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selecao:engsw:projeto

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selecao:engsw:projeto [08/06/2018 20:04] – [Contextualização] moises.simoesselecao:engsw:projeto [25/06/2018 19:06] (atual) – [Objetivos do Projeto] moises.simoes
Linha 11: Linha 11:
  
 O órgão regulador e demais órgãos de controle determinam que o tempo de espera nas ligações não supere 10min até que o consumidor tenha uma resposta ao seu problema. A Concessionária conta hoje com 50 postos de atendimento, espalhados pela região, com 4 pontos de atentimento por posto, atendendo tanto o serviço 0800 como no atendimento presencial. A meta é que haja uma redução de 25% do volume de atendimento nestes postos com a entrada no serviço de chatbot. O órgão regulador e demais órgãos de controle determinam que o tempo de espera nas ligações não supere 10min até que o consumidor tenha uma resposta ao seu problema. A Concessionária conta hoje com 50 postos de atendimento, espalhados pela região, com 4 pontos de atentimento por posto, atendendo tanto o serviço 0800 como no atendimento presencial. A meta é que haja uma redução de 25% do volume de atendimento nestes postos com a entrada no serviço de chatbot.
 +</columns>
 +
 +<WRAP center round box 90%>
 +{{ :selecao:chatbot-anatomia.png?nolink |}}
 +<html><center>Figura 1 - Anatomia do Chatbot</center></html>
 +</WRAP>
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 +===== Requisitos do Projeto =====
 +
 +<columns>
 +Você é o arquiteto do sistema, sua tarefa é liderar a equipe de desenvolvimento que irá criar um sistema que atenda a todas as expectativas da empresa, com base na anatomia descrita na Figura 1. Após algumas reuniões com os stakeholders do projeto, você levantou alguns requisitos:
 +  * O chatbot deve ser um serviço completamente independente do sistema comercial, no entanto, deve estar integrado ao sistema para controle de autenticação e consumo dos serviços disponíveis no sistema comercial.
 +  * Como demonstrado na Figura 1, o chatbot deve ser integrado à outros canais consumindo os mesmos serviços do sistema comercial, os canais essenciais são Facebook Messenger e Whatsapp.
 +  * Os casos de uso que o sistema deverá implementar são Autenticar Consumidor, Consultar Segunda Via de Conta, Consultar Registro de Atendimento, Solicitar Serviços e Consultar Pagamentos.
 </columns> </columns>
  
Linha 16: Linha 30:
  
 <columns> <columns>
-Você é o arquiteto do sistema, sua tarefa é liderar .+Com base na especificação, sua tarefa é criar uma arquitetura para o sistema, considerando os requisitos apresentados. Seu projeto será avaliado pela qualidade com que ele suporta os requisitos e pela clareza com que as informações são descritas. A arquitetura pode ser baseada em qualquer tecnologia corporativa, que atenda aos requisitos elencados, considerando uma operação em escala com grande volume de informações. Alguns diagramas UML são exigidos: 
 + 
 +  * <del>Diagrama de classes obedecendo o diagrama de domínio apresentados na especificação. Métodos públicos referenciados em outros diagramas devem estar presentes.</del> 
 +  * <del>Diagrama de Componentes. Exemplos de componentes são EJBs, Servlets, JSPs, POJOs e Gerenciadores/Controladores ou Implementações de Design Patterns.</del> 
 +  * **Diagrama de Deployment.** 
 +  * <del>Diagrama de Sequência ou de Colaboração um para cada um dos casos de uso listados.</del> 
 + 
 +Há ainda a necessidade de incluir no projeto uma listagem dos três maiores riscos técnicos que foram identificados, juntamente com uma estratégia de atenuação para cada um destes riscos. É importante também que sejam listadas todas as hipóteses feitas sobre o sistema durante o projeto da arquitetura e que tenha um impacto em seu design. Liste também as decisões tomadas durante o projeto.  
 + 
 +Os únicos artefatos exigidos para compor a nota desta etapa da prova são os diagramas e a lista de riscos. Cada item avaliado possui um valor em pontos. É preciso fazer uma pontuação mínima em cada item e a pontuação total também deve superar determinado valor mínimo.
 </columns> </columns>
 +====== Arquitetura do Projeto ======
 +
 +<columns>
 +Deste ponto em diante você deverá desenvolver o seu trabalho para que seja acompanhado em tempo de execução, o resultado do seu trabalho. Esperamos que você conclua esse trabalho em 15 dias, tendo como prazo final do dia 05/07/18.
 +</columns>
 +===== Diagrama de Classes =====
 +
 +===== Diagrama de Componentes =====
 +
 +===== Diagrama de Deployment =====
 +
 +<WRAP center round box 90%>
 +{{ :selecao:diagrama_de_implantacao.png?nolink |}}
 +<html><center>Figura 2 - Diagrama de Deployment</center></html>
 +</WRAP>
 +===== Diagramas de Sequência =====
  
 +===== Riscos Técnicos =====
 +  - Um dos riscos técnicos é em relação a segurança da informação, às informações do consumidor não podem ser divulgadas para terceiros. Como o chatbot irá funcionar dentro de algum canal já existente (facebook, whatsapp, messenger, entre outros) é preciso utilizar o que esses canais oferecem de segurança para que assim possa ser garantido ao consumidor que suas informações não serão divulgadas.
 +  - O tempo de resposta e a disponibilidade do chatbot também são importantes, o chatbot deve estar sempre disponível e preparado para falar com vários consumidores ao mesmo tempo sem que deixe nenhum esperar para que assim os consumidores não demorem muito para resolver seus problemas e multas não sejam aplicadas a empresa. A indisponibilidade do chatbot pode ser causada por erros de código ou por alguma falha que ocorreu no canal que o chatbot utiliza, como os canais que esse chatbot irá utilizar são estáveis é preciso garantir que o código do chatbot está bem testado, livre de bugs e as atualizações devem ser feitas de forma rápida e em momentos oportunos para que o consumidor não sinta que o chatbot precisou ficar offline por alguns minutos. Já o tempo de resposta do chatbot pode ser alto caso ocorra algum problema no datacenter onde o chatbot está hospedado ou na comunicação com o sistema comercial da empresa, como o datacenter que será utilizado, isto é, os canais que serão utilizados, são estáveis é preciso garantir a comunicação com o sistema comercial, ou seja, é preciso garantir que o chatbot vai conseguir se comunicar rapidamente com o sistema comercial para realizar os serviços solicitados pelo consumidor. Para isso precisamos manter estável o servidor do sistema comercial e sempre disponível para receber requisições de serviços.
 +  - A machine learning também pode trazer riscos técnicos, o chatbot precisa estar preparado para interagir corretamente com vários tipos de consumidores, isto é, ele precisa ser capaz de manter a comunicação com o consumidor para solucionar seu problema. Para isso ele precisa ter uma base de conversação construída de forma correta (ele precisa entender e saber responder à uma boa quantidade de “requisições”, isto é, à uma boa quantidade de mensagens que o consumidor pode enviar) e precisa ser capaz de aprender com as suas interações com o consumidor, por exemplo, caso um consumidor fale alguma coisa que ele não entenda, ele precisa aprender com essa conversa e se um outro consumidor falar a mesma coisa, ele precisa já entender o que significa e manter o diálogo. Garantimos isso com o uso de bons algoritmos de machine learning e uma boa base para aprendizado.
selecao/engsw/projeto.1528488269.txt.gz · Última modificação: 08/06/2018 20:04 por moises.simoes