecessoras podem ser parametrizadas:
  
   - **Aviso de Débito** - Será entregue ao cliente, junto com a conta de consumo mensal de água, mas pode ser emitido a qualquer momento por iniciativa da companhia;   - **Aviso de Débito** - Será entregue ao cliente, junto com a conta de consumo mensal de água, mas pode ser emitido a qualquer momento por iniciativa da companhia;
Linha 540: Linha 540:
 Selecione entre as opções disponibilizadas pelo sistema, a Empresa, o Contrato e a Ação de Cobrança, em seguida, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:adicionar.jpg?nolink|}}. Será exibida a tela abaixo.  Selecione entre as opções disponibilizadas pelo sistema, a Empresa, o Contrato e a Ação de Cobrança, em seguida, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:adicionar.jpg?nolink|}}. Será exibida a tela abaixo. 
  
-Esta operação pode ser repetida quantas vezes forem necessárias. Para remover uma ou mais **Ações de Cobrança** cadastrada(s), marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todas as opções, clique no //link// **Todos**, em seguida clique no botão .+Esta operação pode ser repetida quantas vezes forem necessárias. Para remover uma ou mais **Ações de Cobrança** cadastrada(s), marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todas as opções, clique no //link// **Todos**, em seguida clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 548: Linha 548:
  
 <columns> <columns>
-Informada a associação da **Ação de Cobrança** com a **Empresa**, de acordo com a tela abaixo e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}} para finalizar o procedimento.+Informada a associação da **Ação de Cobrança** com a **Empresa**, de acordo com a tela acima e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}} para finalizar o procedimento.
 </columns> </columns>
  
Linha 554: Linha 554:
  
 ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^ ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^
-| Grupo%%(*%%) | Campo obrigatório - O sistema exibe a lista dos grupos que foram cadastrados com execução automática. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | +| Grupo| Campo obrigatório - O sistema exibe a lista dos grupos que foram cadastrados com execução automática. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | 
-| Empresa | Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista de empresas cadastradas com a data de fim de contrato, com o valor nulo ou a data maior que a data corrente. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | +| Empresa| Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista de empresas cadastradas com a data de fim de contrato, com o valor nulo ou a data maior que a data corrente. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | 
-| Contrato | Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista com contratos cadastrados da empresa selecionada. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | +| Contrato| Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista com contratos cadastrados da empresa selecionada. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | 
-| Ação de Cobrança | Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista das ações de cobrança com indicador de uso igual a //Ativo//. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|+| Ação de Cobrança| Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista das ações de cobrança com indicador de uso igual a //Ativo//. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
  
 \\ \\
Linha 619: Linha 619:
 ==== 2.3.2 Manter Ação de Cobrança ==== ==== 2.3.2 Manter Ação de Cobrança ====
 <columns> <columns>
-A funcionalidade **Manter Ação de Cobrança** pode ser encontrada no caminho **GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Manter Ação de Cobrança**.+A funcionalidade **Manter Ação de Cobrança** pode ser encontrada no caminho **GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Manter Ação de Cobrança**. Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados.
  
-Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. +Deve ser criada a ação de cobrança **Visita de Cobrança**, com a definição dos critérios para que sejam associados à nova ação de cobrança. Importante lembrar que a nova ação deve ser associada às rotas. O documento **Visita de Cobrança** deve ser associado à **Visita de Cobrança**. O sistema verifica a execução e os critérios da fiscalização, associa o documento **Fiscalização** para esta ação.
- +
-Deve ser criada a ação de cobrança **Visita de Cobrança**, com a definição dos critérios para que sejam associados à nova ação de cobrança. +
- +
-É Importante lembrar quea nova ação deve ser associada às rotas. O documento **Visita de Cobrança** deve ser associado à **Visita de Cobrança**. O sistema verifica a execução e os critérios da fiscalização, associa o documento **Fiscalização** para esta ação.+
  
 As validações que são realizadas na funcionalidade **Inserir Ação de Cobrança** também são válidas para a funcionalidade **Manter Ação de Cobrança.** As validações que são realizadas na funcionalidade **Inserir Ação de Cobrança** também são válidas para a funcionalidade **Manter Ação de Cobrança.**
  
-Informe pelo menos uma opção de seleção e clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar.jpg?nolink|}}.+Informe pelo menos uma opção de seleção e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 635: Linha 631:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar_acao.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar_ac.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 641: Linha 637:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:manter_acao_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:manter_ac.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 647: Linha 643:
 Ao clicar no //link// do campo **Descrição**, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo. Ao clicar no //link// do campo **Descrição**, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo.
  
-Faça as modificações que julgar necessárias, obedecendo às orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:atual.jpg?nolink|}} para finalizar os procedimentos.+Faça as modificações que julgar necessárias, obedecendo às orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}} para finalizar os procedimentos.
  
 Verifica ação predecessora para ação que não compõe o cronograma Verifica ação predecessora para ação que não compõe o cronograma
Linha 655: Linha 651:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:atualizar_acao_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:atualizar_ac.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1810: Linha 1806:
 O sistema exibe a tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, abaixo, com as opções operacionais para geração ou emissão do boletim de contrato. O sistema exibe a tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, abaixo, com as opções operacionais para geração ou emissão do boletim de contrato.
  
-A opção **Gerar Boletim** é exibida selecionada, mas o sistema permite ao usuário marcar outra opção (Emitir Relatório).+A opção **Gerar Boletim** é exibida selecionada, mas o sistema permite ao usuário marcar outra opção (**Emitir Relatório**).
  
 **Opção: Gerar Boletim** **Opção: Gerar Boletim**
  
-Na tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, marque o campo **Operação**, obrigatoriamente, com a opção **Gerar Boletim**, informe os demais campos, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:selecionar.jpg?nolink|}}. Na sequência, o sistema faz a validação quanto ao preenchimento dos campos obrigatórios.+Na tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, marque o campo **Operação**, obrigatoriamente, com a opção **Gerar Boletim**. Depois, informe os demais campos, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:selecionar.jpg?nolink|}}. Na sequência, o sistema faz a validação quanto ao preenchimento dos campos obrigatórios.
  
 Verifica preenchimento dos campos obrigatórios: Verifica preenchimento dos campos obrigatórios:
  
-  - Caso o usuário não informe ou selecione algum campo obrigatório para o processamento da opção selecionada, será exibida a mensagem **Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>**.+  - Caso o usuário não informe ou selecione algum campo obrigatório para o processamento da opção selecionada, é exibida a mensagem **Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>**.
 </columns> </columns>
 +\\
  
 ==== Modelos das telas: Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato ==== ==== Modelos das telas: Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato ====
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:6solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:solicitar_geracao_emissao_bmc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1842: Linha 1839:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:7solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:7solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1848: Linha 1845:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:8solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:8solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
 +\\
 +
 **Opção: Emitir Relatório** **Opção: Emitir Relatório**
  
Linha 1864: Linha 1863:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:ajuda:mobile:gsanas:9solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :ajuda:mobile:gsanas:9solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1879: Linha 1878:
 Para acessar a funcionalidade que gera o relatório de O.S. Situação, o usuário deve seguir o caminho: **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação**. Para acessar a funcionalidade que gera o relatório de O.S. Situação, o usuário deve seguir o caminho: **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação**.
  
-O sistema exibe inicialmente a tela de filtro, o usuário informa os parâmetros que julgar necessários (tela Gerar Relatório OS Situação), conforme orientações para preenchimento, e em seguida, para comandar a geração do relatório, clique no botão {{:ajuda:mobile:gsanas:gerar.jpg?nolink|}}.+O sistema exibe inicialmente a tela de filtro, o usuário informa os parâmetros que julgar necessários (tela Gerar Relatório OS Situação), conforme orientações para preenchimento, e em seguida, para comandar a geração do relatório, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:gg.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 1885: Linha 1884:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:ajuda:mobile:gsanas:gerar_relatorio_os_situacao.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:rela_os_situacao.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 **Preenchimento dos Campos** **Preenchimento dos Campos**
 ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^ ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^
-| Origem da Ordem de Serviço%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe uma ou mais opções, marcando no(s) checkbox(s) correspondente(s), conforme abaixo: \\ **Cobrança** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de cobrança sejam selecionadas; \\ **Seletiva** - Caso o usuário deseje que apenas as OS seletivas sejam selecionadas; \\ **Atendimento** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de atendimento sejam selecionadas. As opções de **Empresa**, **Grupo** e **Contrato** só deverão ser preenchidas quando a opção de **Cobrança** estiver selecionada na **Origem da Ordem de Serviço**. A informação de Mês/Ano de Referência, para o caso das Ordens de Serviço de origem **Seletiva** ou **Atendimento**, filtrará o Mês/Ano de geração da **Ordem de Serviço**. Caso os Tipos de OS estejam marcados como **Atendimento**, ou **Seletiva**, e **Referência de Cobrança** não informada, o sistema apresenta as situações de OS normais, ou seja, PENDENTE e ENCERRADA. | +| Origem da Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe uma ou mais opções, marcando no(s) checkbox(s) correspondente(s), conforme abaixo: \\ **Cobrança** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de cobrança sejam selecionadas; \\ **Seletiva** - Caso o usuário deseje que apenas as OS seletivas sejam selecionadas; \\ **Atendimento** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de atendimento sejam selecionadas. As opções de **Empresa**, **Grupo** e **Contrato** só deverão ser preenchidas quando a opção de **Cobrança** estiver selecionada na **Origem da Ordem de Serviço**. A informação de Mês/Ano de Referência, para o caso das Ordens de Serviço de origem **Seletiva** ou **Atendimento**, filtrará o Mês/Ano de geração da **Ordem de Serviço**. Caso os Tipos de OS estejam marcados como **Atendimento**, ou **Seletiva**, e **Referência de Cobrança** não informada, o sistema apresenta as situações de OS normais, ou seja, PENDENTE e ENCERRADA. | 
-| Tipo do Relatório%%(*%%) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções: \\ **Analítico** - A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios de filtro informados, o sistema ordena os dados do relatório por: \\ **Situação das OS** e **Número das OS**, bem como saltar a página a cada quebra da situação das O.S., caso seja selecionada a opção **Todas**, referente à situação. \\ **Sintético** - Caso selecione **Sintético**, o usuário deverá marcar a opção **TODOS** na opção do consumo do imóvel com irregularidades e não permite alteração. A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios informados no filtro, o sistema ordena os dados do relatório por: **Situação das OS** (Encerradas, Pendentes, Fiscalizadas), **Tipo de Serviço**, **Motivo de Encerramento** e **Retorno da Fiscalização**, bem como saltar a página a cada quebra da **Situação das OS** (no caso de selecionada a opção **Todas** referente à situação. |+| Tipo do Relatório| Campo obrigatório - Selecione uma das opções: \\ **Analítico** - A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios de filtro informados, o sistema ordena os dados do relatório por: \\ **Situação das OS** e **Número das OS**, bem como saltar a página a cada quebra da situação das O.S., caso seja selecionada a opção **Todas**, referente à situação. \\ **Sintético** - Caso selecione **Sintético**, o usuário deverá marcar a opção **TODOS** na opção do consumo do imóvel com irregularidades e não permite alteração. A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios informados no filtro, o sistema ordena os dados do relatório por: **Situação das OS** (Encerradas, Pendentes, Fiscalizadas), **Tipo de Serviço**, **Motivo de Encerramento** e **Retorno da Fiscalização**, bem como saltar a página a cada quebra da **Situação das OS** (no caso de selecionada a opção **Todas** referente à situação. |
 | Período de Geração | Este campo será obrigatório caso o usuário não informe a referência de cobrança. Informe o período de referência das **Ordens de Serviços** a serem selecionadas para geração do relatório (datas inicial e final), com as datas válidas no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar as datas desejadas. O sistema faz a validação das datas. Valida D//a//ta · Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem **Data inválida**. Valida Período · A data inicial deve ser menor que a data final, caso contrário, será exibida a mensagem **Data Final do Período é inferior à Data Inicial**. | | Período de Geração | Este campo será obrigatório caso o usuário não informe a referência de cobrança. Informe o período de referência das **Ordens de Serviços** a serem selecionadas para geração do relatório (datas inicial e final), com as datas válidas no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar as datas desejadas. O sistema faz a validação das datas. Valida D//a//ta · Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem **Data inválida**. Valida Período · A data inicial deve ser menor que a data final, caso contrário, será exibida a mensagem **Data Final do Período é inferior à Data Inicial**. |
 | Referência de Cobrança | Este campo será obrigatório caso a **Origem da Ordem de Serviço** seja igual a **Cobrança**, ou não tenha informado o **Período de Geração**. Informe a referência de Cobrança, no formato MM/AAAA (mês, ano). | | Referência de Cobrança | Este campo será obrigatório caso a **Origem da Ordem de Serviço** seja igual a **Cobrança**, ou não tenha informado o **Período de Geração**. Informe a referência de Cobrança, no formato MM/AAAA (mês, ano). |
treinamentos/livre/processos/cobranca/manual_nova_sistematica_de_cobranca.1512673440.txt.gz · Última modificação: 07/12/2017 19:04 (edição externa)