Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


selecao:engsw:projeto

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
selecao:engsw:projeto [09/06/2018 14:13] – [Requisitos do Projeto] moises.simoesselecao:engsw:projeto [25/06/2018 19:06] (atual) – [Objetivos do Projeto] moises.simoes
Linha 14: Linha 14:
  
 <WRAP center round box 90%> <WRAP center round box 90%>
-{{ :postgres:chatbot-anatomia.png?nolink |}}+{{ :selecao:chatbot-anatomia.png?nolink |}}
 <html><center>Figura 1 - Anatomia do Chatbot</center></html> <html><center>Figura 1 - Anatomia do Chatbot</center></html>
 </WRAP> </WRAP>
- 
  
 ===== Requisitos do Projeto ===== ===== Requisitos do Projeto =====
Linha 28: Linha 27:
 </columns> </columns>
  
 +===== Objetivos do Projeto =====
 +
 +<columns>
 +Com base na especificação, sua tarefa é criar uma arquitetura para o sistema, considerando os requisitos apresentados. Seu projeto será avaliado pela qualidade com que ele suporta os requisitos e pela clareza com que as informações são descritas. A arquitetura pode ser baseada em qualquer tecnologia corporativa, que atenda aos requisitos elencados, considerando uma operação em escala com grande volume de informações. Alguns diagramas UML são exigidos:
 +
 +  * <del>Diagrama de classes obedecendo o diagrama de domínio apresentados na especificação. Métodos públicos referenciados em outros diagramas devem estar presentes.</del>
 +  * <del>Diagrama de Componentes. Exemplos de componentes são EJBs, Servlets, JSPs, POJOs e Gerenciadores/Controladores ou Implementações de Design Patterns.</del>
 +  * **Diagrama de Deployment.**
 +  * <del>Diagrama de Sequência ou de Colaboração um para cada um dos casos de uso listados.</del>
 +
 +Há ainda a necessidade de incluir no projeto uma listagem dos três maiores riscos técnicos que foram identificados, juntamente com uma estratégia de atenuação para cada um destes riscos. É importante também que sejam listadas todas as hipóteses feitas sobre o sistema durante o projeto da arquitetura e que tenha um impacto em seu design. Liste também as decisões tomadas durante o projeto. 
 +
 +Os únicos artefatos exigidos para compor a nota desta etapa da prova são os diagramas e a lista de riscos. Cada item avaliado possui um valor em pontos. É preciso fazer uma pontuação mínima em cada item e a pontuação total também deve superar determinado valor mínimo.
 +</columns>
 +====== Arquitetura do Projeto ======
 +
 +<columns>
 +Deste ponto em diante você deverá desenvolver o seu trabalho para que seja acompanhado em tempo de execução, o resultado do seu trabalho. Esperamos que você conclua esse trabalho em 15 dias, tendo como prazo final do dia 05/07/18.
 +</columns>
 +===== Diagrama de Classes =====
 +
 +===== Diagrama de Componentes =====
 +
 +===== Diagrama de Deployment =====
 +
 +<WRAP center round box 90%>
 +{{ :selecao:diagrama_de_implantacao.png?nolink |}}
 +<html><center>Figura 2 - Diagrama de Deployment</center></html>
 +</WRAP>
 +===== Diagramas de Sequência =====
 +
 +===== Riscos Técnicos =====
 +  - Um dos riscos técnicos é em relação a segurança da informação, às informações do consumidor não podem ser divulgadas para terceiros. Como o chatbot irá funcionar dentro de algum canal já existente (facebook, whatsapp, messenger, entre outros) é preciso utilizar o que esses canais oferecem de segurança para que assim possa ser garantido ao consumidor que suas informações não serão divulgadas.
 +  - O tempo de resposta e a disponibilidade do chatbot também são importantes, o chatbot deve estar sempre disponível e preparado para falar com vários consumidores ao mesmo tempo sem que deixe nenhum esperar para que assim os consumidores não demorem muito para resolver seus problemas e multas não sejam aplicadas a empresa. A indisponibilidade do chatbot pode ser causada por erros de código ou por alguma falha que ocorreu no canal que o chatbot utiliza, como os canais que esse chatbot irá utilizar são estáveis é preciso garantir que o código do chatbot está bem testado, livre de bugs e as atualizações devem ser feitas de forma rápida e em momentos oportunos para que o consumidor não sinta que o chatbot precisou ficar offline por alguns minutos. Já o tempo de resposta do chatbot pode ser alto caso ocorra algum problema no datacenter onde o chatbot está hospedado ou na comunicação com o sistema comercial da empresa, como o datacenter que será utilizado, isto é, os canais que serão utilizados, são estáveis é preciso garantir a comunicação com o sistema comercial, ou seja, é preciso garantir que o chatbot vai conseguir se comunicar rapidamente com o sistema comercial para realizar os serviços solicitados pelo consumidor. Para isso precisamos manter estável o servidor do sistema comercial e sempre disponível para receber requisições de serviços.
 +  - A machine learning também pode trazer riscos técnicos, o chatbot precisa estar preparado para interagir corretamente com vários tipos de consumidores, isto é, ele precisa ser capaz de manter a comunicação com o consumidor para solucionar seu problema. Para isso ele precisa ter uma base de conversação construída de forma correta (ele precisa entender e saber responder à uma boa quantidade de “requisições”, isto é, à uma boa quantidade de mensagens que o consumidor pode enviar) e precisa ser capaz de aprender com as suas interações com o consumidor, por exemplo, caso um consumidor fale alguma coisa que ele não entenda, ele precisa aprender com essa conversa e se um outro consumidor falar a mesma coisa, ele precisa já entender o que significa e manter o diálogo. Garantimos isso com o uso de bons algoritmos de machine learning e uma boa base para aprendizado.
selecao/engsw/projeto.1528553604.txt.gz · Última modificação: 09/06/2018 14:13 por moises.simoes