Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


efetuar_parcelamento_de_debitos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
efetuar_parcelamento_de_debitos [28/03/2014 13:14] marcilioefetuar_parcelamento_de_debitos [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-====== Efetuar Parcelamento de Débito - Aba Imóvel ====== 
- 
-Esta opção do sistema permite a realização de um parcelamento de débito. 
- 
-Em função da quantidade de informações que fazem parte do processo de parcelamento, a tela foi dividida em quatro abas: 
-  
-  * Imóvel: Para identificação do imóvel 
-  * Débitos: Para confirmação e detalhamento dos débitos que serão parcelados 
-  * Negociação: Para configuração da forma de pagamento: A Vista, ou Parcelado. E, em caso de confirmada a forma de pagamento parcelada, definir o valor da entrada, e a quantidade de parcelas do parcelamento, com seu respectivos valores. 
-  * Conclusão: É apresentado um resumo da negociação e débito, e você deverá confirmar, ou não, a realização do parcelamento. 
-    
-As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.  
- 
-Clique [[aqui]] para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba. 
- 
-Agora nós vamos ver a ajuda para a aba "Imóvel". 
- 
-Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no "hyperlink" correspondente, na sessão "Tópicos Relacionados". 
- 
-===== Preenchimento dos campos ===== 
-=== Matrícula do Imóvel(*) === 
- 
-Informe a matrícula de um imóvel e tecle "Enter", ou clique no botão "Pesquisar"{{:pesquisa.gif|}},  que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de "popup", onde será possível [[pesquisa_de_imoveis_no_cadastro|Pesquisar Imóvel]] no cadastro. 
- 
-Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela. 
- 
- 
-  * Dados do Imóvel 
-    * Inscrição do Imóvel; 
-    * Nome do Cliente Usuário 
-    * Documento do Cliente 
-      * CPF, se Pessoa Física; ou 
-      * CNPJ, se Pessoa Jurídica 
-    * Situação da Ligação de Água 
-    * Situação da Ligação de Esgoto 
-    * Perfil do Imóvel 
-    * Endereço do Imóvel 
-    * Quantidade de Parcelamentos Efetuados para o Imóvel 
-    * Quantidade de Reparcelamentos Efetuados para o Imóvel 
-    * Quantidade de Reparcelamentos Consecutivos Efetuados para o Imóvel 
-  * Débitos do Imóvel 
-    * Valor Total das Contas 
-    * Valor Total das Guias de Pagamento 
-    * Valor Total dos Acréscimos por Impontualidade 
-      * Este campo é apresentado com um "hyperlink", para você consultar o detalhamento dos acréscimos (Multa, Juros e Atualização Monetária)   
-    * Valor Total de Débitos a Cobrar 
-      * Referentes a Serviço 
-      * Referentes a Parcelamento 
-    * Valor Total do Crédito a Realizar 
-      * Este campo é apresentado com um "hyperlink", para você consultar o detalhamento do Crédito a Realizar. 
-      * Clique aqui para ver a ajuda da tela "[[Consultar Crédito a Realizar]]". 
-    * Valor Total do Débito Atualizado 
-  
-Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão "Limpar Campo"{{:borracha.gif|}}. 
-O sistema verificará se o débito do imóvel já foi parcelado no mês de faturamento corrente. 
- 
-==== Cliente Responsável pelo Parcelamento: ==== 
- 
-Este campo é opcional. 
- 
-Caso exista um cliente responsável pelo parcelamento diferente do cliente usuário do imóvel, informe o código do cliente, e tecle "Enter", ou clique no botão "Pesquisar" {{:lupa.gif|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de "popup", onde será possível [[Pesquisar Cliente]]. 
- 
-Após a informação do código do cliente, ou da seleção do cliente na tela de pesquisa, o sistema atualizará o nome do cliente no campo correspondente. 
- 
-Para limpar os campos relacionados ao "Cliente Responsável pelo Parcelamento", clique no botão "Limpar Campo" {{:borracha.gif|}}.  
- 
- 
- 
- 
-==== Data do Parcelamento(*): ==== 
- 
- 
-Informe a data de realização do parcelamento. 
- 
-O sistema já a preenche com a data corrente. Entretanto você poderá informar uma nova data. 
- 
-Você tem duas opções para informar a data: 
- 
-  * Digitando-a no campo. Neste caso não precisa preocupar-se com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. 
-  * A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. 
-  * O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro. 
-  * Pesquisando-a num calendário. Neste caso, clique no botão "Calendário"{{:calendario.gif|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. 
-  * [[clique_aqui_para_obter_informacoes_mais_detalhadas_sobre_a_tela_do_calendario|Clique aqui para obter instruções mais detalhadas da tela "Calendário"]]. 
- 
-==== RD do Parcelamento(*): ==== 
- 
-Selecione a Resolução de Diretoria (RD) que será utilizada no parcelamento. 
- 
-O sistema irá verificar se você tem autorização para utilizar a RD selecionada.  
- 
-==== Intervalo do Parcelamento: ==== 
- 
-Este campo está relacionado com as contas a serem parceladas. 
- 
-Caso não existam contas pendentes para o imóvel informado, este campo ficará desabilitado. 
- 
-Caso existam contas a serem pagas, informe o período de referência das contas que serão parceladas. 
- 
-Informe o "Mês/Ano de Referência" inicial e final das contas a serem parceladas. 
- 
-  * Ao digitar a informação nos campos inicial e final do "Mês/Ano de Referência", você não precisa preocupar-se com as barra de separação, porque o sistema as coloca automaticamente. 
-  * O "Mês/Ano de Referência" inicial e final devem ser informados no formato: MM/AAAA, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano. 
-  * O mês deve ser informado, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro. 
-  * O sistema preencherá, automaticamente, o período inicial e final das contas pendentes. 
-  * Você poderá modificá-lo para um intervalo dentro deste período, ou deixá-lo em branco para não parcelar as contas. 
- 
-==== Restabelecer Ligação de Água?(*): ==== 
- 
- 
-Informe se deseja solicitar o restabelecimento da religação de água para o imóvel: 
- 
-  * SIM = Solicitar o restabelecimento da ligação de água; 
-  * NÃO = Não solicitar o restabelecimento da ligação de água.   
- 
-O sistema apresenta a tela com a opção "SIM" previamente selecionada. 
- 
-Este campo só será apresentado, caso o a situação da ligação de água do imóvel seja uma das relacionadas abaixo: 
- 
-  * Suprimido; 
-  * Suprimido Parcial; 
-  * Suprimido Parcial a Pedido. 
- 
-==== Considerar Contas em Revisão?(*): ==== 
- 
-Informe se deseja que o parcelamento considere as contas em revisão: 
- 
-  * SIM = Considerar no parcelamento as contas em revisão; 
-  * NÃO = Não considerar no parcelamento as contas em revisão. 
- 
-O sistema apresenta a tela com a opção "SIM" previamente selecionada. 
- 
-==== Considerar Guias de Pagamento?(*): ==== 
- 
-Informe se deseja que o parcelamento considere as "Guias de Pagamento": 
- 
-  * SIM = Considerar no parcelamento as "Guias de Pagamento"; 
-  * NÃO = Não considerar no parcelamento as "Guias de Pagamento". 
- 
-O sistema apresenta a tela com a opção "SIM" previamente selecionada. 
- 
-==== Considerar Acréscimos por Impontualidade?(*): ==== 
- 
-Informe se deseja que o parcelamento considere os "Acréscimos por Impontualidade": 
- 
-  * SIM = Considerar no parcelamento os "Acréscimos por Impontualidade"; 
-  * NÃO = Não considerar no parcelamento os "Acréscimos por Impontualidade". 
- 
-O sistema apresenta a tela com a opção "SIM" previamente selecionada. 
- 
-Você deverá ter permissão específica para alterar esta informação. 
- 
-Caso não tenha a permissão, este campo será desabilitado para atualização. 
- 
-==== Considerar Débitos a Cobrar?(*): ==== 
- 
-Informe se deseja que o parcelamento considere os "Débitos a Cobrar": 
- 
-  * SIM = Considerar no parcelamento os "Débitos a Cobrar"; 
-  * NÃO = Não considerar no parcelamento os "Débitos a Cobrar". 
- 
-O sistema apresenta a tela com a opção "SIM" previamente selecionada. 
- 
-==== Considerar Créditos a Realizar?(*): ==== 
- 
- 
-Informe se deseja que o parcelamento considere os "Créditos a Realizar": 
- 
-  * SIM = Considerar no parcelamento os "Créditos a Realizar"; 
-  * NÃO = Não considerar no parcelamento os "Créditos a Realizar". 
- 
-O sistema apresenta a tela com a opção "SIM" previamente selecionada. 
- 
-**Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*)** 
- 
- 
-==== Tela de Sucesso: ==== 
- 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:concluir.jpg|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo "Efetuar Parcelamento de Débitos". 
- 
-O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando o parcelamento tiver sido realizado com sucesso. 
- 
-"Parcelamento de Débitos do Imóvel (matrícula do imóvel) efetuado com sucesso." 
- 
-O sistema apresentará, na tela de sucesso, as opções relacionadas abaixo, após a realização do parcelamento: 
- 
-  * Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema. 
-  * Efetuar outro Parcelamento de Débito: Para realizar outro parcelamento. 
-  * Imprimir Termo: Para efetuar a geração e emissão do Termo de Negociação de Débito do Parcelamento. 
-  * O sistema apresentará uma caixa de diálogo solicitando em que formato você deseja que o termo seja gerado (PDF, RTF, XLS, HTML) 
-    * Clique em [[Como Gerar Relatório]] para obter mais detalhes sobre a geração de relatórios. 
-    * Clique no link para ver um modelo do "[[modelo_do_termo_de_parcelamento|Termo de Parcelamento]]". 
-  * Emitir documento para pagamento da entrada 
-    * Esta opção só será apresentada caso exista "Valor de Entrada" para o parcelamento, e dependerá da opção que você escolheu para o valor da entrada. 
-    * Imprimir Contas EP: Para efetuar a geração e emissão da 2ª via das "Contas" marcadas como "Entrada de Parcelamento" (EP). 
-    * Clique aqui para ver um "[[Modelo de Conta]]". 
-    * Imprimir Guia Pagto Entrada: Para efetuar a geração e emissão da Guia para Pagamento da Entrada (formato PDF). 
-    * Clique aqui para ver um modelo da "[[Guia para Pagamento da Entrada]]". 
- 
  
efetuar_parcelamento_de_debitos.1396012473.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)