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ajuda:manter_cliente

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ajuda:manter_cliente [27/09/2016 19:39] – [Funcionalidade dos Botões] tadeu.sarmentoajuda:manter_cliente [16/09/2019 14:49] (atual) vivianne.sousa
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 +[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
 +====== Manter Cliente ======
 +<columns>
 +Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração dos dados ou exclusão) de clientes já existentes na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Cliente]] > Manter Cliente**.
 +</columns>
  
 +Feito isso, o sistema exibe a tela **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]**. Após o filtro dos clientes para atualização de dados, a tela abaixo é visualizada:
 +\\
 +
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:c_manter_cliente.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
 +<columns>
 +**Atenção**: esta funcionalidade não permite atualizar dados do cliente parametrizado como //Cliente Usuário Desconhecido//.
 +
 +Esta tela permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer: 
 +
 +  - Alterar um cliente já existente;
 +  - Excluir um, ou mais, clientes;
 +  - Emitir o relatório dos clientes selecionados.
 +
 +Para **Alterar** um cliente, clique sobre o //link// existente no campo **Nome** do cliente, que o sistema irá apresentar a tela para que você efetue a **[[=ajuda:atualizar_cliente|atualização]]** das informações do cliente que você selecionou.
 +
 +Para a **CAERN** e **DESO**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// (ALTERAR CLIENTE SEM RA) não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +\\
 +
 +Para efetuar a **Exclusão** de clientes da base de dados, você deve efetuar dois procedimentos:
 +
 +  - Selecionar os clientes que deseja excluir, clicando sobre o campo (check-box) existente na coluna mais à esquerda da tabela; e
 +  - Clicar no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema que efetue a remoção dos clientes selecionados.
 +
 +Você pode selecionar mais de um cliente para exclusão, ou todos os clientes da tela, clicando sobre o //link// **Todos**, existente no cabeçalho da tabela.
 +
 +Se clicar mais de uma vez sobre o //link//, o sistema irá selecionar e desmarcar a seleção dos clientes sucessivamente.
 +
 +Para solicitar a geração de um relatório com as informações dos clientes selecionados (conforme modelo **[[=ajuda:manter_cliente#modelo_de_relatorioclientes_cadastrados|AQUI]]**), clique sobre o botão com a imagem de uma impressora {{:ajuda:impressora2.jpg?nolink|}}, que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma janela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório.
 +
 +Escolha o formato e clique no botão **Gerar**. Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique em **[[:ajuda:como_gerar_relatorio|Informações - Como Gerar Relatório]]**.
 +
 +Além da alteração e exclusão de clientes, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado.
 +
 +Há restrição quanto às alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial **Alterar Dados Cliente Corporativo**.
 +
 +Criada permissão especial **Alterar Dados Cliente Corporativo**. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritos aos usuários que tenham a permissão especial **Alterar Dados Cliente Corporativo**. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada.
 +
 +A funcionalidade **Manter Cliente** é constituída por três links:
 +
 +  - **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]**;
 +  - **[[:ajuda:Manter Cliente]]**;
 +  - **[[:ajuda:Atualizar Cliente]]**.
 +
 +Inicialmente, o sistema apresenta a tela **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]** para que seja efetuado o filtro do(s) clientes(s) que se deseja efetuar a manutenção.
 +
 +Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela **Manter Cliente** (acima) com a relação dos clientes pesquisados; ou irá, direto, para a tela **[[:ajuda:Atualizar Cliente]]**.
 +
 +O sistema irá para a tela **Manter Cliente**, com a relação dos clientes pesquisados, quando o campo (check-box) **Atualizar** (tela **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]**) estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1.
 +
 +O sistema irá, direto, para a tela **[[:ajuda:Atualizar Cliente]]**, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo **Atualizar** estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1.
 +
 +Caso você deseje alterar as informações de um cliente já existente na base de dados, então mantenha o campo **Atualizar** marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, a apresentação de uma tela intermediária será evitada.
 +
 +Caso a sua opção seja pela exclusão de clientes já existentes, então o campo **Atualizar** deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela **Manter Cliente**, independentemente da quantidade de registros selecionados.
 +
 +O sistema apresenta uma tabela com a relação de clientes selecionados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]**.
 +
 +A relação dos clientes selecionados estará classificada pelo nome do cliente, que, também, tem um //link// para que você possa selecionar o cliente que deseja alterar.
 +
 +Caso no critério de pesquisa informado tenham sido selecionados mais de 10 (dez) clientes, o sistema irá montar um mecanismo de paginação ao final da página. Clicando sobre o número da página, você poderá navegar para as demais páginas.
 +</columns>
 +\\
 +
 +===== MODELO DE RELATÓRIO: CLIENTES CADASTRADOS =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:cad_-_cliente_-_mantercliente_-_rel.png?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
 +===== Funcionalidade dos Botões =====
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^
 +|{{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para remover um ou mais itens selecionados.|
 +|{{:ajuda:micromedicao:botaoo_voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para retornar à tela de filtro.|
 +|{{:ajuda:impressora2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório de //Clientes Cadastrados//.|
 +\\
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:cadastro:uc0009|Manter Cliente]]**
 +
 +**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
 +
 +**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:manter_cliente|Manter Cliente]]**
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 +Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN