Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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retificar_conta

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retificar_conta [25/03/2014 18:37] 192.168.63.201retificar_conta [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
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-====== Retificar Conta ====== 
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-Esta opção do sistema faz parte do processo "[[Manter Conta]]" e permite a retificação de uma conta de um imóvel. 
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-Apenas funcionários credenciados é que poderão efetuar esta operação. 
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-O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo "menu" do sistema: [[pagina_inicial|Gsan]] > [[Faturamento]] > [[Conta]] > [[Manter Conta]]. 
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-Inicialmente você deverá informar o imóvel, para o qual, deseja manter contas. 
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-Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações: 
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-Dados do Imóvel 
-  * Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel 
-    * Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote 
-  * Nome do Cliente Usuário 
-  * Descrição da Situação da Ligação de Água 
-  * Descrição da Situação da Ligação de Esgoto 
-Tabela com a relação das Contas do Imóvel nas situações: Normal, Retificada ou Incluída 
-  * Mês e Ano de Referência 
-  * Data de Vencimento da Conta 
-  * Valor Total da Conta 
-  * Consumo de Água 
-  * Consumo de Esgoto 
-  * Data de Validade da Conta 
-  * Data de Revisão da Conta 
-  * Situação da Conta 
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-Para "Retificar uma Conta" você deverá clicar sobre o "hyperlink" existente na coluna "Refe." de uma das contas apresentadas. 
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-  * Para retificar uma conta é obrigatório que exista um Registro de Atendimento (RA) para o imóvel, com o tipo de solicitação referente a movimentação de conta. 
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-Após a seleção da conta o sistema apresentará a tela "Retificar Conta", com os dados da conta a ser retificada. 
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-Veja na seção abaixo (Preenchimento dos Campos), os campos apresentados na tela e os procedimentos para preenchimento. 
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-Após efetuar a retificação dos dados da conta, você deverá clicar no botão "Retificar", para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. 
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-====== Preenchimento dos campos ====== 
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-^Dados^Preenchimento dos Campos^ 
-|Dados do Imóvel(*)|As informações do imóvel não poderão ser alteradas. São apresentadas na tela, apenas, para confirmação do imóvel que está tendo a conta retificada.\\ **Matrícula do Imóvel**: Campo composto por duas informações:\\ Matrícula do Imóvel;\\ Inscrição do Imóvel;\\ **Nome do Cliente Usuário**\\ **Situação de Água**: Descrição da Situação de Água.\\ **Situação de Esgoto**: Descrição da Situação de Esgoto\\ | 
-|Dados da Conta|**Mês e Ano da Conta(*)**: Mês e ano de referência do faturamento da conta, que não pode ser modificado nesta tela.\\ **Motivo da Inclusão(*)**: Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da inclusão da conta. Como exemplo, podemos citar alguns possíveis motivos de inclusão:\\  Inclusão por Cheque Devolvido;\\  Inclusão por Parcelamento;\\  Transferência do Débito.\\  **Data de Vencimento(*)**: Informe/Atualize a data de vencimento da conta.\\  Você tem duas opções para informar a data:\\  Digitando-a no campo. Neste caso não precisa de preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\  A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano.\\  O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\  Pesquisando-a num calendário. Neste caso, clique no botão "Calendário" {{:calendario.gif|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.\\  Clique em "Pesquisar Calendário" para obter instruções mais detalhadas da tela.\\  A data de vencimento deve ser superior à data corrente.| 
-|Dados de Água|**Situação de Água(*)**: Caso seja necessário, você poderá modificar a situação da água para a conta. Neste caso você deverá selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo.\\ No caso da situação ser igual a "Ligado", será obrigatório informar o campo "Consumo de Água".\\  **Consumo de Água**: Você deve informar a quantidade de água consumida pelo usuário no mês/ano de referência da conta.\\  Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de água seja igual a "Ligado".\\        Nas demais situações, com exceção para "Ligado" e "Cortado", este campo não deve ser informado.\\ Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.\\  **Valor de Água**: Este campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão {{:calcular.png|}}.\\  Contém o valor calculado pelo sistema para o fornecimento de água, de acordo com os parâmetros informados.\\| 
-|Dados de Esgoto|**Situação de Esgoto(*)**: Caso seja necessário, você poderá modificar a situação de esgoto para a conta. Neste caso você deverá selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo.\\  No caso da situação ser igual a "Ligado", será obrigatório informar os campos "Consumo de Esgoto" e "Percentual de Esgoto".\\  Consumo de Esgoto: Você deve informar o volume de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.\\ Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de esgoto seja igual a "Ligado".\\ Nas demais situações, com exceção para "Ligado", este campo não deve ser informado.\\ Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.\\ **Percentual de Esgoto**: Você deve informar o percentual de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.\\ Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de esgoto seja igual a "Ligado".\\ Nas demais situações, com exceção para "Ligado", este campo não deve ser informado.\\ Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.\\ **Valor de Esgoto**: Este campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão {{:calcular.png|}}.\\ Contém o valor calculado pelo sistema para o volume de esgoto coletado, de acordo com os parâmetros informados.| 
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-Categorias e Economias: 
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-Este campo é composto por uma tabela com a relação das categorias existentes no imóvel, e as quantidades de economias por categoria. 
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-Se for necessário, você poderá modificar a composição para a geração da conta. As opções são: 
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-    Adicionar uma nova categoria 
-        Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão adicionar.jpg, que o sistema irá ativar a tela de "popup" "Adicionar Categoria", onde você deverá selecionar a nova categoria e a quantidade de economias da categoria. 
-    Alterar a quantidade de economias das categorias 
-        A alteração da quantidade de economias de uma categoria deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela. 
-    Remover uma categoria 
-        Para remover uma categoria, do calculo da conta, basta clicar no botão "Remover" removerTabela.jpg, que fica ao lado da categoria, na primeira coluna da tabela. 
-        O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá "Confirmar" ou "Desistir" da remoção. 
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-Débitos Cobrados: 
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-Este campo é composto por uma tabela com a relação dos débitos cobrados na conta, com as seguintes informações para cada um dos débitos: 
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-    Tipo do Débito 
-    Mês e Ano de Referência do Débito 
-    Mês e Ano da Cobrança do Débito 
-    Número da Parcela 
-    Valor do Débito 
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-Você tem as seguintes opções para a geração dos débitos cobrados na conta: 
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-    Adicionar um débito 
-        Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão adicionar.jpg, que o sistema irá ativar a tela de "popup" "Adicionar Débito na Conta", onde você deverá selecionar o tipo do débito, informar o mês e ano do débito e da cobrança, assim como o valor do débito. 
-    Alterar o valor de um débito inserido 
-        A alteração do valor de um débito inserido deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela. 
-    Remover um débito 
-        Para remover um débito, basta clicar no botão "Remover" removerTabela.jpg, que fica ao lado do débito, na primeira coluna da tabela. 
-        O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá "Confirmar" ou "Desistir" da remoção. 
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-Créditos Realizados: 
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-Este campo é composto por uma tabela com a relação dos créditos inseridos na conta, com as seguintes informações para cada um dos créditos: 
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-    Tipo do Crédito 
-    Mês e Ano de Referência do Crédito 
-    Mês e Ano da Cobrança do Crédito 
-    Valor do Crédito 
- 
-Você tem as seguintes opções para a geração dos créditos na conta: 
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-    Adicionar um crédito 
-        Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão adicionar.jpg, que o sistema irá ativar a tela de "popup" "Adicionar Credito na Conta", onde você deverá selecionar o tipo do crédito, informar o mês e ano de referência do crédito e da cobrança, assim como o valor do crédito. 
-    Alterar o valor de um crédito existente 
-        A alteração do valor de um crédito inserido deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela. 
-    Remover um crédito 
-        Para remover um crédito, basta clicar no botão "Remover" removerTabela.jpg, que fica ao lado do crédito, na primeira coluna da tabela. 
-        O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá "Confirmar" ou "Desistir" da remoção. 
- 
-Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*) 
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- A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão retificar.jpg, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. 
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-O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a retificação da conta tiver sido realizada com sucesso. 
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-"Conta (mês e ano de referência da conta) do imóvel (matrícula do imóvel) retificada com sucesso." 
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-O sistema apresentará quatro opções após a inserção da conta. 
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-Escolha a opção desejada clicando em algum dos "hyperlinks" existentes na tela de sucesso: 
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-    Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema. 
-    Realizar outra Manutenção de Conta: Para ativar, novamente, a opção 'Manter Conta". 
-    Emitir 2ª Via de Conta: Para ativar a opção de emissão da 2ª via da conta 
  
retificar_conta.1395772674.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)