Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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manter_conta [15/03/2014 14:26] robertomanter_conta [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
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-====== Manter Conta ====== 
  
- Esta opção do sistema permite a realização de várias operações em uma, ou mais, contas de um imóvel. Apenas funcionários credenciados é que poderão efetuar esta operação. 
- 
-O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo "menu" do sistema: "[[Gsan]]: [[Faturamento]]: Manter Conta". 
- 
- Há restrição quanto as alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial "Alterar Dados Cliente Corporativo". 
- 
-Criada permissão especial "Alterar dados Cliente Corporativo". A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritas aos usuários que tenham a permissão especial "Alterar Dados Cliente Corporativo". Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada. 
- 
-Criada uma Permissão Especial para Colocar e Retirar as Contas que se encontram em Revisão pelo motivo "REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL", e não permite que elas sejam Canceladas, Alterados os Vencimentos, Retificadas ou Parceladas. 
- 
-No Efetuar Parcelamento e no Contrato de Parcelamento, o sistema não apresenta as Contas que tenham o motivo "REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL", mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial. 
- 
-O sistema não permite as opções de Retificar, Cancelar, Parcelar e Alterar Vencimento, quando as contas estiverem em Revisão pelo motivo "REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL", mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial. Para efetuar essas operações será necessário antes retirar as contas de Revisão. 
- 
-Inicialmente você deverá informar o imóvel, para o qual deseja manter contas. Informe a matrícula do imóvel e tecle "Enter", a identificação do imóvel será exibida no campo ao lado. 
- 
-{{:fat-manterconta1.png|}} 
- 
-Em seguida, o sistema exibe a tela abaixo: 
- 
-{{:fat_-_manterconta_-_res.png|}} 
- 
-Caso o usuário tenha permissão especial, o sistema exibe o botão {{:retificarconjuntoconta.png|}} 
- 
-{{:fat-contamanterconta.png|}} 
- 
- Por solicitação da COMPESA, foram realizadas as seguintes alterações:  
-  * Criado o campo de "Observação", não obrigatório, na retificação; 
-  * Criada uma permissão especial que permite ao usuário retificar imóveis com tarifas associadas a contrato de demanda e, caso esse usuário tenha a permissão especial, será exibida na lista de motivo de retificação a descrição "Retificação de Imóvel com contrato de demanda". Caso esta opção seja selecionada: 
-      * O sistema não exibe a crítica "Leitura Fora de Faixa"; 
-      * Calcula o volume de água a partir do percentual informado no contrato de demanda do imóvel, ou percentual informado na retificação; 
-      * Caso o imóvel informado tenha uma relação com outro imóvel no mesmo contrato, o sistema calcula o consumo mínimo e/ou o volume mínimo, levando em consideração os vários imóveis para o mês/ano de faturamento; 
-      * Neste caso não haverá validação de volume em relação ao consumo de água, permitindo valores distintos; 
-      * Caso o valor do somatório do consumo de água ou do volume mínimo de esgoto esteja menor que o do contrato, o sistema solicita confirmação e permite a retificação da conta. 
- 
-{{:fat-retificarconta.png|}} 
- 
-Por solicitação da CAER, foi incluído um hiperlink no campo de "Refe", que possibilita fazer modificações nos dados na tela "Retificar Conta": 
- 
-{{:fat-mantercontacojconta3.png|}} 
- 
-Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações: 
- 
-  * Dados do Imóvel 
-      * Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel 
-          * Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote 
-      * Nome do Cliente Usuário 
-      * Descrição da Situação da Ligação de Água 
-      * Descrição da Situação da Ligação de Esgoto 
-  * Tabela com a relação das Contas do Imóvel nas situações: Normal, Retificada ou Incluída 
-      * Mês e Ano de Referência 
-      * Data de Vencimento da Conta 
-      * Valor Total da Conta 
-      * Consumo de Água 
-      * Consumo de Esgoto 
-      * Data de Validade da Conta 
-      * Data de Revisão da Conta 
-      * Situação da Conta 
- 
-Neste momento você deverá optar por uma das operações disponíveis: 
- 
-    * Retificar uma Conta 
-        * Clicar sobre o "hyperlink" existente na coluna "Refe." de uma das contas apresentadas 
-        * Deve existir um Registro de Atendimento (RA) para o imóvel, com o tipo de solicitação referente a movimentação de conta 
-    * Cancelar uma Conta 
-        * Selecionar as contas a serem canceladas, no campo correspondente da lista de contas. 
-        * Clicar no botão {{:cancelarconta.png|}} 
-    * Colocar uma Conta em Revisão 
-        * Selecionar as contas a serem colocadas em revisão, no campo correspondente da lista de contas. 
-        * Clicar no botão {{:colocarrevisao.jpg|}} 
-    * Retirar uma Conta de Revisão 
-        * Selecionar as contas a serem retiradas de revisão, no campo correspondente da lista de contas. 
-        * Clicar no botão {{:retirarrevisao.jpg|}} 
-    * Alterar o Vencimento de uma Conta 
-        * Selecionar as contas a terem as datas de vencimento alteradas, no campo correspondente da lista de contas. 
-        * Clicar no botão {{:alterarvencimento.png|}} 
-    * Emite segunda via de conta 
-        * Selecionar as contas para emissão de segunda via. 
-        * Nesta funcionalidade "Emitir Segunda Via de Conta", opção com cobrança de taxa, foi alterada, de modo a permitir a emissão da segunda via de conta em nome do cliente da conta (modo padrão), ou em nome do cliente atual do imóvel (modo alternativo). Todos os critérios e regras adotados na funcionalidade já implantada deverão ser utilizados para a funcionalidade objeto dessa alteração. 
-        * Por solicitação da Caema, foi criada parametrização por empresa, no sistema parâmetro, que permite Bloquear / Liberar a impressão, do Cliente Atual, pelo que foi impresso na conta original, na emissão da Segunda Via de Conta (no Sistema e na Loja Virtual), apresentando os dados que foi designado para sair impresso na conta. 
-        * Clicar no botão {{:emitir2viaconta.png|}} 
manter_conta.1394893617.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)