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inserir_registro_de_atendimento

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inserir_registro_de_atendimento [31/03/2014 18:07] mariainserir_registro_de_atendimento [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
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-====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais ====== 
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-Esta opção do sistema permite a inserção de um "Registro de Atendimento", podendo ser acessada no caminho [[pagina_inicial|Gsan]] > [[atendimento|Atendimento ao Público]] > [[registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais. 
- 
-Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas: 
- 
-  * **Dados Gerais**: Para que você informe os dados gerais do atendimento. 
-  * **Local Ocorrência**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do "Registro de Atendimento". 
-  * **Solicitante**: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento. 
-  * **Anexos**: Contem os anexos correspondentes ao registro de atendimento.  * Item de lista não ordenada 
- 
-Não será permitida a abertura de RA para um imóvel que esteja associado a **Cliente Usuário Desconhecido**, exceto serviços associados a alterações cadastrais. 
-Na funcionalidade de "INSERIR IMÓVEL" poderá associar um imóvel - que possua tanto a situação da ligação de água quanto à de esgoto, na condição de potencial ou factível - ao cliente cadastrado como "Cliente Usuário Desconhecido", cujo código será informado na tabela de sistema parâmetros. Nas inclusões de imóveis, quando o cliente usuário não for informado, o sistema, automaticamente, associará o imóvel a esse código de cliente. 
- 
-Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não ha necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue: 
- 
- Para tramitação de esgoto: 
- 
-  -     Caso o RA possua a matrícula do imóvel, o sistema verifica se a quadra desta matrícula está associada a uma divisão de esgoto. Caso positivo, será feito o trâmite automático para a unidade desta divisão. Caso negativo, será tramitado para a unidade da divisão associada à localidade desta matrícula; 
-  -     Caso o RA não possua matrícula de imóvel, o sistema tramita para a unidade da divisão associada a localidade do endereço; 
-  -     Caso a unidade de sugestão não permita tramitação, o sistema informará uma mensagem "Abertura de RA não foi permitida para unidade de sugestão (Unidade Selecionada)". 
- 
-Na funcionalidade "Informar Parâmetros do Sistema" foi criado o indicador "Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro". As funcionalidades "Inserir/Atualizar Registro Atendimento" e "Emissão de Ordens Seletivas" foram alteradas para identificar esse parâmetro. 
- 
-Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde o atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um "Registro de Atendimento" e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação. 
- 
-Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no Registro de Atendimento: 
- 
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-  * Tipo de Atendimento (Deve ser sempre On-line); 
-  * Unidade de Atendimento; 
-  * Meio de Solicitação - criado o tipo "CELULAR"; 
-  * Especificação; 
-  * Endereço; 
-  * Solicitante; 
-  * Ponto de Referência; 
-  * Par de Coordenadas da localização do problema (Norte e Leste); 
-  * Ponto de Referência; 
-  * Email do Reclamante; 
-  * Celular do Reclamante. 
- 
-Caso o Registro de Atendimento não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo WebService. Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o webservice: "Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório". Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o webservice: " inválido (a)". 
- 
-O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE 
- 
-O número do PROTOCOLO do Registro de Atendimento será retornado para o WebService quando o mesmo for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada). 
- 
-Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir Registro de Atendimento, do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o Registro de Atendimento existente e retorna para o WebService o número do protocolo de reiteração gerado. 
- 
-O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um Registro de Atendimento existente. Caso o Registro de Atendimento esteja na situação PENDENTE, o sistema fará a reiteração e retornará para o usuário o número do protocolo referente à reiteração registrada. Caso a situação do Registro de Atendimento esteja na situação ENCERRADO, o sistema retorna a informação de que o Registro de Atendimento associado ao protocolo informado já foi atendido. Caso não exista Registro de Atendimento para o número de protocolo recebido como parâmetro de pesquisa, o sistema retorna a informação de que não existe Registro de Atendimento para o número de protocolo informado. 
- 
-O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a "ATENDIMENTO INTERNET", quando o tipo de solicitação do Registro de Atendimento gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação. 
- 
-Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente: 
- 
-  * Localidade; 
-  * Data Prevista (o sistema faz o cálculo); 
-  * Pavimento da Rua; 
-  * Pavimento da Calçada. 
- 
-Após a conclusão da RA e Geração do protocolo, será enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. 
- 
-Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. 
- 
-Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO. 
- 
-A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. 
- 
-Nos testes iniciais foram identificados alguns ajustes: 
- 
-  * A validação da criptografia precisa ser removida para que seja possível a integração; 
-  * O GSAN está apagando as especificações quando o GISComp é chamado. 
- 
-Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o "Inserir Registro Atendimento" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp. 
- 
-Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas:  
- 
-  * [[inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]] 
-  * [[Inserir Registro de Atendimento - Aba Local Ocorrência]] 
-  * [[Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante]] 
-  * [[Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexo]] 
- 
-As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. 
- 
-[[aqui|Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba]]. 
- 
- 
-==== DEVOLUÇÃO DE VALORES ==== 
- 
-Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à "Devolução de Pagamentos em Duplicidade"; "Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento"; e "Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago", clique em [[Devolução de Valores]]. 
- 
-O sistema permite a devolução de valores a menor para "DEVOLUCAO PAGAMENTO NAO CONFORME. Valor Pagamento - Valor Corrigido = Valor da devolução): 
- 
-  *     Caso o valor seja negativo, será exibido com o sinal negativo e na cor vermelha; 
-  *     Caso contrário, será exibida sem sinal e na cor preta; 
-  *     Valor Total = Somatório Valor Devolução 
- 
-Verifica Valor Total da Devolução 
- 
-  *     Caso o valor total da devolução seja o valor negativo, será exibida a mensagem "Necessário informar um valor válido para devolução.". 
- 
-Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO. 
- 
-A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessária a integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. 
- 
-Foi alterada a funcionalidade "Inserir Registro Atendimento" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp. 
- 
-O pressuposto da integração é manter para o GISComp, os mesmos parâmetros que já são utilizados pelo PROGIS. 
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-Agora nós vamos ver a ajuda para a aba "Dados Gerais". 
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- 
-{{:atend-inserirregistroatendimento-abadadosgerais.png|}} 
- 
  
inserir_registro_de_atendimento.1396289222.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)