Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manter_ordem_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
manter_ordem_de_servico [31/03/2014 21:37] mariamanter_ordem_de_servico [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-====== Manter Ordem de Serviço ====== 
- 
- Esta funcionalidade permite manter as ordens de serviços cadastradas no sistema, onde inicialmente será apresentado o filtro para seleção. 
- 
-A funcionalidade pode ser acessada através do caminho: [[pagina_inicial|Gsan]] > [[atendimento|Atendimento ao Publico]] > [[Ordem de Servico]] > Manter Ordem de Serviço. 
- 
-Foi incluída a opção de Período de Execução, que deverá ser informada a data no formato dd/mm/aaaa, ou clicando no botão {{:calendario.gif|}} você obterá o calendário para escolha da data. 
- 
-A data de execução informada só poderá ser igual ou posterior à data de geração da Ordem de Serviço, mas nunca posterior à data corrente do sistema. 
- 
-O sistema não permitirá abertura de Registro de Atendimento/Ordem de Serviço para solicitações, cuja espeficação esteja com indicador de instalação de hidrometro ativo, e quando o imóvel estiver com a situação da ligação de água igual a "Suprimido", e o indicador de permanência do hidrômetro na ligação estiver igual a "Sim". Essa validação será feita na Aba de Local da Ocorrência, quando for informada a matrícula do imóvel onde será realizado o restabelecimento da ligação de água. 
- 
-As funcionalidades "Efetuar Instalação de Hidrômetro", "Efetuar Substituição de Hidrômetro", "Efetuar Restabelecimento de Água com Instalação de Hidrômetro" foram alteradas para que um imóvel que possua essa situação especial de faturamento, seja retirado da respectiva situação, informando-se os parâmetros a seguir: 
- 
-  * Mês/Ano de Referência da Retirada - deverá ser recuperado o mês/ano de referência do faturamento que consta no grupo de faturamento do imóvel associado à O.S.; 
-  * Observação - será gerada a mensagem: "Situação Especial de Faturamento retirada automaticamente a partir do encerramento de O.S., Nº da O.S. correspondente, após instalação / substituição de hidrômetro."; 
-  * Identificação do usuário que efetuou a retirada da situação especial de faturamento - mesma identificação do usuário logado no GSAN que efetuou o encerramento da O.S. 
- 
-Por solicitação da CAER, a funcionalidade "Manter Ordem de Serviço" foi alterada para que tornar possível anexar arquivos (JPG, DOC e PDF) relacionados ao encerramento da Ordem de Serviço, onde serão contemplados os novos dados a serem informados, quais sejam: 
- 
-  * Um campo do tipo "file", não obrigatório, onde o usuário poderá selecionar o arquivo que será anexado ao encerramento da ordem de serviço; 
-  * Um botão com a descrição "Adicionar" para que, ao ser clicado, realize o upload do arquivo para o servidor do GSAN, associando o mesmo à Ordem de Serviço que está sendo encerrada. 
-  * Uma lista contendo todos os arquivos que foram anexados até aquele momento, tendo como opção a remoção de qualquer um deles. 
- 
-A funcionalidade permite a geração opcional de ordem de serviço de "Instalação de Caixa de Proteção" ou "Remoção de Hidrômetro", quando do encerramento de uma ordem de serviço de "Substituição de Hidrômetro". 
- 
-Na funcionalidade "Efetuar Substituição de Hidrômetro", no encerramento de uma ordem de "Substituição de Hidrômetro", a tela de sucesso exibe dois links: "Gerar OS de Instalação Caixa Proteção" e "Gerar OS de Remoção de Hidrômetro", permitindo clicar em um dos links. 
- 
-Caso seja acionado o link "Gerar OS de Instalação Caixa Proteção", o sistema gerar a ordem de serviço de "Instalação de Caixa de Proteção", com as informações herdadas da ordem de serviço de "Substituição de Hidrômetro", que será encerrada posteriormente pela empresa executora do serviço. 
- 
-Após gerar a ordem de serviço de "Instalação de Caixa de Proteção", o sistema exibe a tela de sucesso. 
- 
-Caso seja acionado o link "Gerar OS de Remoção de Hidrômetro", o sistema gera a ordem de serviço de "Remoção de Hidrômetro", com as informações herdadas da ordem de serviço de "Substituição de Hidrômetro", que será encerrada posteriormente pela empresa executora do serviço. 
- 
-Após gerar a ordem de serviço de "Remoção de Hidrômetro", o sistema exibe a tela de sucesso. 
- 
-Foi alterada a funcionalidade "Emissão de Ordens Seletivas" para retirar a trava de 30 dias para emissão de ordens seletivas para os tipos de OS de "Instalação de Caixa de Proteção de Hidrômetro" e "Remoção de Hidrômetro", somente quando a OS com menos de 30 dias de encerrada for de Substituição de Hidrômetro. O período neste caso é zerado, ou seja, emite a ordem de serviço de "Instalação de Caixa de Proteção" e "Remoção de Hidrômetro" a qualquer momento após o encerramento da ordem de serviço de "Substituição de Hidrômetro" 
- 
-{{:atend-osmanteros-1img-.png|}} 
- 
-O resultado filtro será disponibilizado para escolha da Ordem de Serviço a manter. 
- 
-{{:atend-manteros2-2img-.png|}} 
- 
-Ao clicar o hiperlink do campo Ordem de Serviço, tela acima, será exibido o detalhe das informações filtradas (tela Consultar Ordem de Serviço). 
- 
-Realizado ajuste na funcionalidade "Consultar Ordem de Serviço", para permitir consultas às fotos retiradas durante a fiscalização no imóvel, relativa a Ordem de Fiscalização. 
- 
-Para adicionar um arquivo no encerramento da Ordem de Serviço é necessário clicar no botão{{:encerrarbt.png|}}. Caso a ordem de serviço já esteja encerrada este botão fica indisponível. 
- 
-{{:atend-manterordemservico-consultaranexararquivo-3img-.png|}} 
- 
-Para adicionar um arquivo, clique no botão{{:selecionararquivobt.png|}} para selecionar o arquivo desejado em formato JPG, DOC, ou PDF, e, opcionalmente, adicione alguma informação complementar, com no máximo 200 caracteres, no campo "Observação para a Foto". Em seguida, clique no botão{{:adicionar.png|}}. Os dados incluídos serão exibidos em tela, no quadro "Arquivos Informados". 
- 
-Caso deseje remover algum arquivo incluído, clique no botão{{:xbt.png|}} que se encontra na coluna "Remover". 
- 
-As empresas que utilizam a versão Postgrees terão a tela conforme modelo abaixo: 
- 
-{{:atend-manterordemservico-encerraranexararquivo-4img-.png|}} 
- 
-Para detalhar as informações sobre **Dados da Programação, Dados do Local de Ocorrência, Histórico Tipo de Serviço Alterado, Histórico Motivos Não Encerradas, Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação**, clique no hiperlink correspondente e surgira a tela expandida.  
- 
-{{:atend-consultaros4-expandida-5img-.png|}} 
- 
-O registro do Histórico Tipo Serviço Alterado conterá os seguintes dados: 
- 
-  * Código Tipo do Serviço 
-  * Data da inclusão do tipo de serviço 
-  * Matrícula do usuário que atualizou o tipo de serviço 
- 
-No Histórico Motivos Não Encerradas, contém o motivo e a data de não execução da ordem de serviço programada. Caso uma ordem de serviço programada para um determinado dia, e foi finalizada por algum motivo de não encerramento, então, ela pode entrar na programação do dia seguinte. 
- 
-Em campo são feitos alguns registros em "foto" que são armazenadas no sistema. Para visualizar essas fotos, clique no hiperlink "Exibir Fotos da OS" 
- 
-Para imprimir a Ordem de Serviço - OS, clicar no botão{{:imprimirbt.png|}}. 
- 
-Para atualizar dados da Ordem de serviço, clicar no botão{{:atualizarbt.png|}} e será exibida a tela abaixo. Complemente as informações que julgar necessárias e clique novamente no botão{{:atualizarbt.png|}} para concluir a operação. 
- 
-{{:atend-atualizaros-6img-.png|}} 
- 
-Ao clicar no hiperlink do campo Número do RA (tela Manter Ordem de Serviço), será exibido o detalhe das informações filtradas sobre o Registro de Atendimento(RA).  
- 
-{{:atend-consultarra-7img-.png|}} 
- 
-== Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação, == 
- 
- 
-== Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação, ==  
-{{:impressora2.jpg|}} (tela Manter Ordem de Serviço) será impresso o relatório com base nos parâmetros utilizados no filtro, conforme abaixo: 
- 
-{{:atend-relfiltrodosparametros-8img-.png|}} 
- 
-===== Encerrar Ordem de Serviço ===== 
- 
-Somente a unidade organizacional geradora da Ordem de Serviço poderá encerrar uma Ordem de Serviço (OS).  
-Para Encerrar a Ordem de Serviço, clicar no botão{{:encerrarbt.png|}} (tela Consultar Ordem de Serviço), e será exibida a tela que deverá ser fornecido o Motivo do Encerramento. 
- 
-** Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação,* ** Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação, ** *Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação, ** 
- 
-{{:atend-encerraros1-9img-.png|}} 
- 
-** Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação, ** 
- 
-Essa data de execução será registrada apenas para as OS encerradas com motivos de encerramento que tenha indicação de serviço executado. 
- 
-** Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação,* **Dados do Encerramento da Ordem de Serviço, Dados de Repavimentação,* 
- 
-Informe a Hora de Execução, no formato hh:mm (hora, minuto). 
- 
-Por solicitação da Compesa, foi alterada a funcionalidade do dispositivo móvel, que registra as fotos de anormalidade de leitura, para ser adequada quanto ao registrar a foto com a assinatura de recebimento da comunicação para o usuário. 
- 
-A funcionalidade de encerramento de ordem de serviço, referente à ligação de esgoto do imóvel factível faturável, também foi adequada para tornar obrigatório anexar a foto realizada em campo no encerramento da Ordem de Serviço. 
- 
-A funcionalidade de encerramento automático da ordem de serviço de conexão de esgoto foi alterada, para que não seja encerrada "com conclusão de serviço", caso não tenha foto anexada. A ordem de serviço ficará sem encerramento até que o usuário encerre usando a funcionalidade padrão do GSAN, anexando a foto. 
- 
-{{:atend-manterordemservico-compesa-encerraranexararquivo-10img-.png|}} 
- 
-Na funcionalidade "Encerrar Ordem de Serviço", quando a ordem de serviço for seletiva de hidrômetro, terá uma validação para que a data de execução informada não seja menor que a data atual menos três dias, independentemente da data de geração da ordem de serviço. 
- 
-No caso da CAERN, de acordo com a parametrização do motivo do encerramento, o sistema contemplará a ordem de serviço de fiscalização e de atualização da base cadastral. 
- 
-Ao clicar no botão{{:encerrarbt.png|}}, o sistema solicita a confirmação, conforme tela abaixo: 
- 
-{{:atend-os-encerrar-confirmacao-11img-.png|}} 
- 
-Caso seja confirmado o encerramento ("Sim"), será exibida a tela abaixo, e, caso tenha sido informado o número do celular na abertura do Registro de Atendimento, o sistema enviará um SMS para o cliente: "Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx associada ao Registro de Atendimento número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso". 
- 
-Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de conclusão do serviço, o cliente não receberá a mensagem. 
- 
-{{:atend-os-encerrar-telasucesso-12img-.png|}} 
- 
-Ao clicar no botão{{:informarativbt.png|}} o sistema permite manter dados das atividades da Ordem de Serviço, conforme tela abaixo: 
- 
-{{:atend-manterdadosativos-14img-.png|}} 
- 
-Quando clicado no botão{{:geraosfiscalbt.png|}} o sistema permite gerar OS de fiscalização para o serviço realizado e concluído. 
- 
-Informe, obrigatoriamente, o "Tipo de Serviço", e selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, referente a "Prioridade do Serviço Atual". O sistema preenche o campo "Prioridade do Tipo Serviço Original" com base em parâmetro previamente definido. 
- 
-{{:atend-gerarosfiscalizao-15img-.png|}} 
- 
  
manter_ordem_de_servico.1396301837.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)