Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_retirada_de_hidrometro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:efetuar_retirada_de_hidrometro [10/10/2016 11:49] – RM 20322 tadeu.sarmentoajuda:efetuar_retirada_de_hidrometro [02/02/2023 18:05] (atual) – [Efetuar Retirada de Hidrômetro - CAGEPA] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 +[[:ajuda|{{:ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 +[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-micromedicao.png?nolink&200|}}]]
 +====== Efetuar Retirada de Hidrômetro ======
 +<columns>
 +Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema as retiradas do cadastro de hidrômetros com base em uma Ordem de Serviço (O.S.). Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema** por dois caminhos:
 +  - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Retirada de Hidrômetro**.
 +  - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Micromedição]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Retirada de Hidrômetro**.
 +\\
 +Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_retirada_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_retirada_de_hidrometro|AQUI]]**.
 +</columns>
 +
 +Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
 +
 +==== Observação ====
 +
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:gyodai_efetuar_retirada_hidrometro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>  
 +
 +<columns>
 +O procedimento de retirar os hidrômetros do cadastro pode ser chamado pela funcionalidade que encerra a Ordem de Serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração. Caso tenha acessado a funcionalidade direto pelo **Menu**, informe obrigatoriamente o número da ordem e os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_retirada_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**).
 +
 +**Atenção**: informado o número da ordem de serviço, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente, bem como os campos **Número do Hidrômetro Atual**, **Tipo da Medição** e **Data da Retirada**. Por solicitação da **Casal**, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: 5×7.
 +
 +Feito isso, clique em {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}. O sistema realiza algumas validações:
 +
 +  - Validar Ordem de Serviço:
 +    - Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//.
 +    - Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda à **Retirada de Hidrômetro**, o sistema exibe a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde à Retirada de Hidrômetro//.
 +    - Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está <xxxxxx>//.
 +    - Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada//.
 +  - Verificar situação do imóvel:
 +    - Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel <xxxxxxx> associado à ordem de serviço não está ativo//.
 +  - Verificar a Situação de Água ou Esgoto:
 +    - Caso o tipo de medição informado seja igual a **POÇO** e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de **LIGADO**, **LIGADO FORA DE USO**, ou **TAMPONADO**, o sistema exibe a mensagem: //Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel <xxxxxxx> está inválida para efetuar a retirada de hidrômetro no Poço, a situação do esgoto deve ser Ligado, Ligado Fora de Uso ou Tamponado//.
 +    - Caso Contrário, o tipo de medição selecionado seja igual a **LIGAÇÃO DE ÁGUA** e a  situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de **LIGADO**, **LIGADO EM ANÁLISE**, ou **CORTADO**, o sistema exibe a mensagem: //Situação da Ligação de Água do Imóvel <xxxxxx> está inválida para efetuar a instalação de hidrômetro na Ligação de Água, a situação do Água deve ser Ligado ou Cortado//.
 +  - Verificar a Existência de Hidrômetro no Imóvel/Ligação de água:
 +    - Caso o tipo de medição informada seja igual a **POÇO** e não exista hidrômetro instalado no imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel não tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição POÇO//.
 +    - Caso Contrário, o tipo de medição selecionado seja igual a **LIGAÇÂO DE ÁGUA** e  não exista hidrômetro instalado na ligação de água, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel não tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA//.
 +  - Verificar Sucesso da Transação:
 +    - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Retirada do Hidrômetro para <xxxxx> no imóvel <xxxxxx> efetuada com sucesso//.
 +    - Validar Leitura Informada:
 +      - Caso a leitura informada seja menor que a leitura obtida, o sistema exibe a mensagem: //Leitura informada não deve ser menor que a leitura obtida do hidrômetro <xxxxxxx>//.
 +  - Atualização realizada por outro usuário:
 +    - Caso o usuário esteja tentando atualizar uma ligação de água ou um hidrômetro e estes já tenham sido atualizados durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
 +  - Verificar Existência do Tipo de Débito:
 +    - Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
 +  - Validar Motivo da Não Cobrança:
 +    - Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado//.
 +  - Validar Percentual de Cobrança:
 +    - Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de **100%** e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%//.
 +  - Validar Quantidade de Parcelas:
 +    - Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a << xxx>>//.
 +  - Ajustes nas opções **[[:ajuda:Efetuar Substituição de Hidrômetro]]** e **Efetuar Retirada de Hidrômetro**:
 +    - Criado o indicador //Bloquear Situação para Encerramento OS Seletiva de Substituição/Retirada Hidrômetro//, para que o usuário possa definir as situações que serão disponibilizadas para a lista do atributo **Situação de Hidrômetro**.
 +    - O objetivo é tornar indisponível (não aparecer na lista), a situação de hidrômetro **DISPONÍVEL**.
 +    - Se for escolhida a opção **EM MANUTENÇÃO**, para o atributo **Situação de Hidrômetro**, o **Local de Armazenagem** ficará protegido e será selecionado o local **LABORATORIO DE HIDROMETRO**.
 +\\
 +A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial **Alterar Dados da Cobrança de Serviços**.
 +
 +Por solicitação da **CAERN**, a funcionalidade de **Efetuar Retirada de Hidrômetro** foi alterada, para que seja incluída a possibilidade de retirar o hidrômetro para medir esgoto e as regras necessárias para este fim. O sistema deve validar qual o tipo de referência do registro de atendimento para o hidrômetro a ser retirado.
 +</columns>
 +
 +\\
 +===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Retirada de Hidrômetro =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:efetuar_retirada_de_hidrometro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
 +</columns>
 +\\
 +
 +===== Efetuar Retirada de Hidrômetro: CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:erh_56606.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP> 
 +\\
 +
 +<columns>
 +Para a **CAGEPA**, o campo **Situação do Hidrômetro** exibe as opções **RETIRADO** e **EXTRAVIADO**. Já o campo **Local de Armazenagem do Hidrômetro** é exibido preenchido e bloqueado, caso o local de armazenagem da unidade organizacional da matrícula do usuário esteja preenchido. Caso contrário, o campo exibe o local onde o hidrômetro está registrado.
 +</columns>
 +
 +====== Preenchimento dos Campos ======
 +^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
 +|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Ao ser informada a ordem de serviço, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente. Além deles, são preenchidos automaticamente os campos **Número do Hidrômetro Atual**, **Tipo da Medição** e **Data da Retirada**.| 
 +|Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.| 
 +|Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
 +|CPF ou CNPJ|O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.|
 +|Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
 +|Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
 +|Número do Hidrômetro Atual|Será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.|
 +|Tipo da Medição|Caso seja **Micromedidor**, será exibido o número do hidrômetro e não é permitida alteração.\\ Caso seja **Macromedidor**, será exibido o tombamento do hidrômetro e não é permitida alteração.|
 +|Data da Retirada|Campo obrigatório - Esta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.| 
 +|Número da Leitura|Informe o número da leitura registrada no hidrômetro no momento da retirada.|
 +|Situação do Hidrômetro|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Local de Armazenagem do Hidrômetro|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Número do Selo de Hidrômetro| Informe, com ate doze dígitos.|
 +|Existe Lacre|Selecione, entre //Sim// ou //Não//. Caso positivo, o campo //Número do Lacre da Ligação// é habilitado para preenchimento.|
 +|Número do Lacre da Ligação|Informe, com ate doze dígitos.|
 +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário responsável pela retirada do hidrômetro ou clique em {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} para **[[=ajuda:pesquisar_funcionario|Pesquisar Funcionário]]**.|
 +|**Quadro Débitos do Imóvel**:| |
 +|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
 +|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
 +|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +\\
 +
 +====== Funcionalidade dos Botões ======
 +
 +
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo, link **[[:ajuda:Pesquisar Ordem de Serviço]]**.| 
 +|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.|
 +|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os últimos procedimentos de retirada do hidrômetro.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
 +|{{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para efetivação da retirada do hidrômetro na base de dados.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0363|Efetuar Retirada de Hidrômetro]]**
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]**
 +
 +**[[=ajuda:m#macromedidor|Macromedidor]]**
 +
 +**[[=ajuda:m#micromedidor|Micromedidor]]**
 +
 +**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
 +
 +\\
 +\\
 +\\
 +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
 +~~ODT~~
 +