Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro [07/10/2019 19:38] – RM 44515 tadeu.sarmentoajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro [30/09/2020 17:38] (atual) tadeu.sarmento
Linha 3: Linha 3:
 <columns> <columns>
 Esta funcionalidade tem como objetivo efetuar uma ligação de água com instalação de hidrômetros com base em uma ordem de serviço. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro**. Esta funcionalidade tem como objetivo efetuar uma ligação de água com instalação de hidrômetros com base em uma ordem de serviço. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro**.
 +
 +Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
  
-Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:+
 \\ \\
  
Linha 18: Linha 20:
 Além do caminho via **Menu de Sistema**, a tela acima pode ser chamada pela funcionalidade que encerrou a ordem de serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração. A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: //Alterar Dados da Cobrança de Serviços//. Além do caminho via **Menu de Sistema**, a tela acima pode ser chamada pela funcionalidade que encerrou a ordem de serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração. A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: //Alterar Dados da Cobrança de Serviços//.
  
-Atenção: para a **CAERN**, o quadro **Dados da Sondagem** é visualizado, caso os dados da sondagem venham da execução da ordem de serviço. Nesse caso, informe opcionalmente os campos: //Tipo de Sondagem// (lista contendo as opções Manual/Mecânica e Georadar); //Profundidade// (campo numérico com duas casas decimais) e //Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda// (campo numérico com duas casas decimais).+Atenção: para a **CAERN**, o quadro **Dados da Sondagem** é visualizado em duas situações: os dados da sondagem foram informados no encerramento da ordem de serviço (não podem ser alterados), ou quando parametrizado. Nesse caso é possível informar opcionalmente os campos: //Tipo de Sondagem// (lista contendo as opções ManualMecânica e Georadar); //Profundidade// (campo numérico com duas casas decimais) e //Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda// (campo numérico com duas casas decimais).
  
 Dito isso, informe os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco <color red>vermelho</color> (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}} para comandar o processo de efetivação da ligação de água com instalação de hidrômetro na base de dados. Antes disso, o sistema efetua algumas validações: Dito isso, informe os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco <color red>vermelho</color> (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}} para comandar o processo de efetivação da ligação de água com instalação de hidrômetro na base de dados. Antes disso, o sistema efetua algumas validações:
Linha 65: Linha 67:
   - **Verificar existência da ligação de água**:   - **Verificar existência da ligação de água**:
     - Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.     - Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
 +</columns>
 +\\
 +
 +===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
 </columns> </columns>
 \\ \\
Linha 96: Linha 108:
 |Número do Lacre|Informe o número do lacre.| |Número do Lacre|Informe o número do lacre.|
 |Telemedido|Campo obrigatório, visualizado dependendo da parametrização da empresa. Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.| |Telemedido|Campo obrigatório, visualizado dependendo da parametrização da empresa. Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.|
-|Dados da Sondagem|Informe opcionalmente os campos: **Tipo de Sondagem** (lista contendo as opções Manual/Mecânica e Georadar); **Profundidade** (campo numérico com duas casas decimais) e **Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda** (campo numérico com duas casas decimais).|+|Dados da Sondagem|Informe opcionalmente os campos: **Tipo de Sondagem** (lista contendo as opções ManualMecânica e Georadar); **Profundidade** (campo numérico com duas casas decimais) e **Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda** (campo numérico com duas casas decimais).| 
 +|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| | 
 +|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.| 
 +|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.| 
 +|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.| 
 +|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.| 
 +|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.| 
 +|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.| 
 +|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.| 
 +|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 \\ \\
  
ajuda/efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro.1570477109.txt.gz · Última modificação: 07/10/2019 19:38 por tadeu.sarmento