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treinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca

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treinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca [07/12/2017 17:51] tadeu.sarmentotreinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca [12/01/2018 01:22] (atual) – [Nova Sistemática de Cobrança da Caern] moises.simoes
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
  
-====== Nova Sistemática de Cobrança da Caern ======+====== Sistemática de Cobrança ======
  
 ====== Introdução ====== ====== Introdução ======
Linha 41: Linha 41:
 ===== 1.2 Ações de Cobrança ===== ===== 1.2 Ações de Cobrança =====
 <columns> <columns>
-As ações de cobrança são procedimentos adotados pela Caern, com vistas ao resgate dos valores devidos pelos clientes. São formadas pelos instrumentos abaixo relacionados, entre outros. Por opção da companhia, ações predecessoras podem ser parametrizadas:+As ações de cobrança são procedimentos adotados pela Concessionária, com vistas ao resgate dos valores devidos pelos clientes. São formadas pelos instrumentos abaixo relacionados, entre outros. Por opção da companhia, ações predecessoras podem ser parametrizadas:
  
   - **Aviso de Débito** - Será entregue ao cliente, junto com a conta de consumo mensal de água, mas pode ser emitido a qualquer momento por iniciativa da companhia;   - **Aviso de Débito** - Será entregue ao cliente, junto com a conta de consumo mensal de água, mas pode ser emitido a qualquer momento por iniciativa da companhia;
Linha 320: Linha 320:
 Ainda na tela **Manter Itens de Contrato**, acima, ao clicar no hiperlink do campo **Descrição**, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo apresentado abaixo. Ainda na tela **Manter Itens de Contrato**, acima, ao clicar no hiperlink do campo **Descrição**, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo apresentado abaixo.
  
-Para alterar o item de contrato, informe os dados, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:atual.jpg?nolink|}}.+Para alterar o item de contrato, informe os dados, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 342: Linha 342:
 ==== 2.1.6 Informar Itens de contrato de Serviço ==== ==== 2.1.6 Informar Itens de contrato de Serviço ====
 <columns> <columns>
-Esta funcionalidade será encontrada no caminho: **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Item de Contrato de Serviço**.+Esta funcionalidade será encontrada no caminho: **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Item de Contrato de Serviço**. Na sequência do processo, o usuário deve informar o item de contrato de serviço, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos. O usuário deve selecionar a empresa responsável do contrato.
  
-Na sequência do processo, o usuário deve informar o item de contrato de serviço, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos. +Caso existam contratos cadastrados para a empresa selecionada, o sistema exibe os contratos. O usuário deverá selecionar um contrato para os ajustes necessários. Caso não exista contrato cadastrado para a empresa selecionada, o sistema permite incluir o contrato neste momento.
- +
-O usuário deve selecionar a empresa responsável do contrato. +
- +
-Caso existam contratos cadastrados para a empresa selecionada, o sistema exibe os contratos. +
- +
-O usuário deverá selecionar um contrato para os ajustes necessários. +
- +
-Caso não exista contrato cadastrado para a empresa selecionada, o sistema permite incluir o contrato neste momento.+
  
 O usuário poderá informar: O usuário poderá informar:
Linha 368: Linha 360:
   - Tipo de Serviço do item do contrato: O tipo de serviço que será relacionado ao item de contrato para efeito de geração do **Boletim de Medição**.   - Tipo de Serviço do item do contrato: O tipo de serviço que será relacionado ao item de contrato para efeito de geração do **Boletim de Medição**.
  
-Caso seja necessário, o usuário tem a opção de incluir um aditivo ao contrato, como também alterar o valor do aditivo e a taxa de sucesso, além de informar a data de início do aditivo. +Caso seja necessário, o usuário tem a opção de incluir um aditivo ao contrato, como também alterar o valor do aditivo e a taxa de sucesso, além de informar a data de início do aditivo. As informações dos contratos e seus respectivos itens devem levar em consideração os valores descritos. Estes dados serão utilizados na geração do **Boletim de Medição**.
- +
-As informações dos contratos e seus respectivos itens devem levar em consideração os valores descritos. Estes dados serão utilizados na geração do **Boletim de Medição**.+
  
-Para finalizar os procedimentos, siga as orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}.+Para finalizar os procedimentos, siga as orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}.
  
 Obs. Os procedimentos para **Informar Itens de contrato de Serviço**, requerem o cadastramento prévio do contrato no sistema. Obs. Os procedimentos para **Informar Itens de contrato de Serviço**, requerem o cadastramento prévio do contrato no sistema.
Linha 380: Linha 370:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:informar_itens.jpg?nolink  |}}+{{ :ajuda:cobranca:informaritensdecontrato.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 **Preenchimento dos Campos** **Preenchimento dos Campos**
  
-**Campo** **Orientações para Preenchimento** +^Campo^Preenchimento dos Campos
-| Empresa%%(*%%) | Campo obrigatório - O sistema exibe as empresas que se encontram ativas. Selecione a empresa entre as opções disponibilizadas pelo sistema. | +|**Empresa**|Campo obrigatório - Selecione a empresa entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-| Número do Contrato%%(*%%) | Campo obrigatório - Ao selecionar a empresa, o(s) número(s) do(s) contrato(s) cadastrado(s) será(ão) exibido(s). O usuário tem a opção de alterar algum dado do contrato ou incluir itens de serviço. O usuário pode adicionar ou retirar um item do contrato ou alterar os dados de um item. Caso a empresa não tenha contrato cadastrado, será permitido informar o número do contrato e os respectivos dados. O usuário poderá incluir um contrato (Dados do Contrato): · Número do contrato; · Data Início de Contrato; · Data Fim de Contrato; · Valor Global do Contrato; · Valor Taxa de Sucesso; · Observações do contrato.| +|**Número do Contrato**|Campo obrigatório - Ao selecionar a empresa, o número do contrato cadastrado será exibido e não permite alteração.\\ Caso a empresa não tenha contrato cadastrado, será permitido informar o número do contrato.| 
-| Data de Inicio do Contrato%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe a data de inicio do contrato, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:relatorios:calendarrio.jpg?nolink|}} para selecionar a data desejada. Validar data · Caso a data informada esteja inválidao sistema exibe a mensagem **Data Inválida**. · Caso já exista contrato cadastrado, o sistema exibe este campo e não permite alteração.| +|**Data de Inicio do Contrato**|Campo obrigatório - Informe a data de inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.\\ Caso já exista contrato cadastrado, o sistema exibe este campo e não permite alteração.| 
-| Data de Fim do Contrato | Informe a data de fim do contrato, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:relatorios:calendarrio.jpg?nolink|}} para selecionar a data desejada. Validar data · Caso a data de fim do contrato informada esteja menor ou igual que a data início do contratoo sistema exibe a mensagem **Data final deve ser maior que data inicial**.| +|**Data de Fim do Contrato**|Informe a data de fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.| 
-| Valor Global do Contrato | Informe o valor do contrato, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais. | +|**Valor Global do Contrato**|Informe o valor do contrato, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.| 
-| Percentual Taxa de Sucesso | Informe o percentual referente à taxa de sucesso, com 5 (cinco) dígitos, com duas casas decimais. Caso o valor da taxa de sucesso seja igual a zero ou nulo, o sistema exibe a mensagem **Valor taxa de sucesso inválido**. | +|**Percentual Taxa de Sucesso**|Informe o percentual referente taxa de sucesso, com 5 (cinco) dígitos, com duas casas decimais.
-| Observação | Caso deseje colocar alguma observação sobre o contrato, este campo disponibiliza espaço para até 400 (quatrocentos) caracteres. | +|**Observação**|Caso deseje colocar alguma observação sobre o contrato, este campo disponibiliza até 400 (quatrocentos) caracteres.| 
-| Item de Contrato%%(*%%) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Caso o usuário não tenha informado itens para o contrato, o sistema exibe a mensagem **Informe pelo menos um item do contrato**.| +|**Percentual Mínimo Execução**|Informar o percentual mínimo para execução dos serviços de instalação e substituição de hidrômetro. Para mais detalhes sobre **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]** acesse o link associado ao nome.| 
-| Valor do Item%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe o valor do item, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.| +|**Percentual Serviços Rejeitados**|Informar o percentual de serviços rejeitados no contrato, no processo de gestão de micromedição. Para mais detalhes sobre **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]** acesse o link associado ao nome.| 
-| Tipo de Serviço | O usuário poderá selecionar/informar, opcionalmente, um tipo de serviço para geração automática de uma Ordem de Serviço. Informe o código do tipo de serviço, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}} para selecionar o tipo desejado, conforme tela de pesquisa que será exibida. O tipo de serviço será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:relatorios:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Caso o tipo de serviço informado não exista no sistema, será exibida a mensagem **Tipo de Serviço inexistente**. Caso o tipo de serviço já tenha sido informado para o item de contratoserá exibida a mensagem **O Tipo de Serviço selecionado já foi informado para este Item de Contrato**. | +|**Contrato com Administração Local**| Indicar a existência ou não de um contrato com administração local.| 
-| Percentual de Serviços Não Executados / Não Aceitos para Aplicação de Multa | Informe o percentual referente à taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais. | +|**Item de Contrato**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-| Percentual da Multa a Ser Aplicada Quando o Percentual Acima For Atingido | Informe o percentual referente à multa ser aplicada, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais. | +|**Valor do Item**|Campo obrigatório - Informe o valor do item, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.| 
-| Quantidade Orçada para o Item de Contrato | Informe a quantidade orçada para o item, com o tamanho máximo de 8 (oito) dígitos, sendo duas casas decimais.| +|**Tipo de Serviço**|Informe o código do tipo de serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado, conforme tela de pesquisa abaixo. O tipo de serviço será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.
-| Valor Orçado para o Item de Contrato | Informe o valor orçado para o item de contrato, com o tamanho máximo de 10 (dez) dígitos, sendo duas casas decimais. | +|**Atividade**| Informar a atividade executada no itens de contrato ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a atividade desejada. A atividade  será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-| Itens do Contrato | Nesta tabela serão exibidos os itens do contrato. Para remover um item cadastrado, clique no botão na coluna **Remover**. | +|**Percentual de Serviços Não Executados /  Não Aceitos para Aplicação de Multa**|Informe o percentual referente taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais.| 
-| Aditivos | Nesta tabela serão exibidos os aditivos para o contrato. O usuário poderá incluir um aditivo ao contrato. Dados do Aditivo: · Data Início do Aditivo; · Data Fim de Contrato; · Valor do Aditivo do Contrato; · Valor Taxa de Sucesso Aditivo Para remover um aditivo é necessário antes remover o **Item do Contrato** referente ao aditivo. |+|**Percentual da Multa a Ser Aplicada Quando o Percentual Acima For Atingido**|Informe o percentual referente a taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais.| 
 +|**Quantidade Orçada para o Item de Contrato**|Informe a quantidade orçada para o item, com o tamanho máximo de 8 (oito) dígitos, sendo duas casas decimais.| 
 +|**Valor Orçado para o Item de Contrato**|Informe o valor orçado para o item de contrato, com o tamanho máximo de 10 (dez) dígitos, sendo duas casas decimais.| 
 +|**Itens do Contrato**|Nesta tabela serão exibidos os itens do contrato.\\ Para remover um item cadastrado, clique no botão  {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} na coluna //Remover//.| 
 +|**Aditivos**|Nesta tabela serão exibidos os aditivos para o contrato.|
  
 \\ \\
Linha 428: Linha 422:
 ==== 2.2.1 Inserir Grupo de Cobrança ==== ==== 2.2.1 Inserir Grupo de Cobrança ====
 <columns> <columns>
-Inicialmente, o sistema exibe a tela **Inserir Grupo de Cobrança**. Informe os dados necessários à inclusão do grupo de cobrança. O sistema faz a validação.+Inicialmente, o sistema exibe a tela **Inserir Grupo de Cobrança**. Ela pode ser acessada mediante dois caminhos: 
 +  * **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobranca]] > [[:ajuda:cobrança:Nova Cobrança]] > [[:ajuda:cobrança:Grupo de Cobrança]] > Inserir Grupo de Cobrança**. 
 +  * **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobranca]] > [[:ajuda:cobrança:Grupo de Cobrança]] > Inserir Grupo de Cobrança**. 
 + 
 +Informe os dados necessários à inclusão do grupo de cobrança. O sistema faz a validação.
  
 Verifica preenchimento dos campos: Verifica preenchimento dos campos:
Linha 450: Linha 448:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:inserir_grupo_cobranca2.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:cobranca_inserir_g.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 458: Linha 456:
 A funcionalidade **Manter Grupo Cobrança** pode ser encontrada no caminho **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Grupo de Cobrança > Manter Grupo Cobrança**. A funcionalidade **Manter Grupo Cobrança** pode ser encontrada no caminho **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Grupo de Cobrança > Manter Grupo Cobrança**.
  
-Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. Informe pelo menos uma opção e clique no botão{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar.jpg?nolink|}}.+Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. Informe pelo menos uma opção e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 464: Linha 462:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:f_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 472: Linha 470:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:manter_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:m_g_c.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 482: Linha 480:
   - Caso o usuário esteja tentando atualizar um grupo de cobrança e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem **Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção**.   - Caso o usuário esteja tentando atualizar um grupo de cobrança e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem **Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção**.
  
-Para finalizar os procedimentos de **Manter Grupo Cobrança**, de acordo com a tela abaixo e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:atual.jpg?nolink|}}.+Para finalizar os procedimentos de **Manter Grupo Cobrança**, de acordo com a tela abaixo e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:atualizar_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:a_gc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 **Preenchimento dos Campos** **Preenchimento dos Campos**
  
-**Campo** **Orientações para Preenchimento** +^Campo^Preenchimento dos Campos
-| Código | Este campo contém o código do grupo de cobrança, atribuído pelo sistema na inclusão, somente será exibido na tela de atualização e não é permitida alteração. | +|**Código**|Gerado e exibido pelo sistema. Não permite alteração.| 
-| Descrição%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe a descrição do grupo de cobrança, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteres. | +|**Descrição**|Campo obrigatório - Informe a descrição do grupo de cobrança, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteres.| 
-| Descrição Abreviada%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe a descrição abreviada do grupo de cobrança, com no máximo 3 (três) caracteres. | +|**Descrição Abreviada**|Campo obrigatório - Informe a descrição abreviada do grupo de cobrança, com no máximo 3 (três) caracteres.| 
-| Mês/Ano de Referência%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe o mês e o ano de referência, no formato MM/AAAA (mês, ano). Validar mês/ano de referência Caso o mês/ano de referência esteja inválido, o sistema exibe a mensagem **Mês/Ano de referência inválido**. | +|**Mês/Ano de Referência**|Campo obrigatório - Informe o mês e o ano de referência, no formato mm/aaaa (mês, ano).| 
-| Indicador de Uso%%(*%%) | Campo obrigatório - Este campo só está disponível na funcionalidade de Atualização. Informe a opção **Ativo**, para o grupo de cobrança que se encontra disponível no sistema, caso contrário, marque a opção **Inativo**. | +|**Indicador de Uso(*)**|Campo obrigatório - Informe //Ativo// para o item que estiver em uso (disponívelno sistema, caso contrário, informe a opção //Inativo//.| 
-| E-mail do Funcionário Responsável | Campo obrigatório - Informe o e-mail válido do funcionário responsável, que deverá receber o retorno do encerramento da geração do **Boletim de Medição**. | +|**E-mail do Funcionário Responsável**|Informe o e-mailválidodo funcionário responsável.| 
-| Execução Automática%%(*%%) | Campo obrigatório - Selecione a opção **Sim** para indicar que a execução será **Automática** (Nova Sistemática de Cobrança), caso contrário, informe a opção **Não**, o sistema entra na sistemática antiga de cobrança, e não gera as datas do cronograma automaticamente. | +|**Execução Automática**|Campo obrigatório - Selecione a opção //Sim// para indicar que a execução será automática; caso contrário, informe a opção //Não//.| 
-Empresa | O sistema seleciona os nomes das empresas **ativas** e com contratos de prestação de serviços cadastrados com valor nulo, ou data maior que a data corrente. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à empresa. | +|**Empresa**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à empresa.| 
-| Contrato de Cobrança | O sistema exibe os Contratos dos Fornecedores válidos, para o fornecedor selecionado. Selecione a opção referente ao contrato de cobrança da empresa informada. |+|**Contrato de Cobrança**|Selecione a opção referente ao contrato de cobrança.|
  
 \\ \\
Linha 530: Linha 528:
 </columns> </columns>
  
 +\\
 ==== Modelos das telas: Informar Empresa Por Ação de Cobrança e por Grupo de Cobrança ==== ==== Modelos das telas: Informar Empresa Por Ação de Cobrança e por Grupo de Cobrança ====
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:informar_empresa_acao_cobranca_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:cobranca:x_informar_empresa_acao_cobranca_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 541: Linha 540:
 Selecione entre as opções disponibilizadas pelo sistema, a Empresa, o Contrato e a Ação de Cobrança, em seguida, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:adicionar.jpg?nolink|}}. Será exibida a tela abaixo.  Selecione entre as opções disponibilizadas pelo sistema, a Empresa, o Contrato e a Ação de Cobrança, em seguida, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:adicionar.jpg?nolink|}}. Será exibida a tela abaixo. 
  
-Esta operação pode ser repetida quantas vezes forem necessárias. Para remover uma ou mais **Ações de Cobrança** cadastrada(s), marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todas as opções, clique no hiperlink **Todos**, em seguida clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:remover2.jpg?nolink|}}.+Esta operação pode ser repetida quantas vezes forem necessárias. Para remover uma ou mais **Ações de Cobrança** cadastrada(s), marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todas as opções, clique no //link// **Todos**, em seguida clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:informar_empresa_acao_cobranca_grupo_cobranca2.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:cobranca:x2_informar_empresa_acao_cobranca_grupo_cobranca.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
-Informada a associação da **Ação de Cobrança** com a **Empresa**, de acordo com a tela abaixo e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:atual.jpg?nolink|}}para finalizar o procedimento.+Informada a associação da **Ação de Cobrança** com a **Empresa**, de acordo com a tela acima e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}} para finalizar o procedimento.
 </columns> </columns>
- 
-<WRAP center round box 70%> 
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:informar_empresa_acao_cobranca_grupo_cobranca3.jpg?nolink  |}} 
-</WRAP> 
  
 **Preenchimento dos Campos** **Preenchimento dos Campos**
  
 ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^ ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^
-| Grupo%%(*%%) | Campo obrigatório - O sistema exibe a lista dos grupos que foram cadastrados com execução automática. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | +| Grupo| Campo obrigatório - O sistema exibe a lista dos grupos que foram cadastrados com execução automática. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | 
-| Empresa | Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista de empresas cadastradas com a data de fim de contrato, com o valor nulo ou a data maior que a data corrente. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | +| Empresa| Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista de empresas cadastradas com a data de fim de contrato, com o valor nulo ou a data maior que a data corrente. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | 
-| Contrato | Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista com contratos cadastrados da empresa selecionada. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | +| Contrato| Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista com contratos cadastrados da empresa selecionada. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. | 
-| Ação de Cobrança | Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista das ações de cobrança com indicador de uso igual a //Ativo//. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|+| Ação de Cobrança| Campo opcional para //selecionar// e obrigatório para //adicionar// - O sistema exibe uma lista das ações de cobrança com indicador de uso igual a //Ativo//. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
  
 \\ \\
Linha 624: Linha 619:
 ==== 2.3.2 Manter Ação de Cobrança ==== ==== 2.3.2 Manter Ação de Cobrança ====
 <columns> <columns>
-A funcionalidade **Manter Ação de Cobrança** pode ser encontrada no caminho **GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Manter Ação de Cobrança**.+A funcionalidade **Manter Ação de Cobrança** pode ser encontrada no caminho **GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Manter Ação de Cobrança**. Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados.
  
-Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. +Deve ser criada a ação de cobrança **Visita de Cobrança**, com a definição dos critérios para que sejam associados à nova ação de cobrança. Importante lembrar que a nova ação deve ser associada às rotas. O documento **Visita de Cobrança** deve ser associado à **Visita de Cobrança**. O sistema verifica a execução e os critérios da fiscalização, associa o documento **Fiscalização** para esta ação.
- +
-Deve ser criada a ação de cobrança **Visita de Cobrança**, com a definição dos critérios para que sejam associados à nova ação de cobrança. +
- +
-É Importante lembrar quea nova ação deve ser associada às rotas. O documento **Visita de Cobrança** deve ser associado à **Visita de Cobrança**. O sistema verifica a execução e os critérios da fiscalização, associa o documento **Fiscalização** para esta ação.+
  
 As validações que são realizadas na funcionalidade **Inserir Ação de Cobrança** também são válidas para a funcionalidade **Manter Ação de Cobrança.** As validações que são realizadas na funcionalidade **Inserir Ação de Cobrança** também são válidas para a funcionalidade **Manter Ação de Cobrança.**
  
-Informe pelo menos uma opção de seleção e clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar.jpg?nolink|}}.+Informe pelo menos uma opção de seleção e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 640: Linha 631:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar_acao.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:filtrar_ac.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 646: Linha 637:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:manter_acao_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:manter_ac.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 652: Linha 643:
 Ao clicar no //link// do campo **Descrição**, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo. Ao clicar no //link// do campo **Descrição**, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo.
  
-Faça as modificações que julgar necessárias, obedecendo às orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:atual.jpg?nolink|}} para finalizar os procedimentos.+Faça as modificações que julgar necessárias, obedecendo às orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}} para finalizar os procedimentos.
  
 Verifica ação predecessora para ação que não compõe o cronograma Verifica ação predecessora para ação que não compõe o cronograma
Linha 660: Linha 651:
  
 <WRAP center round box 70%> <WRAP center round box 70%>
-{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:atualizar_acao_cobranca.jpg?nolink  |}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:atualizar_ac.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1815: Linha 1806:
 O sistema exibe a tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, abaixo, com as opções operacionais para geração ou emissão do boletim de contrato. O sistema exibe a tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, abaixo, com as opções operacionais para geração ou emissão do boletim de contrato.
  
-A opção **Gerar Boletim** é exibida selecionada, mas o sistema permite ao usuário marcar outra opção (Emitir Relatório).+A opção **Gerar Boletim** é exibida selecionada, mas o sistema permite ao usuário marcar outra opção (**Emitir Relatório**).
  
 **Opção: Gerar Boletim** **Opção: Gerar Boletim**
  
-Na tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, marque o campo **Operação**, obrigatoriamente, com a opção **Gerar Boletim**, informe os demais campos, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:selecionar.jpg?nolink|}}. Na sequência, o sistema faz a validação quanto ao preenchimento dos campos obrigatórios.+Na tela **Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato**, marque o campo **Operação**, obrigatoriamente, com a opção **Gerar Boletim**. Depois, informe os demais campos, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:selecionar.jpg?nolink|}}. Na sequência, o sistema faz a validação quanto ao preenchimento dos campos obrigatórios.
  
 Verifica preenchimento dos campos obrigatórios: Verifica preenchimento dos campos obrigatórios:
  
-  - Caso o usuário não informe ou selecione algum campo obrigatório para o processamento da opção selecionada, será exibida a mensagem **Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>**.+  - Caso o usuário não informe ou selecione algum campo obrigatório para o processamento da opção selecionada, é exibida a mensagem **Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>**.
 </columns> </columns>
 +\\
  
 ==== Modelos das telas: Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato ==== ==== Modelos das telas: Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato ====
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:6solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:solicitar_geracao_emissao_bmc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1847: Linha 1839:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:7solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:7solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1853: Linha 1845:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:8solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:8solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
 +\\
 +
 **Opção: Emitir Relatório** **Opção: Emitir Relatório**
  
Linha 1869: Linha 1863:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:ajuda:mobile:gsanas:9solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink|}}+{{  :ajuda:mobile:gsanas:9solicitar_geracao_emissao_boletim_mc.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 1884: Linha 1878:
 Para acessar a funcionalidade que gera o relatório de O.S. Situação, o usuário deve seguir o caminho: **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação**. Para acessar a funcionalidade que gera o relatório de O.S. Situação, o usuário deve seguir o caminho: **GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação**.
  
-O sistema exibe inicialmente a tela de filtro, o usuário informa os parâmetros que julgar necessários (tela Gerar Relatório OS Situação), conforme orientações para preenchimento, e em seguida, para comandar a geração do relatório, clique no botão {{:ajuda:mobile:gsanas:gerar.jpg?nolink|}}.+O sistema exibe inicialmente a tela de filtro, o usuário informa os parâmetros que julgar necessários (tela Gerar Relatório OS Situação), conforme orientações para preenchimento, e em seguida, para comandar a geração do relatório, clique no botão {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:gg.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 1890: Linha 1884:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:ajuda:mobile:gsanas:gerar_relatorio_os_situacao.jpg?nolink|}}+{{  :treinamentos:livre:processos:cobranca:rela_os_situacao.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 **Preenchimento dos Campos** **Preenchimento dos Campos**
 ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^ ^ **Campo** ^ **Orientações para Preenchimento** ^
-| Origem da Ordem de Serviço%%(*%%) | Campo obrigatório - Informe uma ou mais opções, marcando no(s) checkbox(s) correspondente(s), conforme abaixo: \\ **Cobrança** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de cobrança sejam selecionadas; \\ **Seletiva** - Caso o usuário deseje que apenas as OS seletivas sejam selecionadas; \\ **Atendimento** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de atendimento sejam selecionadas. As opções de **Empresa**, **Grupo** e **Contrato** só deverão ser preenchidas quando a opção de **Cobrança** estiver selecionada na **Origem da Ordem de Serviço**. A informação de Mês/Ano de Referência, para o caso das Ordens de Serviço de origem **Seletiva** ou **Atendimento**, filtrará o Mês/Ano de geração da **Ordem de Serviço**. Caso os Tipos de OS estejam marcados como **Atendimento**, ou **Seletiva**, e **Referência de Cobrança** não informada, o sistema apresenta as situações de OS normais, ou seja, PENDENTE e ENCERRADA. | +| Origem da Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe uma ou mais opções, marcando no(s) checkbox(s) correspondente(s), conforme abaixo: \\ **Cobrança** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de cobrança sejam selecionadas; \\ **Seletiva** - Caso o usuário deseje que apenas as OS seletivas sejam selecionadas; \\ **Atendimento** - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de atendimento sejam selecionadas. As opções de **Empresa**, **Grupo** e **Contrato** só deverão ser preenchidas quando a opção de **Cobrança** estiver selecionada na **Origem da Ordem de Serviço**. A informação de Mês/Ano de Referência, para o caso das Ordens de Serviço de origem **Seletiva** ou **Atendimento**, filtrará o Mês/Ano de geração da **Ordem de Serviço**. Caso os Tipos de OS estejam marcados como **Atendimento**, ou **Seletiva**, e **Referência de Cobrança** não informada, o sistema apresenta as situações de OS normais, ou seja, PENDENTE e ENCERRADA. | 
-| Tipo do Relatório%%(*%%) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções: \\ **Analítico** - A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios de filtro informados, o sistema ordena os dados do relatório por: \\ **Situação das OS** e **Número das OS**, bem como saltar a página a cada quebra da situação das O.S., caso seja selecionada a opção **Todas**, referente à situação. \\ **Sintético** - Caso selecione **Sintético**, o usuário deverá marcar a opção **TODOS** na opção do consumo do imóvel com irregularidades e não permite alteração. A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios informados no filtro, o sistema ordena os dados do relatório por: **Situação das OS** (Encerradas, Pendentes, Fiscalizadas), **Tipo de Serviço**, **Motivo de Encerramento** e **Retorno da Fiscalização**, bem como saltar a página a cada quebra da **Situação das OS** (no caso de selecionada a opção **Todas** referente à situação. |+| Tipo do Relatório| Campo obrigatório - Selecione uma das opções: \\ **Analítico** - A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios de filtro informados, o sistema ordena os dados do relatório por: \\ **Situação das OS** e **Número das OS**, bem como saltar a página a cada quebra da situação das O.S., caso seja selecionada a opção **Todas**, referente à situação. \\ **Sintético** - Caso selecione **Sintético**, o usuário deverá marcar a opção **TODOS** na opção do consumo do imóvel com irregularidades e não permite alteração. A partir das **Ordens de Serviços** selecionadas, de acordo com os critérios informados no filtro, o sistema ordena os dados do relatório por: **Situação das OS** (Encerradas, Pendentes, Fiscalizadas), **Tipo de Serviço**, **Motivo de Encerramento** e **Retorno da Fiscalização**, bem como saltar a página a cada quebra da **Situação das OS** (no caso de selecionada a opção **Todas** referente à situação. |
 | Período de Geração | Este campo será obrigatório caso o usuário não informe a referência de cobrança. Informe o período de referência das **Ordens de Serviços** a serem selecionadas para geração do relatório (datas inicial e final), com as datas válidas no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar as datas desejadas. O sistema faz a validação das datas. Valida D//a//ta · Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem **Data inválida**. Valida Período · A data inicial deve ser menor que a data final, caso contrário, será exibida a mensagem **Data Final do Período é inferior à Data Inicial**. | | Período de Geração | Este campo será obrigatório caso o usuário não informe a referência de cobrança. Informe o período de referência das **Ordens de Serviços** a serem selecionadas para geração do relatório (datas inicial e final), com as datas válidas no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, para selecionar as datas desejadas. O sistema faz a validação das datas. Valida D//a//ta · Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem **Data inválida**. Valida Período · A data inicial deve ser menor que a data final, caso contrário, será exibida a mensagem **Data Final do Período é inferior à Data Inicial**. |
 | Referência de Cobrança | Este campo será obrigatório caso a **Origem da Ordem de Serviço** seja igual a **Cobrança**, ou não tenha informado o **Período de Geração**. Informe a referência de Cobrança, no formato MM/AAAA (mês, ano). | | Referência de Cobrança | Este campo será obrigatório caso a **Origem da Ordem de Serviço** seja igual a **Cobrança**, ou não tenha informado o **Período de Geração**. Informe a referência de Cobrança, no formato MM/AAAA (mês, ano). |
treinamentos/livre/processos/cobranca/manual_nova_sistematica_de_cobranca.1512669104.txt.gz · Última modificação: 07/12/2017 17:51 (edição externa)