Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


nome_e_tipo

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
nome_e_tipo [17/03/2014 17:33] 192.168.63.201nome_e_tipo [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-**Aba Nome e Tipo** 
- 
-Esta tela faz parte do processo ”[[Manter Clientes]]”, e permite que você atualize as informações do cliente.  
- 
-O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. 
- 
-O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. 
- 
-Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. 
- 
-Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. 
- 
-Se você selecionou o cliente correto, então efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:concluir.jpg|}}, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. 
- 
- 
-Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Nome e Tipo”. 
- 
-Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas: 
- 
-  * [[Nome e Tipo]]: Para identificação do cliente 
-  * [[Pessoa]]: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) 
-  * [[Endereço]]: Para informar os endereços do cliente 
-  * [[Telefone]]: Para informar os telefones do cliente 
- 
-Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome. 
- 
-O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado, no indicador “Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições:” (“GSAN > CADASTRO > SISTEMA PARAMETRO > INFORMAR PARAMETRO DO SISTEMA”), como também existe uma permissão especial de nome “INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES”, que pode ser dada a usuários específicos. 
- 
-Por solicitação da CAEMA, o sistema fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade “Inserir Cliente” quanto na tela “Atualizar Cliente”, a qual é chamada pela funcionalidade “Manter Cliente”. 
- 
-Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de “A” a “Z”. Algarismos de “0” a “9”. 
- 
-Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará não sendo permitida. 
- 
-Foi ajustada a funcionalidade “Manter Cliente” para tratar a nova permissão especial “EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL”, de modo a permitir nova consulta à Base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN: 
- 
-  * Item de lista não ordenadaSerá habilitado o novo botão {{:excluircpf_cnpj.png?}}, caso o usuário tenha a permissão especial “EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. 
- 
-{{:cad_-_clienteatualizar_-_aba_nometipo3.png?}} 
- 
- 
-====== Preenchimento dos campos ====== 
- 
-^Campo^Descrição do Preenchimento^ 
-|Nome na Receita Federal(*)|Campo obrigatório - Informe o nome completo do cliente.  Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão "Pesquisar" {{:lupa.gif|}}, que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de "popup" onde você poderá efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros.  Clique aqui para obter ajuda para a tela [[Pesquisar Cliente]]. Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.| 
-|Nome do Cliente(*) |Campo obrigatório - Informe o nome do cliente. Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql, este campo suporta caracteres especiais.| 
-|Nome de Fantasia|Informe um nome abreviado para o cliente. Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql, este campo suporta caracteres especiais. | 
-|Selecione o Nome a Ser Exibido na Conta(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. | 
-|Tipo de Pessoa(*)|Campo obrigatório - Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do cliente que você está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema irá formatar a aba de "Pessoa", se para pessoa física, ou pessoa jurídica. |  
-|Tipo do Cliente(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. | 
-|E-mail|Informe um endereço de "e-mail" válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.| 
-|Dia do Vencimento da Conta|Exibido o dia do vencimento da conta. | 
-|Vencimento para Mês Seguinte|Selecione uma das opções "Sim" ou "Não".| 
-|Indicador de Uso|Selecione uma das opções "Ativo" ou "Inativo". | 
-|Acréscimo por Impontualidade(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". | 
-|Permite Geração de Fatura Antecipada(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". |  
-|Indicador de Ação de Cobrança(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". | 
-|Cliente Bloqueado para Negativação(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". | 
-|Negativação por Período(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". | 
-|Bloquear Despesas Postais(*) |Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". | 
-|Bloquear Alteração de Imóveis Associados(*) |Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Sim" ou "Não". | 
- 
- 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:concluir.jpg?}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo "Manter Cliente". O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. 
- 
-"Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso." 
- 
-O sistema apresentará três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: 
- 
-  * Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  * Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente. 
  
nome_e_tipo.1395077638.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)