Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-relatorio.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-relatorio.png?nolink&200|}}]]
 ====== R0990 - Relatório Documentos A Receber ====== ====== R0990 - Relatório Documentos A Receber ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é fornecer um relatório com a posição, mensal e consolidada das contas a receber, a vencer e vencidas, sendo os vencidos por faixa de dias de atraso. Os valores são gerados após o processamento dos encerramentos do faturamento e arrecadação, fornecendo, dessa forma, uma posição referente ao final do mês de referência com os valores que já foram contabilizados.
 +</columns>
  
-O objetivo desta funcionalidade é fornecer um relatório com a posição, mensal e consolidada, das contas a receber, a vencer e vencidas, sendo os vencidos por faixa de dias de atraso. Os valores são gerados após o processamento dos encerramentos do faturamento e arrecadação, fornecendo, dessa formauma posição referente ao final do mês de referência com os valores que já foram contabilizados.+<columns> 
 +Esta opção pode ser acessada via **Menu do Sistema**através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Relatório]] > [[:ajuda:relatorios:cobranca| Cobrança]] > R0990 - Relatório Documentos A Receber**.
  
-A funcionalidade pode ser acessada através do caminho: [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Relatório]] > [[:ajuda:relatorios:cobranca| Cobrança]] > **R0990 - Relatório Documentos A Receber**. +**Atenção**: Para utilizar essa funcionalidade, é preciso ser rodado a rotina (**Processo**) que gera os dados na tabela. Para inserir ou consultar o Processo ver o módulo **[[=ajuda:batch|Batch]]**. 
- +
-**Atenção**: Para utilizar essa funcionalidade, é preciso ser rodado a rotina (Processo) que gera os dados na tabela. Para inserir ou consultar o Processo ver o módulo **[[=ajuda:batch|Batch]]**. +
  
 Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
 +</columns>
  
-<WRAP center round box 70%> +\\ 
-{{:ajuda:relcobranca:relatorio_resumo_documentos_receber.jpg?nolink|}}+==== Observação ==== 
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:relcobranca:r0990.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 As informações do relatório são abertas por categoria (RESIDENCIAL, COMERCIAL, INDUSTRIAL e PUBLICO) e por tipo de documento (CONTA, DEBITO A COBRAR, GUIA DE PAGAMENTO e CRÉDITO A REALIZAR). As faixas de dias em atraso podem ser alteradas, sendo que, na solicitação do relatório, as faixas definidas como padrão são apresentadas e é permitido ao usuário solicitante adicionar e/ou remover faixas. As informações do relatório são abertas por categoria (RESIDENCIAL, COMERCIAL, INDUSTRIAL e PUBLICO) e por tipo de documento (CONTA, DEBITO A COBRAR, GUIA DE PAGAMENTO e CRÉDITO A REALIZAR). As faixas de dias em atraso podem ser alteradas, sendo que, na solicitação do relatório, as faixas definidas como padrão são apresentadas e é permitido ao usuário solicitante adicionar e/ou remover faixas.
  
-Este relatório é bastante utilizado pela área financeira das empresas de saneamento, pois permite analisar o perfil dos créditos a receber dos usuários por categoria e por dias de atraso, podendo também ser usado para definição de políticas de cobrança, pois, como se sabe, quanto mais antigo um débito, mais difícil é o seu recebimento. Além disso, algumas categorias de imóveis são mais difíceis de negociar, como por exemplo, imóveis enquadrados na categoria pública.+Este relatório é bastante utilizado pela área financeira das empresas de saneamento, uma vez que permite analisar o perfil dos créditos a receber dos usuários por categoria e por dias de atraso, podendo também ser usado para definição de políticas de cobrança, pois, como se sabe, quanto mais antigo um débito, mais difícil é o seu recebimento. Além disso, algumas categorias de imóveis são mais difíceis de negociar, como por exemplo, imóveis enquadrados na categoria pública.
  
-No filtro para solicitação do relatório, é possível selecionar uma ou mais categorias, um ou mais perfis de imóvel e também uma ou mais esferas de poder, permitindo que a análise seja focada em um universo específico de imóveis com débito. Ainda no filtro é possível que o solicitante informe vários níveis de totalização, permitindo a visualização do relatório pelo **Total do Estado, Gerência Regional, Unidade de Negócio ou Localidade**.+No filtro para solicitação do relatório, é possível selecionar uma ou mais categorias, um ou mais perfis de imóvel e também uma ou mais esferas de poder, permitindo que a análise seja focada em um universo específico de imóveis com débito. Ainda no filtroé possível que o solicitante informe vários níveis de totalização, permitindo a visualização do relatório pelo **Total do Estado, Gerência Regional, Unidade de Negócio ou Localidade**.
  
-  - Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> inexistente** e a operação é cancelada. +Antes de gerar o relatório, o sistema efetua algumas validações: 
-  - Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção** e a operação é cancelada. + 
-  - Caso o mês ou o ano de referência informado esteja inválido, será exibida a mensagem **Mês ou Ano de Referência do Resumo inválido**. +  - Caso não exista a tabela na base de dados, é exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> inexistente** e a operação é cancelada. 
-  - Caso o mês/ano referência informado não seja menor que o mês/ano do faturamento corrente, será exibida a mensagem **Mês/Ano de Referência do Resumo deve ser inferior a << mês/ano do faturamento corrente >>**. +  - Caso a tabela esteja sem dados, é exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção** e a operação é cancelada. 
-  - Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Localidade inexistente**. +  - Caso o mês ou o ano de referência informado esteja inválido, é exibida a mensagem **Mês ou Ano de Referência do Resumo inválido**. 
-  - Caso não exista nenhuma faixa de dias vencidos informada para a geração do relatório, será exibida a mensagem **Informe faixa de dias vencidos para a geração do relatório**. +  - Caso o mês/ano referência informado não seja menor que o mês/ano do faturamento corrente, é exibida a mensagem **Mês/Ano de Referência do Resumo deve ser inferior a << mês/ano do faturamento corrente >>**. 
-  - Caso o valor informado esteja contido em algum intervalo de faixa já cadastrado, será exibida a notificação, identificando a faixa de referência, com a mensagem **Valor << inicial/final >> informado está contido em outra faixa já cadastrada. Faixa << xxxxxxxxx >>**. +  - Caso o código da localidade não exista no sistema, é exibida a mensagem **Localidade inexistente**. 
-  - Caso o valor da faixa final seja menor que o valor da faixa inicial informado, será exibida a mensagem **Valor da faixa final informado é menor que o valor inicial da faixa informado**.+  - Caso não exista nenhuma faixa de dias vencidos informada para a geração do relatório, é exibida a mensagem **Informe faixa de dias vencidos para a geração do relatório**. 
 +  - Caso o valor informado esteja contido em algum intervalo de faixa já cadastrado, é exibida a notificação, identificando a faixa de referência, com a mensagem **Valor << inicial/final >> informado está contido em outra faixa já cadastrada. Faixa << xxxxxxxxx >>**. 
 +  - Caso o valor da faixa final seja menor que o valor da faixa inicial informado, é exibida a mensagem **Valor da faixa final informado é menor que o valor inicial da faixa informado**.
  
 Dito isso, preencha os campos obrigatórios **Mês e ano de referencia do Resumo** e **Opções de Totalização**. Clique agora no botão {{:ajuda:relcobranca:botao_aadicionar.jpg?nolink|}}. O sistema visualiza a tela a seguir: Dito isso, preencha os campos obrigatórios **Mês e ano de referencia do Resumo** e **Opções de Totalização**. Clique agora no botão {{:ajuda:relcobranca:botao_aadicionar.jpg?nolink|}}. O sistema visualiza a tela a seguir:
 +</columns>
  
-<WRAP center round box 70%> +\\ 
-{{:ajuda:relcobranca:adicionar_faixa_dias_vencidos_documentos_vencer.jpg?nolink|}}+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:relcobranca:adicionar_faixa_dias_vencidos_documentos_vencer.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Nela, adicione obrigatoriamente a faixa de dias vencidos e preencha os campos obrigatórios: **Descrição da Faixa, Valor Inicial da Faixa e Valor Final da Faixa**. Nela, adicione obrigatoriamente a faixa de dias vencidos e preencha os campos obrigatórios: **Descrição da Faixa, Valor Inicial da Faixa e Valor Final da Faixa**.
  
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 Depois de inserir a faixa, a tela retorna com os campos **Faixas de dias vencidos** preenchidos: Depois de inserir a faixa, a tela retorna com os campos **Faixas de dias vencidos** preenchidos:
 +</columns>
  
-<WRAP center round box 70%> +\\ 
-{{:ajuda:relcobranca:faixa_de_dias.jpg?nolink|}}+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:relcobranca:faixa_de_dias.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Ao clicar em {{:ajuda:relcobranca:botaoo_gerar_resumo.jpg?nolink|}}, o relatório será criado com base no que foi solicitado: Ao clicar em {{:ajuda:relcobranca:botaoo_gerar_resumo.jpg?nolink|}}, o relatório será criado com base no que foi solicitado:
 +</columns>
 +
 +\\
 +====== Modelo do Relatório - R0990 - Relatório Documentos A Receber ======
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:ajuda:relcobranca:relatorio_gerado.jpg?nolink|}}+{{  :ajuda:relcobranca:re75656565.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-Lembrando que os campos acima circulados, **Total**, exibem a quantidade de documentos e o valor dos documentos acumulados para as categorias Privadas (**Residencial Comercial e Industrial**).+<columns> 
 +Lembrando que os campos com os **totais**, exibem a quantidade de documentos e o valor dos documentos acumulados para as categorias Privadas (**Residencial Comercial e Industrial**). Além disso, a coluna **Total** traz a soma dos valores da //Categoria Particular// (//residencial+comercial+industrial//) com os valores da //Categoria Pública//. No final do quadro, onde são apresentados os valores vencidos de //CONTA// e //GUIA DE PAGAMENTO//, distribuidos por faixa de valores, é incluído o total de valores vencidos da //CONTA// (//somatório dos valores das faixas//) e o total de valores vencidos de //GUIAS DE PAGAMENTO// (//somatório dos valores das faixas//).
  
-Observação: relatório gerado é um acumulado dos documentos até o ano/mês de referência, entretanto, não será apresentado o posicionamento de referência do mês anterior ao especificado.+**Observação**todos os filtros informados constam no cabeçalho. O relatório gerado é um acumulado dos documentos até o ano/mês de referência; porém, não será apresentado o posicionamento de referência do mês anterior ao especificado. 
 +</columns>
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
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 |{{:ajuda:relcobranca:botao_inserir.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite inserir a faixa de dias vencidos para documentos a vencer.| |{{:ajuda:relcobranca:botao_inserir.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite inserir a faixa de dias vencidos para documentos a vencer.|
  
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:cobranca:uc0990|Gerar Relatório Documentos A Receber]]**
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 +==== Termos Principais ====
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 +**[[=ajuda:relatorio|Relatórios]]**
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 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:r0990_-_relatorio_documentos_a_receber|R0990 - Relatório Documentos A Receber]]**
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-Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
-~~NOSIDEBAR~~+~~ODT~~
ajuda/relcobranca/r0990_-_relatorio_documentos_a_receber.1448397723.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)