Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_tipo_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:manter_tipo_de_servico [10/09/2018 18:27] – [Preenchimento dos Campos] tadeu.sarmentoajuda:manter_tipo_de_servico [07/10/2019 18:20] (atual) tadeu.sarmento
Linha 4: Linha 4:
 Esta funcionalidade tem como objetivo manter, excluir ou atualizar os dados do tipo de serviço. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter tipo de Serviço**. Esta funcionalidade tem como objetivo manter, excluir ou atualizar os dados do tipo de serviço. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter tipo de Serviço**.
  
-Para a **SAAE-Sorocaba**, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Manter tipo de Serviço**. Sua tela de atualização também possui alguns campos diferentes, conforme modelo **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico#atualizar_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]**. +Para a **SAAE-Sorocaba** e **CAGEPA**,, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Manter tipo de Serviço**. Suas telas de atualização também possuem alguns campos diferentes, visualizados de acordo com a parametrização, conforme modelos respectivos **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico#atualizar_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]** e **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico#atualizar_tipo_de_servico_-_cagepa|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
  
Linha 12: Linha 12:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:filtrar_tipo_servico.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:jhonas.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
-Na tela de filtro acima, informe os campos obrigatórios, sinalizados por um <color red>asterisco</color>. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}.+Na tela de filtro acima, informe ao menos um dos campos obrigatórios, sinalizados por um <color red>asterisco</color>. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 36: Linha 36:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atualizar_tipo_servico.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:walvindas.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 43: Linha 43:
  
 **Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível atualizar a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. Essa quantidade é inserida na funcionalidade **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado para atualização, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada. **Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível atualizar a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. Essa quantidade é inserida na funcionalidade **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado para atualização, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada.
 +
 +Também para a **CAERN**, os campos **Permitido para imóvel condomínio** e **Permitido para imóvel vinculado a condomínio** são visualizados. Neles, você identifica se o tipo de serviço que está sendo atualizado é permitido ou não para imóvel //cadastrado// como condomínio ou //vinculado// a um imóvel condomínio.
 +
 +Além destes, usuários da **CAERN** visualizam ainda o campo obrigatório **Indicador Realizar Serviço de Sondagem**. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo atualizado compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.
  
 No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**. No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**.
Linha 50: Linha 54:
 No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}.
 </columns> </columns>
 +\\
  
 ==== Atualizar Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba ===== ==== Atualizar Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba =====
Linha 77: Linha 82:
 </columns> </columns>
  
 +\\
 +
 +==== Atualizar Tipo de Serviço - CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:ats.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Na tela de atualização da **CAGEPA** acima, temos o campo obrigatório **Manutenção de Rede**. É através dele que é possível controlar a programação e o envio das informações das ordens de serviço geradas pelo tipo de serviço em questão, para o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Atualizando o campo para //SIM// a integração entre **GSAN** e **SIGO** é efetivada com o envio de informações sobre a possibilidade de interrupção de serviços na rede de água: tanto na programação do serviço quanto no encerramento dos dados da execução do serviço que está sendo inserido.
 +</columns>
 +\\
  
 \\ \\
Linha 104: Linha 120:
 |Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.| |Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.|
 |Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Operacional// ou //Comercial//. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| |Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Operacional// ou //Comercial//. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
 +|Manutenção de Rede| Campo obrigatório, visualizado para a **CAGEPA**. Informe //SIM// para enviar ao sistema **SIGO** as ordens de serviços da **CAGEPA** direcionadas para serviços de manutenção  em rede de água.|
 |Valor do Serviço|<columns>Campo obrigatório. Informe o valor do serviço. \\ **Regra associada**: Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.</columns>| |Valor do Serviço|<columns>Campo obrigatório. Informe o valor do serviço. \\ **Regra associada**: Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.</columns>|
 |Tempo Médio de Execução (em minutos)|<columns>Campo obrigatório. Informe o tempo médio (em minutos) de execução do serviço. \\ **Regra associada**: Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório, convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.</columns>| |Tempo Médio de Execução (em minutos)|<columns>Campo obrigatório. Informe o tempo médio (em minutos) de execução do serviço. \\ **Regra associada**: Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório, convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.</columns>|
Linha 137: Linha 154:
 |Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.| |Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.|
 |Tipo de conserto de esgoto|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. \\ **Regra associada**: Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.</columns>| |Tipo de conserto de esgoto|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. \\ **Regra associada**: Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.</columns>|
 +|Permitido para imóvel condomínio|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel condomínio.</columns>|
 +|Permitido para imóvel vinculado a condomínio|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel vinculado a condomínio.</columns>|
 +|Indicador Serviço Bloqueado para Imóvel Pré-Faturado|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço bloqueia ou não a implantação de hidrômetro quando o imóvel estiver na condição de pré-faturado. Campo visualizado inicialmente para a **DESO**. \\ **Regra associada**: Caso o imóvel esteja na condição de pré-faturado e esse indicador esteja informado como //SIM//, é apresentada a seguinte mensagem de crítica durante o **[[=ajuda:encerrar_ordem_de_servico|encerramento da ordem de serviço]]**: //Encerramento da O.S bloqueado, imóvel se encontra na condição de pré-faturado//.</columns>|
 +|Indicador Realizar Serviço de Sondagem| Campo obrigatório. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo atualizado compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.|
 |Atividades do Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatório. Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.</columns>| |Atividades do Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatório. Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.</columns>|
 |Materiais do Tipo de Serviço|<columns>Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.</columns>| |Materiais do Tipo de Serviço|<columns>Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.</columns>|
Linha 178: Linha 199:
  
 **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**
  
  
ajuda/manter_tipo_de_servico.1536604042.txt.gz · Última modificação: 10/09/2018 18:27 (edição externa)