Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:dados_gerais

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ajuda:dados_gerais [19/02/2016 12:03] tadeu.sarmentoajuda:dados_gerais [24/06/2019 20:25] (atual) – [Preenchimento dos campos] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[ajuda:cadastro|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]] [[ajuda:cadastro|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
 ====== Aba Dados Gerais ====== ====== Aba Dados Gerais ======
 +<columns>
 Esta aba contém informações relativas aos dados gerais necessários para o funcionamento do sistema, quais sejam: Esta aba contém informações relativas aos dados gerais necessários para o funcionamento do sistema, quais sejam:
  
Linha 7: Linha 7:
   * Parâmetros para Relatórios;   * Parâmetros para Relatórios;
   * Dados Gerais de Cadastro.   * Dados Gerais de Cadastro.
 +</columns>
  
-A funcionalidade pode ser acessada no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Sistema Parâmetro]] > [[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]**.+<columns> 
 +A funcionalidade pode ser acessada no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Sistema Parâmetro]] > [[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]**. 
 +</columns>
  
-Para facilitar a navegação entre as abasselecione clicando no link desejado abaixo:+Feito issoo sistema acessa a tela abaixo:
  
-  * [[:ajuda:Dados Gerais]] +===== Observação ===== 
-  * [[:ajuda:Faturamento Tarifa Social]] +^Informamos que os dados exibidos nas telas e nos relatórios a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.^
-  * [[:ajuda:Arrecadação Financeiro]] +
-  * [[:ajuda:Medição Cobrança]] +
-  * [[:ajuda:Atendimento Segurança]]+
  
-Validação dos parâmetros informados:+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:cad_-_informarparametrosistema_-_aba_dadosgerais_-_oracle3.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Verificar existência de dados: +<columns
-  * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem **Tabela <> inexistente** e cancela a operação. +Para facilitar navegação entre as abas, selecione clicando no link desejado abaixo:
-  * Caso tabela esteja sem dadoso sistema exibe a mensagem **Tabela <> sem dados para seleção** e cancelar a operação. +
- +
-Validar CNPJ +
-  * Caso o dígito verificador do CNPJ seja inválido, o sistema exibe a mensagem **Dígito verificador do CNPJ não confere**. +
- +
-Verificar preenchimento dos campos +
-  * Caso o usuário não informe ou não selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização dos parâmetros do sistema, o sistema exibe a mensagem **Informe <>**. +
- +
-Verificar sucesso da transação +
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem **<> efetuada com sucesso**. +
- +
-Validar número mínimo de dias para emissão do vencimento +
-  * O valor informado não poderá ser superior a **15**; se **Sim**, o sistema exibe a mensagem **O número mínimo de dias não poderá ser superior a 15**. +
- +
-Valida número mínimo de meses +
-  * O valor informado não poderá ser superior a **12**, se **Sim**, exibe a mensagem **O número mínimo de meses não poderá ser superior a 12**. +
- +
-Verificar existência da unidade +
-  * Caso a unidade informada não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem **Unidade inexistente**. +
- +
-Verificar existência do código do cliente +
-  * Caso o código do cliente informado não exista, o sistema exibe a mensagem **Código do Cliente inexistente**. +
- +
-Verificar existência da unidade +
-  * Caso a unidade informada não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem **Unidade inexistente**. +
- +
-Validar mês/ano de atualização tarifaria +
-  * Caso o mês/ano de atualização tarifária esteja inválido, o sistema exibe a mensagem **Mês/Ano de atualização tarifaria inválido**. +
- +
-Validar dias do vencimento alternativo +
-  * Caso exista algum caractere diferente de número e de ponto e vírgula (;), o sistema exibe a mensagem **Os dias do vencimento alternativos deverão ser separados por ponto e vírgula (;), e sem espaço em branco entre eles**. +
-  * Caso o dia seja inferior a **1**, ou superior a **31**, o sistema exibe a mensagem **Os dias do vencimento alternativos deverão ser informados no intervalo entre 1 e 31**. +
-  * Caso existam dois dias iguais, o sistema exibe a mensagem **Existem dias de vencimento alternativo em duplicidade**. +
-  * Caso os dias não estejam em ordem crescente, o sistema exibe a mensagem **Os dias do vencimento alternativos deverão ser informados em ordem crescente**. +
- +
-Validar mês/ano de atualização tarifaria +
-  * Caso o código da unidade de tramitação não exista no sistema, é exibida a mensagem **Unidade Organizacional inexistente**. +
-  * Caso a unidade informada não aceite trâmite, o sistema exibe a mensagem **Unidade Organizacional informada não aceita trâmite**. +
-  * Caso a unidade informada não esteja ativa, o sistema exibe a mensagem **Unidade Organizacional informada não está ativa**. +
- +
-Validar número do módulo do dígito verificador +
-  * Caso o número do módulo seja diferente de **10** e **11**, o sistema exibe a mensagem **Número do módulo do dígito verificador inválido**. +
- +
-Validar valor de meses +
-  * Caso o valor inserido possua mais que dois dígitos, o sistema exibe a mensagem **Insira no máximo dois digitos**. +
-  * Caso o valor inserido possua qualquer caracter que não seja valores de 0 a 9, o sistema exibe a mensagem **Insira somente valores inteiros com no máximo dois digitos**.+
  
-Validar Unidade Organizacional +  * **[[:ajuda:Dados Gerais]]** 
-  * Caso o valor inserido possua qualquer caractere que não seja valores de 0 a 9, o sistema exibe a mensagem **Unidade Organizacional deve conter somente números positivos**.+  * **[[:ajuda:Faturamento Tarifa Social]]** 
 +  * **[[:ajuda:Arrecadação Financeiro]]** 
 +  * **[[:ajuda:Medição Cobrança]]** 
 +  * **[[:ajuda:Atendimento Segurança]]**
  
-Valida Data +Acimatemos os campos da aba **Dados Gerais**.
-  * Caso a data esteja inválidao sistema exibe a mensagem **Data inválida**.+
  
 Por solicitação da **Compesa**, o sistema foi alterado para guardar na tabela de parâmetros a data máxima para o cadastramento de clientes no sorteio, a data do sorteio e, para exibição da informação de imóvel APTO para sorteio. Por solicitação da **Compesa**, o sistema foi alterado para guardar na tabela de parâmetros a data máxima para o cadastramento de clientes no sorteio, a data do sorteio e, para exibição da informação de imóvel APTO para sorteio.
  
-Foi criada uma rotina com execução **BATCH** que, a partir do mês/ano de faturamento do início da parceria (indicado no parâmetros do sistema), calculará os valores de esgoto com a tarifa específica da PPP para as contas, por categoria. A rotina deve ser executada antes do Encerramento do Faturamento de cada mês. Caso a conta tenha sido retificada, serão atualizadas a conta retificada e a cancelada por retificação.+Foi criada uma rotina com execução **BATCH** que, a partir do mês/ano de faturamento do início da parceria (indicado nos parâmetros do sistema), calculará os valores de esgoto com a tarifa específica da PPP para as contas, por categoria. A rotina deve ser executada antes do Encerramento do Faturamento de cada mês. Caso a conta tenha sido retificada, serão atualizadas a conta retificada e a cancelada por retificação.
  
-Criada uma situação de esgoto, denominada **Factível Faturável**, parametrizada para que o esgoto seja cobrado a partir de uma quantidade de dias do início da situação, informada no parâmetros do sistema. Criada uma funcionalidade que permite alterar um imóvel com situação de esgoto **Factível** ou **Potencial** para **Factível Faturável**, gerando a respectiva ligação de esgoto, no encerramento de Ordem de Serviço específica e parametrizada com a situação de **Conclusão de Serviço**. O sistema também disponibiliza uma funcionalidade que voltará a situação do imóvel de **Factível Faturável** para a situação de **Factível**, ou **Potencial**, de acordo com a situação da rede de esgoto na quadra do imóvel. Essa operação deve acontecer da mesma forma que na mudança para a situação de **Factível Faturável**, ou seja, no encerramento de ordem de serviço específica, com a situação informada como **Conclusão de Serviço**. A ligação de esgoto será excluída.+Criada uma situação de esgoto, denominada **Factível Faturável**, parametrizada para que o esgoto seja cobrado a partir de uma quantidade de dias do início da situação, informada no parâmetro do sistema. Criada uma funcionalidade que permite alterar um imóvel com situação de esgoto **Factível** ou **Potencial** para **Factível Faturável**, gerando a respectiva ligação de esgoto, no encerramento de Ordem de Serviço específica e parametrizada com a situação de **Conclusão de Serviço**. O sistema também disponibiliza uma funcionalidade que voltará a situação do imóvel de **Factível Faturável** para a situação de **Factível**, ou **Potencial**, de acordo com a situação da rede de esgoto na quadra do imóvel. Essa operação deve acontecer da mesma forma que na mudança para a situação de **Factível Faturável**, ou seja, no encerramento de ordem de serviço específica, com a situação informada como **Conclusão de Serviço**. A ligação de esgoto será excluída.
  
 O sistema guarda o mês/ano de faturamento do início da parceria, a quantidade de dias para início do faturamento do **Factível Faturável** e o percentual que será utilizado para pagamento da empresa contratada. Essas informações ficam disponíveis nos parâmetros do sistema. O sistema guarda o mês/ano de faturamento do início da parceria, a quantidade de dias para início do faturamento do **Factível Faturável** e o percentual que será utilizado para pagamento da empresa contratada. Essas informações ficam disponíveis nos parâmetros do sistema.
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 Criado novo campo em **Parâmetros do Sistema**, que irá controlar o tamanho máximo permitido para documentos anexados ao GSAN, durante a abertura de Registros de Atendimento. Criado novo campo em **Parâmetros do Sistema**, que irá controlar o tamanho máximo permitido para documentos anexados ao GSAN, durante a abertura de Registros de Atendimento.
  
-O sistema permite que arquivos de imagens tenham seus tamanhos redimensionados, de forma a aperfeiçoar o processo de armazenagem. O usuário seleciona uma das opções disponibilizada pelo sistema no campo da tela **Redimensionar Imagem para**. Documentos do tipo **PDF** e **DOC** serão compactados no momento da armazenagem, e descompactados, automaticamente, ao serem solicitados. Esse processo será transparente para o usuário, onde o arquivo sempre será apresentado no seu formato original (PDF ou DOC).+O sistema permite que arquivos de imagens tenham seus tamanhos redimensionados, de forma a aperfeiçoar o processo de armazenagem. O usuário seleciona uma das opções disponibilizadas pelo sistema no campo da tela **Redimensionar Imagem para**. Documentos do tipo **PDF** e **DOC** serão compactados no momento da armazenagem, e descompactados, automaticamente, ao serem solicitados. Esse processo será transparente para o usuário, onde o arquivo sempre será apresentado no seu formato original (PDF ou DOC).
  
-Por solicitação da **Compesa**, foi alterado o processo de atualização cadastral, para remover a cobrança do débito criado pela religação/restabelecimento. Foram alteradas as funcionalidades [[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]] e [[:ajuda:Consultar Parâmetros do Sistema]], onde foi incluído o indicador **Gerar Débito Retorno Fiscalização Atualização Cadastral**, que indicará se o débito será criado no retorno da fiscalização na atualização cadastral. Esse campo ficará marcado como **Não**, indicando que não haverá cobrança. Alterada também a funcionalidade [[:ajuda:Atualizar Dados Cadastrais para Imóveis Inconsistentes]] para considerar esse indicador, quando o atributo de atualização for a situação da ligação de água (de cortado e suprimido para ligado) na geração do débito.+Por solicitação da **Compesa**, foi alterado o processo de atualização cadastral, para remover a cobrança do débito criado pela religação/restabelecimento. Foram alteradas as funcionalidades **[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]** **[[:ajuda:Consultar Parâmetros do Sistema]]**, onde foi incluído o indicador **Gerar Débito Retorno Fiscalização Atualização Cadastral**, que indicará se o débito será criado no retorno da fiscalização na atualização cadastral. Esse campo ficará marcado como **Não**, indicando que não haverá cobrança. Alterada também a funcionalidade **[[:ajuda:Atualizar Dados Cadastrais para Imóveis Inconsistentes]]** para considerar esse indicador, quando o atributo de atualização for a situação da ligação de água (de cortado e suprimido para ligado) na geração do débito. 
 + 
 +Por solicitação da **Caema**, foi incluído o indicador para imprimir o nome do cliente atual na impressão da segunda via de conta: 
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{:ajuda:cad_-_informarparametrosistema_-_aba_dadosgerais_-_oracle3.png?nolink|}}+{{  :ajuda:abba_parametros_dg.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-Por solicitação da **Caema**, foi incluído o indicador para imprimir o nome do cliente atual na impressão da segunda via de conta. +<columns>
 Foi incluído um novo parâmetro nesta aba (**Mensagem de Vencimento da Guia de Pagamento Referente a Entrada de Parcelamento**), para exibir mensagem criada pelo usuário, referente à validade da entrada de parcelamento. - A mensagem somente será exibida na guia se for informada no parâmetro. Foi incluído um novo parâmetro nesta aba (**Mensagem de Vencimento da Guia de Pagamento Referente a Entrada de Parcelamento**), para exibir mensagem criada pelo usuário, referente à validade da entrada de parcelamento. - A mensagem somente será exibida na guia se for informada no parâmetro.
  
-<WRAP center round box 100%> +Após preencher os campos (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:dados_gerais#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) clique em {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}. O sistema executa algumas validações dos parâmetros informados: 
-{{:ajuda:cad_-_informarparametrosistema_-_aba_dadosgerais3_-_postgrees.png?nolink|}} + 
-</WRAP>+  * Verificar existência de dados: 
 +    * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: **Tabela <> inexistente** e cancela a operação. 
 +    * Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: **Tabela <> sem dados para seleção** e cancelar a operação. 
 +  * Validar CNPJ: 
 +    * Caso o dígito verificador do CNPJ seja inválido, o sistema exibe a mensagem: **Dígito verificador do CNPJ não confere**. 
 +  * Verificar preenchimento dos campos: 
 +    * Caso o usuário não informe ou não selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização dos parâmetros do sistema, o sistema exibe a mensagem: **Informe <>**. 
 +  * Verificar sucesso da transação: 
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem **<> efetuada com sucesso**. 
 +  * Validar número mínimo de dias para emissão do vencimento: 
 +    * O valor informado não poderá ser superior a **15**; se **Sim**, o sistema exibe a mensagem: **O número mínimo de dias não poderá ser superior a 15**. 
 +  * Validar número mínimo de meses: 
 +    * O valor informado não poderá ser superior a **12**, se **Sim**; caso exceda, o sistema exibe a mensagem: **O número mínimo de meses não poderá ser superior a 12**. 
 +  * Verificar existência da unidade: 
 +    * Caso a unidade informada não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: **Unidade inexistente**. 
 +  * Verificar existência do código do cliente: 
 +    * Caso o código do cliente informado não exista, o sistema exibe a mensagem: **Código do Cliente inexistente**. 
 +  * Verificar existência da unidade: 
 +    * Caso a unidade informada não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: **Unidade inexistente**. 
 +  * Validar mês/ano de atualização tarifaria: 
 +    * Caso o mês/ano de atualização tarifária esteja inválido, o sistema exibe a mensagem: **Mês/Ano de atualização tarifaria inválido**. 
 +  * Validar dias do vencimento alternativo: 
 +    * Caso exista algum caractere diferente de número e de ponto e vírgula (;), o sistema exibe a mensagem: **Os dias do vencimento alternativos deverão ser separados por ponto e vírgula (;), e sem espaço em branco entre eles**. 
 +    * Caso o dia seja inferior a **1**, ou superior a **31**, o sistema exibe a mensagem: **Os dias do vencimento alternativos deverão ser informados no intervalo entre 1 e 31**. 
 +    * Caso existam dois dias iguais, o sistema exibe a mensagem: **Existem dias de vencimento alternativo em duplicidade**. 
 +    * Caso os dias não estejam em ordem crescente, o sistema exibe a mensagem: **Os dias do vencimento alternativos deverão ser informados em ordem crescente**. 
 +  * Validar mês/ano de atualização tarifaria: 
 +    * Caso o código da unidade de tramitação não exista no sistema, é exibida a mensagem: **Unidade Organizacional inexistente**. 
 +    * Caso a unidade informada não aceite trâmite, o sistema exibe a mensagem: **Unidade Organizacional informada não aceita trâmite**. 
 +  * Caso a unidade informada não esteja ativa, o sistema exibe a mensagem: **Unidade Organizacional informada não está ativa**. 
 +  * Validar número do módulo do dígito verificador: 
 +    * Caso o número do módulo seja diferente de **10** e **11**, o sistema exibe a mensagem: **Número do módulo do dígito verificador inválido**. 
 +  * Validar valor de meses: 
 +    * Caso o valor inserido possua mais que dois dígitos, o sistema exibe a mensagem: **Insira no máximo dois digitos**. 
 +    * Caso o valor inserido possua qualquer caracter que não seja valores de 0 a 9, o sistema exibe a mensagem: **Insira somente valores inteiros com no máximo dois digitos**. 
 +  * Validar Unidade Organizacional: 
 +    * Caso o valor inserido possua qualquer caractere que não seja valores de 0 a 9, o sistema exibe a mensagem: **Unidade Organizacional deve conter somente números positivos**. 
 +  * Validar Data: 
 +    * Caso a data esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: **Data inválida**. 
 +</columns>
  
-===== Preenchimento dos campos =====+====== Preenchimento dos campos ======
  
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^  ^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
 |**ABA DADOS GERAIS DA EMPRESA:**| |  |**ABA DADOS GERAIS DA EMPRESA:**| | 
-|**Nome do Estado**|Campo obrigatório Informe o nome do estado, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteresaceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.|  +|**Nome do Estado**|Campo obrigatórioInforme o nome do estado, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteres. \\ **Regra associada**: aceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.|  
-|**Nome da Empresa**|Campo obrigatório Informe o nome da empresa, com no máximo 45 (quarenta e cinco) caracteresaceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.|  +|**Nome da Empresa**|Campo obrigatórioInforme o nome da empresa, com no máximo 45 (quarenta e cinco) caracteres. \\ **Regra associada**: aceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.|  
-|**Abreviatura da Empresa**|Campo obrigatório Informe a abreviatura da empresa, com no máximo 10 (dez) caracteresaceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.| +|**Abreviatura da Empresa**|Campo obrigatórioInforme a abreviatura da empresa, com no máximo 10 (dez) caracteres. \\ **Regra associada**: aceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.| 
-|**CNPJ**|Campo obrigatório Informe o CNPJ da empresa, com no máximo 14 (catorze) dígitos.| +|**CNPJ**|Campo obrigatórioInforme o CNPJ da empresa, com no máximo 14 (catorze) dígitos.| 
 |**Inscrição Estadual**|Informe a inscrição estadual, com no máximo 20 (vinte) dígitos.|  |**Inscrição Estadual**|Informe a inscrição estadual, com no máximo 20 (vinte) dígitos.| 
 |**Inscrição Municipal**|Informe a inscrição municipal, com no máximo 20 (vinte) dígitos.|  |**Inscrição Municipal**|Informe a inscrição municipal, com no máximo 20 (vinte) dígitos.| 
 |**Número do Contrato**|Informe o número do contrato da prestação de serviço, com no máximo 20 (vinte) dígitos.| |**Número do Contrato**|Informe o número do contrato da prestação de serviço, com no máximo 20 (vinte) dígitos.|
-|**Unidade Organizacional da Presidência**|Informe o código da unidade organizacional da presidência, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]], para selecionar a unidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| +|**Unidade Organizacional da Presidência**|Informe o código da unidade organizacional da presidência, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**, para selecionar a unidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| 
-|**Presidente**|Informe o código do presidente, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome do presidente cadastrado será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| +|**Presidente**|Informe o código do presidente, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome do presidente cadastrado será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| 
-|**Diretor Comercial**|Informe o código do diretor comercial, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome do diretor cadastrado será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| +|**Diretor Comercial**|Informe o código do diretor comercial, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome do diretor cadastrado será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| 
-|**Endereço(*)**|Campo obrigatório Informe o endereço da empresa. Caso deseje alterar, clique no hiperlink do campo "Endereçopara exibir a tela abaixo. Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão {{:ajuda:atualizar.png?nolink|}}.\\ Para remover o endereço cadastrado, clique no botão {{:ajuda:x.png?nolink|}}.| +|**Endereço**|Campo obrigatórioInforme o endereço da empresa. Caso deseje alterar, clique no //link// do campo **Endereço** para exibir a tela abaixo. Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolinky|}}. Para remover o endereço cadastrado, clique no botão {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}.| 
-|**Número do Telefone**|Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos. Este campo é obrigatório caso tenha seja informado o ramal telefônico da empresa.|+|**Número do Telefone**|Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos. \\ **Regra associada**: Este campo é obrigatório caso tenha seja informado o ramal telefônico da empresa.|
 |**Ramal**|Informe o número do ramal telefônico, com no máximo 4 (quatro) dígitos.| |**Ramal**|Informe o número do ramal telefônico, com no máximo 4 (quatro) dígitos.|
 |**Fax**|Informe o número do fax, com no máximo 9 (nove) dígitos.| |**Fax**|Informe o número do fax, com no máximo 9 (nove) dígitos.|
Linha 122: Linha 121:
 |**E-mail**|Informe o e-mail da empresa, com no máximo 40 (quarenta) caracteres, em caixa baixa.| |**E-mail**|Informe o e-mail da empresa, com no máximo 40 (quarenta) caracteres, em caixa baixa.|
 |**Número do Telefone de Atendimento**|Informe o número do telefone de atendimento, com no máximo 12 (doze) dígitos.| |**Número do Telefone de Atendimento**|Informe o número do telefone de atendimento, com no máximo 12 (doze) dígitos.|
-|**Quantidade de Dígitos da Quadra(*)**|Campo obrigatório - Informe a quantidade de dígitos da quadra - valores possíveis 3 ou 4.|  +|**Quantidade de Dígitos da Quadra**|Campo obrigatório - Informe a quantidade de dígitos da quadra - valores possíveis 3 ou 4.|  
-|**Indicador Quadra Face**|Selecione uma das opções: "Sim", caso o cliente utilize o conceito de "Quadra, caso contrário, marque a opção "Não".| +|**Indicador Quadra Face**|Selecione uma das opções: //Sim//, caso o cliente utilize o conceito de //Quadra//, caso contrário, marque a opção //Não//.| 
-|**Cliente Responsável Programa Especial**|Informe o código do cliente responsável programa especial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o cliente desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.|+|**Cliente Responsável Programa Especial**|Informe o código do cliente responsável programa especial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o cliente desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.|
 |**Perfil do Programa Especial**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Perfil do Programa Especial**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
-|**Indicador Popup de Atualização Cadastral**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Indicador Popup de Atualização Cadastral**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Gerar Débito Retorno Fiscalização Atualização Cadastral**|Informe "Simpara indicar que o débito será criado no retorno da fiscalização na atualização cadastral.\\ Este campo ficará marcado com o valor "Nãoindicando que não haverá cobrança.| +|**Gerar Débito Retorno Fiscalização Atualização Cadastral**|Informe //Sim// para indicar que o débito será criado no retorno da fiscalização na atualização cadastral. \\ **Regra associada**: Este campo ficará marcado com o valor //Não// indicando que não haverá cobrança.| 
-|**URL Segunda Via de Conta**|Informe o caminho válido para a URL da segunda via de conta.| +|**U.R.L Segunda Via de Conta**|Informe o caminho válido para a U.R.L da segunda via de conta.| 
-|**URL Acesso Internet**|Informe o caminho válido para a URL de acesso a internet.|+|**U.R.L Acesso Internet**|Informe o caminho válido para a U.R.L de acesso a internet.|
 |**PARÂMETROS PARA RELATÓRIO:**| |  |**PARÂMETROS PARA RELATÓRIO:**| | 
-|**Títulos de Relatório**|Campo obrigatório Informe a descrição do título da página do relatório, com no máximo 40 (quarenta) caracteres. Aceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.| +|**Títulos de Relatório**|Campo obrigatórioInforme a descrição do título da página do relatório, com no máximo 40 (quarenta) caracteres. \\ **Regra associada**: Aceita pontuação, letras e númerosnão são permitidos caracteres especiais.| 
-|**Caminho Imagem da Logomarca**|Campo obrigatório Informe o nome do caminho, que contem a imagem da logomarca do sistema, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| +|**Caminho Imagem da Logomarca**|Campo obrigatórioInforme o nome do caminho, que contém a imagem da logomarca do sistema, com no máximo 30 (trinta) caracteres. \\ **Regra associada**: Deve ser atualizada na tabela de acordo com a caixa-baixa informada, pois é relevante o sensitivo, para identificação da imagem pelo sistema.| 
-|**Caminho para Imagem ARPE**|Campo obrigatório Informe o caminho para imagem da ARPE, com no máximo 30 (trinta) caracteres.|  +|**Caminho para Imagem ARPE**|Campo obrigatórioInforme o caminho para imagem da ARPE, com no máximo 30 (trinta) caracteres.|  
-|**Caminho para Imagem de Rodapé da Conta**|Campo obrigatório Informe o Caminho para Imagem de Rodapé da Conta, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| +|**Caminho para Imagem de Rodapé da Conta**|Campo obrigatórioInforme o Caminho para Imagem de Rodapé da Conta, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| 
-|**Caminho Imagem do Relatório**|Campo obrigatório Informe o nome do caminho, que contem a imagem do relatório do sistema, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| +|**Caminho Imagem do Relatório**|Campo obrigatórioInforme o nome do caminho, que contém a imagem do relatório do sistema, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| 
-|**Caminho Imagem da Conta**|Campo obrigatório Informe o nome do caminho, que contem a imagem da conta do sistema, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| +|**Caminho Imagem da Conta**|Campo obrigatórioInforme o nome do caminho, que contém a imagem da conta do sistema, com no máximo 30 (trinta) caracteres.| 
-|**Execução do Resumo de Negativação**|Campo obrigatório Informe o número de execução resumo da negativação, com no máximo 2 (dois) dígitos.| +|**Execução do Resumo de Negativação**|Campo obrigatórioInforme o número de execução resumo da negativação, com no máximo 2 (dois) dígitos.| 
-|**Controlar os Autos de Infração**|Selecione uma das opções "Simou "Não"+|**Controlar os Autos de Infração**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//
-|**Indicador Exibir Mensagem**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Indicador Exibir Mensagem**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Documento Principal Obrigatório**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Documento Principal Obrigatório**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Consultar Receita Federal**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Consultar Receita Federal**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Documento Obrigatório Manter Cliente**|Selecione uma das opções "Simou "Não".|+|**Documento Obrigatório Manter Cliente**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
 |**Mensagem de Vencimento da Guia de Pagamento Referente a Entrada de Parcelamento**|Informe a mensagem que deverá sair na guia de pagamento.| |**Mensagem de Vencimento da Guia de Pagamento Referente a Entrada de Parcelamento**|Informe a mensagem que deverá sair na guia de pagamento.|
-|**Tamanho Máximo de Anexo para Registro de Atendimento**|Campo obrigatório Informe o tamanho máximo de anexo para registro de atendimento, em megabyte (MB).| +|**Tamanho Máximo de Anexo para Registro de Atendimento**|Campo obrigatórioInforme o tamanho máximo de anexo para registro de atendimento, em megabyte (MB).| 
-|**Redimensionar Imagem Para**|Campo obrigatório Informe o redimensionamento da imagem, selecionando uma das opções disponibilizada pelo sistema.| +|**Redimensionar Imagem Para**|Campo obrigatórioInforme o redimensionamento da imagem, selecionando uma das opções disponibilizada pelo sistema.| 
-|**Tamanho Máximo Mensagem Via SMS**|Informe o tamanho máximo da mensagem a ser enviada para o cliente, via SMS. O banco de dados suporta até 300 (trezentos) caracteres, mas foi limitada a 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres por restrições da operadora.|+|**Tamanho Máximo Mensagem Via SMS**|Informe o tamanho máximo da mensagem a ser enviada para o cliente, via SMS. \\ **Regra associada**: O banco de dados suporta até 300 (trezentos) caracteres, mas foi limitada a 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres por restrições da operadora.|
 |**Valor para Emissão de Extrato Tipo Ficha de Compensação**|Informe o valor para emissão de extrato tipo ficha de compensação, com 2 casas decimais.| |**Valor para Emissão de Extrato Tipo Ficha de Compensação**|Informe o valor para emissão de extrato tipo ficha de compensação, com 2 casas decimais.|
 |**Valor para Emissão de Guia de Pagamento no Formato Ficha de Compensação**|Informe o valor para emissão de extrato tipo ficha de compensação, com 2 casas decimais.| |**Valor para Emissão de Guia de Pagamento no Formato Ficha de Compensação**|Informe o valor para emissão de extrato tipo ficha de compensação, com 2 casas decimais.|
 |**Valor para Emissão de Demonstrativo de Parcelamento no Formato Ficha de Compensação**|Informe o valor para emissão de extrato tipo ficha de compensação, com 2 casas decimais.| |**Valor para Emissão de Demonstrativo de Parcelamento no Formato Ficha de Compensação**|Informe o valor para emissão de extrato tipo ficha de compensação, com 2 casas decimais.|
-|**Indicador de Uso Nome Receita e Nome Fantasia em Substituição ao Nome e Nome Abreviado nas Telas Inserir e Manter Cliente**|Selecione uma das opções "Simou "Não".|+|**Indicador de Uso Nome Receita e Nome Fantasia em Substituição ao Nome e Nome Abreviado nas Telas Inserir e Manter Cliente**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
 |**Mês/Ano Faturamento Inicio Contrato PPP**|Informe o mês e o ano de faturamento referente ao inicio do contrato de PPP.| |**Mês/Ano Faturamento Inicio Contrato PPP**|Informe o mês e o ano de faturamento referente ao inicio do contrato de PPP.|
 |**Percentual PPP**|Informe o percentual que será utilizado para pagamento da empresa contratada, referente ao contrato PPP.| |**Percentual PPP**|Informe o percentual que será utilizado para pagamento da empresa contratada, referente ao contrato PPP.|
-|**Quantidade de Dias Faturar Factível**|Informe a quantidade de dias para inicio do faturamento do "Factível Faturável".|+|**Quantidade de Dias Faturar Factível**|Informe a quantidade de dias para inicio do faturamento do //Factível Faturável//.|
 |**DADOS GERAIS DE CADASTRO**:| |  |**DADOS GERAIS DE CADASTRO**:| | 
-|**Indicador Usa Rota**|Selecione uma das opções "Simou "Não".|+|**Indicador Usa Rota**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
 |**Versão do Celular**|Informe a versão do celular, com no máximo 10 (dez) caracteres.| |**Versão do Celular**|Informe a versão do celular, com no máximo 10 (dez) caracteres.|
 |**Número de Dias Bloqueio Celular**|Informe o número de dias de bloqueio celular.| |**Número de Dias Bloqueio Celular**|Informe o número de dias de bloqueio celular.|
 |**Percentual de Convergência da Repavimentação**|Informe o percentual de convergência da repavimentação, com no máximo 5 (cinco) dígitos, sendo 2 decimais.| |**Percentual de Convergência da Repavimentação**|Informe o percentual de convergência da repavimentação, com no máximo 5 (cinco) dígitos, sendo 2 decimais.|
-|**Cadastrar Cliente em Duplicidade**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Cadastrar Cliente em Duplicidade**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Incluir Nome de Cliente com Menos de 10 Posições**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Incluir Nome de Cliente com Menos de 10 Posições**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Incluir Nome de Cliente com Descrição Genérica**|Selecione uma das opções "Simou "Não".| +|**Incluir Nome de Cliente com Descrição Genérica**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
-|**Variar Hierarquia Organizacional**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções "Simou "Não".|+|**Variar Hierarquia Organizacional**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
 |**Cliente Fictício para Associar os Pagamentos Não Identificados**|Informe o código do cliente fictício, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome cadastrado será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| |**Cliente Fictício para Associar os Pagamentos Não Identificados**|Informe o código do cliente fictício, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome cadastrado será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.|
-|**Indicador de Bloqueio Funcionalidade Inserir/Atualizar Usuário**|Selecione uma das opções "Simou "Não".|+|**Indicador de Bloqueio Funcionalidade Inserir/Atualizar Usuário**|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.|
 |**Domínio do E-mail Corporativo**|Informe o e-mail corporativo, com no máximo 20 (vinte) caracteres, devendo ser em caixa baixa.| |**Domínio do E-mail Corporativo**|Informe o e-mail corporativo, com no máximo 20 (vinte) caracteres, devendo ser em caixa baixa.|
 |**Cliente Usuário Desconhecido**|Informe o código do usuário desconhecido, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.| |**Cliente Usuário Desconhecido**|Informe o código do usuário desconhecido, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o código  desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} para apagar o conteúdo do campo em exibição.|
 |**Data Limite para Cadastramento no Sorteio**|Informe uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).| |**Data Limite para Cadastramento no Sorteio**|Informe uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).|
 |**Data do Sorteio**|Informe uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).| |**Data do Sorteio**|Informe uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).|
-|**Indicador de Validar CPF/CNPJ**|Informe a opção "Simpara que seja validado o CPF/CNPJ, caso contrário, marque a opção "Não".| +|**Indicador de Validar CPF/CNPJ**|Informe a opção //Sim// para que seja validado o CPF/CNPJ, caso contrário, marque a opção //Não//.| 
-|**Indicador de Imprimir Nome Cliente Atual na Segunda Via de Conta**|Informe a opção "Simpara permitir a impressão no nome do cliente atual na segunda via de conta, caso contrário, marque a opção "Não".|+|**Indicador de Imprimir Nome Cliente Atual na Segunda Via de Conta**|Informe a opção //Sim// para permitir a impressão no nome do cliente atual na segunda via de conta, caso contrário, marque a opção //Não//.|
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Linha 183: Linha 182:
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 +===== Referências =====
 +**[[=postgres:cadastro:uc0060|Inserir Parâmetros Sistema]]**
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 +==== Termos Principais ====
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 +**[[=ajuda:sistema_parametro|Sistema Parâmetro]]**
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