Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


inserir_cliente_-_aba_telefone

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
inserir_cliente_-_aba_telefone [16/03/2014 22:26] 192.168.200.109inserir_cliente_-_aba_telefone [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-**Inserir Cliente - Aba Telefone** 
  
-Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados. 
- 
-Na aba "Telefone" você deve informar todos os telefones do cliente e selecionar o telefone principal. 
- 
-Nesta aba você poderá adicionar novos telefones, ou remover os telefones que foram inseridos indevidamente, ou com erro. 
- 
-Todos os telefones informados serão apresentados na tabela "Telefone(s) do Cliente". 
- 
-As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique [[aqui]] para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba. 
- 
-Agora nós vamos ver a ajuda para a aba "Telefone". 
- 
-{{:cad_-_inserir_cliente_-_aba_telefone.png?}} 
- 
- 
-====== Preenchimento dos campos ====== 
- 
- 
-**Inserir Telefone** 
- 
-Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:adicionar.png|}}. 
- 
-  * Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adicionará o telefone na tabela "Telefone(s) do Cliente". 
-  * Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente. 
- 
-Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone: 
- 
- 
-^Campo^Orientação de Preenchimento^ 
-|Tipo do Telefone|Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do telefone que você está inserindo (residencial, comercial, celular, fax, ...).| 
-|Município|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando. Ao informar o município, o sistema, automaticamente, irá atualizar o campo do DDD.  Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando, então não será necessário informar o município. Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, então informe o código do município e tecle "Enter", ou clique no botão "[[Pesquisar Município]]" {{:lupa.gif|}}, que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela "[[Pesquisar Município]]" para que você efetue a pesquisa do município. Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar "Enter", ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente, irá atualizar o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado. | 
-|DDD|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só irá aceitar o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.  Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, então informe o município no campo correspondente, que o sistema, automaticamente, atualizará o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. | 
-|Número do Telefone|Informe o número do telefone do cliente. Este campo deve ser numérico.| 
-|Ramal|Informe o ramal do telefone, caso exista. Este campo deve ser numérico.| 
-|Nome do Contato |Informe o nome de uma pessoa para um possível contato. | 
- 
- 
-**Remover Telefone** 
- 
-Para remover um telefone da tabela "Telefone(s) do Cliente", clique no botão "Remover" {{:x.png|}} da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. 
- 
-Após clicar no botão, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. 
- 
-Clique no botão "Cancelar" para desistir da remoção, ou no botão "OK" para confirmar a remoção do telefone. 
- 
-  * Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
-  * Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela. 
- 
-**Telefone Principal** 
- 
-Na coluna "Principal", existente na tabela "Telefone(s) do Cliente", você deverá informar qual é o telefone principal do cliente. 
- 
-**Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones** 
- 
-Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, então você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.  
- 
- 
- 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:concluir.jpg|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo "Inserir Cliente". 
-O sistema apresentará a  mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. 
- 
-"Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso." 
- 
-O sistema apresentará tres opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: 
- 
-  * Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema. 
-  * Inserir outro cliente: Para inserir um outro cliente. 
-  * Atualizar cliente inserido: Para efetuar a atualização do cliente, recentemente, inserido. 
inserir_cliente_-_aba_telefone.1395008784.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)