Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


inserir_cliente_-_aba_pessoa

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
inserir_cliente_-_aba_pessoa [16/03/2014 21:39] 192.168.200.109inserir_cliente_-_aba_pessoa [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-**Inserir Cliente - Aba Pessoa** 
  
-Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados. 
- 
-As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique [[aqui]] para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba. 
-Agora, nós vamos ver a ajuda para a aba "Pessoa". 
- 
-Pessoa Física: 
- 
-{{:cad_-_inserir_cliente_-_aba_pessoa.png?}} 
- 
- 
- 
- 
-Pessoa Jurídica: 
- 
-{{:cad_-_inserir_cliente_-_aba_pessoa_-_pj.png?}} 
- 
- 
-====== Preenchimento dos campos ====== 
- 
-A aba "Pessoa" tem uma característica diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente. 
- 
-Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba "Pessoa", entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. 
- 
-Na funcionalidade Inserir Cliente, ao clicar no botão "Avançar" da aba "Pessoa" além das críticas já realizadas pela funcionalidade Inserir Cliente, caso o parâmetro "Consulta CPF/CNPJ na Receita Federal seja igual a SIM: Efetuar uma chamada a URL. 
- 
-Para utilização do web-service, é necessário que o usuário possua um operador cadastrado no sistema, com permissão de acesso ao web-service e senha específica. Para cada consulta no WebService, é necessário enviar o login e senha do Cliente, assim como um identificador do cliente. Para acesso aos dados do Cliente: 
- 
-  * Identificador único do Cliente: Identificador único fornecido à Compesa; 
-  * Login: Login fornecido à Compesa; 
-  * Senha: Senha fornecida à Compesa; 
-  * Parâmetros: Parâmetros utilizados para realizar a pesquisa. Caso deseja pesquisar por pessoa física, será preciso passar o idConsulta - RFPF_IMG e o CPF. Caso seja pessoa jurídica, será o idConsulta - RFPJ_IMG e o CNPJ. 
- 
- 
-Para cada consulta solicitada é retornado as seguintes informações especificadas na tabela abaixo: 
- 
-  * Identificador da consulta; 
-  * Código da Mensagem de retorno; 
-  * Descrição da Mensagem de retorno; 
-  * Id de Log da consulta; 
-  * Tem valor '0' se a consulta foi relizada na cache do Gateway ou '1', caso a consulta tenha sido feita ao Bureau externo; 
-  * Data da realização da consulta. 
- 
- 
-Para realizar uma consulta no log do Webservice Gateway: 
- 
-  * Identificador único do Cliente: Identificador único fornecido à Compesa; 
-  * Login: Login fornecido à Compesa; 
-  * Senha: Senha fornecida à Compesa. 
- 
- 
-O serviço recebe como entrada além dos parâmetros de autenticação, os identificadores das consultas que se deseja recuperar. Caso o módulo retorne o código de mensagem "0100 - Consulta Realizada com Sucesso", deve consultar as informações no log para verificar se o NOME retornado difere do NOME informado na primeira tela da Inclusão/Manter. 
- 
-Antes de qualquer consulta ao WebService no Inserir/Manter Cliente, será necessário realizar uma consulta para verificar se já existem os dados relacionados ao CPF/CNPJ digitado. Com isso será evitado uma consulta desnecessária ao WebService da forma que é feita no GSAN. 
- 
- 
-**Pessoa Jurídica** 
- 
-Se for um cliente do tipo Pessoa Jurídica a tela será formatada com os campos relacionados abaixo: 
- 
-^Campo^Orientações de Preenchimento^ 
-|CNPJ|Informe o número do CNPJ do cliente. O sistema irá verificar se o número é valido.| 
-|Ramo de Atividade|Informe o código de um cliente do tipo pessoa jurídica, existente na base de dados, e tecle "Enter", ou clique no botão "Pesquisar" {{:lupa.gif|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de "popup", onde será possível efetuar a pesquisa dos clientes responsáveis.  Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente.  Para obter ajuda sobre a funcionalidade "[[Pesquisar Responsável]]", clique aqui. | 
- 
- 
-**Pessoa Física** 
- 
-Se for um cliente do tipo Pessoa Física a tela será formatada com os campos relacionados abaixo: 
- 
-^Campo^ Orientação para Preenchimento^ 
-|CPF|Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Ao informar umdos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados. Número do RG: Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número informado é válido. Data de Emissão: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botãodo calendário calendario.gif, para selecionar a data a partir do calendário.Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado.  Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente.Órgão Expedidor: Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. Estado: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. | 
-|Data de Nascimento|Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão docalendário calendario.gif, para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente.| 
- 
- 
- 
-  
inserir_cliente_-_aba_pessoa.1395005949.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)