Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_tipo_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:manter_tipo_de_servico [19/02/2018 21:55] – RM 26300 tadeu.sarmentoajuda:manter_tipo_de_servico [07/10/2019 18:20] (atual) tadeu.sarmento
Linha 4: Linha 4:
 Esta funcionalidade tem como objetivo manter, excluir ou atualizar os dados do tipo de serviço. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter tipo de Serviço**. Esta funcionalidade tem como objetivo manter, excluir ou atualizar os dados do tipo de serviço. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter tipo de Serviço**.
  
-Para a **SAAE-Sorocaba**, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Manter tipo de Serviço**. Sua tela de atualização também possui alguns campos diferentes, conforme modelo **AQUI**. +Para a **SAAE-Sorocaba** e **CAGEPA**,, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Manter tipo de Serviço**. Suas telas de atualização também possuem alguns campos diferentes, visualizados de acordo com a parametrização, conforme modelos respectivos **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico#atualizar_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]** e **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico#atualizar_tipo_de_servico_-_cagepa|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
  
Linha 12: Linha 12:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:filtrar_tipo_servico.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:jhonas.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
-Na tela de filtro acima, informe os campos obrigatórios, sinalizados por um <color red>asterisco</color>. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}.+Na tela de filtro acima, informe ao menos um dos campos obrigatórios, sinalizados por um <color red>asterisco</color>. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}.
 </columns> </columns>
  
Linha 36: Linha 36:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atualizar_tipo_servico.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:walvindas.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 43: Linha 43:
  
 **Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível atualizar a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. Essa quantidade é inserida na funcionalidade **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado para atualização, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada. **Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível atualizar a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. Essa quantidade é inserida na funcionalidade **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado para atualização, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada.
 +
 +Também para a **CAERN**, os campos **Permitido para imóvel condomínio** e **Permitido para imóvel vinculado a condomínio** são visualizados. Neles, você identifica se o tipo de serviço que está sendo atualizado é permitido ou não para imóvel //cadastrado// como condomínio ou //vinculado// a um imóvel condomínio.
 +
 +Além destes, usuários da **CAERN** visualizam ainda o campo obrigatório **Indicador Realizar Serviço de Sondagem**. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo atualizado compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.
  
 No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**. No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**.
Linha 50: Linha 54:
 No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}.
 </columns> </columns>
 +\\
  
 ==== Atualizar Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba ===== ==== Atualizar Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba =====
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:ha_t_servico.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:at_se.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 59: Linha 64:
 Na tela de atualização da **SAAE-Sorocaba** acima: Na tela de atualização da **SAAE-Sorocaba** acima:
  
-  - No campo **Indicador de Pagamento Antecipado**, informe se a ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço só será gerada após o pagamento. Em caso afirmativo, a ordem de serviço é gerada com a situação **Aguardando Liberação para Execução**.+  - No campo **Indicador de Pagamento Antecipado**, informe se a ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço só será gerada após o pagamento. Em caso afirmativo, a ordem de serviço é gerada com a situação **Aguardando Liberação para Execução**, visualizada no campo **Situação da O.S.** quando consultada **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|AQUI]]**.
   - No campo **Pode gerar O.S. de Pé de Cavalete** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Pé de Cavalete//.   - No campo **Pode gerar O.S. de Pé de Cavalete** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Pé de Cavalete//.
   - No campo **Pode gerar O.S. de Aterro** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Aterro/Limpeza//.   - No campo **Pode gerar O.S. de Aterro** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Aterro/Limpeza//.
Linha 66: Linha 71:
   - No campo **Pode gerar O.S. de Reparo na Calçada** selecione entre //Sim// ou //Não// se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Reparo na Calçada//.   - No campo **Pode gerar O.S. de Reparo na Calçada** selecione entre //Sim// ou //Não// se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Reparo na Calçada//.
   - No campo **Tipo de Débito para Cobrança Adicional** selecione um tipo de débito adicional, que será gerado no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado.   - No campo **Tipo de Débito para Cobrança Adicional** selecione um tipo de débito adicional, que será gerado no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado.
 +  - Caso os serviços complementares (ordens de serviço de //Pé de Cavalete//, //Aterro//, //Limpeza//, //Reparo na Rua// e //Reparo na Calçada//) estiverem marcados com //Sim//, após efetuar a operação, no encerramento da ordem de serviço **[[=ajuda:manter_ordem_de_servico#tela_encerrar_ordem_de_servico|AQUI]]**, o sistema exibe uma tela onde é possível informar os serviços complementares que foram necessários para a realização da ordem de serviço.
  
 Já no quadro **Valor do Serviço**: Já no quadro **Valor do Serviço**:
Linha 76: Linha 82:
 </columns> </columns>
  
 +\\
 +
 +==== Atualizar Tipo de Serviço - CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:ats.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Na tela de atualização da **CAGEPA** acima, temos o campo obrigatório **Manutenção de Rede**. É através dele que é possível controlar a programação e o envio das informações das ordens de serviço geradas pelo tipo de serviço em questão, para o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Atualizando o campo para //SIM// a integração entre **GSAN** e **SIGO** é efetivada com o envio de informações sobre a possibilidade de interrupção de serviços na rede de água: tanto na programação do serviço quanto no encerramento dos dados da execução do serviço que está sendo inserido.
 +</columns>
 +\\
  
 \\ \\
Linha 92: Linha 109:
  
 ==== Preenchimento dos Campos ==== ==== Preenchimento dos Campos ====
-^Campo^Orientações para Preenchimento^  + 
-|Descrição do Tipo de Serviço|Campo obrigatório Informe a descrição do tipo de serviço que deseja cadastrar. Campo alfanumérico, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.| +^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
-|Descrição do Tipo de Serviço Abreviado|Informe a descrição abreviada do tipo de serviço que deseja cadastrar. Campo alfanumérico, com no máximo 20 (vinte) caracteres.| +|Descrição do Tipo de Serviço|Campo obrigatórioInforme a descrição do tipo de serviço que deseja cadastrar. \\ **Regra associada**: Campo alfanumérico, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.| 
-|Subgrupo|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Descrição do Tipo de Serviço Abreviado|Informe a descrição abreviada do tipo de serviço que deseja cadastrar. \\ **Regra associada**: Campo alfanumérico, com no máximo 20 (vinte) caracteres.| 
-|Indicador Atualização Comercial|Campo obrigatório Selecione uma das opções:\\ Automática; ou\\ Não Atualizaou\\ Posterior.| +|Subgrupo|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: Escolha obrigatoriamente entre as descrições dos subgrupos de serviços que estão ativos.| 
-|Indicador de Pavimento de Rua|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador Atualização Comercial|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Automática////Não Atualiza// ou //Posterior//\\ **Regra associada**: Caso marque //Não atualiza//, o tipo de serviço selecionado não atualizará os arquivos do sistema comercial.| 
-|Indicador de Pavimento de Calçada|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Pavimento de Rua|<columns>Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, informando se o tipo de serviço de rua e calçada tem pavimentação após sua conclusão\\ **Regra associada**: Caso o indicador de conserto do pavimento de rua, por outros órgãos ou não, após a execução do tipo de serviço da ordem de serviço, esteja indicado como //Sim//, o sistema abre um //popup//, exibindo a tela com as informações necessárias para o encerramento deste tipo, solicitando: \\ Pavimento de Rua, obrigatório. \\ Metragem do pavimento da rua, obrigatório. \\ Quantidade (6 inteiros e 2 decimais) em m² de área para reposição do pavimento da rua, a ser consertado; \\ Unidade Repavimentadora (opcional) \\ Exibir a tela com a unidade repavimentadora responsável pelo município e permitir que o usuário selecione outra.</columns>
-|Indicador de Quantidade de Economia|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Pavimento de Calçada|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, informando se o tipo de serviço de rua e calçada tem pavimentação após sua conclusão.| 
-|Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Quantidade de Economia|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório Selecione uma das opções:\\ Operacional ou\\ Comercial.| +|Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.| 
-|Valor do Serviço|Campo obrigatório Informe o valor do serviço.| +|Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Operacional// ou //Comercial//\\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| 
-|Tempo Médio de Execução (em minutos)|Campo obrigatório Informe o tempo médio (em minutos) de execução.| +|Manutenção de Rede| Campo obrigatório, visualizado para a **CAGEPA**. Informe //SIM// para enviar ao sistema **SIGO** as ordens de serviços da **CAGEPA** direcionadas para serviços de manutenção  em rede de água.| 
-|Tipo de Débito|Informe o código do tipo de débito, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ Este campo será desabilitado quando o campo Tipo de Crédito for informado.| +|Valor do Serviço|<columns>Campo obrigatórioInforme o valor do serviço. \\ **Regra associada**: Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.</columns>
-|Tipo de Crédito|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Este campo será desabilitado quando o campo Tipo de Débito for informado.| +|Tempo Médio de Execução (em minutos)|<columns>Campo obrigatórioInforme o tempo médio (em minutos) de execução do serviço\\ **Regra associada**: Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório, convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.</columns>
-|Prioridade de Serviço|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Tipo de Débito|<columns>Informe o código do tipo de débito que será gerado adcionalmente no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição. \\ **Regra associada**: Este campo será desabilitado quando o campo **Tipo de Crédito** for informado. Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.</columns>
-|Perfil do Tipo de Serviço|Campo obrigatório Informe o código do perfil do tipo de serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o perfil do tipo desejado. A descrição do perfil do tipo será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ É possível adicionar um ou mais perfis de tipo de serviço, clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.| +|Tipo de Crédito|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ **Regra associada**: Este campo será desabilitado quando o campo **Tipo de Débito** for informado.| 
-|Tipo de Serviço de Referência|Informe o código do tipo de serviço referência, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo de serviço referência desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição.| +|Prioridade de Serviço|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Prazo de validade em dias|Informe a quantidade de dias para o encerramento da ordem de serviço por decurso de prazo.|  +|Perfil do Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatórioInforme o código do perfil do tipo de serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o perfil do tipo desejado. A descrição do perfil do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ **Regra associada**: É possível adicionar um ou mais perfis de tipo de serviço, clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Este campo serve para a programação das ordens de serviço que tenham o tipo de serviço.</columns>
-|Contar o prazo de validade em dias:|Selecione se o prazo de validade informado levará em conta dias úteis ou corridos. Campo habilitado após preenchimento do campo //Prazo de validade em dias//.|  +|Tipo de Serviço de Referência|<columns>Informe o código do tipo de serviço referência, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo de serviço referência desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso seja selecionado SIM para o **Indicador de Vistoria**, o sistema não permite a inclusão de um tipo de serviço de referência.</columns>
-|Indicador Permitir Alteração Valor|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Prazo de validade em dias|<columns>Informe a quantidade de dias para o encerramento da ordem de serviço por decurso de prazo. \\ **Regra associada**: o sistema considera dias úteis e corridos. Caso você informe o prazo de validade, o sistema permite que sejam selecionados os dias entre ÚTEIS ou CORRIDOS, iniciando com CORRIDOS.</columns>
-|Indicador de Informações de Boletim de Medição|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não. Quando informado **'Sim'** o sistema passa a indicar os dados da atividade para o Boletim de Medição.| +|Contar o prazo de validade em dias:|Selecione se o prazo de validade informado levará em conta dias úteis ou corridos. \\ **Regra associada**: Campo habilitado após preenchimento do campo **Prazo de validade em dias**.| 
-|Indicador de Pavimento|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Vistoria|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**:  Caso seja selecionado SIM para o **Indicador de Vistoria**, o sistema não permite a inclusão de um tipo de serviço de referência.| 
-|Indicador de Reposição de Asfalto|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Fiscalização de Infração|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, indicando se o tipo de serviço é de fiscalização de infração.| 
-|Indicador de Reposição de Paralelo \ Pedra Tosca|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador Permitir Alteração Valor|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Reposição de Calçada|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Informações de Boletim de Medição|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//\\ **Regra associada**: Quando informado **Sim**o sistema passa a indicar os dados da atividade para o //Boletim de Medição//: //Indicativo de Pavimento//, //Indicativo de Reposição de Asfalto//, //Indicativo de Reposição de Paralelo/PedraTosca// e //Indicativo de Reposição de Calçada//.| 
-|Indicador de Liberação Para Empresa de Cobrança Gerar OS|Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.+|Indicador de Ordem Seletiva|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Atividade Única|Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.+|Indicador de Pavimento|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Vistoria|Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Reposição de Asfalto|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Fiscalização de Infração| Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Reposição de Paralelo \ Pedra Tosca|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Programação Automática|Campo obrigatório Selecione uma das opçõesSim indica que o tipo de serviço entra para programação automática, caso contrário, informe a opção Não.\\ Não há associação com o indicador de obrigatoriedade de informação da atividade.| +|Indicador de Reposição de Calçada|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Obrigatoriedade de Informação da Atividade|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Liberação Para Empresa de Cobrança Gerar O.S|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Encerramento Automático do RA no Encerramento de sua Última/Única OS Pendente|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador para Gerar OS de Inspeção por Anormalidade|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Correção da Anormalidade|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Programação Automática|Campo obrigatórioSelecione uma das opções. //Sim// indica que o tipo de serviço entra para programação automática, caso contrário, informe a opção //Não//.\\ **Regra associada**: Não há associação com o indicador de obrigatoriedade de informação da atividade.| 
-|Indicador Incluir Débitos|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Obrigatoriedade de Informação da Atividade|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Cobrar Juros|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Encerramento Automático do RA no Encerramento de sua Última/Única O.S Pendente|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Serviço de Cobrança|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.\\ Indicador de Geração de O.S. Empresa Cobrança, o usuário deve informar a opção Sim se o tipo de serviço poderá ser disponibilizado para geração de O.S. para empresa de cobrança.| +|Indicador Correção da Anormalidade|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Visita Instalação de Hidrômetro|Campo obrigatório Permite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para instalação de hidrômetro, sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de Gestão de Micromedição, e quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]** .| +|Indicador Incluir Débitos|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Visita de Substituição de Hidrômetro|Campo obrigatório Permite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para substituição de hidrômetro, sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada. Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de Gestão de Micromedição, gerando assim ordens de serviço de visita de Substituição. E quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes,  acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.| +|Indicador Cobrar Juros|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Retorno da Visita de Medição|Campo obrigatório Permite indicar que no encerramento da OS de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a solicitar no encerramento da OS, o motivo de retorno da visita de medição (menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Motivo de retorno da visita de medição). E quando indicado **Não**, o sistema não considera esta informação. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]** .| +|Atividade Única|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.| +|Indicador de Serviço de Cobrança|<columns>Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.\\ **Regra associada**: No **Indicador de Geração de O.S. Empresa Cobrança**você deve informar a opção //Sim// se o tipo de serviço pode ser disponibilizado para geração de O.S. para empresa de cobrança.</columns>
-|Tipo de conserto de esgoto|Campo obrigatório Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.| +|Indicador Visita Instalação de Hidrômetro|<columns>Campo obrigatórioPermite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para instalação de hidrômetro, sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. \\ **Regra associada**: Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de //Gestão de Micromedição//, e quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.</columns>
-|Atividades do Tipo de Serviço|Campo obrigatório Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado.\\ O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.| +|Indicador Visita de Substituição de Hidrômetro|<columns>Campo obrigatórioPermite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para substituição de hidrômetro, sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada. \\ **Regra associada**: Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de //Gestão de Micromedição//, gerando assim ordens de serviço de visita de Substituição. E quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes,  acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.</columns>
-|Materiais do Tipo de Serviço|Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado.\\ O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.| +|Retorno da Visita de Medição|<columns>Campo obrigatórioPermite indicar que no encerramento da ordem de serviço de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. \\ **Regra associada**: Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a solicitarno encerramento da ordem, o motivo de retorno da visita de medição (**Menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Motivo de retorno da visita de medição**). E quando indicado **Não**, o sistema não considera esta informação. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.</columns>
-|Descrição do Motivo do Encerramento|Podem ser incluídas várias descrições do motivo do encerramento. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup, selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do(s) item(ns desejado(s).\\ Para selecionar mais de um item, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique com mouse sobre um ou mais item e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção.\\ O sistema também permite remover uma descrição do motivo do encerramento já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.| +|Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatórioInforme //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.| 
-|Indicador de Criação de Novas Etapas no Celular|Campo obrigatório Selecione uma das opções: Sim ou Não.\\ A opção Sim indica que o tipo de serviço permite que novas etapas sejam informadas no celular.|+|Tipo de conserto de esgoto|<columns>Campo obrigatórioInforme //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. \\ **Regra associada**: Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.</columns>
 +|Permitido para imóvel condomínio|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel condomínio.</columns>
 +|Permitido para imóvel vinculado a condomínio|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel vinculado a condomínio.</columns>
 +|Indicador Serviço Bloqueado para Imóvel Pré-Faturado|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço bloqueia ou não a implantação de hidrômetro quando o imóvel estiver na condição de pré-faturado. Campo visualizado inicialmente para a **DESO**. \\ **Regra associada**: Caso o imóvel esteja na condição de pré-faturado e esse indicador esteja informado como //SIM//, é apresentada a seguinte mensagem de crítica durante o **[[=ajuda:encerrar_ordem_de_servico|encerramento da ordem de serviço]]**: //Encerramento da O.S bloqueado, imóvel se encontra na condição de pré-faturado//.</columns>
 +|Indicador Realizar Serviço de Sondagem| Campo obrigatório. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo atualizado compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.| 
 +|Atividades do Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatórioPodem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.</columns>
 +|Materiais do Tipo de Serviço|<columns>Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.</columns>
 +|Descrição do Motivo do Encerramento|<columns>Podem ser incluídas várias descrições do motivo do encerramento. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do(s) item(ns desejado(s). \\ **Regra associada**: Para selecionar mais de um item, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique com mouse sobre um ou mais item e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção. O sistema também permite remover uma descrição do motivo do encerramento já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.</columns>
 +|Indicador de Criação de Novas Etapas no Celular|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: A opção //Sim// indica que o tipo de serviço permite que novas etapas sejam informadas no celular.| 
 \\ \\
 +
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
Linha 172: Linha 199:
  
 **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**
  
  
ajuda/manter_tipo_de_servico.1519077314.txt.gz · Última modificação: 19/02/2018 21:55 (edição externa)